Tu julgas saber, Rodrigues que é um mito, mas fazes apenas parte de 1,4% de ateus portugueses.
Gostava era de te ver numa cova de leões a bradar aos quatro ventos que ” Deus não existe”. Aí é que eu gostava de ver se tinhas tanta garganta.
A questão não é saber se Deus existe ou não, se Deus é ou não interventor. Eu tenho a minha concepção de Deus, que não é necessariamente coincidente, muito longe disso, com a versão tenebrosa do AT. A questão é saber se alguém que se diz ateu, num momento de desespero e de aflição humana, se mantém ou não ateu. Num quadro de teorização, feita aqui na blogosfera, não é difícil a algum ateu afirmar-se enquanto tal. Mas nas situações de isolamento, solidão e sofrimento humano, é que as nossas convicções, crenças ou descrenças são medidas. Houve muitos homens e mulheres que preferiram não renegar a sua condição de cristãos a baixarem a cerviz perante os imperadores romanos que os lançaram às feras. Presumo que todos esses mártires acreditassem verdadeiramente na vida para além da morte e não fizessem depender a crença ou não em Deus da sua vida ou morte.
Recordo também o gesto heróico e filantrópico do Maximilian Kolbe que se ofereceu para substituir na morte um prisioneiro judeu, mantendo-se crente na existência de Deus e não fazendo depender essa crença da sua salvação. Esses são os verdadeiros heróis da condição humana. Os que se mantêm firmes nas suas íntimas convicções espirituais e que não as fazem depender de critérios de ordem meramente utilitarista.
Pela minha parte só posso afirmar que já enfrentei situações em que a vida dependeu da sorte ou da agilidade e nunca me ocorreu pronunciar ou imaginar deus para me salvar.
Talvez por deus não fazer parte do meu imaginário nem estar familiarizado com essa mítica.
Com isto não quero dizer que sou um herói e que não sou medroso.
Tudo bem, nada te obriga a seres crente. Mas experimenta passar 60 dias nos himalaias com escassa comida e totalmente isolado do mundo e depois vem aqui dizer que, nem num único segundo, admitiste apelar para a intervenção de Deus.
Ateu sim, e daí ?
E o que isso prova ?
se o caboclo pedir ajuda ao ET isso prova exatamente o quê ?
Anónimo
..E deus interveio? Como?
Ateu sim, e daí ?
Em uma situação de desespero eu posso também apelar ao fantástico e maravilhoso FSM, e daí ?
E para o saci-pererê ? mula-sem-cabeça ? duendes ou o magico de Oz ? isso significa que eles existem ?
Já descobriu quem era o capelão pastafariano ? hehehe
Tu és mesmo choné de todo.Não emborques tanta caipirinha que te faz mal ao toutiço.
Ateu sim, e daí ?
Você que é um tonto. Não consegue argumentar e vem com essas palhaçadas. Deveria tomar uma caipirinha no capricho e uma cerva gelada em seguida, pode ser que assim consiga produzir um comentário decente.Vá. Ficou triste por lembrar o triste papel que fez procurando o capelão não foi, tontinho ?
Tu nem em português correcto sabes escrever. Todo o teu discurso é de uma insuficiência intelectual de arrepiar.Deve ser mesmo dos garrafões de caipirinha que emborcas pelas goelas abaixo.
Ateu sim, e daí ?
É. Tava demorando. Voltou a ser o velho palhaço de sempre.
Achei que havia se emendado e que tinha percebido o papel de idiota que faz tão bem por aqui.
Realmente, com certo tipo de debilóides não podemos nem brincar.
Não passa de um pobre-diabo.
HAMONBAAL
Ele é que é tonto ?
Tu é que fazes depender a existência de deus de alguém acreditar nele na hora da morte.
Então os estranguladores tugues que foram executados pelos ingleses cantando hinos a Kali-Ma é que estavam certos ?
A conivência da mídia de esgoto (serviçal dos EUA e OTAN) em relação ao regime saudita.
Há poucos dias, a Arábia Saudita decapitou (cortou a cabeça) de uma mulher acusada de bruxaria http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5514492-EI308,00-Mulher+condenada+por+bruxaria+e+decapitada+na+Arabia+Saudita.html Curiosamente
os EUA e seus capachos (UE, OTAN, Globo, Veja, Folha, Estadão etc.) não
armaram nem um escândalo. Imaginem se essa execução fosse no Iran.
Seria o “fim do mundo”. Exigiriam sanções e até “intervenção
humanitária” no Iran. Mas como a Arábia Saudita é capacho dos EUA. Então
tudo bem… “No problem!”… Parece que o mundo tem “bons” e “maus” ditadores. “Heróis” e “Vilões”.
Ateu sim, e daí ?
Arabia Saudita é capacho dos EUA ? acho mais ao contrário.
Anónimo
pode ser. Agora quero ver alguem acusar o Iran de extremista!
Ateu sim, e daí ?
É deprimente o que ocorre com as mulheres em geral e nos países mulçumanos em particular. Quanta indignidade, quanta insensatez.
Por isso tenho tanto nojo de religião e da corja de dementes fanáticos que as seitas arrastam.
obs: os EUA tem medo dos árabes aumentarem o preço do petróleo; se isso ocorrer o Obama vai pro saco !
Anónimo
Ke me indigna mais é essa hipocrisia de se condenar o Iran e se poupar a Arabia por ser amiguinha dos “bons”.
Nuno
E se a situação de desespero for falta de comida que alguém lhe servia uma maravilhosa e nutriente refeição de esparguete com almôndegas em honra do grande FSM. E uma caneca de cerveja.
”
Eu tenho a minha concepção de Deus”
Evidentemente! Tu estás a tentar – e a conseguir – explicar como é que os deuses foram inventados.
Assim, já gosto mais de ti.
Reuqer muito mais coragem correr risco de vida sabendo que a morte é MESMO o fim do que correr riscos na ilusão que se vai para o céu rodeado de anjos ou de virgens prontas a tudo o que a gente quiser.
antoniofernando
Eu também te queria ver, agnóstico lambe-botas dos ateus, numa situação de grande desespero, para ver se fazias esse discurso fácil e demagógico, grande reaça e defensor da lapidação islâmica das mulheres iranianas.
Ateu sim, e daí ?
Deseja tanto mal aos ateus…
Que exemplo de caridade cristã…
Tomara que seus patrões não leiam os seus escritos de merda; caso contrário estará desempregado.
Kavkaz
antoniofernando,
Se tens a tua “concepção de Deus” só estás a dar razão aos ateus: os deuses são criados pela imaginação das pessoas!
1- “A questão é saber se alguém que se diz ateu, num momento de desespero e de aflição humana, se mantém ou não ateu.”
Simetricamente, nós, ateus, também podemos dizer “A questão é saber se alguém que se diz crente, num momento de desespero e de aflição humana, se mantém ou não crente.”, depois de impetrar a benesse divina… sem efeito…
A avaliar pela descrença crescente, parece que não…
Ainda me lembro da primeira missa, em 2001, quando caiu a ponte de Entre-os-Rios: uma jovem, familiar duma vítima, irrompeu na igreja proclamando que deus não existia, senão não deixaria morrer tanta gente…
Eu acho que a jovem tinha razão…
Admito coisa nenhuma do que tu sentencias. Em primeiro lugar, não há fé mas fés. Como há várias concepções de Deus. Como há uma multiplicidade de atitudes humanas, em relação ao que afirmas por ” fé”.
Vai perguntar aos mártires cristãos, que preferiram não renegar a sua condição de cristãos, perante as ameaças do império romano, e que foram devorados pelos leões, se eles cederam nas suas fés por causa de poderem ser mortos. Pergunta também a Cristo se ele renegou os seus princípios e a sua crença em Deus com receio de ser Crucificado. Pergunta isso também à quase totalidade dos apóstolos, os quais, na sua grande maioria, exceptuando o caso de João Evangelista, foram martirizados por se afirmarem cristãos.
Pergunta aos cristãos contemporâneos, perseguidos em diversos países do globo, se eles renegam as suas fés com receio de serem mortos. Podes começar pela China e pela Coreia do Norte. E depois ainda tens muitos países onde podes continuar os teus inquéritos.
E porque não perguntas aos milhões que mataste na inquisição, nas cruzadas mais ou menos contemporâneas, na esclavização de Africa e das Américas, etc., etc., etc.?
Estarás a confundir-te com a imagem que projectas do teu espelho ? Porventura já terás assassinado alguém e confundes o teu próprio reflexo com aqueles,como eu, que têm as mãos limpas do sangue que porventura tenhas derramado ?
Falhaste o alvo. Se te quiseres dar ao trabalho de reveres as posições que, aqui, neste blogue, reiteradamente assumi contra a satânica Inquisição, as cruzadas e o genocídio dos cátaros, verás que não tenho os teus rabos de palha.
Podia falar-te em Holomodor, em Estaline, Pol Pot, em Enver Hoxha e em múltiplos facínoras ateus, que, em nome de uma mundividência totalitária, marxista-ateísta, foram tão ou mais criminosos que os indivíduos da Inquisição.
Mas deixo essa gandulagem ateísta ao teu cuidado. Para a próxima vez que disparares, tem cuidado, não vá a bala fazer ricochete no espelho do teu quarto e só então te aperceberes que disparaste contra ti próprio.
Anónimo
e por que o seu deus de merda permitiu a existencias destes “facinoras”???
antoniofernando
Para que gajos de merda como tu também tivessem direito à existência.
Anónimo
ah sim… que legal… existirem pra matarem… ah que deus bondoso esse…
bom… holodomor e aborto sao vontades de deus…. afinal tudo que se passa no mundo é designio dele.
Ateu sim, e daí ?
Você é mentiroso !
Negou a culpa dos seus patrões sobre a inquisição !
Os arquivos estão disponíveis.
MENTIROSO !!!!
antoniofernando
Ó grunho brazuca: tu ainda não percebeste que eu, por mais do que inúmeras vezes, censurei aqui, no ” D.A.”, a satânica Inquisição e as ignóbeis cruzadas ? Tens olhos e mioleira para quê ? Só para te emborrachares com garrafões de cachaça ?
Tem bobo para tudo nessa vida…Até para acreditarem no ET criador, na honestidade de pastores, na bondade do zé-ruela…
Até mesmo em gzuis..
Por falar em gzuis, o que esse bobo-alegre fez de bom ? é uma pergunta honesta (por incrível que possa parecer, não estou debochando)
Você fala muito em gzuis: o que esse sujeito fez de bom ? qual é a ética desse pilantra ? por que alguém deveria fazer o que ele disse ?
“gzuis” ? Quantos garrafões de cachaça emborcas por dia ?
Ateu sim, e daí ?
No máximo, 10. De Salinas, a melhor pinga brasileira! Não só do Brasil, mas de Minas Gerais também !
Mas e sobre a ética do pilantra ? fiz uma pergunta honesta.
antoniofernando
Logo vi. 10 garrafões por dia deu-te cabo da tola. Não dizes coisa com coisa, nem uma linha única de pensamento minimamente estruturada.
Ateu sim, e daí ?
Estava brincando com você, pobre imbecil.
E sobre a ética do vagabundo ? responda, palhaço !
antoniofernando
Ainda és de bom tempo, bobito. Achas que eu ia perder o meu rico tempo a fazer discurso teológico com um gajo que tem a mioleira toda encharcada de cachaça, como tu ? Deves ser é maluco.Vai conversar com a malta da tua ralé.
Ateu sim, e daí ?
Mas respondeu !
Portanto aceitou a alcunha. Você é Mesmo um PALHAÇO !
Abraão
Não é preciso ser cristão devoto carregado de fé para se deixar sacrificar a ter de renunciar à sua crença. Muitos e muitos e muitíssimos com mais garantias da veracidade do acontecido comprovadas por escrito em folhas de ficheiros arquivados, preferiram sofrer e morrer do que denunciar companheiros ou renunciar às suas ideologias. E isto aconteceu e continua acontecendo tanto com pessoas ligadas à direita como à esquerda.
Nem vale a pena perguntar aos mouros e aos judeus a razão que os levou a aceitarem a cristandade em vez do cutelo. Mas, como em tudo na vida, houve os que conseguiram fugir e os que sucumbiram. E aqui estamos de novo no dilema, DEUS EXISTE ou é um MITO? Cá pra mim continua sendo mito. E porquê mito?! Porque os que fugiram, afinal não confiaram no deus e pelo sim pelo não, deram à sola e os que ficarm lerparam porque o seu protector de capacidades infinitas não lhes salvou o couro.
Eu não sou inteligente nem altamente letrado mas não gasto electricidade com aparelhos que não funcionam.
Não acreditas em Deus, estás no teu pleníssimo direito. Também é verdade que em todas as ideologias há homens e mulheres que não traem as suas convicções nem cedem perante quaisquer ameaças.
Ateu sim, e daí ?
Pelo menos é o que eles falam…
DUVIDO !!!
Nem gzuis acreditava em deusão…ou tem outro significado para “pai, por que me abandonou ?”
antoniofernando
Duvidas ? Fazes muito bem, que te faça bom proveito.
Ateu sim, e daí ?
que faça bom proveito.
“que te faça bom proveito” está errado, tonto. O pronome não tem sentido na frase. Não há objeto aí. Veja se aprende a usar o idioma antes de tentar corrigir alguém, bestão.
antoniofernando
Ó, a minha alma está estupefacta. Não é que o rançoso ,encharcado com as litradas de cachaça quer vir agora mostrar a construção escorreita das frases.Rio-me à brava contigo ignorante. Que te faça bom proveito, brazuca:
A tua mãe é que não tem culpa do taralhoco que deitou no mundo. A culpa é tua que te encharcas de caipirinhas às litradas e depois desces sempre ao nível da ralé.
Anónimo
Fale da democracia catolica da Croacia na 2ª guerra… onde todos eram obrigados a pertencer a santissima igreja catolica baixo ameaça de morte e de ser deportado prum campo de concentração.
Falo de tudo o que tu queiras e denuncio todos os criminosos, sejam eles crentes , agnósticos ou ateus. Tu é que nem uma palavra de censura teces quando se trata dos teus amigalhaços islâmicos, mesmo quando eles apedrejam mulheres até à morte ou enforcam jovens nos postes do Irão.
Anónimo
não é nem isso… fico enojado com o linchamento moral do iran…. enquanto que as monarquias arabes são poupadas de criticas… alias… nem o vaticano fala nada… engraçado….. ne;;; ´parece que os petrodolares compraram o silencio dos “bonzinhos”.
Ateu sim, e daí ?
Mas você tem alguma dúvida sobre isso ? é claro que sim.
Desde a infância existem tais ameaças. Alguém acreditaria nessas patetices religiosas quando adultos ? sabe a resposta.
Se eu gritar “deusão existe !”os leões me deixarão vivo ?
Se isso ocorrer, qual será o significado ? que os leões são cristãos ? ou porque, em um momento de desespero, eu disse essa bobagem o deusão interviu e depois, quando eu voltar a ser ateu o deusão me devolverá aos leões ?
Arrume um argumento decente em favor do deusão (peça ajuda a ele. quem sabe ?)
Uma pergunta: se somos imagem e semelhança do deusão, ele ( o deusão) tem umbigo ? Adão e Eva tinham umbigo ? e gzuis ?
Porque é que não respondes por ti ? Ficas à espera que outros te esclareçam as tuas dúvidas existenciais ?
Ateu sim, e daí ?
Eu não tenho dúvida sobre isso ! morreu, saco. acabou. já era. fim. Perguntei por curiosidade, por acreditar que você pudesse responder a simples pergunta. Mas não. É um imbecil e ignorante e faz questão de mostrar-se sempre assim. Mas o errado sou eu por querer conversar com uma mula como você. Mulas devem ser tratadas no chicote, que é como gosta.
Ateu sim, e daí ?
O deusão tem umbigo ?
Anónimo
Já não há covas de leões, pá.
Em que século julgas que estás?
A única Cova dos Leões que eu conheço é a do Tomás da Fonseca. E não me consta que ele tivesse berrado por deuses, jesuses e essa catrefada toda.
Se calhar ainda menos de 1% dos antigos egipcíos sabia que o deus Anúbis era um mito.
Isso faz com que Anúbis exista mesmo ?
Já te estou a ver no deserto a sacrificar a Anúbis.
Afinal tens de ser coerente com os teus própios critérios de aferição da verdade, por mais estúpidos que sejam.
Quanto aos leões, fifi, é verdade que vocês mataram muita gente por não acreditar na vossa mitologia.
Mas, fifi, esses tempos acabaram.
Se queres assassinar alguém por ir contra os vossos tabus religiosos tens de ir para o Irão, onde gente como tu ainda pode assassinar mulheres por não seguirem os vossos tabus anti-sexo.
“…mas fazes apenas parte de 1,4% de ateus portugueses.”
1- E daí???!!! Que sejam 1,4%, ou 4 ou 7,29%, o que é que o AF conclui de desabonador?!
2- Imagine que no ano 100 os cristãos eram só 1,4. 4 ou 6,75%? O que é que se concluía???!!!
3- O cristianismo demorou 300 anos a impor-se como religião mais dinâmica e influente, no império romano, e 400 anos a impor o seu domínio totalitário, no mesmo império.
Tomando a Revolução Francesa, como ponto de viragem do domínio do cristianismo e de aparecimento crescente de ateus, estes têm 300 anos, 200 já passados, para se afirmarem como os mais influentes…
Sabendo que as novas gerações ligam pouco ou nada à religião, nem será preciso chegar ao fim dos 300 anos (2089), para se verificar os poucos religionários e a pouca dedicação ao seu culto.
4- É uma religião cada vez mais de velhos. Observe-se perto da porta duma igreja, à hora da missa, o tipo de gente que a frequenta: cerca de 90% são mulheres e cerca de 90% têm mais de 50 anos. Gente de menor nível académico e menor nível cultural, habituados ao tradicionalismo da vida…
Suponho que na última estatística da Igreja, a frequência de missas seja cerca de 15%, dos ditos católicos…
Aguardemos a próxima estatística…
5- É difícil, mesmo com tanta decadência, as pessoas intitularem-se ateias, pois que, quem viveu imerso numa cultura com forte matriz religiosa, não é fácil abdicar da credulidade religiosa. Se fosse fácil, haveria mais ateus…
Os descrentes relegar-se-ão, talvez primeiramente, para o setor dos “agnósticos”, “não sabe/não responde” ou dos indiferentes que pouco ou nada querem saber de matéria religiosa, do que para os ateus…
… Mas há muita evolução pela frente…
Diz-me uma coisa: como sabes que deus existe? Já o viste? E se eu dissesse que tenho 36 anos e que acredito no pai natal? O que é que tu pensarias disto? E mais, provavelmente muitos ateus se estivessem numa cova de leões até poderiam dizer “Ai meu deus”, mas somente por força de expressão. Ou seja, por eu nesta altura das festas solsticias falar com os meu filhos acerca do pai natal, não quer dizer que eu acredite nele, pois não? Mas para ti o facto de pronunciar o nome já é sinónimo de crença. Ah, e já agora, tantos que clamaram e continuam a clamar por esse deus morreram torturados, doentes, esventrados, queimados, etc, e quem lhes valeu? Esse deus ou tu?
Não reparou o massacre religioso nas redes de tv nos últimos dias ? achou que fosse obra do acaso ?
Estão todos desesperados com a perda de fiéis.
Essa bobagem de religiosidade só ocorre em tempos de crise. Como estamos saindo fora disso, as igrejas e templos estão ficando vazios.
Veja o comércio: andei pelos principais centro de lojas de BH e raramente vi um presépio; Noéis tem a reveria; gzuis, neca !
Só há ateus até ao aproximar da hora a morte. Por experiência de anos a trabalhar com pessoas em situação limite (e até com doentes terminais), posso afirmar, com toda a franqueza, que não vi UM único ateu, comunista, etc, qualquer outro inimigo declarado da Santa Igreja que esteja perto do fim, a não questionar a sua ideologia de descrença e a não fazer referência a Deus, quanto mais não seja para blasfemar.
Portanto, e como a morte é a juíza da vida do homem, ninguém é verdadeiramente ateu até ao fim. Como sempre disse, só existem ateus até à hora da morte. Seja para aceitar a salvação de Deus, seja para O renegar e se condenar eternamente.
E ainda bem que assim é, porque d’Ele viemos, para Ele vamos.
Quem quiser, claro… Deus não obriga ninguém a ir ter com Ele, apesar de dar todas as graças necessárias para a conversão e a consequente salvação eterna a TODOS, no momento da morte.
Só se condena quem quiser permanecer neste estado lastimável de negação de Deus.
É mentiroso ! assim como o seu colega, o piradão, vem com falácias. Se trabalhou próximo a doentes terminais deve ter sido em um hospital católico ou em uma instituição do tipo.
Está mentindo ! Você é um membro da igreja, nunca trabalhou com ateus.
Ninguém muda de crença ao se saber perto da morte.
Meu pai morreu este ano de câncer na bexiga. Cresceu cristão, morreu ateu. E com muita dignidade.
A origem do Natal é mais antiga que o próprio cristianismo.
Mesas bem servidas, canções, árvore iluminadas e o retumbar dos sinos são características da festa de Natal, uma celebração que cresceu com o cristianismo, mas que tem raízes em antigos rituais pagãos indo-europeus anteriores a Jesus Cristo.
Eu, sinceramente, não sei se é um mito! Se o senhor sabe, seria intelectualmente mais honesto que dizesse como chegou a tal conclusão em vez de se limitar a fazer uma afirmação que, por si só, não tem qualquer valor.
De facto, gostaria que este e outros “sites” fossem verdadeiros pontos de encontro entre ateus e crentes, mas a avaliar pelo tipo de argumentação utilizada nunca conseguirão sair de um pequeno quarto fechado sem janelas.
É realmente preocupante o tipo de artigos que aqui são publicados. Brotam de uma vontade de atacar a Igreja Católica e as crenças religiosas em geral, mas não têm qualquer substância. Talvez seja por isso que a voz dos movimentos ateistas militantes não é ouvida na nossa sociedade… Refugiam-se em questões laterais e fogem do essencial! Parece-me que o fazem porque já descobriram que o “essencial “(mostrar por que é que não se deve acreditar em qualquer divindade) não é demonstrável!
Se conseguirem, contudo, dizer-me o porquê da divindade de Jesus Cristo ser um mito, agradeço-vos profundamente.
A António Fernando que ofende os adversários em vez de usar o raciocínio e argumentar à base da lógica da Razão,eu que sou um simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velhote(87anos),dir-lhe-ei que eu admito em meu pensamento que haja quem acredite na existência de Deus,mas não posso admitir que haja quem se atreva a definir Deus,e pior um pouco,a dizer que falou com êle,como o Moisés e que dêle recebeu as Tábuas da Lei que são os Dez Mandamentos dos biblico-judaico-cristãos.Ora se Deus,
como ensina a Igreja,é um Ser invisível com todos os seus predicados num grau infinito,
não pode ter necessidade seja do que fôr.Então porque é que criou o Mundo e depois Adão e duma costela dêste fez Eva?!Depois de os pôr no Paraíso Terreal,proíbiu-os de comer o fruto da árvore da ciência do bem e do Mal,o que êles não cumpriram,sendo por tal,expulsos do Paraíso Terreal.Ora um Deus assim senhor absoluto,tirano,caprichoso e vingativo,só pode ter sido criado pelo Homem à sua imagem e semelhança,o Homem que depois fez uma Religião segundo os seus interêsses.Pois se Deus é infinitamente sábio,
sabia antecipadamente que Adão e Eva não cumpririam a sua ordem.E se Deus é o único criador foi êle também que criou o Diabo e o Inferno,o que desdiz a afirmação de que Deus é infinitamente perfeito,e até mesmo a criação do Mundo,não foi perfeita,pois de
vez em quando,há terramotos,maremotos,vulcões,tempestades,que matam Seres vivos
(animais irracionais da mais variada fauna) mas inocentes que não cometeram o pecado original.E depois êsse Deus que é o Padre Eterno dos biblico-judaico-cristãos,quiz que seu «filho»viesse ao Mundo para sofrer e morrer para remir os pecados dos homens e das
mulheres,como ensina a Igreja.Eu então deixo aqui a pergunta:
-Que Deus é êsse assim tão mau/tão cruel,tirano e sanguinário/que se porta pior que um marau/ em mata o «filho» no Calvário?!
O Diário de uns ateus é o blogue de uma comunidade de ateus e ateias portugueses fundadores da Associação Ateísta Portuguesa. O primeiro domínio foi o ateismo.net, que deu origem ao Diário Ateísta, um dos primeiros blogues portugueses. Hoje, este é um espaço de divulgação de opinião e comentário pessoal daqueles que aqui colaboram. Todos os textos publicados neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não representam necessariamente as posições da Associação Ateísta Portuguesa.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
84 thoughts on “Tu sabes que é um mito…”