Loading

Estamos evoluindo?

Cada vez que uma TV resolve fazer um debate que envolva amor, casamento, sexo e etc., qual a razão de ter sempre um convidado profissional de religião cristã, neste caso católico, sem experiência no assunto (suponho que não tem… mas isto sou eu a pensar) para dar palpites do que é certo ou errado?

Aconselho ver os dois videos do mesmo programa.

 

47 thoughts on “Estamos evoluindo?”
  • Kavkaz

    Convidaram o padre porque o programa era para rir!

    • Ícaro Cristão

      O sr. Abraão (que nome) ter-se-á já apercebido que vive num país que é católico. Que nós Leigos (componente laical da sociedade) queiramos ouvir eles Padres é, quanto a mim a consequência natural de uma sociedade livre e que vai ao encontro das expectativas da grande maioria dos portugueses. Esta é elementar, caro Abraão. abr

      • Kavkaz

        Portugal não é um país católico! Tem católicos, o que é diferente.

        Para sua informação, Portugal é um país livre e democrático. Leia a Constituição da República Portuguesa para se esclarecer.

        • Kavkaz

          Frases recdentes do Sr. Manuel Clemente, bispo do Porto:

          “Católicos são como pequeno rebanho”; … esta realidade “contraria qualquer autodefinição “cristã” ou “católica” que, como sociedade,” se pretendesse manter.

        • Gecko

          Meu caro, Portugal, quer queira, quer não, é de facto um país católico e com católicos. É simples. Abraço

      • HAMONBAAL

        Olha o ícarozinho-fifi.

        Então, já descobriste como consegues interpretar o AT ao contrário ?

        Então aquilo é tudo “parábolas” não é ?  Aqueles massacre todos operados pelo deus amoroso.  Tudo.  Relatos históricos de tomadas de cidades com massacre dos habitentes por ordem de deus, extermínio pelo afogamento da população mundial por um deus terno como uma flor, condenação da maior parte da humanidade á tortura eterna por deus pai extremoso etc.

        Admitamos que essa aldrabice fosse verdade.  Apesar de ser mesmo aldrabice, porque as verdadeiras parábolas estão devidamente assinaladas como tal na escritura.

        Mas finjamos por um momento que não é a mais crassa das aldrabices.

        Explica-me então fifi, porque é que, mesmo que sejam parabólas, dizem à mesma o contrário do que vocês dizem ?

        Isto é, porque é que alguém faz uma parábola para ensinar que deus é bom, terno, amoroso, descrevendo-o nessa parábola a exterminar toda a humanidade com requintes de crueldade ?

        E se 99% da Bíblia são tudo “parábolas” sem qualquer indicação no texto de que assim seja, porque é os milagres de cristo, a sua divindade ou a sua própria existência não poderão ser também “parábolas” simples historietas educativas ?

        Ou por outras palavras, onde vão vocês buscar tanta lata para afirmar tudo o que querem e deixam de querer mesmo DESCARADAMENTE contra todas as vossas próprias fontes ?

        • stefano666

           pelo visto … Pol Pot era um homem de Deus

          • HAMONBAAL

            Se interpretarmos a história do khmer rouge como uma parábola com certeza que poderemos dizer isso.

            E muito mais. 

            Hoje apetece-me dizer que Pol Pot era um caniche.

            Como com as técnicas de “interpretação” deles se pode concluir tudo o que nos apeteça, mesmo que vá contra todas as fontes, não há qualquer problema.

        • Ícaro Cristão

          Olá H. O Caro amigo é comunista? É que repete muitas vezes as mesmas frases. Chega a ser chatinho. E quando se me referem nestes termos “Explica-me então fifi” o mais que posso desejar são umas belas conversas com o sr. Stefano… sugiro um tema novo: Pol Pot, Asteric e Obelic (conversa com muito link e muito you tube). Abraço

          • HAMONBAAL

            Com certeza caro fifi.

            Astérix/Obélix/Pol Pot ?

            Mas isso já parece uma das suas “interpretações” da Bíblia.

            Tamanha salganhada é quase como dizer que a descrição do extermínio da humanidade por um deus enraivecido, no dilúvio, interpretado à luz do NT, apesar de o próprio NT CONFIRMAR a sanha assassina de deus, resulta numa parábola de um deus pacifista.

            Fica também a tal dúvida.  Se a parábola se destina a ensinar um deus bom, porque é que descreve exactamente o contrário ?

            Mistério das “santas” (?) “interpretações” à vossa maneira.

            Entretanto não gosta das minhas repetições ?

            Eu explico.

            É que vocês aparecem aqui armados em bons, em grandes professores etc etc.

            Mas depois não dão uma para a caixa.

            Para se conseguir uma resposta, uma que seja, é preciso apertar com vocês durante meses e anos, a repetir a mesma pergunta, enquanto vocês fogem constantemente.

            Para isso não percebo muito bem o que vêm aqui fazer. A figura é de facto bastante triste.  Mais ninguém faz isso.  

            Só os detentores da “verdade” do toca e foge.

            Para estas figuras tristes mais valia ficarem no blog das paróquias, onde todos os crentes aceitam literalmente tudo o que venha da igreja, sem pensar, por mais espatafúrdio que seja.

            Eu vou continuar a apertar consigo.  

            Pode ser que um dia perca a cobardia e me explique as vossas técnicas de interpretações ao contrário.

            Devem dar um bom número de circo.

          • stefano666

             O Icaro está chateado comigo pq eu fico falando toda hora da democracia catolica de Pavelic…. parece que a verdade o molesta!

          • HAMONBAAL

            Já tinha reparado.

            Tu falas disso a toda a hora e ele FOGE do assunto a toda a hora.

            Se queres que te diga mais vale falar a verdade toda a hora do que a toda a hora fugir à verdade.

            Mas isto sou eu a falar.

            Eles julgam que, se fugirem aos assuntos a gente se esquece.

            De qualuqer maneira vir a um blog só para mandar umas bocas e passar todo o tempo a fugir às questões é mesmo fazer triste figura.

          • Ícaro Cristão

            Não li uma linha. Fala com o Stefano. Xau

    • EmiliaGOVAS

      Não entendi a resposta!!! Existem “padres” e padres”, assim como existem “ateus” e ateus” e não vejo coerência em  questionar a presença de um padre…
      Deveria ser chamdo para discutir amor,casamento e sexo, um sexólogo, um psicólogo.
      Quem é o produtor do programa?A emissora?Não é um programa português?Conheço tantos ateus que não entendem de  nenhum dos assuntos dicutidos,pois são péssimos maridos…Ser ateu não significa impunidade ou ser dono de qualquer situação…
      Se é pra rir, vamos rir juntos!!!!

      • HAMONBAAL

        Se de facto para todos os programas sobre casamento fosse convidado um ateu, só por ser ateu, era profundamente idiota.

        Mas como não é um ateu, mas um padre, que ainda por cima não tem experiência do assunto, que é convidado, é isso que é idiota.

        Assim como é idiota fingir que não percebe o que está a ser discutido, e fingir que alguém quer que o padre seja substituido por um ateu e outras idiotices da sua parte.

  • antoniofernando

    A pergunta do Abraão revela bem a menoridade intelectual que campeia por este ” D.A.”. E não está em causa o vídeo que foi editado, pois até nem simpatizo com o tipo de discurso que habitualmente é feito pelo padre que nele aparece. Não é isso, para mim, que está em causa em relação à medíocre questão do Abraão. Segundo se infere da sua proposição, só podem falar sobre amor, casamento, sexo ” e etc” quem tiver ” experiência no assunto”.

    Mas o que será isso de ter ” experiência no assunto” que condicionará alguns seres humanos a poderem, segundo o Loureiro, emitir opiniões sobre temáticas que se relacionem com amor, casamento, sexo ” e etc” ( sic…) ? Será preciso algum ser humano ter a primeira relação sexual para poder falar de sexo ? Até aí ficará intelectualmente incapaz de falar sobre sexo ? Quem nunca se tiver casado não pode emitir opiniões sobre o casamento ? Quem viver em união de facto já não pode emitir a sua opinião sobre o casamento porque nunca foi casado ? Quem não tiver ainda vivenciado uma experiência de amor e paixão não pode falar sobre amar e paixão ?

    Os adolescentes que ainda não tiverem usufruído do amor, paixão e sexo juvenis não têm legitimidade para se pronunciarem sobre o amor, a paixão, o casamento e o sexo ? Só terão essa capacidade a partir do momento que passem subjectivamente por essas experiências  ? Não poderão, filosoficamente, por exemplo, considerar que só quererão ter sexo numa relação de amor ? E outros que não será necessário um envolvimento de amor para terem sexo ? Ou que só terão sexo numa situação de casamento ? Outros porventura só numa relação de união de facto ? Outros quando a ocasião para o sexo surgir, independentemente da ocorrência de amor e paixão ?

    Claro que poderia aqui multiplicar os exemplos, para demonstrar o nível deprimentemente baixo deste texto do Abraão.

    Quanto ao seu caricato ” e etc” , só dá mesmo vontade de rir.

    Aliás, este ” D.A.” é, cada vez mais, uma completa anedota.

    • HAMONBAAL

      Sim !  Sim !

      E espero que comecem a fazer entrevistas a cegos de nascença opinião sobre pintura,  a surdos sobre o panorama musical, a paralíticos sobre o queé a sensação de ganhar a maratona olímpica, a quem não sabe nadar se prefere nadar de costas ou de bruços etc etc.

      Sem dúvida serão as pessoas mais habilitadas para o fazer.

      Seriam programas extremamente interessantes.

      • Ateu sim, e dai ?

        Estão acostumados. Falam que deus quer isso, deus odeia aquilo e sem nunca jamais terem visto o paizinho ET esquisito e inexistente.

        • HAMONBAAL

          Exacto é essa “fantástica” capacidade dos crentes para afirmar tudo e mais alguma coisa sem base nenhuma que me fascina.

          Estou a ver se descubro qual é o mecanismo psicológico por detrás disso.

          A maneira como eles distorcem os textos bíblicos de modo a que digam sempre o que eles querem, ora uma coisa ora o seu contrário, conforme lhes dá jeito deve dar uma boa pista.

          São técnicas milenares de aldrabice aperfeiçoada por verdadeiros mestres e bem espremido aquilo deve dar a motivação psicológica por detrás de tamanhas afrontas à lógica e à verdade.

          A questão NT/AT é particularmente relevante.

          Como hoje em dia lhes convém passar uma imagem soft, não hesitam em transformar o DEUS DOS EXÉRCITOS de mãos sangrentas descrito nos textos num super-pacifista paizinho bonacheirão dado à lágrima fácil.

          Sem mais.

          O facto de o NT CONFIRMAR os massacres do deus dos exércitos não os demove minimamente das liberdades interpretativas mais dementes.

          Estas acrobacias morais são verdadeiramente chocantes.

          Mas se o estado laico fosse à vida depressa voltavam às interpretações mais ligadas ao texto…

  • Kavkaz

    A organização católica “Obra Social das Irmãs Oblatas” propôs à Câmara Municipal de Lisboa o surgimento de um bordel na Mouraria, com o nome pomposo de “safe house”, “onde possa ser garantida a segurança física e psíquica das profissionais do sexo”.

    A Câmara Municipal de Lisboa está a estudar a proposta piedosa.

    Recordo-me de nos anos a seguir ao 25 de Abril de 1974 ter participado no combate ao flagelo das casas de prostituição. Penso que o seu regresso seria um retrocesso.

    http://www.publico.pt/Local/antonio-costa-rejeita-surgimento-de-bordel-mas-estuda-safe-house-1535882

    • antoniofernando

      Andas muito pudico. Por mim, acho bem preferível haver casas de prostituição legalizadas, onde haja controlo sanitário das prostitutas, do que andarem nas ruas sem nenhuma espécie de aplicação de regras de saúde pública. A prostituição é uma realidade inultrapassável e suscita pertinentes preocupações de profilaxia social.

      Andaste ” no combate ao flagelo das casas da prostituição”, a mando de quem ?

      E resultados desse ” combate” ? Conseguiste erradicar a prostituição e as casas de alterne e de ” meninas” ?

      Só lês o JRS, claro que não vais ler livros sobre sociologia da prostituição.

      • Kavkaz

        Meio-Papa Pssst…, o rasgador da Bíblia!

        Poderias dar a tua própria casa para albergar o “safe house”. Estás à espera de quê? Davas o exemplo! Já te estou a imaginar a abrir as portas às “meninas”, como lhe chamas.

        Sim, foram erradicados os polos de prostituição onde haviam naquele tempo. Claro que tu gostarias que lá estivessem e se mantivessem em nome da “sociologia da prostituição”. Sempre poderias visitar esses locais, piamente falando, claro. Os clientes serão os outros, menos os padres que esses nunca praticam sexo, teoricamente, pois são obrigados pelo Vaticano ao abstencionismo para poderem trabalharr na sua profissão.

        Terás de continuar SEMPRE a engolir os textos de José Rodrigues dos Santos, pois eles são exemplares para o esclarecimento da Mentira, vigarice mesmo, da religião cristã.

        O padre Anselmo Borges da tua Igreja Católica caída por ti em desgraça apadrinhou o lançamento do livro “A Fúria Divina”. Tu, que ainda não leste o livro de JRS, és o chico esperto, como a Igreja Católica, que sabe criticar o livro mesmo sem ainda o ter lido. O padre Anselmo Borges para ti deve ser um padre estúpido que não sabia o que fazia ao apresentar o livro apesar de o ter lido. Se te visses ao espelho de vez em quando percebias que és mais incongruente do que um atrasado mental.

      • stefano666

         as proprias freiras viram prostitutas dos padres nos conventos…

    • stefano666

       certamente pq a Irmãs tem casos lascivos.

  • Kavkaz

    Abraão Loureiro, tem razão de ser a sua pergunta e que os crentes comentaristas mal souberam ler e pior compreenderam:

    – “…qual a razão de ter SEMPRE um convidado profissional de religião cristã, neste caso católico, sem experiência no assunto…?”

    O “Diário Ateísta” é um blog muito procurado por alguns fanáticos religiosos
    que sofrem de nítida incapacidade de leitura e compreensão, de raciocínio, dos textos claramente simples apresentados. O dogmatismo que lhes é ministrado na escuridão religiosa tapa-lhes a visão do mundo livre e da Verdade.

    A religião é um negócio tenebroso!

    • antoniofernando

      És tótó e não aprendes assuntos elementares:

      A questão não é a intervenção de um padre no mencionado debate. Ou seja, não é o SUJEITO da proposição do Abraão que é relevante, mas o respectivo PREDICADO:

      Não ter, supostamente, EXPERIÊNCIA DO ASSUNTO para falar sobre assuntos de amor, casamento, sexo ” e etc”.

      Equacionamos, porém, duas hipóteses, seguindo a linha de raciocínio do Loureiro:

      a) Padre católico, não casado e sem ” experiência no assunto”;

      b) Pastor protestante, casado e com ” experiência no assunto”;

      Moral da história: Se o pastor for protestante e casado ” já” poderia emitir opinião sobre amor, casamento, sexo e ” etc”.

      Com gente tão taralhoca, o ateísmo em Portugal há-de ir longe, mas é no Dia de S. Nunca À Tarde…

      • Kavkaz

        Pssst…. sem Antigo Testamento,

        Tótó foi o teu pai que não te deu educação e te enviou para a a catequese em vez de te dar correcção. A partir daí continuaste bruto, na forma de cristão que não raciocina e não sabe ler o que aqui se escreve e lhe deturpa o sentido.

        O que Abraão Loureiro escreveu é uma frase com vários elementos. O termo “SEMPRE”, relacionado a presença continuada de um padre católico na T.V., foi por ti ignorado propositadamente. Portanto, quando colocas a hipótese de ser padre de outra confissão já estás a extrapolar o tema. Atiras bolas fora, como de costume, para esconderes a tua falata de inépcia de não saberes interpretar o que está escrito no post inicial.

        “Sem experiência no assunto”: é evidente que a observação é correcta. Tu armado em defensor e representante dos padres católicos, cuja Igreja dizes ter abandonado, o que só mostra não teres representação para tal, finges não perceber que um solteiro não é a pessoa certa para falar da vida dos casados. Percebo que te convém armar-se em sabichão, mas só cais no ridículo e fazes rir!

        • Ateu sim, e dai ?

          Deve ser por isso que crentes são chamados de ovelhas. O pastor as engorda e come . Ovelhinhas, não leem, não entendem e só fazem béeeee.

          • Ateu sim, e dai ?

            quis dizer améeeeeen  (leia com voz de ovelha, fica engraçado)

  • Ateu sim, e dai ?

    Um padre poderia falar, e com muito mais experiência, sobre pedofilia. principalmente.
    As ponderações dos crentes são ridículas. Por que o padre e não o jardineiro, por exemplo?
    E que tal um padre em um debate sobre a teoria da evolução ?
    Um médico para falar de construção civil ou um engenheiro contestando a neurocirurgia ?

    • Joaquim Silva

      E se for um padre a discursar sobre Cosmologia, já pode ser ?

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Georges_Lema%C3%AEtre

      • Ateu sim, e dai ?

        Claro que Georges Lemaitre pode falar sobre cosmologia; ele tem autoridade no assunto e é um cientista muito respeitado até hoje.
        Mas o que isso tem com a discussão ?
        O tema é pessoas sem conhecimento em uma dada área emitirem palpites.
        Leia o texto acima novamente; acho que não compreendeu o assunto.

        • Joaquim Silva

          Compreendi. E também entendi que você acha que qualquer padre, pelo facto de o ser, poderia falar ” com muito mais experiência” sobre pedofilia.

          ” E que tal um padre em um debate sobre teoria da evolução” ?

          E depois, porque não ? Gregor Mendel é um bom exemplo.

          • Kavkaz

            Joaquim Silva, você estatelou-se ao comprido na sua intervenção inicial. Levou a lição para “iniciados” que merecia. Agradeça a lição a quem lha deu e não continue com novos desatinos e perguntas ridículas fora do tema do post. Só fará rir!

          • HAMONBAAL

            Caro Joaquim.

            Até parece que está empenhado em passar por analfabeto.

            O Ateu já lhe disse umas três vezes SEM EXPERIÊNCIA NO ASSUNTO.

            Porque insiste em falar de padres especializados nas áreas que refere ?

            Sim, Mendel é especialista em teoria da evolução, mas se calhar o padre da sua paróquia já não.

            Por isso era ridículo porem o padre da sua paróquia como especialista em evolução ou em quaisquer assuntos dos quais não tenha qualquer experiência.

            Entretanto nenhum deles tem qualquer experiência do CASAMENTO pelo que é ridículo colocarem todo e qualuqer padre, mesmo que fosse o Mendel, a opinar na qualidade de especialista no assunto.

            Continue a fingir que não percebe e a citar padres especialistas noutros campos.

            Já estamos habituados às vossas fugas.

  • Ateu sim, e dai ?

    Sugiro um debate sobre o deus portátil comprado em um sex shop. Na verdade, foi comprado um vibrador da marca “paraíso”. Alguém  o comprou porque associou paraíso com deus. Levou um vibrador e achou que fosse deus. Quanto ao fato de ter entrado em um sex shop acreditando tratar-se de uma igreja, foi um erro compreensível. Os dois tipos de comércio estão muito assemelhados atualmente.

  • HAMONBAAL

    Pois.

    Parece que o senhor padre se viu à rasca.

    Afinal parece que só o sexo identifica o amor esponsal com o amor divino.

    É para desconfiar muito deste amor divino…

  • GriloFalante

    Aquele padre é uma autêntica anedota! Ele já andou, durante muito tempo, pela RTP1, julgo que pelas mãos do pio Jorge Gabriel; mas um número não desprezável de telespectadores tanto chateou o Provedor, que o rapaz lá teve de ir cantar para outra freguesia. E como canta mal, o rapaz! Quer dizer, cantar mal, não canta, que ele até nem desafina; mas cantar com a voz “colocada” para falar, só pode dar “naquilo”. 

  • Kavkaz

    PUBLICIDADE

    Vendem-se deuses portáteis a crentes!

    Muito prático e útil. Você terá sempre dentro de si um deus que o acompanhará a todo o lado. Um deus de estimação. Um deus só seu e só para si!

    A promoção do deus portátil é excelente e tem a seu favor a qualidade e características extraordinárias. O deus portátil não pesa, vai dentro de si e estará sempre presente em qualquer momento da sua vida, sejam festas e baptizados, sejam momentos difícieis como o de pagar os impostos ao Estado sofregador e endividado.

    Você pode sempre falar, perguntar, rezar com o seu deus portátil. Ele nunca lhe responde para não o desiludir. É um deus cego, surdo e mudo. Por tudo isto deve aproveitar este lançamento promocional extraordinário do deus portátil que fará a sua vida mais cheia.

    Dão-se referências de quem lhe pode relatar a transformação da vida com um deus portátil. Pode contactar, por exemplo, o Meio-Papa Pssst… Ele é nosso cliente e está muito contente e satisfeito.

    Irmãos, não percam esta oportunidade. Comprem um deus portátil antes que se esgote!

    IGREJA DO DEUS PORTÁTIL

    • GriloFalante

      Eu só compro se, comprovadamente, for o pai de Jesus.

      • Kavkaz

        Caro Grilo Falante,

        Compre o seu deus portátil com fé. Quando se tem fé verdadeira um deus portátil será pai de quem você desejar! 

      • Ateu sim, e dai ?

        Desde que você pague em dinheiro, o padrepastorrabino o convencerá de que é o pai de jesusmaomé. Mas cuidado! não demostre dúvida, pois se duvidar, o padrepastorrabino ficará com seu dinheiro e lha dará um produto  chinês de qualidade duvidosa ( uma réplica quase fiel do original, mas que pára de funcionar assim que cruzar a saída)

    • HAMONBAAL

      Mas por onde se introduz isso ?

You must be logged in to post a comment.