Loading

Os dez mandamentos

Este vídeo é uma sátira muito bem feita, relativa à alegação disparatada de que o enquadramento jurídico ou moral das sociedades ocidentais é baseado nos 10 mandamentos.

19 thoughts on “Os dez mandamentos”
  • antoniofernando

    Tenha paciência João Vasco Gama, mas o seu companheiro de lides ateístas, Ricardo Alves, é insuperável em originalidade intelectual disparatada:

    “A racionalidade também é espiritualidade”

    • Kavkaz

      Amante platónico de judeu enterrado em Talpiot, quem te mandou a ti só aprenderes o que te ensinaram na catequese?

      • antoniofernando

        Toma, tens aqui mais Talbiot para te entreteres:

        http://www.acidigital.com/noticia.php?id=9308

        • HAMONBAAL

          Caro fiif.

          Estive a ver a notícia que postaste e concordo, foi um abuso concluir que a tumba será necessariamente a de cristo.

          Entretanto estive a ler as razões invocadas porque não poderá ser a de cristo e de facto, o arqueólogo não dá UMA ÚNICA razão válida para que não possa ser.

          As únicas razões invocadas pelo arqueólogo pela impossibilidade são que esses nomes eram comuns e aparecem em muitas tumbas e que cristo, não sendo nativo de Jerusalém não teria lá tumba familiar.

          A)  Existirem muitas tumbas com nomes semelhantes.

          Isso prova o quê ?

          – Que não só aquela mas muitas outras tumbas em que aparecem nomes semelhantes PODEM ser mesmo a tumba de cristo.

          B)  Cristo não ser natural de Jerusalém e por isso não poder lá ter tumba familiar.

          – Isto demonstra simples má vontade da parte do arqueólogo, porque TODOS sabemos, incluindo o arqueólogo, que cristo foi morto em jerusalém, que a sua família se deslocou ao local da sua morte e que alguém lhe deu uma tumba vaga onde foi enterrado EM JERUSALÉM e não no seu local de nascimento.

          Sabemos também que JERUSALÉM e não o seu local de nascimento foi o centro mais activo dos primeiros núcleos cristãos e que os assassinos de cristo mandaram guardar o túmulo por receio de que os seus seguidores se apoderassem do corpo usando para fins propagandísticos.

          Logo, nada mais natural que o corpo continuasse sepultado onde foi enterrado e que a sua família, reverenciada pelos seus seguidores, ficasse a residir no centro mais activo desses seguidores e onde estava o também reverenciado corpo.

          Nada mais natural que, tendo o sepulcro sido dado por um seguidor devoto, que não o pedisse de volta e que, sendo a família também respeitada pela sua ligação a cristo, passasse a ser enterrada no mesmo local.  

          De notar que os nomes dos mortos daquele túmulo só incluirão pessoas que estavam vivas aquando da morte de cristo, como a mãe, irmãos e um eventual filho.

          Ou seja, embora seja um abuso afirmar sem sombra de dúvida que aquele é o túmulo de cristo, podemos concluir que existem fortes possibilidades de aquele, ou outro túmulo em que aparecem nomes semelhantes ser mesmo o de cristo.

          A probabilidade é sem dúvida muito maior do que a de ter ressuscitado.

          • HAMONBAAL

            Por outro lado estive a ver informação sobre documentário em questão.

            Parece que não afirma que é a tumba a de cristo, mas que PODE ser, o que é correcto.  Pode mesmo.

    • HAMONBAAL

      Olá fifi.

      Vejo que continuas burro como uma porta.  Ainda não percebeste que valores espirituais são todos os valores não amteriais, como a ética, a estética e, neste caso, a lógica.Continua a negar, como negam que o natal já era festejado antes de cristo e muitas outras das vossas bacoradas.”B – Valores espirituais.Estes distinguem-se dos valores sensíveis, no seu conjunto, não só pela imaterialidade que acompanha a sua perdurabilidade, como pela sua absoluta e incondicional validade. 1- Os valores lógicos. “http://paginasdefilosofia.word…

      • antoniofernando

        Só pataratas como tu são capazes de admitir que ” a racionalidade também é espiritualidade” .

        Espiritualidade provém etimologicamente de espírito e qualquer doutrina que se reivindique de espiritual não é materialista. Há diversas formas de espiritualidade,mas qualquer uma delas remete filosoficamente para uma dimensão metafísica.

        Tentar associar, por exemplo, o ateísmo a qualquer resquício de espiritualidade, além de intelectualmente desonesto e oportunista, é um grandecíssimo disparate.

        As coisas são como são e as palavras têm o seu preciso sentido.

        Um materialista, por decorrência do seu próprio positivismo racionalista, não pode ser espiritual e não há mal nenhum nisso.

        É uma mundividência tão legítima como outra qualquer.

        Mas tu és tão estúpido que aceitas todo o ” argumento de autoridade”, por mais absurdo que seja, como aquele em que pretendes estribar a tua tola posição.

        Aliás, a tua tolice nem deu para reparar que o JVG defende implicitamente uma posição distinta da tua e da do RA.

        Ou seja, que qualquer enquadramento jurídico ou moral de uma sociedade não tem que ser exclusivamente aferido por padrões de ordem religiosa e eu concordo absolutamente com essa postura do JVG.

        Há ateus e agnósticos muito decentes, de elevada conduta ética, mas obviamente não espiritual

        Porém, não é certamente o caso de uma certa ralé ateísta e agnóstica, na qual tu estás obviamente incluído.

        Porque é que não vais defender uma tese universitária com o RA, sustentando que ” a racionalidade também é espiritualidade” ?

        Seria a risota geral.

        Sabes qual é o teu problemasl, que os teus constantes amuos não conseguem esconder ?

        Um enorme complexo de inferioridade intelectual…

        • HAMONBAAL

          “Um enorme complexo de inferioridade intelectual”Ok.

          Pronto.

          Fui apanhado.

          Confesso.

          Tenho imensa inveja da tua capacidade de acreditar em deuses, anjos, serafins e querubins, em qualquer coisa, baseado na elevada complexidade intelectual do “porque sim”, razão que, de facto, me transcende intelectualmente e que nunca consegui perceber.

          Tenho imensa inveja da tua capacidade de falsificar dezenas de nicks, das formas mais estúpidas possíveis.
          Como pores um “judeu” que por acaso até nem conhece a posição das maiores organizações judaicas a propósito de Pio XII (!) e ainda por cima a cantar loas ao catolicismo, religião que, como se sabe, é extremamente querida dos sobreviventes da inquisição.

          Tenho inveja de tua capacidade intelectual de ignorares ostensivamente tudo o que a igreja faça de errado e de te dizeres cristão independente e ao mesmo tempo defenderes ferozmente os papas que historicamente assassinaram os cristãos independentes e que, mesmo hoje em dia, se pudessem, os mandavam calar.  

          Há muitas e muitas razões como estas para, não só eu, mas todos aqui neste blog nos sentirmos inferiores perante um gigante intelectual e ético como tu.   

          Porque, afinal, a grandiosidade é sempre de admirar e sem dúvida que tu és o maior palhaço.

          Quanto à questão da metafísica, sem dúvida fifi, tudo o que saia da física entra na metafísica e é isso que tu não consegues perceber, por fracas leituras, e te fiques apenas pela visão superficial.  

          O que tu ainda não conseguiste perceber é o significado da palavra metafísica.  

          Se te desses ao trabalho de ler um bocado ao invês da passar o tempo a fingir que és um grande intelectual, verias que a metafísica não é apenas nem necessariamente  acreditar em deuses e unicórnios.

          Pelo contrário, a metafísica está na base de TODO o pensamento filosófico, quer inclua ou não unicórnios.

          A metafísica (do grego antigo μετα [metà] = depois de, além de; e Φυσις [physis] = natureza ou física) é uma das disciplinas fundamentais dafilosofia. Os sistemas metafísicos, em sua forma clássica, tratam de problemas centrais da filosofia teórica: são tentativas de descrever os fundamentos, as condições, as leis, a estrutura básica, as causas ou princípios primeiros, bem como o sentido e a finalidade da realidade como um todo, isto é, dos seres em geral.Concretamente, isso significa que a metafísica clássica ocupa-se das “questões últimas” da filosofia, tais como: há um sentido último para a existência do mundo? A organização do mundo é necessariamente essa com que deparamos, ou seriam possíveis outros mundos? Existe um Deus? Se existe, como podemos conhecê-lo? Existe algo como um “espírito”? Há uma diferença fundamental entre mente e matéria? Os seres humanos são dotados de almas imortais? São dotados de livre-arbítrio? Tudo está em permanente mudança, ou há coisas e relações que, a despeito de todas as mudanças aparentes, permanecem sempre idênticas?http://pt.wikipedia.org/wiki/Metaf%C3%ADsicaOu seja, para tua informação ó gigante do pensamento filosófico, metafísica, por exemplo, inclui a pesquisa do sentido da vida, a ontologia, a noção que os seres humanos têm do mundo, a questão se deus existe ou não, etc etc.Ou seja TODOS os homens têm uma faceta metafísica no seu pensamento e todas as doutrinas filosóficas têm abordar questões metafisicas.Por exemplo, a metafísica debruça-se sobre a questão de deus, SEJA QUAL FOR A CONCLUSÂO, ateia ou ateísta, quando pensamos a questão de deus estamos a afzer metafísica.Ao passo que uma cabecinha como a tua pensa que só é metafísica se concluir por um deus barbudo de sandálias a mandar raios sobre os pecadores que usem camisas preservativos.O que tu estás a confundir é a conceptualização materialistaXespiritual usado para definir campos entre doutrinas que reclamam os seus fundamentos de um ou outro conceito tomado como valores absolutos, por necessidade prática, para definir doutrinas filosóficas particulares.Explicar-te que esse é apenas UM dos níveis, UM dos sentidos e UM dos usos que esses conceitos podem ter é demais para a tua cabecinha.Mesmo o maior materialista, num tem sempre uma vida espiritual, porque colocará o problema do sentido da vida, a questão da existência de deus, a classificação da realidade, a ética e a estética.Alguns concluem por deuses barbudos e anjinhos de camisa de noite, outros não.   Mas a espiritualidade é inerente à condição humana, qualquer que seja a conclusão, a partir do momento em que o homem sai do estritamente material está a entrar no campo da espiritualidade, seja a ética, a estética, os afectos, a lógica, o sentido.Quanto a tu pretenderes estar éticamente acima de mime de toda a gente aqui, tu, com as falsificações de nicks, as provocações mentirosas, o fingir que não vês os erros da igreja etc etc etc, nem comento, porque só essa pretenção, vinda de quem vem, diz tudo em relação ao teu grau extremo de alienação mental.O mesmo quanto ao teu diagnóstico de que todos os participantes serão “materialistas positivistas” só porque são a favor do uso do preservativo ou porque reconhecem que a tua igreja comete erros.As tuas peneiras e mania das grandezas demontra uma extrema infantilidade.  Tu tens a mentalidade de um puto de três anos.

      • Anónimo

        os 10 mandamentos desmascarados!!!
        1º – Amar a Deus sobre todas as coisas.
        OBS: os religiosos amam mais o dinheiro e o poder….2º – Não usar o nome de Deus em vão.
        Quantos assassinatos em nome de Deus eles não fizeram?? ah… mas matar em nome de Deus pode… é natural!!! Stalin nao matou em nome de Deus?? então ele era um satanista imundo!3º – Guardar domingos e festas de guarda.
        ah… já vi “gente de fé” trabalhando aos domingos!!!
        4°- Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).
        Honram de vez em quando…..5º – Não matarás.
        De fato… figurinhas cristãs igual a Pavelic, Hitler, Pinochet… cumpriram direitinho esse mandamento… 6º – Guardar castidade nas palavras e nas obras
        os padres que adoram crianças acatam esse mandamento7º – Não roube
        O Vaticano segue direitinho esse mandamento… todas as suas “humildes” propriedades tem origem santa e honesta….8º – Não levantar falsos testemunhos.
        Fifi, Torquemada, Franco, Stepinac e outros beatos sempre acataram essa ordem!!!!9º – Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.
        os padres que adoram crianças, freiras e jovens seminaristas obedecem muito ao mandamento!!10º- Não cobiçar as coisas alheias.a igreja nunca fez isso… ela é mui honesta!!!

      • Anónimo

        baal… veja esse video… mostra o quanto o führer odiava os cristaos…
        http://www.youtube.com/watch?v=aB42kEqbO_s

  • Kavkaz

    Uns mandam mentos e os outros, de joelhos, engolem-nos!

    • antoniofernando

      Chegou a fina flor do entulho do Kavkaz/ Lgr sempre ao seu habitual nível de esterco. Será possível que com ralé deste gabarito a conspurcar os ares, o “D.A.” conseguirá ganhar o primeiro lugar do dito cujo concurso ?

      Já não me admirava nada. Um povo que meteu no poleiro o Sócrates, o Coelho e o Cavaco é capaz de tudo. Até de levar uma certa ralé ateísta e agnóstica ao estrelato.

      • Kavkaz

        Amante platónico de judeu enterrado em Talpiot,

        As tretas dos dez mandamentos não são para ti. Tu rasgaste o Antigo Testamento como nos transmitiste na tua “Revelação”. Para ti também são treta. E nem existe “Deus” que roubou a costela ao Adão para fazer a Eva que nunca poderia dar missas. Rasgado o Antigo Testamento  mantem-te com esse amor platónico assolapado e faz uma viagem a Israel. Estão lá os ossos do teu amado!

        Andas a perdes por aqui o teu tempo de amar um judeu enterrado há dois mil anos…

        • antoniofernando

          Estou-me nas tintas para os 10 mandamentos. Não pauto a minha conduta pelas tábuas de Moisés. Tu é que ainda não consegues desarrancar dos tempos em que foste uma fiel testemunha de jeová.

          • Kavkaz

            Amante platónico de judeu enterrado em Talpiot,Continua a imaginar sobre jeová, deus, jesus e tudo o que mais te apetece, pois mostras-me que és parvalhão. 

            Poderias mostrar ser coerente nesse teu amor assolapado pelo judeu que faltou à própria palavra de voltar ainda nos seu tempo e partir para Israel onde foi enterrado.

            Boa viagem, inútil…

          • HAMONBAAL

            Estás-te nas tintas para os dez mandamentos fifi ?

            Os papas a que estás sempre a lamber as botas faziam-te mesmo a cama.

            Então e o próprio conceito de messias que cristo incorporou não está previsto na profética do AT ?

            Estou a ver que inventaste um cristianismo mesmo custom made, todo kitado à tua maneira.

            Não te esqueças do sistema de som.

          • HAMONBAAL

            E a afirmação de cristo de que não vem mudar a lei de moisés mas fazê-la cumprir ?

            Mandas para o lixo como se fossem cascas de de castanhas ?

            Volto a perguntar-te fifi, o que achas que os papas a quem estás sempre a lamber as botas e sabe-se lá que mais, te faziam quando detinham poder político ?

        • HAMONBAAL

          De facto é estranho.

          É que ao rasgar o AT, o fifi rasgou não só os dez mandamentos mas também os conceitos da existência de deus, do deus único e as profecias que supostamente legitimavam o próprio conceito de messias.

          Cristo aparece assim do nada, sem qualquer filiação numa tradição religiosa. 

           No entanto é essa tradição que o legitima, o deus de cristo é necessariamente o de Moisés ou então não existe.

          O próprio cristo se reclama dessa tradição ao dizer que não vem mudar nem uma virgula da lei.

    • HAMONBAAL

      Se fossem mentos, agora pão seco !  Que unhas de fome.

      Ao menos uma compotazinha ou um tulicreme para barrar o pão !

You must be logged in to post a comment.