Loading
  • 27 de Janeiro, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • AAP

Associação Ateísta Portuguesa – Carta ao PM

Senhor primeiro-ministro Pedro Passos Coelho:

A Associação Ateísta Portuguesa (AAP) ficou perplexa com a ameaça do Governo de, após várias tergiversações, regressar à proposta daeliminação do dia 5 de Outubro como feriado nacional.

Tão grave como o atentado à memória histórica da matriz do nosso regime é a cedência de um estado constitucionalmente laico à chantagem eclesiástica da religião particular que a democracia tem injustamente cumulado de privilégios.

Não foi na defesa dos trabalhadores que a Igreja católica exerceu a chantagem, foi na manutenção de um feriado que assinala a improvável Assunção de Nossa Senhora ao Céu, evento de que se desconhece a data, o itinerário e o meio de transporte.

A direção da AAP, certa de interpretar o sentir das centenas dos seus sócios e de muitos portugueses (céticos, agnósticos, livres-pensadores, crentes de várias religiões e, até de católicos a quem repugna ver Portugal transformado num protetorado do Vaticano), repudia a ingerência clerical na política do Estado português bem como a cedência deste à arrogância da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Assim, a AAP apela ao Governo para que reconsidere o ato de genuflexão perante a CEP, ato incompatível com a natureza laica do Estado.

Certa de que o bom senso imperará, a AAP aguarda que o sentido de Estado de V. Ex.ª se sobreponha à beata cedência ao proselitismo religioso e que a paz religiosa não seja perturbada pela a humilhação do Estado de Direito.

Confiando na manutenção do feriado de 5 de Outubro e na perpetuação da homenagem aos heróis da Rotunda,

Apresentamos os nossos cumprimentos.

Direcção da Associação Ateísta Portuguesa – Odivelas, 27 de Janeiro de 2012

40 thoughts on “Associação Ateísta Portuguesa – Carta ao PM”
  • antoniofernando

    “…a AAP aguarda que o sentido de Estado de V. Ex.ª”

    Ai tão reverencial, tão cheio de maneirismos, tão curvilíneo em modos de ” Vossa Excelência”…

    Ao que isto chegou….

    • Anónimo

      e o que dizer da expressão “Vossa Santidade”???

      • antoniofernando

        Não uso, não emprego, não trato ninguém por Vossa Excelência nem por Vossa Santidade.Satisfeito ou precisas que te repita ?

        • Anónimo

          tudo bem… então você trata o papa como ?

          • antoniofernando

            Agora deu-te para o interrogatório, foi ? Olha que o tempo da pide já acabou. Trato o papa por papa, como é que achas que devia ser ? E os teus amigalhaços ayhatollahs por ayhatollahs. Não sou dado a tratamentos reverenciais, ao estilo de ” Vossa Excelência” e  de” Vossa Santidade” ou similares.

  • antoniofernando

    Portugal é um país deprimente. A seguir ao Sócrates, o povo português tinha que meter um Coelho no poleiro, não descansou enquanto não elegeu essa malta que nos anda a desgovernar, ao tom do mais estupidificante neo-liberalismo. Enquanto não estivermos todos recessivamente arruinados, o masoquista povo português há-de continuar a eleger malta do mesmo estilo. Depois, já sabe do que a casa gasta. Andaram também por aí umas notícias sobre alegadas influências financeiras de um certo grupo esotérico de pressão nos destinos da governação, que devem deixar muito embaraçado um homem notável, maçon e agnóstico cristão, chamado António Arnaut.

    Agora só faltava aparecer o reverencial esperança a tratar o Coelho por ” Vossa Excelência”…

    O nosso país não tem mesmo emenda…

  • JoaoC

    Heróis? Assassinos a chamar heróis a outros assassinos… Realmente, isto está mesmo anedótico!

    Ao que chega o desespero 🙂

    Reduzam-se à insignificância que representam e à baixa dignidade a que se dão a mostrar.

    • Anónimo

      “Assassinos a chamar heróis a outros assassinos… “Também, podias ser um pouco mais benevolente para com a seita da ICAR. Eles só mataram uns milhões de pessoas, nada de mais.

      • JoaoC

        Pois claro, pois claro… Essa já é velha 🙂 E gasta.. Podiam arranjar uns argumentos melhorzitos para insultar e ofender a Santa Igreja de Deus, caluniando-a, como caluniaram Nosso Senhor, os gloriosos mártires e os que defendem a Verdade.. É que esses argumentos são sabidos, e mais que sabidos…já enjoam um bocadinho! Ou é os “milhões de hereges” que a “Igreja” assassinou, ou é os “milhares (milhões (?!))” de “crianças” abusadas, ou as incongruências do banco e dinheiros do Vaticano, ou é o que mais conseguirem inventar…

        Chatos… Mas nós gostamos de os ouvir, para esboçar um sorriso face a tanta ignorância e má-fé. E fazer-nos rezar mais e mais, pedindo a Deus o “perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não O amam”, pedindo a graça para eles (vós) da conversão e penitência final (se for antes, melhor ainda), contribuindo assim para a salvação da humanidade.Deixo-vos com a promessa – que para vós é tida como ameaça á prpagação da vossa doutrina infernal – da Rainha de Portugal, minha e vossa Mãe Santíssima:”Em Portugal, conservar-se-á sempre o dogma da Fé (…) Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará!” (Nossa Senhora, em Fátima)Tch!… Chatice para os ateus/comunas/maçons e toda a espécie de seitas paridas pelos poderes do Inferno, não é?!

        • Nuno Silva

          “Em Portugal, conservar-se-á sempre o dogma da Fé (…) Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará!” (Nossa Senhora, em Fátima) 
          Atribuiu realmente esta citação a nossa senhora em Fátima? 

          Há alguma gravação em cassete audio ou em vídeo, ou uma carta assinada por alguém que se chama Nossa Senhora ou é só um diz que disse que ouviu que viu?

          • Anónimo

            Os famitimistas disseram o mesmo em 1942.. na epoca da batalha de Stalingrado. “Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará!””

            (falam tanto da conversão da Russia)

          • antoniofernando

            A ” Nossa Senhora” de Fátima era uma menina de cerca de 15 anos, que não mexia os lábios enquanto falava, trazia um vestido pelos joelhos e usava umas meias brancas, segundo consta nos primeiros interrogatórios da Lúcia. Essa foi a versão de Fátima 1. Depois,em Fátima 2, mestre Thadim deu um ” jeitinho” à menina e transformou-a em ” Nossa Senhora”. Tudo isso pode ser visto nos estudos fatimistas de Moisés do Espírito Santo. Fátima foi uma manipulação escandalosa de Maria de Nazaré e uma deturpação grosseira do Cristianismo. Para usar uma terminologia aferida pela matriz cristã, Fátima é tão-somente uma demonstração grosseira e patética de uma superstição fatmista que, de cristã, não tem rigorosamente nada. A ” Nossa Senhora” de Lourdes, essa, apareceu revelada com olhos azuis. Aliás, o Catolicismo tratou também de deturpar a real posição de Maria de Nazaré, outorgando-lhe o título, nada inocente, de endeusada ” Nossa Senhora”, que é absolutamente abusivo em face do que exactamente consta nos Evangelhos relativamente à figura de Maria de Nazaré.

            P.S. Agora, apareçam os  grunhos do costume a catalogarem-me de ” católico”, que é para eu divertir mais um bocadinho com as vossas habituais tontices.

          • Anónimo

            e pq os fatimistas tinham russofobia?

          • JoaoC

            “Senão, (a Rússia) espalhará os seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja e ao Santo Padre”. Comunismo, promoção do gayzismo, o maior número de abortos, fora o que ainda virá (por a consagração estar por fazer) dessa nação é o quê? Não há Russofobia. Há o desejo de que a Rússia (assim como todo o mundo, mas a Rússia em especial, devido aos erros que espalha, espalhou e espalhará) se converta à Fé Católica. Infelizmente, para isso, falta um Papa que não tenha medo e consagre essa pobre nação ao Imaculado Coração de Maria e, assim, anular o castigo iminente do Céu que paira sobre o mundo!

          • Anónimo

            e por ke “Fatima” não disse nada a respeito de certo austriaco de bigode pequeno???

          • JoaoC

            Falou contra o comunismo . E como sabemos, Nazismo, Comunismo, Socialismo, maçonaria, etc.. é tudo o mesmo: Filhos paridos do centro do Inferno.

          • Anónimo

            pela lógica o a igreja é filha parida do inferno!!!

          • Anónimo

            mas não falou contra bigodudo austriaco… pelo visto… ele era filho da santa madre igreja!!

          • HAMONBAAL

            Ah !

            Portanto, como ela falou do comunismo isso vale para tudo o que tu não gostes.

            Estou a ver como vocês interpretam a bíblia ao contrário para justificar tudo oq ue vocês querem.

            Não falou dos perigos do tabagismo ?

            Mas falou !

            Então, ao falar do comunismo vale para tudo o que a gente quiser acrescentar !

            Assim até pomos a bíblia a justificar receitas d epastéis de nata.  Tudo o que quisermos.

          • Anónimo

            Fátima não falou nada contra o bigode austriaco… por que será??

          • Anónimo

            Fátima não falou nada da pedofilia ou de Marcinkus?? Por que?
            sera porque Marcinkus e os pedofilos são homens de Deus?

          • Anónimo

            engraçado… a Russia czarista oprimia minorias catolicas… mas não me lembro de nenhum texto condenado o czar

          • Ateu sim, e daí ?

            esse aí é completamente maluco !
            não gaste o seu latim com esse maluquete ! esse é completamente alucinado.

          • Anónimo

            Eu, no teu lugar, começava por espalhar a “fé católica” na Arábia Saudita.

          • Anónimo

            seria divertido isso!!! morreria de rir

          • Anónimo

            a mensagem de Fátima não alerta contra Hitler. Estranho….

          • HAMONBAAL

            Infelizmente a nossa senhora esqueceu-se de avisar os mundo dos perigos do nazismo.

            Também não admira, quando ela apareceu aos pastorinhos ainda não existia nazismo.

            O que é querem ?

            Pensam que ela é bruxa para ter de adivinhar as coisas ?

          • antoniofernando

            Conheces a lei da causa e do efeito ? Então procura saber o que aconteceu na ex-URSS em relação à perseguição religiosa e à edificação de um estado exclusivamente ateísta, onde não havia lugar para manifestações de livre religiosidade e encontras a resposta. Depois podes procurar averiguar a atitude persecutória, mesquinha e achincalhante do Afonso Costa em relação à Igreja Católica e tens outra resposta complementar.

          • Anónimo

            outra vez o cliche da pwerseguição religiosa??? Falemos da perseguição religiosa na Russia czarista… na Croacia nazicatolica do no Vietnam de Ngo Dinh DIem…

          • Ateu sim, e daí ?

            Interessante !
            Já que concluiu corretamente que a tal aparição é apenas uma farsa, vá em frente e conclua que tudo o mais também é armação. A tal moral de jesus, os discursos boçais, os evangelhos escritos muito depois do tal jesus e a tão decantada ( mas falsa) ética de jesus. Tudo é uma farsa, feita sob medida para manter o papadófilo e sua corja na vidinha mansa dos almoços grátis.

          • HAMONBAAL

            Ó fifi, não digas isso.

            Olha que isso chama-se heresia.

            Sabes oq ue os teus queridos papas, que defendes com unhas e dentes, faziam aos hereges não sabes fifi ?

            Cayetano Ripoll (Solsona, 1778 – Valência, 31 de julho de 1826) foi um professor espanhol. Acusado de não acreditar nos dogmas católicos, foi condenado à morte por heresia e executado em Valência, pela forca. Foi a última vítima da Inquisição espanhola.[1]

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Cayetano_Ripoll

            Continua a lamber-lhes as botas.

          • JoaoC

            Não vou entrar por aí. Não estou com tempo para defender a veracidade inequívoca das aparições na Cova da Iria. Por incomodar até membros da Hierarquia, já para não falar na quanta comichão e alergia que ela faz aos anti-católicos (exactamente por ser verdadeira!) e ateus.

          • Anónimo

            Há testemunhas. O Tomás da Fonseca indica-as todas, no seu “Na Cova dos Leões”. Nomes, idades e moradas.

        • HAMONBAAL

          “Relatos da quantidade de cadáveres arremessados nos rios afirmam uma visível contaminação, de modo que ninguém comia peixe, pelas condições insalubres do local.”
          Relatos do massacre de S. Bartolomeu em que os cristãozinhos católicos massacraram os seus queridos irmãozinhos, os cristãozinhos protestantes.

          Sim, é sabido que vocês são todos muito bonzinhos.

          http://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_da_noite_de_São_Bartolomeu

  • Jairo

    A Igreja pronunciou-se contra o nazismo. A famosa encíclica de Pio XI, “Com ardente preocupação”. 

    http://neoateismoportugues.blogspot.com/2011/08/o-ardente-fanatismo-de-palmira-silva.html

    Dois pequenos exemplos das várias condenações que lá constam:

    «Quem exalta raça, ou povo, ou estado (…) quem eleva estas noções acima do seu valor comum e as diviniza a um nível de idolatria, distorce e perverte  uma ordem do mundo planeado e criado por Deus.» 

    «Ninguém poderia, a não ser mentes superficiais, cair em conceitos como um Deus nacional, uma religião nacional, ou tentar bloquear dentro da fronteira de um único povo, dentro dos limites de uma única raça; Deus o Criador do Universo » 

  • Maria

    Como vos percebemos tão bem. o que vos incomoda é o fim do 5 de Outubro. Esse simbolo do Jacobinismo hoje incorporado pelos partidos de esquerda do PS ao BE. Pelos vistos não estão incomodados com o fim do 1º de Dezembro. Tão bem que vos percebemos. Ao menos podiam disfarçar, mas… de facto oque vos incomoda mesmo é o fim desta data que meia dúzia de fanáticos festejam na varanda do munciipio de lisboa. Fanáticos, jacobinos, republicanos.

You must be logged in to post a comment.