Loading

Milagres e exorcismos_1

Os judeus eram exímios em milagres. Sem exclusivo, gozavam de larga experiência no ramo com peritos conceituados como os profetas Elias e Eliseu e o próprio Moisés.

Melhor em curas só Asclépio, também conhecido por Esculápio, com vários templos espalhados pela Grécia onde era deus e curandeiro, tão famoso que ainda hoje empresta o nome aos médicos. Perdeu-o, diz a lenda, a mania de ressuscitar mortos, tendo-o Júpiter fulminado a pedido de Plutão que temia que os seus reinos – os  Infernos –, se despovoassem.

No tempo em que Jesus nasceu, além dos milagres estavam em voga os exorcismos, imprescindíveis para expulsar demónios que procuravam o corpo dos humanos como as bactérias o intestino.

Foi nessa cultura que Jesus nasceu, quando o demo ainda não se afligia com o sinal da cruz nem se deixava intimidar com água benta. Temia os profetas e estremecia com o aramaico como mais tarde havia de fugir dos padres, da cruz e do latim.

Jesus seguiu cedo a carreira de pregador e ofícios correlativos – milagres e exorcismos.

A cura de um possesso em Cafarnaum tornou-o conhecido e em breve outros vieram para que os curasse e ele curou. À Galileia chegaram possessos de Jerusalém,  da Judeia, da Idomeia, de além-Jordão, de Tiro e de Sídon e a todos ele curou.

Jesus expulsou inúmeros demónios, incluindo sete alojados em Maria Madalena, sendo-lhe mais difícil contá-los do que espantá-los.

Isaías profetizou que os leprosos seriam curados, os profetas acertam sempre, e Jesus curou os que lhe apareceram na consulta. Tempo viria, mas Jesus não sabia, em que as sulfonamidas, os antibióticos e a higiene erradicariam a doença.

O Vaticano já não adjudica milagres em leprosos, por falta de doentes, na Europa e na América latina, regiões privilegiadas na agenda das canonizações. É mais eficaz um médico de segunda do que a intercessão através do cadáver de um padre do Opus Dei ou de um mártir que na guerra civil de Espanha tivesse tomado o partido de Franco.

Hoje, perdido o caldo de cultura onde medravam Deus e o Diabo, restam famintos que estrebucham e rolam pelo chão em locais recônditos de países pobres onde os padres com a cruz e o hissope enxotam demónios, em latim, sem sacrificar porcos como Jesus soía.

Jesus foi pioneiro a atravessar a pé o mar da Galileia a caminho de Gerasa, para quem acreditaem Marcos e Lucas, ou de Gadara,  para quem prefere Mateus. Talvez soubesse o caminho das pedras mas o feito ainda hoje é debitado nas homilias para gáudio dos crédulos e proveito dos oficiantes.

Depois de morrer, Jesus apareceu ressuscitado a Pedro, depois aos Doze, mais tarde a mais de quinhentos, depois a Tiago, a seguir a «todos os Apóstolos» e, em último, ao próprio Paulo. Hoje, só a Virgem se desloca em viagens de propaganda e manifestações de piedade.

9 thoughts on “Milagres e exorcismos_1”
  • Jj Junqueira

    Jesus curou alguns leprosos mas não erradicou a lepra. Curou alguns cegos, mas se esqueceu de nos livrar da cegueira. Se dependesse dele ainda morreríamos de sarampo, catapora, caxumba, poliomelite, sífilis, tuberculose..  

  • antoniofernando

    Tinha aqui anteriormente colocado um comentário referente ao texto editado, mas que agora desapareceu. Deve ser o primeiro ” milagre” ateu da história da Humanidade, porque aqui ” não se faz censura”, é tudo conforme à Declaração Universal dos Direitos do Homem.

  • José Gonçalves

    Mas afinal quem era êsse tal judeu lendário de nome Jesus a quem mais tarde deram o nome grego de Cristo?Segundo Ambrogio Donnini,não há provas históricas da sua existência.Mas admitindo a lenda,êle aos 12 anos,como menino prodígio,causou espanto aos Rabinos no Templo,mas depois desaparece da cena pública e só reaparece aos 30 ou 33 anos a prégar.Onde teria êle estado,o que teria feito e onde teria aprendido a doutrina que prégava?Na India há uma seita religiosa que afirma que Jesus esteve lá durante anos.Pode-se então admitir que êle tivesse «bebido» nas fontes do hinduímo e tivesse aprendido com os fakires o hipnotismo,as artes de magia,de prestidigitação e de
    ilusionismo e de regresso à sua Palestina começasse a prégar uma nova doutrina que foi pelos Rabinos considerada blasfema e lhe valeu a morte que aliás até se diz que foi outro que morreu em vez dêle,o que não espanta se é que êle era mestre em ilusionismo.
    Mas segundo ensina a Igreja cristã,êle é filho de Javé/Jeová que é o Padre Eterno dos biblico-judaico-cristãos,e foi por seu Pai,enviado ao Mundo para sofrer e morrer para remir o pecado original e então eu pergunto à Igreja:-Que Deus é êsse assim tão mau/
    tão cruel,tirano e sanguinário/que se porta pior que um marau/e mata o filho no Calvário?!

  • Hunig

    O pior pavor dos fiéis-crentes nem precisa ser de ateus, de sem-crenças; mas do que ainda não perceberam: A tecnologia de ciborgues está pronta. É possível fazer um esquilinho lindo que não suja. Vi numa praça um carrinho que fazia mil peripécias conforme a programação do guri que brincava com ele. A pergunta é: Para quê vão ser precisos crentes? Onde se vai enfiar os crentes? Será que os feitores-mandantes-de-crenças vão convencer uns poucos lacaios assassinos que é bom armar uns GENOCÍDIOS? Seria bom os fiéis botarem a fé de molho.

  • antoniofernando

    É o que eu já afirmei no meu comentário anterior.Foi milagre ateu o desaparecimento do meu primeiro comentário. Aliás, já não é a primeira vez que noto algo estranho neste blogue. Quando edito algum comentário, por vezes, noto que vão desaparecendo momentaneamente e depois tornam a aparecer. Suponho que vão a verificação censória prévia como no tempo da pide. Mas, neste caso, e já tinha acontecido noutras situações, os meus comentários simplesmente desaparecem depois de inicialmente editados. Ou é a Pide que anda a fazer travessuras no ” D.A.” ou são milagres ateus.

    • Joao Coutinho

      Mas porque razão alguém quereria apagar os seus comentários? Um pouco de humildade, por favor…

      • antoniofernando

        Também és do tipo ” omo lava mais branco” ? Um pouco mais de decência por favor…

        • HAMONBAAL

          Coitadinho do crocodilo.

          É muito perseguido.

          Também já me desapareceram comentários anormal.

          Assim como também já me apareceram a dobrar dezenas de vezes.

          Se te quisessem apagar não estavas a aqui a lamuriar-te e a chorar como uma madalena.  Apagavam-te de vez não achas ó inteligência rara ?

          De qualquer modo, se estivesses num site cristão a fazer a merda que fazes aqui tinham-te expulso nos primeiros dez minutos.

  • Zemano

    Ratzinger faz um “mea culpa” dos interesses do Vaticano, à chegada a Cuba. No discurso de despedida, os cubanos esperam que o Espírito Santo o ilumine e diga: 

    –  Sim, somos uma associação mafiosa, com fins lucrativos, e totalmente à margem da Lei

    http://www.publico.pt/Mundo/papa-denuncia-ganancia-de-certos-poderes-a-chegada-a-cuba-1539496

You must be logged in to post a comment.