Loading

Homem revestido de ouro apela à humildade


«(…) o Natal tornou-se um festejo comercial, cujas luzes brilhantes escondem o mistério da humildade de Deus, que por sua vez nos pede humildade e simplicidade (…) luzes brilhantes escondem o mistério da humildade de Deus (…) vamos desfazer-nos da nossa fixação no que é material».

43 thoughts on “Homem revestido de ouro apela à humildade”
  • antoniofernando

    Assisti ao fausto da celebração do Natal, na tv, ocorrida no Vaticano. E, enquanto crente e cristão, também me choca tanta ostentação de riqueza material. Há, de facto, nesse comportamento de Bento XVI, que apela à humildade e à simplicidade, algo de profundamente contraditório com os ensinamentos de Jesus Cristo. Aliás, Jesus de Nazaré teve a sua crucificação traçada no dia em que se indignou contra os comerciantes do templo de Jerusalém e virou as suas mesas. A Igreja Católica deveria ter aprendido essa lição histórica e ética do Nazareno. Provavelmente, se Cristo entrasse hoje no Vaticano também ficaria chocado com tamanha riqueza e ostentação e com um papa a falar contra o materialismo, revestido de vestes ricas e rodeado de riqueza ostentatória.

    • Anónimo

      Qual sua opinião sobre Lutero e Calvino?

      • antoniofernando

        Uns trastes. No caso de Martinho Lutero, a sua inclemência contra os judeus define o seu baixo carácter. No caso de Calvino, o seu zelo inquisitorial, de que o caso de Jacques Gruet é exemplo eloquente, também mostra a pequenez da sua pessoa.

        • Anónimo

          oh…  ambos recriminaram a igreja catolica mas acabaram cometendo atos condenaveis….

        • HAMONBAAL

          Ainda bem que reconheces as perseguições cristãs contra ateus e agnósticos.

          Já agora queria também lembrar-te que também tu, com os teus particularismos teológicos ias parar à fogueira ao nosso lado.

          Lembro só outra vitíma do “santo homem” cristão João Calvino, o cientista cristão Michael Servetus, que também tinha a mania das idiosincrasias teológicas.

          As igrejas instituidas, todas elas, tentaram aquecer-lhe os pés. 

          Foi Calvino quem ganhou a corrida.

          http://en.wikipedia.org/wiki/Michael_Servetus

    • Jairo

      O Diário Atéista é uma cassete. A resposta a esta treta já foi dado há mais de dois mil anos. Esta treta já é anticristã deste então:

      « Então Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar, disse: por que se não vendeu este bálsamo por trezentos dinheiros, e se não deu aos pobres?” (Jo 12, 4-6).»

      A treta é: a inveja e a ganância pelo que os outros têm, manifestada em nome dos pobres. Nada de novo.

      Quanto à humildade, pode-se ser orgulhoso e até vaidoso usando farrapos. As aparências só são isso.

      http://padrepauloricardo.org/audio/43-a-resposta-catolica-as-riquezas-do-vaticano/ 

      • HAMONBAAL

        Ah.

        Então o cúmulo da humildade é andar vestido de ouro e pretender ser infalível.

        Lindo.

        Vocês são veneno puro.

        • Anónimo

          o vaticano tem riquezas de origem “duvidosa”… o vaticano é um estado graças a Benito Mussolini….

          • HAMONBAAL

            Toda a riqueza material do vaticano foi fundada na fraude e na usurpação, muitas pelo recurso à violência e à guerra.

            O poder temporal dos papas foi baseado na maior falsificação da história da humanidade, a falsa doação de Constantino, documentos totalmente forjados pelos papas em que, supostamente, o imperador cedia o império romano do ocidente (i.e o poder temporal) ao bispo de Roma.

            Baseados neste documento os papas provocaram inúmeras guerras para impor o seu poder político e acumularam riquezas imensas pela coação que essa “doação” legalizava.

            Desde o Séc XV que o filólogo Lourenço Valla provou que as decretais eram totalmente falsas e escritas no Séc IX, quando constantino morreu no Séc IV.

            Mais um milagre digno das páginas mais imaginosas dos evangelhos…

          • Anónimo

            exato… e imagina quanto de dinheiro o papado não ganhounos ultimos 100 anos.. especialmente com o Pacto de Ladrão (ops, Latrão)

          • HAMONBAAL

            Pois.

            Mussolini encheu o Vaticano de dinheiro como “indemnização” pela perda de territórios que o Vaticano tinha ganho por fraude.

            Lindo.

          • Anónimo

            sem falar que antigos Estados Pontificio tratavam muito os italianos…

          • Anónimo

            Descobri que o papa e seus asseclas são hispanofobos doentios. pois adoram acusar a antiga republica espanhola de oprimir os catolicos. Curiosamente a França fez o mesmo e os catolicos nao condenam a França. A Inglaterra pisoteou os catolicos irlandeses mas nunca vi uma demonização similar. Em suma… estes catolicos sao hispanofobos doentios.

          • Anónimo

            a igreja anglicana ao menos é mais “coerente” que a catolica… pois foi criada pra servir plenamente à Coroa Britânica. Já a igreja luterana foi pra servir aos nobres (lembremos que Lutero se associou aos nobres) e a calvinista pra servir a burguesia comercial. Já o Vaticano… serviu e ainda serve a quem lhe pagar melhor….

        • Hunig

          Os “sócios” se avisaram: “a ‘economia’ mundial tá em perigo” … Estavam tão contente de o Putin trepar no povo lá na Rússia que até fizeram um videozinho brindando a safra “lotada” do pasto (crianças, prostituição de mulheres, e roubo de tudo); esconderam o ‘casinho à toa’ das DEZENAS DE MILHARES DE CRIANÇAS MORTAS E  ESTOPORADAS POR TRÁS DENTRO DE IGREJAS DURANTE 1945 ATÉ AO ANO PASSADO (2010) com a ‘correntezinha’ talibã da tão sofrida farsa do cãozinho yorkshire. E agora vira e mexe tá colocando um óculozinho; porque alguém já deu o toque: “Eles estão vendo”.

  • Hunig

    Ajam pela Rússia, ajam por si próprios; mas não esperem por alguns daí …

  • Anónimo

    Se Jesus tentasse entrar no Vaticano seria barrado e ainda humilhado

    • Hunig

      Para de falar com desgraçado, FAZ ALGUMA COISA, copie essa imagem, traduza, envia pro povo da Rússia.

      • Anónimo

        Ai, kerida… tá nervosa??

        • Hunigbor

          Vc também é um desgraçado covarde; vive para masturbar o ego de um pústula; por isso é que até hoje ainda usa esse símbolo escroto como avatar; Babaca; quando se pensa que está falando com um homem, depara-se com uma impingem de verme; mais um.

          • Anónimo

            continue chorando, menina

    • Jairo

      Como é que sabes, comuna? Tens uma bola de cristal ou falas com o Além? Mas tu não eras ateu?

    • HAMONBAAL

      O papa e o Jairo faziam-lhe a folha.

      Eles ainda não perceberam que a imagem actual do papa é um decalque do imperator romano. 

      Representa precisamente o poder temporal simbolizado pela riqueza, a vanitas mundi que os papas INVEJARAM aos imperadores do baixo império e que sempre tentaram apropriar e mimetizar quando os imperadores desapareceram, servindo-se do prestígio do império romano para se impor aos bárbaros que o admiravam instintivamente.

      É só alterar alguns símbolos e as grandes cerimónias papais podiam perfeitamente ser incorporadas num filme sobre os ultimos imperadores romanos que ficavam perfeitamente condizentes com o ambiente.

      E ainda dizem eles que são a matriz da Europa, quando se fartaram de copiar o passado Europeu, desde o natal até à pompa imperial.

    • Ateu sim, e daí ?

      acho que seria morto. de novo.

  • Nuno

    Foi a Igreja que criou os orfanatos, os hospitais e as escolas públicas. O iluminado que escreveu este artigo devia estudar em vez de citar clichés

    • carpinteiro

      «Foi a Igreja que criou os orfanatos, os hospitais e as escolas públicas. O iluminado que escreveu este artigo devia estudar em vez de citar clichés»
       
       
      Nuno, você queria dizer que é nos orfanatos, hospitais e escolas públicas construidas com o dinheiro dos contribuintes que a igreja faz proselitismo sob a forma de caridadezinha? 
       
      Que eu saiba a Igreja cria crentes, esse é o seu ramo comercial.
       
      O marketing passa por orfanatos, hospitais e escolas, como muito bem frisou, mas essa é a parte mais visível do “negócio da crença”.
       
      O menos visível mas que aqui nós fazemos questão de denunciar, passa por branqueamento de dinheiro sujo, negócios com grupos da máfia, exploração de redes de hotéis de luxo; tráfico, exploração de trabalho caridosamente apelidado de “voluntariado”, exploração e violação de crianças, assassinatos por encomenda, participação acionista em fábricas de contracetivos, expeculação financeira, falsificação de documentos, e tudo o que de pior uma organização que se auto-proclama de “Santa”, pode levar a cabo.
       
      Aliás a Igreja tem neste momento uma oportunidade única para nos convencer das suas qualidades benfazejas.:
       
      1º Pedir à Senhora de Fátima que acabe com a crise (por falta de pedidos não é). Este seria um milagre que convenceria crentes e não crentes, ficaria nos anais da história e todos seriamos gratos.
       
      2º Vender parte das toneladas de ouro, do tesouro da santa (penso que ela não se importa), e distribuír o dinheiro pelos mais carenciados.
       
       – Para isso não é preciso estudar como você pede, nem fazer curso, basta ter vontade em ajudar com obras e não com “clichês”.
       
       
      cumps.

      • Anónimo

        que eu saiba… as escolas e universidades catolicas são pagas!!! E geralmente só ricos as frequentam

      • JoaoC

        2º Vender parte das toneladas de ouro, do tesouro da santa (penso que ela não se importa), e distribuír o dinheiro pelos mais carenciados. 

        Sim, deve ser mesmo com os pobres que se estão a importar, ó hipócrita desonesto…

        E mesmo que fosse, aí está a resposta de Nosso Senhor a Judas, a quem imitam nos dias de hoje com tanta hipocrisia e desonestidade suja:
        « Então Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar, disse: “Porque se não vendeu este bálsamo por trezentos dinheiros, e se não deu aos pobres?” Pobres sempre tereis convosco; mas a Mim nem sempre Me tereis. (Jo. 12, 8).

  • Kavkaz

    Os Papas gostam de apregoar uma coisa e praticar o seu contrário. Hipócritas apalhaçados!

  • JoaoC

    Pura hipocrisia! Quem mais importante que Deus? Quem mais merecedor de toda a majestade? Não é para os homens nem para o Santo Padre que é a “ostentação”, mas para levar estes a Deus, Esse sim, merecedor de toda a riqueza, a glória, esplendor e majestade! 

    Cálices de ouro? De que haveria de ser feito o recipiente que guarda o Sangue derramado, o Sangue da nossa salvação? De que material haveria de ser feita a custódia que suporta o Corpo do próprio Deus?

    A riqueza e a “ostentação” da Igreja tem o objectivo de nos levar a Deus, a dar glória à sua majestade. O resto, é com a (maçónica) ONU e com os Estados.

    Não passam de Judas! Raça de víboras e hipócritas!

    Deus vale mais que todo o dinheiro e “ostentação”. A Ele, nada é de menos!

    Os novos Judas são estes, armados em bonzinhos, mas são MENTIROSOS, DESONESTOS E HIPÓCRITAS só que querem é destruir as Igreja de Deus e transformá-la (como se fosse possível) num igrejola de homens, como as seitas hereges protestantes e afins!

    « Então Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar, disse: “Porque se não vendeu este bálsamo por trezentos dinheiros, e se não deu aos pobres?” Pobres sempre tereis convosco; mas a Mim nem sempre Me tereis. (Jo. 12, 8). 

    • Kavkaz

      Mais importante que o teu deus inexistente é a minha família. Percebes, taralhouco das Caldas? Já sei que não percebes porque és padreco, marreco da tola!

      E o que é que tem o teu deus inexistente a ver com o ouro das roupas do papa e dos padrecos? Nada! Não mistures alhos com bugalhos!

      O sangue derramado é vinho do garrafão! Tonto!

      És mesmo toino! Cresce e aparece, catequista das anedotas católicas!

    • Jj Junqueira

      “Cálices de ouro? De que haveria de ser feito o recipiente que guarda o Sangue derramado, o Sangue da nossa salvação”? 
      Da” nossa” salvação NÃO, Zé Mané. Só se for da tua salvação. 

    • Ateu sim, e daí ?

      Gostei da fantasia do papadéfilo; tá linda para sair na ala das baianas no próximo carnaval.

  • Cindyn3

    pois eu acho lindo e romântico as artes no vaticano e acho que as roupas do Papa Bento XVI fazem parte de uma tradição secular ., no mais as palavras o sumo pontifice tem muito valor  moral em meio a uma sociedade que não sabe para onde vai. as pessoas não querem ouvir a voz de gente vestida de farrapos.

    • Jj Junqueira

      Valor moral?
      Onde? Quando?
      Tá maluco(a)? Esqueceu do abuso de menores ao longo de dois mil anos praticado pela sua “santa” igreja? 

    • Ateu sim, e daí ?

      Gostei da fantasia do papadéfilo; tá linda para sair na ala das baianas no próximo carnaval.

  • Jj Junqueira

    «Foi a Igreja que criou os orfanatos, os hospitais e as escolas públicas. O iluminado que escreveu este artigo devia estudar em vez de citar clichés» 
    Foi também nos orfanatos e nas escolas publicas que os “homens” da santa igreja tanto abusaram das crianças.

You must be logged in to post a comment.