Loading
  • 11 de Fevereiro, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Catolicismo

Afinal não são os 99% da chantagem com o Governo

O bispo do Porto considera que os católicos da diocese podem ser vistos como um “pequeno rebanho” no contexto de uma sociedade cada vez menos cristã, “sobretudo em meios urbanos e suburbanos”.

21 thoughts on “Afinal não são os 99% da chantagem com o Governo”
  • HAMONBAAL

    De facto não é a crença ou falta dela que irrita.

    O que és nojento és esta faculdade das pessoas dizerem ora uma coisa ora o seu contrário consoante as suas conveniências.

    No caso da igreja é grotesco este constante oscilar entre a bravata dos 99% quando se trata de chantagear o governo e as choradas admissões de que são apenas uma pequena minoria quando tentam apelar ao esforço proselitista do “rebanho”.

    • Anónimo

       veja essa heresia. com o tempo .. a igreja aceitou essa heresia.. pois boa parte do dinheiro que ela ganha vem dos catolicos dos EUA
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Americanismo
      Americanismo é o termo usado no início do século XX pela Igreja Católica para se referir àquilo que ela julgava ser uma heresia, praticada por muitos elementos da Igreja Católica nos Estados Unidos. Essencialmente, este rótulo era sobretudo aplicado aos bispos norte-americanos por bispos de outros países (e pelos Papas).
      Aspectos dogmáticos

      A heresia americanista é definida como o endosso (em vez da mera
      tolerância) daquilo que a Igreja Católica daquela época definia como
      princípios anticatólicos, os quais eram abraçados pelos Estados Unidos: liberalismo, individualismo, racionalismo, liberdade religiosa, liberdade de pensamento, secularismo, laicismo, separação da Igreja e do Estado, etc.

  • Kavkaz

    Os 99 % são os erros no que dizem. O restante, 1%, é qundo acertam!

  • antoniofernando

    Manuel Clemente é um homem culto e que fala habitualmente de forma inteligente e sagaz. Uma das mais brilhantes personalidades da Igreja Católica. Mas discordo completamente dele quando se refere a uma ” sociedade cada vez menos cristã”. Em primeiro lugar, o Catolicismo não engloba todas as igrejas cristãs, não católicas. Por outro lado, há muita gente cristã que não frequenta missas nem comunga de liturgias dominicais. Os cristãos são aqueles que se revêem essencialmente na Doutrina de Cristo e nos Evangelhos. Em terceiro lugar, hoje existe uma literacia cada vez mais alargada, que afasta muitas pessoas, incluindo eu, de tantas formas teológicas obsoletas.

    Para um grande número de católicos e cristãos, dogmas como o da Virgindade Perpétua de Maria, sua ” Dormição” ou Ascensão ao Céu em corpo e alma , Inferno Perpétuo, Limbo Infantil, Ressurreição física dos corpos depois da morte, Pecado Original e outras bizarrias conceptuais, do mesmo estilo, já não convencem uma vasta multidão de crentes.
    O fenómeno anti-cristão da superstição fatimista da Cova da Iria também já teve melhores dias.

    Mas o Cristianismo, enquanto memória dos ensinamentos de Jesus de Nazaré, na sua essência, na sua generosidade, no seu elevado sentido ético, esse é um património religioso da maior grandeza, que vai perdurar contra todos os ataques ateístas e contra todas as deturpações lefebvristas reaccionárias.

    • Kavkaz

      Ele é culto, mas não acertou no que disse? Há lá algum que acerte?

      • antoniofernando

        Discordo dele nos termos do meu anterior comentário.É verdade que a instituição Igreja Católica está a passar por uma enorme crise, abalada por inúmeros escândalos, mormente os que respeitam ao abuso sexual de menores. Mas a comunidade dos crentes católicos não se confunde com a  sua hierarquia. Há católicos, desde a extrema- direita à extrema esquerda, com posições políticas muito diversas, exactamente como haverá ateus da extrema- direita à extrema esquerda. Bento XVI já não consegue segurar essa nau tormentosa, em que se transformou a instituição ideológica eclesial. Faltam-lhe a vontade e o rasgo para impor mudanças revolucionárias necessárias no seio da instituição que dirige.

        Mas Manuel Clemente também referiu o incremento da acção missionária dos católicos e isso é um enorme bem. Ainda no mais recente congresso da CGTP, ficou destacada a relevante corrente sindical católica que integra essa confederação e Carvalho da Silva chegou a ser membro da Juventude Operária Católica.

        Portanto, Manuel Clemente, que muito admiro, tem em parte razão no que afirma. Mas esqueceu-se que o Cristianismo é muito mais abrangente do que o Catolicismo e há algumas semanas vi na televisão o conhecido maçon, e homem igualmente admirável, que é o António Arnaut afirmar-se agnóstico cristão. Como vês, é sempre preciso separar as águas quando  analisamos qualquer texto…

        • Kavkaz

          Na Igreja Católica não acertam mesmo, pois não?

          Deve ser feitio…

          • antoniofernando

            Não dás para mais, que se há-de fazer ? Deve mesmo ter sido defeito de nascença, no fundo não tens culpa, até tenho pena de ti.

          • Kavkaz

            E tens pena da Igreja Católica que não acerta?

        • Ateu sim, e dai ?

          O que discurso ideológico tem com religião ?
          Fica sem respostas e dana a soltar asneiras, tolo ?

          • antoniofernando

            De vez em quando falta-me pachorra para te aturar, grande monte de merda, mas, quando a paciência voltar, sou capaz de tomar um tempito a dar-te a resposta que mereces. Espera sentado, tá, tótó ?

          • Molochbaal

            Ultimamente as tuas respostas apresentam uma melhoria clara.

            A sério.

            Quando insultas tout court és muito mais educado do que quando tentas enganar as pessoas.

             

    • HAMONBAAL

      Na sua generosidade.

      Diz-me fifi, um pai generoso manda arrastar os seus filhos para a tortura infernal ?

      É que, quem fala em inferno é o JC…

      • Anónimo

         deus é toa bom e generoso quanto Stalin

        • HAMONBAAL

          Um bocadinho pior.

          Porque o Estaline, coitadinho, só podia torturar as suas vítimas até à morte, enquanto deus entretém-se a torturá-las para toda a eternidade.

          • Anónimo

            http://www.youtube.com/watch?v=VS1jBintjME
            Praga vai indenizar a igreja por causa do comunismo. Mas nao me lembro de ver a igreja indenizando Praga pelo seu apoio ao dominio dos Habsburgos e de Hitler contra a nação checa.

      • Anónimo

         http://prod.midiaindependente.org/pt/blue//2011/03/489016.shtml

      • antoniofernando

         E um cházinho de tília, tótó, já experimentaste antes de bateres com a tola nas paredes ?….:)

        • Molochbaal

          Ah !

          E isso é suposto provar que um pai extremoso arrasta os seus filhos para os infernos ?

    • Ateu sim, e dai ?

      Fantàstico ! Sempre leio algo aqui sobre a ética de gzuis. Vamos lá:1- O “bom” samaritano. Quer discurso mais racista e xenófobo ? Por que o BOM samaritano ? porque o gzuis os considerava inferiores. Se o gajo aparecesse hoje talvez fizesse o discurso do “bom ” negão ou o “chinês” honesto ou o “bom e justo” mulçumano.
      Tem crentóides que ainda acreditam nesse palhaço !
      2- o filho pródigo. Outra idiotice. Pergunto: qual PAI abandona seu filho ? (pai foi em letras maiúsculas porque sei que tem pai pilantra ). Então não há nenhuma novidade no discurso. Só um crentóide mesmo para se encantar com tanto monte de merda.
      3 – gzuis era judeu até os cabelos do buraco que não pega sol; se o caboclo mandasse no mundo a icar e todos os seus seguidores estariam batendo a “cabeça no muro”.
      Ética de gzuis…. faz-me rir, tonto !

You must be logged in to post a comment.