Loading

Tragédia na Coreia do Norte

1 morto.

36 thoughts on “Tragédia na Coreia do Norte”
  • Kavkaz

    Uma tragédia sem sangue. O ditador estava cansado de andar de comboio. Pagou caro a fobia aos aviões. Ficou o regime de ferro. A população chora copiosamente. O que fazer sem o algoz? Não sabem, pois não aprenderam nem lhes ensinaram. Choram com medo do futuro!

    • António Marques Pinto

      Genial ! Em meia dúzia de palavras se dizem as verdades; em discursos intermináveis, cartazes nas paredes, fotos em todas as casas, espectáculos propagandisticos e televisões oficiais, apenas se procura fazer das verdades simples, mentiras credíveis. Cumprimentos.

      • Anónimo

        essa descrição poderia se aplicar tambem a midia “livre” como Fox News, BBC, Le Monde, CNN…

    • Anónimo

      pergunta que não quer calar. por que a liderança norte-coreana é malhada pela imprensa ao contrario da liderança saudita???

  • Ateu sim, e daí ?

    Gibran Kahlil Gibran conta uma história de uma rainha que era abanada por escravos enquanto dormia. A coroa da ditadora caiu. Os escravos com receio de serem castigados, cuidadosamente recolocaram a coroa na cabeça da velha.
    moral: só um escravo devolve o poder a um tirano.
    É a triste história da Coréia do Norte.

    • jeisamajorie

      to buscando esse treco do livro dele ha 2 hs e nao econtro aqi na net . Que degradacao os brasileiros que so se preocupam com BBB ne’, ainda bem que nos conhecemos a obra dele.. 

    • jeisamajorie

      *trecho

  • HAMONBAAL

    Acho que era uma excelente oportunidade para o diário abordar a questãodos crimes de certos movimentos ateus (comunistas) contra os crentes.  Eu sei que nem todos os ateus são comunistas e nem todos os comunistas são do tipo estalinista, mas reconhecer que na família ateia (alargada) também se cometem os mesmos crimes de que se acusam as igrejas só vai dar mais peso, pela honestidade, às denúncias dos ateus contra essas igrejas.

    Já agora também acho que o diário devia abordar os “bons” crentes, para não dar aquela impressão de tendenciosismo sectário que, precisamente e com razão, também acusam as ditas igrejas.

    Fora isto, num período de depressão psicológica provocada pela crise internacional, quero saudar o regime norte-coreano, que foi o único capaz de nos fazer rir.  Ainda por cima num funeral.

    • João Pedro Moura

      HAMONBAAL disse:
       
      1-     “Acho que era uma excelente oportunidade para o diário abordar a questão dos crimes de certos movimentos ateus (comunistas) contra os crentes.” 
       
       
      De vez em quando, uns religionários, ou, neste caso, o Hamonbaal, aparecem nesta caixa de comentários a tecerem considerações provocatórias e cavilosas, embora não seja o caso do Hamonbaal, sobre os ateus, intentando confundi-los com políticos e políticas ateístas vigentes ou do passado, de índole comunista, tais como os regimes estalinistas.
       
       
      Ora, “ateísmo” é uma coisa. “Política ateísta” é outra!
      O ateísmo é um ideário que nega deus e, concomitantemente, denega as religiões.
      O ateísmo não é uma doutrina política, portanto, nada concerne à política.
      Do ateísmo não se pode extrair princípios políticos nem normativos sobre política. O ateísmo não concerne a nada disto.
      Sendo assim, pode haver ateus desde nazi-fascistas a anarquistas…
       
       
      Como os comunistas, na sua teoria e práxis de transformação radical da sociedade e nas suas análises materialistas, acometeram as “instituições burguesas” do poder dominante, incluindo a instituição religiosa, naturalmente propenderam para o estudo da origem e evolução da religião, como pilar da cultura e poder dominantes, e chegaram à conclusão, como outros ateus não-comunistas, que os deuses não têm bases históricas nem há provas da sua existência…
      Como os regimes comunistas são totalitários, daí a propensão dalguns desses regimes para políticas ateístas e de repressão das actividades religiosas, mormente no passado.
      Mas o ateísmo nada tem a ver com o socialismo/comunismo!
      O ateísmo é normal entre as pessoas de pendor “socialista” ou “comunista”.
      Os “socialistas” e “comunistas” é que tendem, pelas razões referidas, para o ateísmo.
       
       
      2-      “Eu sei que nem todos os ateus são comunistas e nem todos os comunistas são do tipo estalinista, mas reconhecer que na família ateia (alargada) também se cometem os mesmos crimes de que se acusam as igrejas só vai dar mais peso, pela honestidade, às denúncias dos ateus contra essas igrejas.”
       
       
      Caro Hamonbaal, não existe “família ateia” e muito menos “alargada”, pelas razões que foquei acima.
      Os “crimes” cometidos pelos comunistas não visaram a supressão de crentes só por o serem, mas sim o clero e a religião organizada e também como instituição da “classe dominante” a abater.
      Enquanto as igrejas visaram a supressão, o aniquilamento de todos os que dissessem qualquer coisa, na teoria, que a contrariassem, atacando mortalmente os que se dissessem ateus (“ímpios”…).
      Felizmente, que as revoluções liberais puseram, paulatinamente, as igrejas no sítio…
      Mas ainda há “igrejas”, como a islâmica, capazes de condenarem à morte, quem proclamar a dissensão religiosa ou o ateísmo, tal-qualmente o fazia a ICAR no passado, quando tinha poder para isso…

      • Anónimo

        engraçado… Tito da Iugoslavia nao era considerado totalitario.

        • João Pedro Moura

          STEFANO 666 disse:

          “Tito da Iugoslavia nao era considerado totalitario.”

          Não era considerado por quem?

          • Anónimo

            por várias pessoas inclusive criticos da  URSS…

          • João Pedro Moura

            STEFANO666

            O regime comunista jugoslavo era o menos totalitário do leste da Europa…

          • Anónimo
          • João Pedro Moura

            O que é que esse vídeo tem a ver com o meu comentário acima?!

          • Anónimo

            já vi texto catolico demonizando a Iugoslavia comunista por “perseguir a igreja” e prender o “pobre” cardeal Stepinac. Curiosamente não falam que Stepinac foi serviçal do nazi Pavelic

      • Ateu sim, e daí ?

        Em breve ele vai sair com uma “religião atéia”. 
        O anTOLO sumiu e ele quer assumir o lugar do piradão.

      • HAMONBAAL

        Caro Moura.

        Sei que não adianta dar explicações, porque quando se tem de explicar o óbvio é porque o interlocutor simplesmente não quer saber da realidade.  Mas enfim, cá vai.

        “Ora, “ateísmo” é uma coisa. “Política ateísta” é outra!”

        Sem dúvida.  Mas como só um político ateu pode implementar uma politica ateia poderíamos ficar a discutir eternamente se o primeiro foi o ovo ou a galinha, que nada teria a ver com o que estamos a discutir.

        “Caro Hamonbaal, não existe “família ateia” e muito menos “alargada”, pelas razões que foquei acima.”

        É falso.   O ateísmo é uma posição ideológica-filosófica.  Logo, pode dizer-se que todos os ateus pertencem a essa “família” filosófica alargada, independetemente de serem de esquerda ou de direita.

        “Os “crimes” cometidos pelos comunistas não visaram a supressão de crentes só por o serem, mas sim o clero e a religião organizada e também como instituição da “classe dominante” a abater.”

        É falso.  Em primeiro lugar, asfixiar um monge budista não é um “crime” com aspas mas sim um CRIME sem aspas.  E essas aspas ficam-lhe muito mal.

        Em segundo lugar até o esperança já aqui referiu, por exemplo, que o partido comunista chinês, tal como a maioria dos partidos comunistas das ditaduras comunistas, proibe os seus militantes de acreditarem em deus.

        Repito, não os proibe simplesmente de pertencer a uma igreja, mas exige claramente que sejam ateus.  Se você não consegue perceber (porque não quer) o que isto significa também não adianta eu tentar explicar.

        “Como os comunistas, na sua teoria e práxis de transformação radical da sociedade e nas suas análises materialistas, acometeram as “instituições burguesas” do poder dominante, incluindo a instituição religiosa, naturalmente propenderam para o estudo da origem e evolução da religião, como pilar da cultura e poder dominantes,”

        É falso.  As primeiras experiências comunistas da história foram experiências religiosas.  Desde o comunitarismo das ordens religiosas passando pela engenharia social preconizada por Taboritas, anabaptistas etc, até à teologia da libertação dos nossos dias, vemos que comunismo e religião em nada se excluem mutuamente por princípio.   O comunismo marxista é anti-religioso simplesmente porque os seus criadores são ateus radicais e incorporaram esse radicalismo antireligioso na forma marxista de comunismo.   Aliás, com isso prestaram um PÉSSIMO serviço ao comunismo, alienando-lhe apoio popular por uma questão de fanatismo ateu quando o comunismo em si mesmo NADA tem contra ou a favor do teísmo, visto que, precisamente uma coisa nada tem a ver com a outra.  Isto é, se os comunistas ateus perseguiram os religiosos tal não se deveu a serem comunistas mas a serem ateus radicais.  A prova disto são os comunistas religiosos que ainda hoje abundam, como os padres guerrilheiros sul-americanos.

        Pode continuar a tapar o sol com  uma peneira que não é por isso que vamos ficar às escuras.

        • João Pedro Moura

          HAMONBAAL disse:  HAMONBAAL disse:  

          1- “O ateísmo é uma posição ideológica-filosófica.  Logo, pode dizer-se que todos os ateus pertencem a essa “família” filosófica alargada, independetemente de serem de esquerda ou de direita.”
           
          O Hamonbaal pode achar que nós, ateus, pertencemos a uma “família  filosófica alargada”, mas os ateus, enquanto tal, não têm que justificar, criticar ou defender as facécias do regime comunista nortecoreano ou doutro qualquer, mesmo que se trate de políticas ateístas…
          Porque, reitero, o ateísmo não é uma doutrina política, portanto, não tem que justificar políticas ateístas.
          Acresce que este blogue é sobre ateísmo e não sobre comunismo ateísta.
          Claro que cabem aqui dentro os ateus que são comunistas e que, eventualmente, possam defender políticas ateístas, mas isso não implica com os ateus, em geral, pelo que a “família” ateísta, como você lhe chama, não tem que justificar, criticar ou defender alguns ateus, mesmo que em regime político, e autores de políticas ateístas.
           2-  “Em primeiro lugar, asfixiar um monge budista não é um “crime” com aspas mas sim um CRIME sem aspas.  E essas aspas ficam-lhe muito mal.”
           
           
          As aspas que eu coloquei em “crime” eram só para citá-lo. Matar quem quer que seja, por motivos religiosos, para só referir estes, pode não ter sido crime nalgumas épocas, mas é sempre condenável e vivamente repudiável, pela cultura contemporânea, tendencialmente liberal.
          3- “Em segundo lugar até o esperança já aqui referiu, por exemplo, que o partido comunista chinês, tal como a maioria dos partidos comunistas das ditaduras comunistas, proibe os seus militantes de acreditarem em deus.Repito, não os proibe simplesmente de pertencer a uma igreja, mas exige claramente que sejam ateus.  Se você não consegue perceber (porque não quer) o que isto significa também não adianta eu tentar explicar.”
           
           
          E o que é que tem isso de anormal ou condenável?!
          Coerentemente, os partidos comunistas, ditos marxistas-leninistas, são, por isso mesmo, ideologicamente ateístas. É compreensível que não aceitem membros religionários ou deístas. É uma questão de pureza ideológica…
          O “nosso” PCP e a quase totalidade dos outros partidos comunistas do mundo é que não se importam com as crenças dos seus membros, pois há muito que esses partidos abandonaram, na teoria e na prática, o marxismo-leninismo, materialista e ateu.4-  “As primeiras experiências comunistas da história foram experiências religiosas.  Desde o comunitarismo das ordens religiosas passando pela engenharia social preconizada por Taboritas, anabaptistas etc, até à teologia da libertação dos nossos dias, vemos que comunismo e religião em nada se excluem mutuamente por princípio.”
           
           
          Uma coisa é o “comunismo” de seitas e grupos comunitaristas de índole religiosa, outra coisa é o comunismo, que o Hamonbaal evocou, e que é o marxista e que é sobre esse que estamos a tratar.
          Concordo que, em princípio, não há contradição entre “comunismo” sectário ou grupos comunitaristas e religião.
          O cristianismo primitivo, perseguido e proibido, era tendencialmente comunista.
          Os “kibbutzim” israelitas, pelo menos alguns, foram ou ainda são um exemplo dos mais impressionantes de comunismo… mesmo contendo professos do judaísmo…
           
           
          5- “O comunismo marxista é anti-religioso simplesmente porque os seus criadores são ateus radicais e incorporaram esse radicalismo antireligioso na forma marxista de comunismo.   Aliás, com isso prestaram um PÉSSIMO serviço ao comunismo, alienando-lhe apoio popular por uma questão de fanatismo ateu quando o comunismo em si mesmo NADA tem contra ou a favor do teísmo, visto que, precisamente uma coisa nada tem a ver com a outra.  Isto é, se os comunistas ateus perseguiram os religiosos tal não se deveu a serem comunistas mas a serem ateus radicais.”
           
                     
                      Em geral, é verdade o que diz. Mas não peça “contas” aos “ateus” por crimes cometidos por “comunistas ateus”. Estes eram, essencialmente, marxistas-leninistas, mais do que “ateus radicais”, e aquela doutrina totalitária é que levou às perseguições antirreligiosas.

          • HAMONBAAL

            Sim, é verdade que não têm nada que comentar, criticar ou reconhecer a existência de problemas éticos ou morais em grupos ateístas.

            Entretanto, como este blog existe precisamente para discutir questões relativas aos problemas do ateísmo, eu sugeria então que acabassem com o blog, visto que afinal não serve para os objectivos a que supostamente se terá proposto.

            Por outro lado, tal seria até recomendável, visto que vocês comentam, criticam e denunciam os problemas de todos os grupos TEÌSTAS possíveis e imaginários.

            Essa dualidade moral, que vos faz achar ter a obrigação de abordar todos os problemas de todos os grupos crentes mas ao mesmo tempo não terem nada de abordar, criticar ou reconhecer problemas do lado ateu é típica de qualquer grupo fanático, mormente religioso.

            Mais vale então fecharem as portas do que provarem que estão ao nível dos religiosos mais fanáticos e radicais que vocês já acham ter não só o direito como o dever de criticar.

            É que eu preferia não saber que vocês são assim,  Sempre me ficava aquela  imagem romântica do ateu lutador pela liberdade – que pela vossa atitude prova ser uma bela FICÇÂO.

          • João Pedro Moura

            HAMONBAAL disse:
            1- “Entretanto, como este blog existe precisamente para discutir questões relativas aos problemas do ateísmo, eu sugeria então que acabassem com o blog, visto que afinal não serve para os objectivos a que supostamente se terá proposto.”
             
             
            Caro Hamonbaal, o ateísmo não tem “problemas” e nós, ateus, estamos aqui aptos para discutir isso…
            … E os objetivos deste blogue são, como o próprio nome denota, propagandear o ateísmo e, portanto, criticar a religião.
            2- “Por outro lado, tal seria até recomendável, visto que vocês comentam, criticam e denunciam os problemas de todos os grupos TEÌSTAS possíveis e imaginários.”
             
             
            Sobretudo os grupos reais e as suas questões imaginárias…
            3- “Essa dualidade moral, que vos faz achar ter a obrigação de abordar todos os problemas de todos os grupos crentes mas ao mesmo tempo não terem nada de abordar, criticar ou reconhecer problemas do lado ateu é típica de qualquer grupo fanático, mormente religioso.”
             
             
            Mas que “problemas” do lado ateu???!!!
              
             

          • HAMONBAAL

            “Mas que “problemas” do lado ateu???!!!”
            Absolutamente nenhuns !

            Mas alguma vez um sistema de pensamento ateu podia ter algum problema ?

            Sejam do Baader-Meinhof, da Tcheka de Estaline ou o participante do forum que ainda agora disse que recusava teístas na sua empresa, todos vocês são o supra-sumo da perfeição ética.

            Vocês são a perfeição à superficie da Terra, a ultima palavra da criação.

            Os teístas são doidos porque pensam que os sistemas são perfeitos ?

            Mas não, eles são doidos porque não sabem que VOCÊS é que são os perfeitos.

            Até fico ofuscado com o brilho desta conversa.

            Resta-me escolher se quero perder tempo a conversar com um Talibâ ou perder tempo com um de vocês.  

            O ponto em comum é que são perfeitos, assim como todos os doidos da ala dos incuráveis.

          • João Pedro Moura

            HAMONBAAL disse:
            1- “Mas alguma vez um sistema de pensamento ateu podia ter algum problema?”
             
            Claro que não!
            2- “Sejam do Baader-Meinhof, da Tcheka de Estaline ou o participante do forum que ainda agora disse que recusava teístas na sua empresa, todos vocês são o supra-sumo da perfeição ética.”
             
             
            Os que citou são ateus que, como seres humanos, também têm outras caraterísticas…
            … Talvez deslustrosas da “perfeição ética”, a que o Hamonbaal aludia acima…

          • HAMONBAAL

            Ok,

            Então quando citar crentes como Torquemada não se esqueça que, como seres humanos também têm outras características.

            Uma vez estabelecida a redundância, i.e, a conversa de encher chouriços, quero dizer-lhe que, para este nível de argumentação é melhor ficarmos por aqui.

          • João Pedro Moura

            HAMONBAAL disse:

            “Então quando citar crentes como Torquemada não se esqueça que, como seres humanos também têm outras características.”

            Este blogue é sobre religião/ateísmo, portanto, são estas caraterísticas que são para aqui chamadas…

          • HAMONBAAL

            Continua a conversa de encher chouriços.

            Você já não diz coisa com coisa.   Portanto, a vocês, ateus, como o blog é sobre ateísmo, só vos compete criticar os crentes e ignorar qualquer questão que seja menos boa para a propaganda ateia, mesmo que a respeito do ateísmo.

            Olhe, para isso vou ao blog dos cavaleiros da imaculada que encontro o mesmo fanatismo obtuso de criticar os outros enquanto se finge que não se percebe que também existem problemas do nosso lado.

            Venha de lá então mais um brilhareta da sua argumentação, género que os ateus só podem falar dos problemas dos crentes e não dos problemas dos ateus e outras pérolas da ética e da lógica.

            Você já pensou em tomar ordens ?

            É que parece que estou a falar com um frade só que virado do avesso.

            Continue com a sua fé, não sou eu que o vou tentar afastar do caminho da salvação.

    • Anónimo

      engraçado… a revolução francesa matou vários religiosos… (La Terreur) mas isso nao impede dos franceses celebrarem o “14 juillet”. Napoleão prendeu e humilhou o papa… mas isso nao impede dele ser bem visto por alguns

  • Jj Junqueira

    Foi muito engraçado ver a apresentadora da TV chorando muito sentida ao anunciar a morte do FDP.  Ela com certeza chorava de medo. Já estava antevendo que o filho será mais cruel que o pai e que o coro vai comer sem dó no lombo dos coreanos. 

  • Anónimo

    http://www.rededemocratica.org/index.php?option=com_k2&view=item&id=1001%3Aditadura-nos-eua-militares-est%C3%A3o-a-um-passo-de-ter-poder-%E2%80%9Ctotal%E2%80%9D

    Ditadura nos EUA: Militares estão a um passo de ter poder “total”

    Escrito por 
    Redação

    Tamanho da fonte

    Imprimir

    E-mail

    Vote neste artigo

    12345

    (3 votos)

    A Lei Nacional de Autorização de Defesa S. 1867 foi
    aprovada pelo Senado norte-americano e pela Câmara dos Deputados. Pela
    lei, que é uma afronta a todos os principios de liberdade e democracia,
    qualquer cidadão norte-americano, sob o pretexto de “guerra ao terror”, pode ser preso pelas Forças Armadas por tempo indeterminado, com total independência do judiciári

  • João Pedro Moura

                1- O regime comunista da Coreia do Norte é um regime que se aproxima de princípios religiosos.
                São conhecidos relatos biográficos do falecido Kim Jong-Il (mas o pai também era do género…), que o remetem para uma criatura sobrenatural, candidata ao aprisco divino…
                Quando o Kim nasceu, segundo a sua biografia oficial, o momento foi assinalado com um arco-íris duplo e uma estrela que brilhava no céu, sobre uma modesta cabana; com 3 semanas de idade, já andava; aos 2 meses já falava; nos 3 anos que passou na Universidade, a fazer não sei o quê, escreveu 1 500 livros e compôs 6 óperas; quando jogou golfe, pela primeira vez, deu 32 pancadas abaixo do par e com 11 “holes-in-one”. Ficou tão satisfeito, que se retirou da modalidade logo a seguir…
     
               
    2- Enfim, todos estes disparates hiperbólicos denotam a sobrenatureza do bicho e o seu caráter tendencialmente divino…
    Não deixa de ser desconcertante, que o comunismo nortecoreano, ateu e materialista, levado ao extremo, se aproxime do outro extremo: a religião, crédula e idealista.
     
               
    3- Aqui há tempos, vi um programa num canal televisivo, em que, na Coreia do Norte, havia pessoas que faziam fila, dentro duma casa qualquer, para tocar numa estátua ou lá o que era, do Kim Il-Sung, para tentarem obter cura das suas maleitas! E havia gente que se declarava curada ou aliviada dos males…
                Grotesco, burlesco e brutesco!!! A taumaturgia religiosa, em versão comunista coreana!
                Assim como há as peregrinações e os toques de mãos na iconolatria católica, em busca de benesses curativas…
                Assim como havia os reis taumaturgos medievais, que reservavam momentos para atendimento do povo enfileirado, pessoas essas às quais os reis punham as mãos na cabeça, para passar alguma “energia positiva” e causar a cura dos males…
     
               
    4- Pobre Coreia do Norte, um povo compungido, formatado e transformado em marionetes do regime, que não sabe o que é a liberdade e que acha que a escravidão, onde apenas têm que comer e um emprego garantido, é uma benesse dos senhores do poder.
                Ai quando a Coreia do Norte despertar!…

    • HAMONBAAL

      Claro.

      Continue a fingir que não sabe que esse regime impóe o ateísmo pela força.

      Fica-lhe muito bem.

  • Anónimo

    Aqui está o messianismo democratico made in NATO
    http://www.youtube.com/watch?v=pzBjkgwaB-8

  • José Gonçalves

    João Pedro Moura deu a rèplica justa e correcta a Hamombaal, e no que respeita à Coreia do Norte,pois no meu fraco entender,foi o Imperialismo anglo-saxão sob o comando do 
    Tio Sam mafioso e flibusteiro que USA e abUSA de tudo e de todos e que pretende dominar o Mundo inteiro,é que dividindo a Coreia em duas,empurrou a Coreia do Norte para uma Ditadura da Extrema Esquerda.Mas como se sabe o Tio Sam mafioso e flibusteiro é especialista e criar e amparar Ditaduras da Extrema Direita fascista ou feudal.
    E a Coreia do Norte não leva guerras a outros Povos e Nações como faz o Tio Sam com a ajuda da União Europeia que faz parte da Horda mercenária da Nato.O Tio Sam que tem
    Bases Militares nos cinco Continentes e Esquadras Navais nos Sete Mares,e na Coreia do Sul uma Fôrça de milhares de militares e equipada com armas atómicas,êle é que ameaça a Paz Mundial.

  • Anónimo

    Acho incorentes alguns criticos da antiga URSS… pois ja vi figuras que nem Zhukov, Gagarin e Yashin serem enaltecidas no Ocidente. Já vi documentarios da 2ª guerra elogiando o Exercito Vermelho. Ou seja.. a URSS era “má”… mas… “nem tanto”.

You must be logged in to post a comment.