Loading
  • 17 de Abril, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Humor

Toponímia fede a santidade

No liceu, numa aula de História, o professor pergunta ao aluno:

– Diga-me, menino Augusto, qual foi o português que, ao longo da sua vida,lidou mais de perto com os Santos?

O aluno pensa durante alguns momentos, respondendo por fim:

– Foi Henrique Galvão, senhor professor!

– Ora essa! – admirou-se o professor. Então porquê?

O aluno:

– Porque nasceu em Santa Isabel, no dia de Santo Hilário. Foi baptizado no dia de Santa Catarina e frequentou a escola de Santa Filomena. Morava no Campo de Sant’Ana, deu uma queda em Santa Bárbara e foi socorrido no Hospital da Ordem Terceira de São Francisco. Foi preso e julgado no Tribunal de Santa Clara, pelo juiz Santiago.

Esteve internado sob prisão no Hospital de Santa Maria, de onde fugiu no dia de Todos os Santos. Assaltou o paquete Santa Maria, ao qual deu o nome de Santa Liberdade. Passou pela Ilha de Santa Lúcia, a caminho de terras de Santa Cruz, fixando residência em São Paulo, na Rua de Santa Teresinha, onde viveu exilado, por causa de um “Santo” António que vivia em São Bento e era natural de Santa Comba!!!

(Autor desconhecido)

5 thoughts on “Toponímia fede a santidade”
  • Abraão

    Bem metida

  • stefano666

    existem toponimos de santos que remetem mais a geografia, politica e esporte do que a propria religiao. ex: S.Helena (tumulo de Napoleao) , S.Paulo (estado e capital) S.Januario (estádio carioca pertencente ao Vasco da Gama) Santiago Bernabeu (estadio do R.Madrid)… S,Tropez (famosa praia francesa).

  • Jj Junqueira

    Eita Carlos Esperança, o primeiro ministro de vocês deu uma entrevista para a revista veja aqui do Brasil. Pelo que ele falou a coisa tá preta na área econômica e vai ficar mais ainda. Ele também comentou sobre os feriados que foram abolidos, inclusive o famigerado corpus christi. Quem sabe a moda pega, né? Por aqui temos uns cinco feriados católicos. 

  • Milba

    Afinal o Esperança notou o tamanho do pasto-latifúndio; hoje mais emporquecido pelos chiqueiros protestantes.
    Quando Renato Russo cantou: “Gosto de S. Francisco,de São Sebastião, …., e de meninos e meninas, etc”; ele citou exatamente isso e a farra da tara sobre os recèm-desmamados.
    Correram e pegaram o músico de jeito, arrebentaram o moço (outro dia, no noticiário, encontraram o bateirista da Legião Urbana/Banda do Renato Russo; na rua, como morador de rua, largado pelo Brasil dos pedantes babás-de-cachorrinhos covardes submissos à crenças e aos larápios facínoras do MENSALÃO).
    Já dissemos às instâncias cabíveis para esse “indivíduo” vulgo lula sumir (ou seja lá o que é isso) de cima das costas do Brasil; mas o crápula vai insistir em arrancar até secar o osso do brasileiro.
    Temos soluções para muitos e muitos problemas que o Brasil e outros países enfrentam, mas não vamos deixar que essa corja de embusteiros sugue e distorça tudo que se propõe como modificação para aumentar ainda mais o tamanho do roubo cometem contra nós.
    São tão descarados que manipulam a mídia o tempo todo com mentiras deslavadas; anunciam com espalhafato em um dia um monte de milhões para a saúde, para isso e aquilo; assim que sobe a porcentagem na pesquisa no outro mês retiram tudo que foi “dado”; cortam o que nunca foi entregue à população, na maior cara SAFADOS; e a povaiada tá onde? Na pracinha com os cachorrinhos-bibelôs, É escrachado o Nazismo de hitler, com cantiguinhas de crenças enchendo os ouvidos dos palermas roubados e eles tudo ainda tão “abençoado” cêrco “nas famílias”.

  • Milba

    http://www.youtube.com/watch?v=E9tXUtE8kdk
    Por mais que nos custe, ainda assim o Pensador Haddammann, pondera que até a instituição católica poderia ser reformulada sem precisar haver extrema perda de seus pilares, mas a renitência dos usurpadores que acometeram-se de insânia retrógrada em total descalabro de todo senso sobre sua própria instituição vão arruinar não só ela,mas em muito a Sociedade; porque estão faltos de conceitos e intentam matar o que não conseguem ver como consenso de melhoria  e amplitude satisfatória; a ganância, a incompetência, a ura de poder, os expõe dia-a-dia a um vertiginoso precipício. Não há potentado armado com todo tipo de força que possa se deparar em vantagem ante o potencial que mentalidades conscientes detém e empreendem num estalo de dedo.

You must be logged in to post a comment.