Loading
  • 14 de Dezembro, 2011
  • Por Carlos Esperança
  • Catolicismo

Franco e o Vale dos Caídos

Creio que foi do El País que traduzi estas doridas palavras:

« O que não se pode tolerar mais é que numa democracia como a espanhola se perpetue a homenagem monumental a um genocida (mais de 114.000 execuções premeditadas e ordenadas ao mais alto nível, a maior parte depois da vitória, prisões e depurações maciças impostas retroactivamente aos republicanos, sequestros de crianças, etc.), quem mais sequestrou à força a vontade dos espanhóis durante mais de três décadas».

Nota: A Igreja católica foi cúmplice dos crimes deste pio facínora – Francisco Franco.

 

22 thoughts on “Franco e o Vale dos Caídos”
    • Anónimo

      agora fale dos abusos cometidos pelo regime franquista contra a minoria protestante.
      Sobre essa foto… quem não garante ke o autores sao anarkistas?

  • Brant

    Quando um comentador daqui nos forneceu a oportunidade de ver aquele vídeo com as atrocidades das igrejas fomentando guerras e que tivemos material pra constatar estarrecido o que verificamos em fotos postadas nos comentários (de recentes posts anteriores a esse, como essa http://mediacdn.disqus.com/uploads/mediaembed/images/178/5251/original.jpg) foi aí que mais uma indescritível realidade se colocou à nossa frente: Por que não notamos que só tivemos um momento mais ou menos saudável socialmente (como nas décadas de 50, 60, 70, e 80 e outros períodos pós revoluções) quando as igrejas depois da desgraceira que maquinavam e faziam ficavam quietinhas, bem na moita, só armando de novo outros desgraceiros à custa dos infelizes que sem vergonha na cara voltavam lá pra elas e davam   trela pra que os parasitas maquiassem tudo outra vez e na surdina, com novo séquito de  enganados alastrassem outra guerra, mais chacinas, mais desespêro, mais crianças sobrando no meio do escarcéu?

  • Brant

    Esse comentário precisa ficar aqui repetido:”Vamos observar essa figura aí de roupão cheio de   cobras. A figura jogou em cima de si uma “camisola” meio desvairada. Na sua ânsia de pompa e de incutir mêdo, mostrando-se “podrerosa”, seja o que for isso, é de uma cabeça deturpada, deprimente. Imaginem gente se prestando a levantar a palma pra bajular uma coisa medíocre dessa. Uma neura doentia que chega a se enrolar de cobras, de tamanha aflição pela doença psicótica enrustida. Imaginem uma coisa dessa levando gente pra guerra. E essa ridícula figura é o que a gente vê como a lástima que é a religião.”

  • Brant

    Temos de ver em tudo isso que as igrejas se apoderam de tudo da gente, mas têm mais intentos piores do que o roubo, e o delírio da pompa da pavonice emplumada, que esconde o sofreguimento enrustido por cobras e fuligens esvoaçantes.

  • Anónimo

    2 velhos amigos da igreja…
    http://www.youtube.com/watch?v=l9w6NG67Tmc

    • Pedro_hi5

      Não me parece que saibas o que dizes. A minha avó era alemã e contava o que os cristãos passaram com Hitler no governo. A um primo da minha avó foi-lhe cortada uma mão por dar pão a um judeu. Para se justificar invocou a caridade cristã, cortaram-lhe também um pé. 

      Que grandes amigos que eles eram.
      Tu és burro ou tapado. 

      Sabes que Hitler roubou a maior parte das riquezas das igrejas alemães? Sabes que ele dava ordens às suas tropas para saquear as igrejas dos territórios ocupados e levar objectos de valor?

      Eu tive antepassados na guerra, e gostava que eles ainda fossem vivos para te esfregar na cara a estupidez. 

      Podes levar os padres todos para onde quiseres, mas não gosto de mentiras. 

  • Anónimo

    Franco caçou a minoria protestante na Espanha… isso  nao falam

  • José Gonçalves

    E agora com a Direita reaccionária no Governo e que tem o apoio e bênção da Igreja e espaldada pelo chamado Partido Popular,pois essa comemoração essa homenagem a Franco e aos franquistas,continuará e será ainda mais espectacular.

    • Anónimo

      Aí vejo a hipocrisia antifascista do Ocidente!! Se um alemão glorificar Hitler ou um italiano glorificar Mussolini…  vira escandalo internacional…
      O discurdo antifascista do Ocidente é hipócrita

      • Athan3

        Acorda, olha também o símbolo que usa, olhe com atenção; nós estamos encharcados numa pantomima. O movimento Zeitigeist é uma pantomima, as crenças são uma pantomima, uma “escola de filosofia” que se alastrou no Brasil começando lá por São Paulo é um antro de misticismo; nós estamos atolados em uma pantomima. Governos são pantomima, pois jamais podem ser de mando, têm de ser de prestação voluntária-temporário-remunerada de serviços.
        Prestem atenção: Numa cidade, no Brasil (mas igualzinho em outras, como Guarujá, Taubaté, etc) em dado instante a gente abre os olhos e vê: Linguetas de esgôto muito pútrido vertendo de perto (na direção da bôca de entrada) de uma igreja; a própria bôca de igrejas é uma coisa arreganhada, horrenda (olhem nos centros das cidades); bem na praia logo depois da rua, ao pisar na areia, o esgôto engolfa os pés, aquele troço viscoso, já espalhado poluindo toda a praia. E bem ali, crianças se jogando na água, com mulheres “chiques” desdenhando das pobres ( pessoas ruins ou enganadas?); e diante da praia ao longo, um monte de restaurantes com gente comendo e respirando o fétido esgôto como se NADA estivesse esquisito. Nos domingos,dias de igreja mais lotada, e restaurantes também, uma placa de “PERMITIDO” a banho aparece como mágica nessa orla podre. E nos blogues até dos ateus aparece uma retórica como essa que se lê em Hamlet (É a fala de um assassino usurpador soprando ao ouvido do rapaz que teve o pai vitimado pelo assassino que tenta encantá-lo com o tumor da ‘caridade espiritual’): “… perseverar numa aflição obstinada é indicio de teimosia … de um coração sem HUMILDADE, de uma ALMA sem resignação, de um julgamento fraco e malformado”. Por acaso, a gente não vê a mesma lenga do xico xavieco? a manha do tão citado aristóteles (usurpador de pensadores), voltaire (usurpador de Lavoisier), a mesma pantomima que se vê pregada pela bôca dos encantadores das crenças? Por acaso não é isso que contamina até nossa Ciência? Por acaso não é isso que vemos todo dia enfiado na nossa cara em tudo que é lado. As igrejas montadas aqui e ali do lado, monitoram cada segundo, cada centímetro, cada passo,  que damos, e toca-nos como escravos de senzalas-mistas, encarcera-nos em pastos, e de quando em quando alvoroça-nos como se estivéssemos num galinheiro. No barbeiro, um pastô se gaba .. “aquela carne com aquele sanguinho correndo, a coisa mais gostosa desse mundo”, e distraído a ufanar-se a propagar a “vida” de ‘benção’ de deus, não se presta nem a se dar conta de que sua propaganda está em conflito com o garotinho esfarrapado que tá no sinal pedindo o que comer. Aí voltamos à triste situação dos restaurantes na beira de esgôtos pomposos, e notamos que um fétido odor de urina impregna todo o local, e fumaça de cigarros sobe das mesas fartas. em caras emplastadas para que não se possa cada um se ater a notar a feiúra um do outro. Falidos e ou parasitados?

  • Shere W.

    http://www.youtube.com/watch?v=zt1R8LQ5-LI&feature=related
    Acontece que em qualquer que seja o lugar onde o cárcere se mascara de “céu” e uma tirania esmaga vida parasitando tudo, alguns correm e batem na porta pra sair (não para entrar) … e quando vemos os holofotes caçando gente e atirando sem pena, e crianças correndo assustadas, com a bôca esgarçada em prantos, aí a gente vê que uma atrocidade se posta como governo e um monstro ilude. Então alguém diz: “Crianças, mudas … “telepáticas”… e mais alguém diz: “há bastante tempo os jovens adoecem”; os poetas metem a goela na cara, e a Natureza reforça a tenacidade dos que recusam as falsas bóias salva-vidas atiradas pelos mesmos parasitas bancando ‘bonzinhos’. Aos campeões só resta saber que apenas a fibra legítima consegue vislumbrar um céu sem os terrores dos enganos, e firmar seus direitos de usufruir sem desgraças insanas e pérfidas o que a Natureza dispõe. Então o cantor espreme a voz e canta: “Mãe, tire esse ‘crucifixo’ de mim … porque não posso mais usá-lo” … Porque o parasitismo, seja lá onde for, tem de ser detido, e ninguém senão insanamente suporta empenhã-lo como vida. Talvez algumas histórias coincidam, por esses imensos mundos, e épocas, porque enfim,os que entendem-se e entendem a vida, reclamam em si o valor da liberdade … e fogem, e encaram (deixando pra á a pantomima dos palhaços com bôcas estranhas), e se determinam; pois aprendem que não podem deixar que tirem de si suas defesas e as dê como armas aos devoradores; porque atrás de carinhas com máscaras de “salvamento” trancam disfarçadas intenções afiadas; e a vida requer atenção, para se defender e conseguir fazer felicidade.

  • Fernando Barbosa Ribeiro

    A “Santa Madre Igreja” sempre
    apoiou todo o tipo de políticas que vão contra os interesses dos
    trabalhadores e dos povos, e professam a caridade como meio de ajudar os
    mais pobres quando, na realidade, só visa servir aos próprios. Ou o
    Banco do Vaticano é um dos mais poderosos (senão mesmo o mais poderoso)
    do mundo por acaso?

  • HANMONBAAL

    Não deixa de ser comovente ver em que consiste o monumento máximo da ditadura espanhola, o vale dos caídos.   Trata-se de um mosteiro-igreja-cripta, a abarrotar de capelinhas e coroado com estátuas monumentais da pietá, da cruz e dos evangelistas.

    Nenhuma ligação com os valores da igreja, como nos garantem os bloguistas católicos…

    Por cá, Salazer foi o chefe do partido católico, encheu a sua propaganda e os currículos das escolas com propaganda católica, mas nenhum católico actual consegue ver a relação.  

    Trata-se mesmo de problemas oftalmológicos.  Podemos comcluir que a religião afecta a vista.

    Severamente…

  • Pedro-Hi5

    Eu que sou laico e ateu afirmo com toda a convicção:

    Haja alguém que faça HOJE o mesmo em Portugal e eu apoio, ajudo e prometo perpetuar na História como um grande feito. 

  • Pedro_Hi5

    Quem elimina o que não interessa, por que razão deve ser criticado?

    Venha Salazar, venha Franco, venha Hitler, venha Estaline, mas livre-nos de todos os que não interessam, da ralé, da porcaria que por aí se acumula. 

    Isso de criticar quem limpa a sociedade dos que a corrompem é ser corrupto e bandido como aqueles que está a defender. 

  • Brant

    Ao invés de dar carta repetida pela morte e ao invés de censurar comentários que comprovam o que DEVEMOS SABER, é preiciso dar mais atenção a isto:  … Várias “dezenas de milhares de menores” foram abusados sexualmente na Igreja católica holandesa entre 1945 e 2010″ (AFP – há pouco). A morte do “ateu” é uma ‘providência’ imperativa. Coloque-se o comentário de ontem à noite, com a respectiva imagem; isso não foi feito pra os infurnados dentro do D. A. esconderem. Vamos reaver o arquivo e postar novamente, e mais, vamos colocar aqui uma comprovação contundente que mostra a “graça” do pustífice (e seu jeitinho de estender a mãozinha), a “graça” do putin (que se alojou lá na Rússia), e a “pinta” do ‘cara’ que tá andando de chapéuzinho preto pelo Brasil, e que tá alojado aqui cravado no governo cismado que não sai.

  • Athan3

    Ontem foi o dia de soltarem literalmente os cachorros pra darem a mim um “aviso”, dobermans e tais, e como sempre, a “segurança” dos locais magicamente e providencialmente arranjam um “sumiço”. Não se importam que haja crianças por perto, aliás, não se importam com nada, a não ser de serem descobertos. Hoje, noticia-se que DEZENAS DE MILHARES de crianças, isso só na Holanda, pagaram um preço muito alto,  inclusive com a vida, pela nossa covardia e submissão interesseira às crenças e o nefasto conluio chamado igrejas e troços desse tipo.
    Aqui está uma PROVA do que é que está nos desgraçando. Comparem. O que está enganando nossa Sociedade? O que tem-se feito de “governo” para nós? A que estamos escravizados?

You must be logged in to post a comment.