Eu acho que o caro amigo continuará a ser um mitra, no sentido mais popular do termo. Esquece nesse seu raciocínio (???) que o cristianismo deu frutos e alastrou por todo o império romano quando era violentamente perseguido e que a conversão de Constantino acabou por confirmar aquilo a que muitos dos seus cidadão já tinham aderido livremente. Faria bem falar mais de factos e menos de pensamentos próprios de um mitra.
Se tu lesses um pouco mais de História, não dirias tantos disparates. Constantino não se “converteu”, limitou-se a tomar uma cómoda opção política: “se não os podes combater, junta-te a eles”. Só se pode falar em “conversão” quando, à hora da morte, se fez baptizar, mas mesmo essa foi uma opção interesseira, diria mais: matreira: ele acreditava que pelo baptismo todos os pecados anteriores – entre os quais matricídio, filicídio e uxoricídio – lhe seriam perdoados.
O teu raciocínio também é muito ingénuo; conforme o cristianismo se espalhou, também o mitraísmo se espalharia – bastava que aparecesse um lunático Saulo de Tarso versão Mitra.
Finalmente, os cristãos nunca foram perseguidos por o serem; eram perseguidos por perturbarem a “pax romana”.
Constantino “converteu-se” tanto, que não conseguiu mudar o dia de descanso dedicado ao deus Sol – nem sequer seguiu as determinações da Bíblia, que indicam o Sábado como dia consagrado a Jeová. Nem ele nem os papas e bispos conseguiram eliminar as festividades do solstício de Inverno – limitaram-se a mudar a roupa; nem ele nem os bispos e papas foram capazes de eliminar as pagãs festividades do Equinócio da Primavera – limitaram-se a adoptar a Páscoa judaica, também ela baseada em rituais pagãos. Desgraçadamente, os cristãos até copiaram o sacrifício do cordeiro – também sacrificaram o “agnus dei”.
Macacos de imitação.
Oh Grilo, tanto ódio e tanta confusão.
Comecemos pelo teu moralismo: queres julgar o imperador Constantino, julga à vontade mas que mande a primeira pedra quem nunca falhou e pelos vistos imagino que sejas imaculado. Eu não sou. Mas tu serás, com certeza, uma pessoa sem falhas. Bravo. Quanto a um bando de pessoas que não fazia mal a uma mosca vir perturbar a pax romana, Grilo, agente não pode concordar em muito mas pelo amor de Deus tu atina-te porque essa afirmação é desprovida que qualquer razoabilidade. Voltando ao Constantino teve pelo menos a virtude de não ter morto da forma mais nojenta esse povo que queria apenas viver o cristianismo livremente. A menos que aches bem lançar pessoas inocentes aos leões só porque são cristãos… qt aos Domingos e aos Sábados, os Natais e as Páscoas… man, se são esses os argumentos de fundo de um Ateu… pá, vais por um mau caminho…
Eu nunca matei a minha mulher nem o meu filho, por isso posso.
Entretanto posso também dizer que acho simplesmente nojento que vocês critiquem, com bases supostamente morais, que uma pessoa tenha sexo com a namorada, ou use preservativo.
Mas quando convém relativizar os crimes dos vossos santinhos já a pedofilia, o assassinato da mulher e do filho, a tortura e extermínio de todos os que não estiverem de acordo com vocês já não tem importância nenhuma e se alguém objectar que de facto foram crimes horrendos, vocês, os moralistas de pacotilha contra a camisa de vênus, hipocritamente acusam de “moralismo” quem disser que assassinar o filho e a mulher é um crime horrendo.
Posso só dizer que, como pessoas, sem ter nada a ver com a crença ou falta dela, vos acho simplesmente NOJENTOS.
Estragaste tudo, Hamonbaal…
Tiraste-me as palavras do teclado.
Mas ainda posso acrescentar algo, que direi directamente ao clone de uma pessoa que por aqui andou.
Ícaro Cristão
Tirou mesmo? Olha que não te estou a ver a escrever aquelas coisas… mas se assim é parte da resposta ao H. ZZZ tb se aplica a ti.
ps: clone, fifi… não percebo essa vossa obsessão, acho só um desperdício de teclas.
abr
Joaquim Silva
Volto a repetir: você é totalmente chanfrado e nem isso nota. Coloca na mente de todos os crentes aquilo que você lhes atribui, sem ter o mínimo pudor em avaliar o que este ou aquele crente afirma em face do que exactamente alega. Depois de proceder a essa falácia argumentativa, retira a generalização torpe que se encontra expressa no final do seu comentário. Isso é de uma desonestidade intelectual deplorável e de uma falta de ética sem limites.
Ícaro Cristão
Fui eu que pus o like. abr
Joaquim Silva
O garoto só tem jeito para a Falácia do Homem de Palha. No resto é um desastre total:
Nega agora que disseste que quem não pecou que atire a primeira pedra, para não julgarmos Constantino o imperador “santinho” que assassinou a mulher e o filho.
Duvido muito que aqui alguém tenha cometido barbaridades parecidas.
Por isso TODOS DEVEMOS E PODEMOS ATIRAR A PRIMEIRA PEDRA.
Também acho imensa graça que queiras impedri que se tirem ilações morais sobre o assassino da mulher e do filho, mas depois espraias-te em referências criticas sobre os crimes dos comunistas.
Podes negar tudo o que escreveste mais acima, apenas prova que não só és mentiroso como burro.
Esses factos não são criação minha, basta ler o que escreveste mais acima onde te podemos ver a relativizar os crimes do imperador cristão ao memso tempo que salientas os crimes dos ditadores comunistas.
Se fosse ao contrário, o imperador fosse comunista e os ditadores cristãos, tu viravas a casaca e já dizias que não se pode julgar os ditadores ao mesmo tempo que realçavas os crimes do imperador.
isto proque voc~es não têm qualquer tipo de decência humana, comportam-se como verdadeiros animais.
Gostei também da tua ditca de que aigreja não critica ninguém, apenas dá conselhos sábios.
A mesma igreja que nos assassinava no passado para destruir as nossas ideias e modo de vida…
Para ti queimar alguém por não acreditar em deus ou ser homosexual não é uma critica, é um conselho amoroso. (!!!!)
Tu és simplesmente nojento.
Vocês não têm forma de defender as vossas ideias sem se afundarem no esterco mais abjecto ?
Ícaro Cristão
Oh H. ZZZ vê lá se te acalmas, esse teu ódio ainda dá cabo de ti. Calma homem. Quando falei do Constantino referia-me tão somente ao facto de o Grilo o ter acusado de hipocrisia ao apenas se baptizar pouco antes da morte. Se matou a mulher ou o filho acho tão nojento como matar alguém em nome de Deus, por ser homossexual ou por outra razão qualquer. Sou daquela Igreja que tem como mandamento “Não matarás” (o que não quer dizer que a Igreja não tenha em diversos momentos tido actos não cristãos – porque meu caro o Cristianismo é mesmo só Amor, quer tu queiras, quer não).
ps:Aviso os demais que este senhor insiste por diversas vezes que eu escrevi ou queria escrever uma determinada coisa que apenas é um reflexo involuntário de um certo desespero.
HAMONBAAL
Olha quem fala de “ética” !
Os senhores que ora dizem uma coisa ora o seu contrário, se necessário na mesma frase, se convier para impingir as vossas mentiras.
Constantino só pode ser comparado a Nero, mas como ajudou a lançar a vossa seita já os senhores “éticos” já olham para o lado.
Da mesma forma estão a queixar-se das perseguições contra os cristãos mas fingem esquecer as perseguições que vocês fizeram contra os não cristãos.
Todos os vossos papas, bispos e cardeais, quase todos os vossos santos são comparáveis a Nero e têm as mãos sujas de sangue.
A menos claro que relativizem dizendo que “eram os tempos” e os “homens”.
Pois, caros aldrabões, o problema é que também as perseguições de Nero, de Estaline, Pol Pot e Mao contra os cristãos também são fruto dos “tempos” e dos “homens”.
Mas, tal como 90% dos vossos santinhos de pacotilha, não deixam de ser assassinos por causa disso.
Todos sabemos que os tempos podem levar a muita coisa, todos os tempos.
A DIFERENÇA É QUE, PRECISAMENTE, EM TODOS OS TEMPOS HOUVE HOMENS QUE FIZERAM A DIFERENÇA E TENTARAM CONTRARIAR OS ESPIRITO DOS TEMPOS.
Coisa que a vossa igreja “santa” “iluminada” e “inspirada” nunca fez.
O que não admira, porque é governada por amostras como vocês que aqui costumam aparecer e nos deixam a todos de boca aberta com a vossa imoralidade e falta de ética monstruosas.
Ícaro Cristão
H. ZZZ,
E voltamos aos insultos. Acabaste de te espalhar meu caro. É que bem espremidinho este teu comentário sem argumentos serve apenas para lançar chamas de ódio aos outros. Ainda assim merece resposta… a Igreja não critica ou não deverá criticar ninguém. O que a Igreja faz é divulgar a notícia de que Deus é Amor e que viveu entre nós – um humilde judeu da Galileia – morreu inocente e ressuscitou. Vem trazer uma mensagem preciosa que leva à felicidade e não ao desespero. E dá resposta a todas as questões do Homem. É uma resposta de tal maneira total que tem um caminho a propor ao Homem: deixar o pecado e aderir à vontade de Deus. Daí vêm os conselhos sábios que chegam ao pormenor dos preservativos e da vida sexual (pormenores aliás centrais nas nossas vidas). Quanto ao resto apenas te posso aconselhar a não odiares e passares a amar… é que o mal consome-se e morre, e o bem leva à vida.
abraço
HAMONBAAL
Portanto, vocês criticarem os outros é uma demonstração de amor, mas alguém criticar-vos é perseguição.
E tu nem tens capacidade para te aperceberes da imoralidade e completa estu+idez do que estás a dizer.
Deves achar que deste uma grande resposta…
Volto a dizer que vocês são simplesmente nojento.
Como pessoas, não como crentes, que isso cada um acredita no que quiser.
O vosso problema é mesmo falta de asseio.
Volto a dizer, aquilo que tu chamas “insulto” é apenas a constatação de um facto.
A vossa falta de ética e de um mínimo de moral é simplesmente repulsiva e não queria ter qualquer contacto com gentalha como tu.
Ícaro Cristão
H. ZZZ,
Não comento insultos de maneira que queria fazer-te uma pergunta. Já me disseste que não és Ateu. Se de facto não és Ateu acreditarás em Deus, pelo menos reconheces ou intuis que Ele exista. A pergunta é: quem é o teu senhor?
Abr
HAMONBAAL
Caro hipócritazinho de terceira categoria.
Sou agnóstico.
Obviamente um agnóstico não reconhece nem intui que deus exista. Apenas admite a possibilidade.
Se o senhor lesse mais uns livros em vez de andar a vender banha da cobra faria muito melhor figura.
Quanto à tua ultima aldrabice, de que terias dito ao grilo que não podia atirar a primeira pedra a Constantino não devido aos crimes do mesmo, mas devido às razões da sua suposta conversão, o grilo referiu especificamente esses crimes como uma das principais razões dessa conversão e tu não especificaste, obviamente que, ao dizeres que não podemos julgar, estás a incluir os referidos crimes.
Mas nas tuas reviravoltas de aldrabão já estás a dizer que não.
Dizes agora que matar alguém por não acreditar em deus ou ser homosexual etc é nojento.
Afinal atiraste a pedra…
Ficamos então no ponto em que reconheces que a maioria dos líderes cristãos ao longo de 1500 anos, 99% da história do cristianismo, que foram co-responsáveis por esses crimes, são nojentos.
Estou a achar imensa graça às tuas contradições constantes e espero a próxima reviravolta em vais dar (outra vez) o dito por não dito e vais desculpabilizar (outra vez) os dirigentes cristãos.
Quanto ao meu ódio, é verdade, odeio mentirosos, por isso não te posso ter em grande estima.
Ícaro Cristão
É arrepiante o teu desnorte. Pegas numas frases minhas, noutras tuas e plim, escreves uma quantidade enorme de asneiras. Mas se é preciso uma paciência de santo para responder… até tenho que te agradecer pois lá vou caminhando para a santidade (esta frase, por exemplo, é óptima para relembrares daqui a uns tempos e esquecendo o tom irónico deturpares mais uma vez o que eu digo).
Nem sei por onde pegar.
Em relação ao Constatino volto a dizer que me referi apenas ao momento da conversão. Quanto às primeiras pedras, tens razão, eu não devia dizer que fulano ou cicrano é nojento mas aí está um ponto a melhorar, se quero algum dia chegar a santo. Quanto àquela coisa dos 1500 anos e 99% da história do cristianismo… enfim, toma benurons para ver se essa passa porque aí é apenas o teu ódio a falar. E não percebo onde estão as minhas contradições… Obrigado pelo esclarecimento qt ao teu agnosticismo.
Abr
HAMONBAAL
Ah.
Então não negas que o cirsrianismo perseguiu, apenas que não perseguiu durante todo o tempo que esteve no poder.
Ou seja, para ti as perseguições cristãs foram apenas ocasionais, só uma ou duas vezes ao longo de 1500 anos.
O facto de vocês andarem a matar gente desde que tomaram o poder político no Séc IV até que o perderam no Séc XIX não conta.
Desde Hipácia no Séc IV, Giordano Bruno, os judeus medievais e renascentistas, os cristãos novos, é tudo mentira.
O facto de existido legislação que condenava à morte em todos os países cristãos a quem não acreditasse em deus ou seguisse a religião oficial, ou tivesse formas de vida alternativas à vossa durante 1500 anos não é perseguição.
É brinadeirinha.
E então insultas-me porque o facto de a igreja ter assassinado pessoas durante todo esse tempo segundo as tuas ideias criminosas. não foi perseguição.
Queimaram gente ao longo de 1500 anos mas não era por mal, matavam na base da amizade.
E ti brincas com a morte e o sofrimento que vocês causaram, negas, gozas com o assunto e ainda te dás ao luxo de insultar a quem fale nisso.
Confirma-se que não passas de um wanna be assassino a encobrir outros assassinos.
Confirma-se também que, como pessoas, vocês são nojentos.
GriloFalante
Eu ainda não consegui ver onde está o ódio e a confusão. Não fui mais violento do que tu foste para com o Luís Grave Rodrigues. E não estou a dizer que foste violento, repara; no fim de contas, mais não fizeste do que cumprir a missão que, segundo tu, te estará destinada, que é a de combater, com todas as forças, os que não pensem como tu. Se forem ateus, até tens um acréscimo de força, que te é fornecida pelo teu improvável deus.
Se lesses mais história e menos calhamaços de embustes, se pensasses mais com a tua cabeça e menos com a cabeça do padre, saberias que para perturbar um “status quo” não é preciso “fazer mal a uma mosca” – embora tudo dependa do que entendas por “fazer mal a uma mosca”. No tempo do teu saudoso Salazar, os comunistas nunca fizeram mal a uma mosca, mas podes apostar que perturbaram, e de que maneira, o “status quo”. Mas isto não vem na bíblia.
Uma coisa boa reconheço em ti: teres encontrado “uma virtude” no Constantino.: a de não ter ‘morto’ (olha… porque é que não escreveste ‘matado’? É a forma correcta, sabias? Mas não vem na bíblia, no entanto, posso explicar-te o porquê de “matado” e não “morto”. Adiante) pessoas inocentes. É bom ter-se, ao menos, uma virtude. Leva ao céu.
Relativamente aos Natais, Páscoas, Sábados, etc, fiquei elucidado com o teu preclaríssimo esclarecimento. Se não te importares, vou aproveitar as tuas dilucidações para a minha próxima tese de doutoramento. Posso?
Olá Grilo, mesmo que não digas que fui violento a verdade é que fui e por isso peço desculpa ao Luís G.R. e aos demais. O ódio e a confusão estão na raiz da tua forma de ver os factos que estamos a comentar. Apenas o ódio e/ou a confusão podem levar alguém a olhar a história dessa forma nomeadamente em relação aos mártires que como sugeres vieram apoquentar os romanos e a sua pax, regime que caso não saibas – aqui bastaria ler a Bíblia para ter um lamiré – eram precisamente uma tirania (e com vários deuses). Grilo, os cristãos foram perseguidos porque afirmavam que um judeu era o verdadeiro Deus e que se negavam a atribuir a divindade ao imperador… também tu, como ateu, serias devorado por leões ou crucificado de forma bárbara. E isto podes encontrar dentro ou fora da Bíblia e basta para isso que tenhas um espírito livre e justo para compreender.
E estás redondamente enganado qt ao suposto combate… apenas debato, como tu, julgo.Aproveito para reafirmar que sou democrata e por isso não tenho saudades de nenhum ditador, nem Salazar, nem os ditadores comunistas que varreram várias sociedades com uma ideologia insane, onde julgo que apenas as moscas não foram mortas, morridas ou matadas. Quanto ao resto (Sábados, Natais e Páscoas) mantenho que me parece poucochinho para quem tem a intenção de escrever uma tese de doutoramento.
GriloFalante
”
a sua pax, regime que caso não saibas – aqui bastaria ler a Bíblia para ter um lamiré – eram precisamente uma tirania ”
Concordo. A Bíblia é muito mais democrata.
Ícaro Cristão
Devias concordar pelo menos com mais umas coisitas que estão ali em cima… mas decidiste comentar com mais “poucochinho”. É uma opção…
HAMONBAAL
Ná.
Eles andarem a queimar vivas pessoas como nós durante 1500 anos nem sequer é uma critica.
É uma demonstração de afecto humano…
Depois de falar com estes gajos tenho sempre de me lavar com desinfectante.
Ícaro Cristão
1500 anos? Este homem é doente. Se alguém aqui o conhecer pessoalmente – e fora estas lutas de comments – ajudem-no porque precisa. Abr
HAMONBAAL
Caro aldrabão d eterceira categoria.
Os vossos crimes começaram assim que os cristãos tomaram o poder político, precisamente com Constantino, no Séc IV.
Desde aí até ao Séc XVIII em que perderam o poder político e o poder de nos assassinar faz cerca de 1500 anos.
Por exemplo Hipácia foi assassinada por vocês no Séc. V.
Podes tentar fazer esquecer a vossa história criminosa com as tuas aldrabices de criminoso, mas nós não nos esquecemos.
Aliás as tuas mentiras e encobrimentos constantes provam bem o que valem os pedidos de desculpa da igreja – aldrabices de criminosos.
Quem chega ao ponto de negar crimes por todos conhecidos não pode estar minimamente arrependido.
Ícaro Cristão
A resposta lá em cima tb se aplica a este comentário. O sr. tem um ódio enorme dentro de si que deveria tentar não só dominar como tb saber qual a sua origem. Talvez isso que lhe resolvesse muitos problemas.
HAMONBAAL
Tu estás a negar crimes reiterados de assassinato, a faltar ao respeito a quem fala nisso e ás vossas vitímas.
Provoca à vontade assassino demente.
Quanto mais persistes nas tuas provocações mais ficamos a conhecer oq ue valem os vossos pedidos de desculpas.
José Gonçalves
Completamente de acôrdo com êste texto e faço minha a sua argumentação.O ícaro cristão não faz uso da lógica da Razão tal como todo o crente de qualquer Religião.
Ao que eu respondo: “Completamente (em desa)acôrdo com êste texto e (não) faço minha a sua argumentação.O (José Gonçalves) não faz uso da lógica da Razão tal como todo(s) o(s) (que não são) crente(s) de qualquer Religião. Em parêntesis as alterações… é claro que eu não penso assim mas era apenas para demonstrar o quão vazio é o contributo do José Gonçalves para este debate.
O Diário de uns ateus é o blogue de uma comunidade de ateus e ateias portugueses fundadores da Associação Ateísta Portuguesa. O primeiro domínio foi o ateismo.net, que deu origem ao Diário Ateísta, um dos primeiros blogues portugueses. Hoje, este é um espaço de divulgação de opinião e comentário pessoal daqueles que aqui colaboram. Todos os textos publicados neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não representam necessariamente as posições da Associação Ateísta Portuguesa.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
34 thoughts on “Mitra”