Loading

“Oração não recupera drogado”, diz psicóloga

Recentemente, o Conselho Federal de Psicologia do Brasil fez um estudo sobre os cuidados oferecidos em instituições de tratamento de usuários de drogas em todo o Brasil e apontou graves irregularidades em cinco unidades de Mato Grosso.

Entre os problemas, os pacientes são obrigados a assistir a cultos religiosos, independente de sua orientação, e, em alguns casos, há castigos como suspensão da alimentação, isolamento e trabalho sem direito a descanso.

No caso do Lar Cristão Ala Feminina, que fica em Cuiabá, as internas não são obrigadas a “ser crentes”, mas devem seguir todas as regras baseadas na religião; quando essas regras são desobedecidas, as usuárias ficam sem refeição até o momento em que obedecerem.

Ana Luiza Castro, membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos e do Conselho Federal de Psicologia, acredita que usar drogas não é um crime e que as políticas públicas não devem “combater” os usuários, só os traficantes. A psicóloga disse ainda que não crê na eficácia dos tratamentos realizados pelas instituições religiosas. “Eu nunca vi nenhum caso de alguém que se recuperou só com orações e isolamento. Isso é um problema”.

12 thoughts on ““Oração não recupera drogado”, diz psicóloga”
  • Anónimo

    se oração fosse a solução o mundo estaria melhor

    • Ateu sim, e daí ?

      SE A ORAÇÃO CURASSE DROGADOS NÃO HAVERIA MAIS CRENTES !!!

      todos teriam se recuperado dessa mer..ops droga que é a religião.

  • Anderson William

    O problema nao é o orar, é a fé, sem fé nao adianta pedir a Deus nada, pois ele nao vai te responder… A fé remouve montanhas…
    Orando ou nao Deus sabe oq vc quer, mas se vc nao falar oq quer pra ele, ele nao vai te ouvir e te responder!

    Errado oq fazem com esse pessoal, ninguem tem que ter crença para ser curado ou liberto, Deus diz, venha como estar que eu vos mudarei!
    Agora oq a “Piscóloga” falo nao tem fundamento
    Acho que ela nunca foi no Desafio Jovem de Três Coroas em Campo Bom – RS
    la as pessoas sao libertas e eu tenhu testemunho de varios que foram libertos pela oração…
    Por isso dona “Piscóloga”, nao queira da uma de sabida que de religiao vc ta mais pra ateu…
    Nao fale oq nao sabe…

    AGORA ME FALE O QUE REALMENTE RECUPERA DROGADOS ?
    voce certamente nao, so vai la pra criticar !

    • Anónimo

      “A fé remouve montanhas…”Conta aí quantas montraA fé remouve montanhas…nhas você já removeu.
      Ou será que não tem fé?

    • Anónimo

      olha quem vem falar de drogas!!! um gremista!! hahahahahaha!!!! larga a droga do gremio!!! hahahahahahahaha!!! timeco!!!
      saudações vermelhas

    • Luciana

      Já ouviu falar da Falácia do Escocês? 
      Ou das mais de 40 pesquisas feitas sobre a correlação fé x cura que deu negativa em sua maioria?

  • Xpto

    Eu também conheço um caso de uma pessoa toxicodependente, que dormia na rua e que,se hoje, está em fase de recuperação, não o ficou a dever a nenhuma instituição do estado português, mas de uma comunidade terapêutica não governamental, de cariz religioso,cristã, que a recebeu, tratou condignamente, lhe deu cama, tecto para se abrigar e alimentação, tudo totalmente grátis, no puro espírito de Amor ao Próximo.

    • Ateu sim, e daí ?

      A boa vontade e a caridade de algumas independe da religião. Se ela fosse ateia continuaria a ser caridosa.
      Conheço muitas “casas de caridade” de base religiosa que só fazem mamar nas tetas estatais.

      • Anónimo

        Que sorte você tem. Eu não conheço nenhuma que não mame.
        Mas assumo a eventual ignorância.

  • Jj Junqueira

    Eu já sabia. Exitem muitos estudos que comprovam que somente a oração não cura da dependência. Aliás a oração funciona como placebo. Eu conheço uma mulher, irmã do meu compadre que depois de tentar tudo, foi curada num centro de recuperação de drogados da ICAR. Ela queria largar o vício e trabalhou duro. Um caso em 10 milhões, talvez. Recomendam para um tratamento adequado o uso de remédio, psicologia, ajuda familiar, etc, etc, etc e orações para quem acredita.

  • Rafinha2006cba

    acho q quando todos morrem vao direto pro inferno,ja q nenhum acredita no Deus q cura independente da doença q esteja.talvez um dia se vcs tiver dentro de uma situação desta talvez pensaria melhor antes de falar abobrinha.independente de religião é muito bom ter esta  instituição onde abriga pessoas q nao tem como pagar pra se curar.seria muito bom se antes de falar oque nao entende tentasse ajudar.
       

You must be logged in to post a comment.