Loading

Estuprem-nas, elas merecem

Por

Manuel António Pina – JN

A Igreja espanhola não deixa as suas tradições de intolerância por mãos alheias.

Liderada hoje pelo cardeal Rouco Varela, herdeiro de outro cardeal arcebispo de Madrid, Goma y Toma, que dizia em 1936, ano do nascimento de Rouco: “Não pode haver pacificação senão pelas armas, há que extirpar a podridão da legislação laica”, ou do bispo de Cartagena, Diaz Gomara, que clamou do púlpito “Benditos sejam os canhões!”, saudando entusiasticamente a rebelião fascista de Franco contra o Governo legítimo de Espanha, a hierarquia católica espanhola continua a pregar o ódio em nome do seu “Deus que é amor”.

Agora que Mariano Rajoy, próximo da Igreja, anunciou a intenção de “extirpar a podridão da legislação laica” do aborto aprovada pelo executivo de Zapatero, chegou-me às mãos uma homilia de Natal de outro arcebispo espanhol, desta vez o de Granada, Javier Jimenez, defendendo que uma mulher que aborta “dá ao homem a licença absoluta, sem limites, de abusar do corpo dessa mulher, porque ela é que suporta a tragédia, e suporta-a como se fosse um direito” (a homilia pode ser lida no sítio da Diocese de Granada).

Para o arcebispo, os crimes de Hitler e Estaline (esqueceu-se dos de Franco) “são menos repugnantes que o do aborto”. É em alturas assim que até um não crente gostaria que existisse um Deus que julgasse esta gente.

Comentário – Este artigo, também publicado aqui, não podia ser ignorado pelo Diário Ateísta. Pela qualidade, rigor e coragem.

35 thoughts on “Estuprem-nas, elas merecem”
  • Anónimo

    Seria bom enviar este bispo pra cadeia . Lá ele seria mulherzinha dos demais presos.

  • Anónimo

    curiosidade… a igreja catolica teve serios problemas com Peron na Argentina.
    http://es.wikipedia.org/wiki/Relaci%C3%B3n_Iglesia_Cat%C3%B3lica-Estado_argentino_%281943-1955%29

    • Anónimo

      a igreja catolica se irritou  com Peron quando ele concedeu maior liberdade de culto aos protestantes.

  • antoniofernando

    O Pina mostra-se indignado, e bem, com as palavras do arcebispo de Granada.O Esperança dá-lhe cobertura e os tótós do costume farão o mesmo. Mas nem uma palavra levanta contra o massacre dos inocentes do aborto, sobretudo quando feito por livre decisão da mulher, fora de qualquer situação excepcional, que merecesse ser legalmente contemplada. Eu não pactuo com essa postura nojenta e hipócrita de todos aqueles que silenciam uma lei iníqua, infame, reaccionária e anti-civilizacional, nos exactos termos em que a denuncio.

    • HAMONBAAL

      Essa tua preocupação com os fetos ficava-vos muito bem mas era se depois não andassem a assassinar pessoas com as vossas campanhas criminosas contra o preservativo.

      • Anónimo

        a igreja defendendo a vida!!

        • HAMONBAAL

          Os hipócritas são cegos para tudo o que não lhes interessa.

          Isto prova a “confiança” que podemos ter nas escrituras testemunahdas por gente deste calibre.

          Provavelmente inventaram os milagres todos do JC à medida que iam escrevendo, para dar viço ao “testumunho”.

          • antoniofernando

            O agnóstico lambe- botas dos ateus e grandecíssimo hipócrita é o mesmo tótó que defende a pena de morte e a lapidação das mulheres muçulmanas. Tem tanto de reaça, como de fariseu,o destituído mental.

      • antoniofernando

        O agnóstico lambe- botas dos ateus e aquele grande reaça que é apologista da pena de morte e da lapidação das mulheres muçulmanas a falar sobre a vida daria uma enorme vontade de rir, se não fosse trágica. Vai limpar as mãos do sangue cúmplice que também te escorre das veias, ó patarata de meia-tigela.

        • HAMONBAAL

          Já percebi.

          Ficas chocado com o facto de eu ser pela pena d emorte para assassinos porque, sendo tu um serial killer co-responsável talvez já por milhões de mortes por sabotagem da tua igreja contra as campanhas pelo preservativo, estás com medo que, se  os serial killers forem devidamente castigados tu eras capaz de ir com os outros assassinos.

          Entretanto, faço notar a grande diferença que há entre nós.  

          Em toda a nossa argumentação nunca, nem uma única vez, recorri à mentira, enquanto tu não és capaz de dar uma resposta que seja sem esse expediente.

          Já me chamaste islamo/comunista, dás a entender eu susbscrevo a pena de morte por violação dos TEUS tabus sexuais como os os teus amigos crentes fazem no Irão, etc.

          O que mais se tira de toda a tua conversa é que é um aldrabão nato, compulsivo e doentio.

          O que me leva cada vez mais a pensar que, se os outros crentes que ercreveram o evangelho forem minimamente parecidos contigo, então aquilo foi tudo inventado de uma ponta à outra.

          • Anónimo

            O Iran não é nenhuma santidade… mas aquela mulher condenada é um assassina.
            A Arabia Saudita decapita numa boa toda gente acusada de bruxaria, mas isso não gera escandalo mediatico. Afinal, o piedoso rei saudita é aliado dos “bons”.
            Pelo visto… os “medias” são mui “independentes”.

          • HAMONBAAL

            De facto assiste-se a uma seleção cuidadosa das notícias que nos chegam.

            Por exemplo, as tropelias do Chávez e do Fidel são amplamente noticiadas, sem que uma única vez se aborde um aspecto positivo da sua governação e no entanto sabemos que existem alguns, como na educação etc.

            Quanto ao longo mandato de Lula, quase as únicas notícias que apareciam nos jornais é que o tipo era um bêbado etc.   

            No entanto sabemos que o seu mandato fez um esforço de justiça social enorme, nunca visto no Brasil. 

            Ainda por cima com um crescimento económico também enorme, sem que uma coisa tivesse afectado a outra.  

            Exactamente ao contrário do que dizem os gurus neoliberais, como o asqueroso neo-liberal católico César das Neves, que nos garantem que, para haver crescimento é preciso reduzir a população à miséria.  O Brasi de Lula provou o contrário.

            Mas durante todo o seu mandato, a única coisa que a imprensa internacional encontrou para noticiar dos esforços (bem sucedidos) do governo brasileiro foram as bebedeiras do Lula…

            Ao mesmo tempo quase nada nos chega dos verdadeiros desastres que são a criminalidade na América central, a fome, o analfabetismo nos países capitalistas do terceiro mundo, que são 90% dos países capitalistas.

            Não sendo eu comunista e já aqui tendo muitas vezes denunciado os crimes dos comunistas, tenho de reconhecer que aqui há gato.

            Quem seleciona as nossas notícias ?

          • Anónimo

            pois é… o mais ironico é ke existem certos paises que se dizem democraticos e cometem toda sorte de tropelias… interna e externamente…. estes paises condenam um Iran ou Cuba da vida… ao mesmo tempo ke abençoam uma Arabia Saudita ou Pakistão….
            Tropelias de Chavez e Fidel… ?? Curiosamente estes 2 lideres latino-americanos são campeoes em crucificações midiaticas.. nem Somoza, Pinochet ou Papa Doc  foram tao crucificados assim

          • Anónimo

            Por que a midia adora lembrar do sofrimento da igreja na guerra civil espanhola ao mesmo tempo que ignora os padres ruandeses (genocidas) que a igreja acoberta?

          • Anónimo

            acho uma hipocrisia um defensor da igreja querer dar lição de moral no islam…

          • Anónimo

            engraçado… a igreja ajudou a construir campos de concentração e de exterminio (Croacia Ustasha)…. a igreja ajudou a repressão a atirar presos politicos no mar , depois de tortura-los claro (Argentina) a igreja ajudou a matar muitas pessoas (Croacia, Ruanda, São Bartolomeu etc.)…. a igreja teve um clérigos no poder (Tiso, Richelieu etc) que “mandaram ver”… a igreja contribuiu pra ascensão de um Hitler através do partido dela e da concordata…
            a igreja promoveu uma guerra santa governos quando seus interesses foram afetados (México… guerra cristera)….
            Depois de tudo isso… um fernandinho da vida ainda quer criticar o islam???

          • Anónimo

            Sinceramente não vejo diferença entre Pavelic, Stepinac, Tiso, Pol Pot, Suharto , o rei saudita e os padres ruandeses.
            não vejo diferença entre Stalin e o Vaticano (no contexto de São Bartolomeu, Ustasha, Ruanda e Hitler).

          • HAMONBAAL

            Nesse contexto concordo.

  • Trigoroxo

    O arcebispo de granada não passa dum panfletario eivado de ódios paranóicos e que deviam ser analizados pela justiça espanhola por conterem chamamentos muito agressivos convidando o seu “rebanho” a actos de violâcia estúpida.
    Conceitos religiosos do catecismo não devem (penso: não podem) ser transformados em armas vitimizando pessoas que, por exemplo, no seu contesto e com as limitações do momento cometem “pecados”.
    É absolutamente raiar a imbecilidade convidar os seus crentes a violentar (também violar) uma  mulher por ter cometido aborto.
    Provavelmente este arcebispo como outros na hierarquia católica encobrio sacerdotes tarados sexuais, nomeadamente pedófilos, comportamento execrável e que tem sido revelados e imposto à igreja pesadas sensuras e penalizações monetárias.
    Gente que não merece a menor consideração. 

  • A Vieira

    Ao bispo Americano que acaba de reconhecer ter dois filhos de duas mulheres, o que fazer? Cambada de bandidos!

  • A Vieira

    O mundo seria melhor se a mae do Ratzinger tivesse feito um aborto!

    • Anónimo

      Se fosse a mãe do Ratzinger, já era tarde. Eu iria mais pela mãe do Moisés. Ela é que nunca havia de ter nascido.

    • Ateu sim, e daí ?

      Nada. Teríamos outra porqueira no lugar. Talvez fosse melhor a maria, a safada, ter feito um aborto ou o herodes ter alcançado seus objetivos…

  • Fredy

    Estimado Esperança e todos os homens e mulheres de Boa Vontade,

    Sei que sou intermitente nas minhas consultas a este santo siítio, porém, quando aqui venho procuro dar um contributo válido (e vivo) às análises e testemunhos que aqui se plasmam. Presto, pois hoje tributo a Cristo, esse paladino da morte.

    Sem mais delongas, e porque hoje é dia de Reis, ofereço a toda a comunidade ateia duas prendas!
    Uma, que consiste num pequeno artigo jornalístico para ler e meditar, em comunhão, está aqui: http://www.publico.pt/Tecnologia/ha-uma-nova-religiao-na-suecia-e-os-direitos-de-autor-nao-vao-gostar-1527736

    Depois de ler este artigo receei pela minha fé… e estive quase a sentir o chamamento…

    A outra prenda é de não perder! Vale mesmo a pena assistir (e rir muitíssimo) a todos estes sete vídeos (de saborosos parcos segundos) sobre os sete milagres de Cristo:

    1.    http://www.youtube.com/watch?v=R8DgTnPq2S42.    http://www.youtube.com/watch?v=P4q6Zx5n9Jw&feature=relmfu3.    http://www.youtube.com/watch?v=HLSIHYbedII&feature=relmfu 4.    http://www.youtube.com/watch?v=cgrSyokK6H0&feature=relmfu5.    http://www.youtube.com/watch?v=i8QA4C0Uu_M&feature=related6.    http://www.youtube.com/watch?v=Ivupasnulgs&feature=related7.    http://www.youtube.com/watch?v=naqOC0vLWv0&feature=related

    Se gostar, espero que dê o devido destaque público a esta oferenda, ungida da  minha benção,

    Do sempre amigo e Irmão,
    D. Frederico da Sé de Braga, arcebispo!

    (Post sciptum – Fico à espera do tratamento que me é devido.)

  • Fredy

    Estimado Esperança e todos os homens e mulheres de Boa Vontade,

    Sei que sou intermitente nas minhas consultas a este santo siítio, porém, quando aqui venho procuro dar um contributo válido (e vivo) às análises e testemunhos que aqui se plasmam. Presto, pois hoje tributo a Cristo, esse paladino da morte.

    Sem mais delongas, e porque hoje é dia de Reis, ofereço a toda a comunidade ateia duas prendas!
    Uma, que consiste num pequeno artigo jornalístico para ler e meditar, em comunhão, está aqui: http://www.publico.pt/Tecnologia/ha-uma-nova-religiao-na-suecia-e-os-direitos-de-autor-nao-vao-gostar-1527736

    Depois de ler este artigo receei pela minha fé… e estive quase a sentir o chamamento…

    A outra prenda é de não perder! Vale mesmo a pena assistir (e rir muitíssimo) a todos estes sete vídeos (de saborosos parcos segundos) sobre os sete milagres de Cristo:

    1.    http://www.youtube.com/watch?v=R8DgTnPq2S42.    http://www.youtube.com/watch?v=P4q6Zx5n9Jw&feature=relmfu3.    http://www.youtube.com/watch?v=HLSIHYbedII&feature=relmfu 4.    http://www.youtube.com/watch?v=cgrSyokK6H0&feature=relmfu5.    http://www.youtube.com/watch?v=i8QA4C0Uu_M&feature=related6.    http://www.youtube.com/watch?v=Ivupasnulgs&feature=related7.    http://www.youtube.com/watch?v=naqOC0vLWv0&feature=related

    Se gostar, espero que dê o devido destaque público a esta oferenda, ungida da  minha benção,

    Do sempre amigo e Irmão,
    D. Frederico da Sé de Braga, arcebispo!

    (Post scriptum – Estou atento ao devido tratamento a que, usualmente, tenho direito!)

  • 12345

    Para um laico e republicano como eu, chamar “intolerância” a determinadas coisas, deveria ser asneira paga com prisão perpétua.

    Um padre disse “benditos sejam os canhões”. O mesmo disseram os presos dos campos nazis quando ouviram fogo Aliado ou Russo, e não se consta que fosse mal. 

    Embora me custe muito dizer isto, a verdade está acima das ideologias,  e a verdade é que  a Espanha seria um gigantesco “Auschwitz” para a Igreja Católica, se não fosse a intervenção de Franco. 
    Numa luta destas, quem é o melhor? 
    Os dois atacam os dois se defendem. 
    A visão da Igreja é a que eu teria se estivesse no seu lugar. 

    O Aborto… eu acho que o aborto é muito mais grave do que a violação. Matar alguém é muito mais grave do que violar alguém. Quem mata deliberadamente alguém, por mero capricho de ter poder e legalidade para o fazer, nos meus conceitos de laico republicano e de esquerda séria, não merecer crédito se acha a violação um assunto de gravidade extrema. 
    Sou um libertário e sempre lutei pela igualdade. Precisamente por isso não concebo um regime cujo o filho e a sua vida é propriedade da mãe. Ou é do pai e da mãe ou não é de nenhum.
    Uma mulher que aborta de apetite não merecer viver. 

    Sem duvida que os actos de Hitler são menos repugnantes. Não são mães a matar os filhos e são actos praticados sobre seres que podem lutar e defender-se, cuja que não acontece a um feto.  

    • Anónimo

      O que é que andas a fumar? E/ou a meter para a veia?

    • Anónimo

      sei… pq não fala das sujeiras da igreja catolica na Espanha pré-republicana??? a igreja apoiou o governo fascista de Primo de Rivera em detrimento do povo espanhol. (a igreja apoiou inumeros governantes autoritarios e corruptos na Espanha pré-republicana, além de promover “caça às bruxas”). Pois é… a igreja romana é melhor ke uma população inteira… realmente a igreja, Franco e Hitler se merecem… (bando de assassinos e pulhas).

      • 12345

        rapazote:
        Tu estás a falar com quem?
        Se é comigo que vive na Espanha entre 1958 e 1977, tenho a dizer-te que és um completo asno no assunto e não tens a mínima noção do que dizes.
        Vivi, casei e tenho casa em San Miguel de Poio – Pontevedra. Efectivamente sou baptizado e casado pela Igreja, mas acho que desde o meu casamento nunca mais entrei na Igreja. Sou mais agnóstico do ateu, mas mais sério e honesto do que tu. 
        A igreja católica, no tempo de Franco, era mais de 90% da população de Espanha, sim. Muitos dos distúrbios da altura foram cometidos por pessoas se diziam anticlericais e não ateus nem sequer sem religião. Lutavam contra a acumulação de riquezas pelo clero e não contra o clero. Outros, mais ignorantes e  mais maldosos, como tu, aproveitaram a ocasião para exercer todo o mal que que lhes corria nas veias. Se tu lá estivesses farias o mesmo, dá para perceber. 
        Quando te vejo usar fotos de Hitler como propaganda contra a Igreja, estás a ser igual a ele que usa a Igreja como propaganda para atingir os seus fins. Portanto, a diferença entre ti e Hitler e/ou Franco, se existe, não se nota. 

        Na Galiza, que até foi bastante pacata durante esse tempo  passaram-se coisas que não és capaz de imaginar, nem a tua ignorância deixaria entender.

        Fala de futebol que talvez saibas alguma coisa, disto não sabes nada e tens um jeito bem desenvolvido para mentir. 

        Sabes o que era uma tocata? uma Corremania? uma vivacion? um olé tuca?

        Tu não sabes nada, rapaz.

        • Anónimo

          perseguição religiosa?? Franco, com respaldo católico, perseguiu a minoria protestante. essa minoria perdeu emprego, casa, igreja, liberdade e dignidade… simplesmente virou pária da sociedade. Franco só parou de maltratar os protestantes pq virou aliado dos EUA.

        • HAMONBAAL

          Olá toninho.

          O teu novo nick é giro, mas és logo topado pela arrogância, mania das grandezas, convencimento de que és uma grande intelectual que sabe tudo e, last but not least, total ausência de ética.

          És como a avestruz, não é por esconderes a cabeça que deixamos de ver as tuas taras gigantescas.

          Gostei imenso de ver a maneira como ignoras as cumplicidades da igreja com o poder económico na Espanha pré-republicana, que levaram à exploração impiedosa do povo espanhol e na manutenção de uma sociedade atrasada e miserável.

          Se a igreja tivesse sido fiel aos ensinamentos do JC e permanecido sempre do lado dos pobres, se necessario fosse contra os poderosos, não haveria a desculpa das suas ligações aos interesses dos ricos para os esquerdistas a perseguirem.

          Mas como vocês seguem estritamente os ensinamentos de cristo, mas exactamente ao contrário, identificam sempre os interesses da religião com o poder económico instituído.

          Logo, numa revolução contra o poder dos grandes interesses económicos, desde o início que foram parte beligerante – a favor dos ricos e contra os pobres.

          Naquele contexto, se vocês não fossem traidores fariseus que adulteram completamente a palavra do JC, a vossa OBRIGAÇÂO era estar ao lado da república.

          É verdade que ligar o ateísmo ao comunismo é um abuso ético-filosófico que só prejudicou o comunismo e socialismo.

          Mas também a vossa traição do ensinamento de cristo, i.e a vossa bajulação do poder das classes ricas só prejudicou a imagem da igreja que ficou a soar a falso e aparece como mero instrumento dos interesses materiais das classes economicamente poderosas.

          • Anónimo

            é engraçado… a igreja censurou os comunistas pela política antirreligiosa deles, mas o que a igreja fez mesmo?? Apoiou a opressão de outras religiões em toda parte… ex: os protestantes na Espanha, as test. de jeová na Argentina, os ortodoxos na Croácia etc. (pra não citar os judeus).
            a igreja censurou os jacobinos, os comunistas e os republicanos ibéricos … mas se portou pior que eles!!! Pavelic, Ruanda, Argentina, Hitler etc. “não me deixam mentir”.

          • Ateu sim, e daí ?

            Esconde a cabeça e deixa o bundão de fora ! hehehe

        • Ateu sim, e daí ?

          A sua xenofobia nojenta sempre o entrega, asno prepotente !

You must be logged in to post a comment.