Loading

Em homenagem a Abril

Há quem, antes, não tivesse precisado de partido, quem não sentisse a falta da liberdade, quem se desse bem a viver de joelhos e a viajar de rastos.

Houve cúmplices da ditadura, bufos e torturadores, quem sentisse medo, quem estivesse desesperado, quem visse morrer na guerra os filhos e nas prisões os irmãos, e se calasse. Houve quem resistisse e gritasse. E quem foi calado a tiro ou nas prisões.

Uns pagaram com a liberdade e a vida a revolta que sentiram, outros governaram a vida com a vergonha que calaram.

Houve quem visse apodrecer o regime e quisesse a glória de exibir o cadáver e a glória da libertação. Viram-se frustrados por um punhado de capitães sem medo, por uma plêiade de heróis que arriscaram tudo para que todos pudéssemos agarrar o futuro.

Passada a euforia da vitória, ninguém lhes perdoou. Os heróis da mais bela revolução da História e agentes da maior transformação que Portugal viveu são hoje proscritos e humilhados por quem lhes deve o poder.

Uns esqueceram os cravos que lhes abriram a gamela onde refocilam, outros reabilitam os crápulas que nos oprimiram, outros, ainda, sem memória nem dignidade, afrontam o dia 25 de Abril com afloramentos fascistas e lúgubres evocações do tirano deposto.

Perante os ingratos e medíocres deixo aqui a TODOS os capitães de Abril o meu eterno obrigado.

Não quero saber o que fizeram depois, basta-me o que nesse dia fizeram.

Não foram culpados pelo regresso das sotainas às cerimónias políticas.

26 thoughts on “Em homenagem a Abril”
  • Milba

    Vá Esperança, que por cá você ganha fãs.
    Vejam também essa jóia de estatística feita para “glória” do reimno da corrupção no Brasil:
    Desemprego no Brasil vai a 6,2% em março e renda sobe, diz IBGE
    Que coisa linda! Deve ser o “efeito bolsão para detento”, mais escravos encarcerados com famílias nas mãos do governo, e mais gente desesperada sem trabalho. Mágica igual à do Mensalão.
    Ou seja: o dinheiro tá na mão de capangas com crachá de detentos, mas soltos nas ruas, com certeza para fazer “segurança” de palanques, ou baderna na porta de empresas que o governo vez por outra cisma de derrubar. Mas as que engordam a corrupção continuam recebendo propinas mesmo em plena ação de denúncia pública contra elas.
    Limpem cocô de cachorrinho, limpem cocô de cachorrinho, e batam palmas pro céu, o “messias da mentira” e sua gangue aliada e de ‘oposição’ estão fazendo a maior “guvernança” da história; até hitler derramaria lagriminhas comovido.

  • Democrata

    Salgueiro Maia foi certamente um herói do 25 de Abril, ficou com as maiores despesas dos riscos da acção armada a seu cargo, recusando todo o tipo de honrarias. Otelo,esse,refugiou-se no comando operacional do golpe de estado, enquanto Salgueiro Maia se erguia no terreno da confrontação. Otelo quis meter no Campo Pequeno todos aqueles que não alinhavam com as suas idiotices politiqueiras. Acabou a lamber as botas ao Fidel Castro e com o rabo alapado no banco dos réus, acusado de graves crimes, no processo terrorista das FP 25 de Abril .
    O Carlos Esperança louva todos os capitães de Abril, incluindo o Otelo, como se pudesse ser digno de louvor um indivíduo que foi altamente responsável por muita da enorme intolerância que ocorreu no PREC de 74/75 e que claramente abandalhou o verdadeiro espírito do 25 de Abril.Uma autêntica vergonha este post.

  • stefano666

    o 25 de abril foi responsavel indireto pelo fim do apartheid sul-africano e rodesiano (Zimbabue)… pois o 25 de abril contribuiu pra independencia de Angola e Moçambique(importantes partceiros comerciais e militares ate 1974).

  • Jairo

    25 de Abril, um dia de vergonha, traição e irresponsabilidade. http://paiocomervilhas.blogspot.pt/2012/04/o-mito-do-25-de-abril.html

  • JoaoC

    Homenagem a um dia de vergonha nacional, em que a Pátria foi traída e foram enaltecidos “valores” que levaram ao lixo e lodo social em que o país se encontro. A “crise financeira” é apenas um pormenor e um reflexo deste lixo que os “heróis” de Abril nos deixaram…

  • Milba

    Esperança, liga não;;; a gente sabe ler, deixa os encostados nas caquetices carcomidas se revirarem debaixo do entulho falido em que estão. No Brasil temos datas civis comemorativas, mas poucas pessoas lembram dos autênticos heróis, preferem poluir a paisagem com andarias de zumbis amostrando a poluição psicológica das fuligens ‘divinas’ ou agora encherem praias com cantiguices que entopem o ouvido de todos com ruídos que parece grunhido de porcos esfaqueados pelos chefinhos-pastores LADRÕES.

  • UmGajo

    Eles aparecem aqui aos pares a carpir as suas mágoas.
    Habituem-se Entrecostos e JC deste país. A liberdade já cá canta e ninguém nos vai calar.

    Agora ide rezar um bocadinho e deitem-se cedo que isso faz bem à azia.

    • Jairo

      A liberdade já cá canta: abaixo o 25 de Abril, a ditadura do Otelo, a destruição da economia, a entrega das populações africanas a psicopatas cubanos e soviéticos. Abaixo o racismo: a deportação e o roubo dos portugueses brancos que viviam nas colónias foi uma vergonha. Viva a liberdade. Abaixo o ateismo militante pro-comunismo!

      • stefano666

         viva o glorioso exercito cubano que abateu a besta fascista de Pretoria em Cuito Cuanavale!!! Cuito foi um “Stalingrado” africana!!!
        abaixo o cristofascismo…. basta de cruz e espada!

        • Jairo

          Portugal estava em África há 500 anos, construindo civilização. Mas não, não podia ser. Tinham de se ir embora. Quando os cubanos comunistas que nunca tinham feito nada por Angola fizeram uma ponte área DIRECTA!! entre Havana e Luanda, para matar, escravizar e raptar inocentes, já não houve problema. Esta é a coerência do ateismo militante esquerdóide….

          PS-Essa suposta grande vitória cubana na batalha do Cuito é um MITO. Pergunta aos cubanos que lá lutaram e que agora estão exilados em Miami…

          • stefano666

            ó seu cristofascista mentiroso… Claro que fizeram… ajudaram a expulsar a besta fascista de Pretoria. Ajudaram na educação e saude de Angola. Mito é você .. seu ressentido!

          • HAMONBAAL

            Sim.

            Construindo civilização.

            Concretamente, durante a maior parte do tempo da ocupação portuguesa, o maior interesse tuga em África era o tráfico de escravos.

            Famílias eram separadas e vendidas como gado – não são vocês que dizem que gostam muito da família tradicional ?

            Grande parte dessas famílias morriam na viagem porque a scondições de transporte eram atrozes.  Depois eram marcadas com ferros em brasa, acorrentadas, chicoteadas, torturadas, feitas trabalhar de graça para os “civilizados”.

            Mas agora chegas tu a dizer que só os cubanos escravizavam.

            As autoridades de ocupação tugas eram todas muito boazinhas.

          • stefano666

             Arbeit macht frei, Jairo!

          • HAMONBAAL

            Sim.

            Mas lendo ao contrário, escravizar quer dizer civilizar.

            Logo o regime esclavagista que imperou nas nossas colónias durante séculos deve ser interpretado como ajuda desinteressada ao desenvolvimento e apoio intenso e sincero aos direitos humanos.

            Marcar os escravos a ferro em brasa, incluindo mulheres e crianças, como os nossos “civilizadores” faziam deve interpretar-se como convidá-los para um sarau lúdico cultural. 

          • stefano666

            ria dessa

            http://www.deuslovult.org/2012/04/21/e-o-stf-faz-questao-de-manter-o-nivel-de-botequim/#comment-511617480
            Caro Stefano, quanto à Inquisição, historiadores modernos sérios têm investigado o assunto e concluído que a
            caracterização desse tribunal eclesiástico como uma instituição
            perversa e sanguinária não passa de lenda.

            Além disso, é preciso sempre analisar um fato histórico em seu contexto. A
            Inquisição se deu durante a Idade Média. A mentalidade popular estava
            totalmente moldada pelo pensamento religioso e a ligação entre o Estado
            civil e a Igreja era fortíssima. A pena de morte para crimes de heresia não era considerada
            violenta
            como o é hoje. A pena de morte era como que a única alternativa
            encontrada pelo Estado naquele tempo para executar punições. É porque,
            infelizmente, muitos, como por exemplo os comunistas, cheios de má-fé,
            deturpam a
            realidade histórica e tiram a Inquisição do seu contexto.

            E o contexto do século XX? Será que ele nos permite dizer que os crimes
            do socialismo na verdade não são tão cruéis e perversos como se diz
            hoje? Sim, por que se o argumento do contexto é válido para analisarmos a
            Inquisição, certamente também é válido para analisarmos o genocídio
            comunista no último século.

            Durante a tentativa dos socialistas em consolidarem a “sociedade sem classes”, eram eliminados…

          • stefano666

             Os cubanos destroçaram as tropas fascistas de Pretória. E  Jairo chama isso de escravidão!

      • stefano666

         Jairo…. o pateta

  • Jairo

    Abaixo o 15 de Março de 1961. Viva a LIberdade! Queremos os terroristas da UPA julgados por violação dos direitos humanos. Abaixo o ateísmo!

    • JoaoC

      Lembre-se das palavras de consolo da Mãe do Céu: “Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará. (…) Em Portugal conservar-se-á sempre o dogma da Fé”, palavras da Santíssima Virgem e Rainha de Portugal, em Fátima.

      Muitos não quiseram fazer caso das Suas palavras e essas doutrinas satânicas do Comunismo, Ateísmo, Nazismo, Socialismo, enfim, toda a espécie de seita anti-religião que defendem as monstruosidades anti-humanas e imorais que todos conhecemos, foram e estão a ser espalhadas pelo mundo. Nunca como eles querem, claro. 

      O mundo a Deus pertence e estes escravos de Satanás mais não têm que um mísero curto tempo para se espumarem à vontade, pois sabem, no seu íntimo, por muito que neguem, que o tempo que lhes resta é curto e que o triunfo NUNCA será deles, mas do Céu, de Deus.

      O próprio Céu intervirá – aliás, já o está a fazer – quando tudo parecer perdido para a corja ateísta, comunista, socialista e toda a escumalha esquerdista parida do mesmo Inferno, assim como todo o inimigo da Fé, de Deus e da Santa Religião.

      É preciso que eles tenham algum poder e voz. Nunca tanta como a voz da Santa Igreja, por muito que continuem a ladrar, não têm capacidade mental para isso e a maior parte da sociedade ainda tem o mínimo vestígio de bom-senso sobre o que é digno de um ser humano – ao contrário destes pobres frustrados. Mas é preciso que se achem importantes, correctos e que pensem que conseguem algo…

      Porque até estes desgraçados fazem parte dos planos Divinos para o triunfo de Jesus Cristo na sociedade, para exaltação da Santa Igreja e para a humilhação e derrota de todos os Seus inimigos.

      “Nada te perturbe, nada te espante… Só Deus basta” – Santa Teresa.

      Sim, nada nos há-de perturbar, nem quando tentarem abafar a nossa voz e a voz da Igreja e tentarem calar-nos e eliminar-nos.

      Porque o Triunfo pertence à Rainha do Céu e da Terra, o triunfo pertence a Nosso Senhor 🙂 

      Até lá, deixemo-los ladrar, espernear, espumar-se e vangloriarem-se das atrocidades que defendem, sempre com o sentimento de pena e lamentando-nos de ainda haver gente que ainda não ultrapassaram as crises existenciais e revoltas da adolescência…

      Nunca é tarde…

      • stefano666

         O nazismo é satânico?? Então a igreja é o mesmo!!!

      • HAMONBAAL

        A ladrar como tu, que escondes os crimes da tua igreja ?

        Assassino.

      • UmGajo

         Fonix JC… um texto tão grande e não dizes nada de jeito. Só citações e asneiras!

        Devias ter ido dormir como te sugeri. Acalmava-te a azia. 😉

    • HAMONBAAL

      Aí concordo.

      Podes só dizer, baseado em quê dizes que os terroristas da UPA eram ateus ?

  • GriloFalante

    “Porque até estes desgraçados fazem parte dos planos Divinos ”
    Diz-me uma coisa, ó triste: tu conheces os planos divinos? Quer dizer que o divino já falou contigo? Será que tu és uma espécie de Alexandra Solnado?
    E se te fosses coçar?

You must be logged in to post a comment.