Loading
  • 22 de Dezembro, 2011
  • Por Ricardo Alves
  • Ateísmo

Solstício

No dia em que esta coluna é publicada, o Sol atinge o ponto mais baixo de todo o ano, no horizonte de quem o vê do hemisfério norte. Este será o dia mais curto do ano, precedido ou seguido pela mais longa noite.

Em tempos menos civilizados, a escuridão das noites longas e frias causaria uma angústia compreensível, e entre gregos e romanos esta era a época de beber vinho e abater os animais que não teriam alimento nos meses seguintes. Na era do frigorífico e dos sulfitos, o desperdício mantém-se.
O cíclico “renascimento” do Sol originou, em vários povos e longitudes, festividades que assinalavam o início do alargamento dos dias. Um desses festivais, o Sol Invicto dos romanos, celebrava-se (aparentemente) a 25 de Dezembro. Foi apropriado pelos cristãos para data de nascimento da forma humana da sua divindade, numa manobra de marketing bem sucedida, por associar o ciclo da reprodução humana ao das estações.
O solstício de Inverno, evento astronómico e inalterável pela cultura humana, é um facto científico e portanto de todos. O “natal” é dos cristãos, que ligam estes ciclos a uma religião e a uma hierarquia autoritária que nesta semana conseguem sempre boa imprensa para valores específicos e discutíveis (como o perdão incondicional e total, ou a obediência). Muitos preferimos aceitar que ninguém nasce (nem morre) por nós. E que há muitas formas de festejar mais um ano.
35 thoughts on “Solstício”
  • Kavkaz

    “Merry Crisis and Happy New Fear”…

    … “graças a Deus!”

    • Ateu sim, e daí ?

      HAHAHA

      FELIZ MITRA ! 
      – deus MITRA, não o barrote da icar…esses caras são tão pilantras que se apropriaram da palavra mitra para significar uma porqueira religiosa qualquer ao invés do deus-sol

  • antoniofernando

    Por toda a Europa se vai celebrar o Natal Cristão. Em Portugal, 1,4% de ateus poderão festejar o que quiserem., mas Natal Cristão não será de certeza.

    • Anónimo

      O “natal cristão” é uma – mais uma – fraude.
      O “Natalis Solis Invictus” já se festejava antes do alegado nascimento do inventado cristo. E a maior prova do que eu afirmo, deu-a o Ratzinger – ao acender a paganíssima “árvore de natal”, na Pr. de S. Pedro.
      Ou vais dizer-me que a árvore de natal está ligada ao cristianismo?

      • antoniofernando

        O “natal cristão” é uma, mais uma, fraude ? Perguntas.

        Também andas a encher os bolsos do JRS ? Não tens onde gastar o dinheiro em livros mais interessantes ? Eu quero lá saber da árvore de natal. A mim o que me interessa é a Ética de Jesus de Nazaré e o conteúdo essencial dos Evangelhos, naquilo que trouxe de profundamente revolucionário no campo das ideias religiosas. O resto, “árvores de Natal”,ou se, antes da celebração do Natal Cristão, já havia práticas pagãs anteriores, estou-me nas tintas.
        O Natal Cristão celebra-se a 25 de Dezembro, como poderia celebrar-se em qualquer outra data. Isso não é relevante para a natureza da fé cristã e da adesão às ideias eticamente progressistas de Jesus de Nazaré.

        • Ateu sim, e daí ?

          Você é realmente cego ou finge para ganhar algum ?
          A data foi escolhida para contrapor às festas dos outros povos ( não gosto da palavra pagão: parece xenofobia. só parece ?)

        • Rjgalves2001

          Não sei onde foi buscar esses «1.4%» de ateus. No Censo de 2011, 4% das pessoas declararam que não tinham religião…

        • João Pedro Moura

          ANTONIOFERNANDO disse:

          “A mim o que me interessa é a Ética de Jesus de Nazaré e o conteúdo essencial dos Evangelhos, naquilo que trouxe de profundamente revolucionário no campo das ideias religiosas.”

          Diga-me 3, 4… 6 ideias/práticas da personagem bíblica “Jesus Cristo” que interessem para a Humanidade.

        • HAMONBAAL

          Não sei porquê mas tenho a impressão que a “ética cristã!” não incluia originalmente apoderar-se fraudulentamente das festas religiosas dos outros.

          Mas o que esperar de uns fariseus como vocês ?

      • Hunigbor

        Ao ver as imagens de uns “apresentadores” da TV (degustando “carne humana” — notícia de hoje), passadas em varredura eletrônica, e outras do Malafaia, Luan Santana, Aline Barros, Oprah, Putin, Lula, Datena, o Papa, o Chico Xavier, etc; não é dificil “sacar” esse jantar com velas. Os risinhos sarcásticos são devido à manobras para ABAFAR o HOLOCAUSTO das DEZENAS DE MILHARES DE CRIANÇAS ESTOPORADAS POR TRÁS (“e MORTAS”) dentro de igrejas durante,PASMEM, 1945 a 2010. E ainda na Mídia TODA infestada do que não sabemos ainda, depois de instaurar uma prévia dum Talibã Virtual feito com uma farsa de uma mulher “espancando” um cachorrinho, agora dissemina a “Fome Forçada” para “fazer bem à saúde” … Detalhe: Fome severa causa alucinações; o que estão maquinando?
        Estamos postado a imagem aqui, mas o D.A está “PASMO” demais e não   sabe se coloca (pois é totalmente chocante); já você Grilo ou o Ateu Sim, podem solicitá-la via e-mail ao D.A; com certeza, pensamos  que este sítio  poderá fazer isto pra vocês.

      • Rui186

        Concordo plenamente contigo GriloFalante. Contudo estar a dar paleio a estes crentes da mitologia é uma perda de tempo. Sou ateu e tenho orgulho. E não, não vou festejar o natal mas sim uma festa em família, essa sim é uma festa. Abraço a todos os ateus, cépticos e agnósticos; e também para os outros que resistem a abrir os seus horizontes.

    • João Pedro Moura

      ANTONIOFERNANDO disse:”

      “Por toda a Europa se vai celebrar o Natal Cristão”

      1- O que é o “Natal Cristão”?

      2- Como é que o António Fernando vai celebrar esse “Natal”?

  • Kavkaz

    Escreveste uma redundância e o que todos já sabem até antes de teres nascido…Os ateus não são religiosos e não fazem festas cristãs que é uma coisa que é tudo menos homogénea. Os ateus não precisam de ajoelhar nem ir à “missa do galo”. Vivem melhor sem isso!

    • antoniofernando

      Foi só para te avivar a memória, não fosses esquecer-te que te incluis no pequeníssimo grupo de 1,4% de ateus, que, em Portugal, não celebra o Natal Cristão do ano de 2011 da Era Cristã.

      • Kavkaz

        Tornaste a escrever outra redundãncia. Por mais que te esfalfes todo os teus deuses não aparecem, pois não existem. E tu sabes-o bem, ressabiado falhado!

        Os ateus falam Verdade e tu mentes descaradamente. É a diferença! Nem sabes quantos deuses existem no céu… Ehehehe, “cristão”!

        • antoniofernando

          És um asco. estás sempre ao teu nível. Mas continua assim,nesse nível tão boçal e estupidificante. Os 1,4% de ateus em Portugal ” agradecem-te”…

          • Kavkaz

            Tu não sabes nada dos teus deuses porque eles não existem, são inventados pela mente humana!

            Falas… falas, mas é só imaginação! Confundes imaginação com intelectualidade!

            A tua sabedoria é nula. Nem consegues responder a uma simples pergunta: quantos deuses existem. Vê lá tu… Esta questão deve ser o b + a = ba do “cristão”.

            Eu respondo por ti:

            – No céu não há deuses!

          • antoniofernando

            Respondes coisa nenhuma. Tu és dos mais fracos ateus que por aqui andas em termos de discurso intelectual fragilmente elaborado. És um alucinado. Acordas todos os dias a dizer essas bacoradas repetitivas, que já enojam. Aliás, vê-se bem pelo baixo nível das tuas intervenções que inteligência e cultura não são propriamente atributos de que te possas vangloriar.

          • Kavkaz

            Eu é que não respondo? Ahahah… A pergunta foi minha! Ficaste caladinho!

            Muita gosta tu de desconversar… É para fugires com o rabo à seringa!

            Ora responde lá:

            – Quantos deuses há no céu? É o respondes… Não tens inteligência para uma pergunta tão fácil.

      • Anónimo

        se a maioria do povo disser que 2+2=5 então a maioria está certa?

        • antoniofernando

          Não confundas matemática com religião. Em matemática, todos os matemáticos reconhecem que 2+2=5. No domínio da crença religiosa, a dedução matemática não se aplica. É tudo uma questão de inferência intuitiva em relação ao conceito de Deus e de aprendizagem dedutiva no que respeita ao Cristianismo histórico. No Brasil farás parte dos 0,4% de ateus que também não vão celebrar o Natal Cristão, mas não mais do que isso.Aqui já é uma questão de estatística e de matemática. Quanto à temática religiosa, já deverias ter aprendido que não está sujeita ao domínio da prova, mas ao da convicção.

          • antoniofernando

            Errata: ” Não confundas matemática com religião. Em matemática, todos os matemáticos reconhecem que 2+2=4″

          • Anónimo

            Se Deus existe e é bom.. por que Ele permite o aborto, roubo, guerras, estupros etc.?

          • Kavkaz

            o antoniofernando(2) / Xpto / Pssst… / anda a vender banha da cobra, mas aqui ninguém lha compra!

            Na rua dele também já não vende nada a ninguém!

          • antoniofernando

            Pergunta-te a ti próprio se gostarias de ser uma marioneta ou possuíres livre-arbítrio. Se o teu pai for uma boa pessoa e tu te comportares incorrectamente, que culpa tem o teu pai do teu mau comportamento ?

            Se Deus existir e for bom, não será como critério de referência para aqueles que Nele acreditam, se comportarem de forma perfeita ?

            Preferias um mundo em que um ente superior estivesse sempre a intervir sobre as mais diversas condutas humanas ?

            Os teus argumentos não demonstram a Inexistência de Deus, mas de uma determinada concepção de Deus, na qual eu não me revejo.

            E depois da morte, o que é se passa, sabes ?

            Podes asseverar que a tua vida termina com a morte física ?

            Se Deus existir como um Ser Perfeito, para mim é como critério de referência de acção humana, não para estarmos sempre  a perguntar porque é que ele intervém ou não intervém.

            No entanto, reconheço que as tuas questões são bem pertinentes.

          • Anónimo

            bom… e as crianças ke são mortas pela fome e viiolencia… ke culpa elas tem?? pq deus não as protege???

          • antoniofernando

            Querias um mundo perfeito, onde nada de mal acontecesse ? Que Deus estivesse sempre a intervir ?
            A vida é um projecto evolutivo, onde existe dor e sofrimento. Haverá ou não razões para isso acontecer ? Há apenas aquelas que resultam de existirem seres humanos que não fazem mal a ninguém, raros que só praticam o Bem, outros só o Mal,e ainda outros que oscilam entre as duas vertentes.
            Se olhares para a existência e só vires materialidade, então nenhuma resposta encontrarás.Mas imagina que exista alma e e que esta seja a nossa verdadeira essência. O que se passa depois da morte, depois de todos os dramas e tragédias ? Será que aqueles que foram vítimas não irão conhecer nenhum tipo de reparação ? Será que de algum modo a justiça prevalecerá sobre a injustiça ? Para quem acreditar na vida após a morte , que a alma existe e é eterna, há muito para desvendar em relação às questões pertinentes que colocaste e que são bons argumentos ateístas.

          • Anónimo

            então nao condene o aborto.. pois o mundo é imperfeito… ah fazer o ke ne?? entao nao condene a China

        • Hunig

          Ao ver as imagens de uns “apresentadores” da TV (degustando “carne humana” — notícia de 

          hoje), em varredura eletrônica, e outras do Malafaia, Luan Santana, Aline Barros, Oprah, 

          Putin, Lula, Datena, o Papa, o Chico Xavier, etc; não é dificil “sacar” esse jantar com 

          velas. Os risinhos sarcásticos são devido à manobras para ABAFAR o HOLOCAUSTO das DEZENAS DE 

          MILHARES DE CRIANÇAS ESTOPORADAS POR TRÁS (“e MORTAS”) dentro de igrejas durante,PASMEM, 

          1945 a 2010. E ainda na Mídia TODA infestada do que não sabemos ainda, depois de instaurar 

          uma prévia dum Talibã Virtual feito com uma farsa de uma mulher “espancando” um cachorrinho, 

          agora dissemina a “Fome Forçada” para “fazer bem à saúde” … Detalhe: Fome severa causa 

          alucinações; o que estão maquinando?

      • Rjgalves2001

        Não sei porque insiste nesses «1.4%». No Censo de 2001 houve 343 mil pessoas que se declararam «sem religião». São 4% da população que podia responder a essa pergunta. São mais do que as das comunidades não católicas todos juntos.

  • José Gonçalves

    A todos os que se consideram cristãos,eu digo que o Cristo que é nome grego,assim como a doutrina cristã,foi uma invenção de judeus dissidentes,na diáspora que influenciados pelo helenismo e outras religiões da zona mediterrânica,atribuiram o nome de Cristo ao lendário judeu Jesus,considerando-o filho do Deus Criador do Mundo ou seja o Deus dos judeus Javé/Jeová.E agora pergunta-se:-Porque veio então ao Mundo êsse tal lendário Jesus que depois foi chamado Cristo?Diz a Igreja que foi para sofrendo e morrendo imolado como cordeiro de Deus(Agnus Dei) remir o pecado original,
    e desagravar a ira divina de seu Pai e salvar a humanidade.Mas então eu pergunto:
    -Que Deus é êsse assim tão mau/tão cruel,tirano e sanguinário/que se porta pior que um marau/e mata o filho no Calvário?!

  • Brant

    Ao ver as imagens uns “apresentadores” da TV (degustando “carne humana” — notícia de hoje), em varredura eletrônica, e outras do Malafaia, Luan Santana, Aline Barros, Oprah, Putin, Lula, Datena, o Papa, o Chico Xavier, etc; não é dificil “sacar” esse jantar com velas. Os risinhos sarcásticos são devido à manobras para ABAFAR o HOLOCAUSTO das DEZENAS DE MILHARES DE CRIANÇAS ESTOPORADAS POR TRÁS (“e MORTAS”) dentro de igrejas durante,PASMEM, 1945 a 2010. E ainda na Mídia TODA infestada do que não sabemos ainda, depois de instaurar uma prévia dum Talibã Virtual feito com uma farsa de uma mulher “espancando” um cachorrinho, agora dissemina a “Fome Forçada” para “fazer bem à saúde” … Detalhe: Fome severa causa alucinações; o que estão maquinando? 

  • antoniofernando

    José Gonçalves

    Você tem filhos ? Seria capaz de fazer algum sacrifício pessoal por um filho seu ? Seria capaz de amar um filho ao ponto de dar a vida por ele ?

    Você faz uma interpretação completamente abusiva da Morte de Cristo.Para uma parte significativa de cristãos, Jesus Cristo era simultâneamente Homem e Deus. Nesse contexto não faz sentido a sua pergunta.

    Mas mesmo que não se aceite Jesus de Nazaré como Deus, Jesus Cristo actuou livremente em função da sua consciência. Não foi obrigado por Deus a nenhum comportamento que assumiu.

    Consegue entender isso, que é tão elementar ?

    • Afonso

      Se era deus e homem ao mesmo tempo então enganou-vos bem. Um homem-deus não sofre pela sua omnipotencia, o seu sofrimento e sacrifício foram balelas, mentiras, para enganar os pobres “mémés” e convencê-los que tinham que seguir o pastor. É isso?

    • Ateu sim, e daí ?

      Homem e deus ? cara , tá usando crak ? vinho adulterado ? ou só voltou a ser o piradão de sempre ?
      Se era deus, por que ser homem ? se era homem, como podia ser deus ? você tá doidão…

You must be logged in to post a comment.