Loading

Os crimes do franquismo foram abençoados pelo Vaticano

Uma equipa de investigadores de Santiago de Compostela elaborou uma lista com 56 republicanos portugueses assassinados pelo franquismo espanhol na região da Galiza, revelou à agência Lusa o historiador Fernando Rosas.

10 thoughts on “Os crimes do franquismo foram abençoados pelo Vaticano”
  • stefano666

    os crimes japoneses foram absolvidos tambem!!

  • Republicano

    Carlos Esperança tem toda a razão. Nós, os republicanos, nunca assassinamos nenhum padre ou freira na guerra civil de Espanha quanto mais 7.000, como afirmou o historiador Hugh Tomas. É tudo falso, tudo inventado pela reacção.

    • stefano666

       e a igreja é santa… ela nunca fez crueldade alguma na Espanha em outro pais. ela tampouco compactuou com assassinos, estupradores e ladrões

    • stefano666

       e os padres eram inocentes… coitadinhos

  • carpinteiro

    Neste documentário pode ver-se até que ponto a Igreja Católica esteve ao lado da direita espanhola, usava os conventos para armazenar armas, esconder franquistas, e os próprios padres se transformaram em franco-atiradores, escondidos em edifícios e disparando sobre a população:

    http://www.youtube.com/watch?v=jPl_Y3Qdb7Y

    • José

      Metes nojo. Tu e o Esperança.Na guerra civil de Espanha houve crimes horrendos dos dois lados fratricidas. Múltiplas igrejas foram também arrasadas pelos anarquistas, imensos padres fuzilados e incontáveis freiras violadas.Vires aqui manipular a memória dos mortos, à medida da tua pequenez de carácter e do teu sectarismo, é do mais asqueroso que se pode conceber.

      • stefano666

         fale das igrejas protestantes arrasadas por Franco com as benção vaticanas

      • stefano666

        Zé hipócrita!!! suas lágrimas de crocodilo são ridiculas

      • João Pedro Moura

        José, quem foi que começou a guerra civil espanhola? Quem não respeitou o governo democraticamente eleito? Quem “abençoou” essa revolta fascista?
        Claro que houve “crimes horrendos dos dois lados”. Mas quem começou a guerra foi a coligação franquista – patronato – ICAR, bem assessorada por tropas fascistas italianas e nazis alemãs, a Legião Condor.
        Portanto, o ónus da causa da guerra e, concomitantemente, de todo o sofrimento, recai sobre aquela coligação reacionária.

        • stefano666

           e pq a Alemanha participou da guerra?? Ela não deveria ter acatado o tratado de Versalhes??
          essa coligação reacionaria já maltratava o povo espanhol ha decadas… lembremos que no começo do seculo XX a maioria dos espanhois era analfabeta e faminta.

You must be logged in to post a comment.