Loading
  • 4 de Fevereiro, 2012
  • Por Ricardo Alves
  • Laicidade

«Imaculada Concepção»: um disparate de feriado

O Anselmo Borges escreve hoje que «a Igreja lidou mal com o problema [dos feriados], ao situar-se no plano de reivindicação perante o Estado: dois feriados religiosos face a dois civis. No quadro de boas relações mútuas, a Igreja não pode nem deve colocar-se no plano da igualdade com o Estado». Só posso concordar. E assim se prova que até um padre pode ser politicamente não clerical. Também acompanho quando a seguir defende a manutenção dos feriados do natal e da páscoa citando razões que ultrapassam a religião. Já tenho que protestar quando afirma que «a Imaculada Conceição é a Padroeira e lembra as mães». Será assim, respectivamente, para monárquicos e católicos.Em 1646, o rei João IV proclamou que a «Senhora da Conceição» dos católicos seria padroeira do reino de Portugal. Do reino, note-se. A República não tem padroeira. E em 1854 (a 8 de dezembro), o papa Pio 9º definiu o celebérrimo «dogma da imaculada concepção de Maria», segundo o qual a mãe do Cristo fora «gerada sem pecado» (os avós do Cristo não copularam, de acordo com o papa); e mais, mantivera-se «santa» toda a vida, o que na definição da igreja dos católicos inclui a abstenção de vários prazeres mundanos dos quais as mulheres portuguesas (incluindo as mães), que eu saiba, não se abstém. É certo que a ICAR acha que mesmo não se abstendo do prazer carnal as mulheres deveriam colocar-se como ideal não ter prazer. Mas a verdade é que não se colocam esse ideal, que eu saiba. E ainda bem. Para elas e para os homens.

[Esquerda Republicana/Diário Ateísta]
5 thoughts on “«Imaculada Concepção»: um disparate de feriado”
  • antoniofernando

      “(os avós do Cristo não copularam, de acordo com o papa)”

    RA

    Outra anedota do Ricardo Alves. Eu não aceito o dogma da Imaculada Conceção nem o do Batismo, nos termos que fazem parte da dogmática católica, na qual não me revejo.

    Mas afirmar que ” os avós do Cristo não copularam, de acordo com o papa” constitui uma tirada de uma ignorânciateológica crassa.

    Em nenhuma parte dos evangelhos se refere que a ” imaculada conceção”  resulte da ausência de intimidade sexual entre os pais de Maria.

    Segundo essa dogmática, Maria teria nascido, sim, sem o ” pecado original”, dogma que igualmente não aceito e que também não está inscrito em nenhuma parte dos evangelhos.

    Aqui, neste deplorável “D.A.” não são só os pontapés na gramática que abundam, mas também a ausência de rigor na mera transcrição do sentido da própria dogmática católica, concorde-se ou não com ela.

    • Jorge Medeiros

      Acrescento que em nenhuma parte dos Evangelhos se alude à Imaculada Concepção de Maria.Esta resulta apenas de uma especulação teológica e dos arrimos mariólatras de Afonso de Ligório,mais tarde acolhidos por Pio IX.

  • antoniofernando

      “e mais, mantivera-se «santa» toda a vida, o que na definição da igreja
    dos católicos inclui a abstenção de vários prazeres mundanos dos quais
    as mulheres portuguesas (incluindo as mães), que eu saiba, não se
    abstém.”

    RA

    Essa é a teologia ficcionada da Igreja Católica, que respeito mas não subscrevo.
    Maria e José viveram como esposos e não havia nenhuma razão para não terem tido a sua intimidade sexual. O Evangelho de Mateus apenas refere que essa intimidade não sucedeu ” enquanto não teve o seu primogénito”. E vários evangelhos falam dos irmãos de Jesus. O seu irmão biológico Tiago teve um papel preponderante nos primitivos tempos cristãos e, como tal, foi referenciado por S. Paulo, que se referia a Tiago como o ” irmão do Senhor” e ainda por Flávio Josefo, numa passagem em que relata a lapidação de Tiago, enquanto irmão biológico de Jesus Cristo.

    Por isso, dúvidas não podem razoavelmente existir,à luz de uma interpretação séria dos evangelhos, que Maria e José viveram plenamente como esposos e tiveram mais filhos em comum para além de Jesus.

  • Anónimo

    Os filhos da Madonna e Cicciolina também foram gerados sem pecados..

You must be logged in to post a comment.