Loading
  • 21 de Novembro, 2011
  • Por Carlos Esperança
  • Catolicismo

Bem prega frei Tomás

Em missa celebrada neste domingo para 50.000 fiéis reunidos no “Estádio da Amizade”, em Cotonou, capital económica de Benin, o Papa Bento XVI fez um apelo aos africanos a se transformarem “em artesãos da reconciliação” nos conflitos, no último dia da visita que faz a Benin.

“Num momento em que tantas famílias estão separadas, exiladas, enlutadas pelos conflitos sem fim, sejam os artesãos da reconciliação e da esperança”, exortou o pontífice durante a homilia.

Nota: Benin era o local onde os portugueses iam comprar escravos, com a bênção da Igreja católica, para venderem no Brasil e em outros países.

A ICAR chegou a ter dúvidas sobre a existência da alma nos escravos. Hoje pensa que até os espermatozóides já têm esse adereço.

37 thoughts on “Bem prega frei Tomás”
  • Jj Junqueira

    Pois é, mas no final os ingleses estragaram a festa afundando os navios que traziam nossa mão de obra. 

  • ÍCARO CRISTÃO

    Sempre a pegar em dados verdadeiros e outros falsos para concluir asneiras. Vá lá que não se escusou a reproduzir o que a Igreja diz hoje sobre o assunto. Uma pergunta… o que achariam os ateus, contemporâneos dos traficantes de escravos? Seriam eles próprios traficantes? 

  • Kavkaz

    Os escravos já têm alma? Ena, as coisas que o Vaticano aprendeu com o Espírito Santo dos tempos modernos! A pomba deu a novidade ao Papa quando?

  • Kavkaz

    “A Igreja não se opunha à escravidão negra, pois acreditava que os trazendo da África para o Brasil seria mais fácil cristianizá-los e evitaria atritos com os interesses econômicos das potências européias que se declaravam católicas em uma época de reforma religiosa – neste sentido, o papa Nicolau V, em 1455, emitiu uma bula a favor da escravização negra por portugueses; mostrando completa falta de compromisso com seres humanos daquele continente, traindo os princípios que alicerçam o cristianismo.” – História do racismo, Wikipédia.

  • Ateu sim, e daí ?

    Sabe, são coisas que eu tenho dificuldade em aceitar: como é que uma instituição que prega(va ?) que negros não são humanos e que as mulheres somente existem para servir aos homens ainda tem fiéis ? 
    sim, vem logo os crentes, a igreja errou no passado. É ? por que agora começou a acertar ? o deusinho de merda voltou e esclareceu ao zé ruela ? estava errada antes; continua errada agora.
    e isso gera uma incongruência, a famosa infalibilidade papal. A maior demonstração de prepotência que já vi. A historieta é tão ridícula, tão sem sentido que custo a crer que isso ainda exista.

    • Sim, sou eu, e daí ?

      tótó: como é que um ateu ainda é ateu se existiram monstros ateus como Pol Pot e Estaline ?

      • Ateu sim, e daí ?

        neném, o que tenho eu com esse povo ?
        não é a existência deles que me faz ser ateu; sou porque não tem sentido a existência do extraterrestre malucão e boçal; sou por que a ciência explica a vida e porque os argumentos tem sentido e são consistentes.
        a historieta que a sua religião conta é patética, assim como você.

        • Anónimo

          essa demonização de Stalin é uma hipocrisia.. pois ocidente respeita imagem da URSS no contexto da 2ª guerra mundial….
          outra hipocrisia do ocidente é a vitimização do Japão… mesmo sabendo que os japoneses trucidiram milhoes de asiaticos antes e durante a 2ª guerra… a propria midia nem lembra dos crimes japoneses… sob alegação ke os japoneses sofreram com as bombas atomicas…

        • Sim sou eu e daí ?

          tótó: sabes o que são os princípios do pensamento lógico ? Que raio de mestrado é que tiraste no Brasil ? Foi por correspondência ?

          Ora pensa:

          1-“Sabe, são coisas que eu tenho dificuldade em aceitar: como é que uma
          instituição que prega(va ?) que negros não são humanos e que as mulheres
          somente existem para servir aos
          homens ainda tem fiéis ?

          2 – “Sabe, são coisas que eu tenho dificuldade em aceitar: como é que ateus, sabendo as monstruosidades cometidas, em nome do marxismi-leninismo-ateísmo, podem ser ateus ?”

          As duas proposições são falaciosas, não são, tótó ?

          Porque:

          a) O facto de a Igreja Católica poder ter pregado que os negros não são humanos ( e onde está essa pregação oficial ? ) não significa que todos os católicos tenham que ficar eternamente amarrados aos erros do passado, sejam esses, ou os da Inquisição ou os das Cruzadas;

          b) O facto de ter havido ateus asquerosos como Pol Pot ou Estaline não significa que não haja ateus decentes como Carl Sagan ou Drauzio Varella.

          Sabes porque é que te chamo brazuca, com todo o respeito que me merecem os brasileiros de Bem?

          Porque já cá andam demasiados portugas ateus a abandalhar o raciocínio lógico com pensamentos de esterco e não havia necessidade de vir mais um tótó do Brasil a abandalhar este blogue.

          Entendeste brazuca ou queres que te repita ?

          • Ateu sim, e daí ?

            o termo “portuga” eu não me atrevi a usar com você em respeito aos seus patrícios; mas se essa é a consideração que tem aos seus conterrâneos…bem, mostra a sua estirpe.
            Vamos a argumentação falaciosa:
            a) 
            Santo Agostinho
            Mulheres não deveriam ser educadas ou ensinadas de nenhum modo. Deveriam, na verdade, ser segregadas já que são causa de horrendas e involuntárias ereções em santos homens.

            Tomás de Aquino

            Por seu pecado, os hereges merecem não apenas ser separados da Igreja, pela excomunhão, mas também do mundo, pela morte.

            A mulher está em sujeição por causa das leis da natureza, mas é uma escrava somente pelas leis da circunstância… A mulher está submetida ao homem pela fraqueza de seu espírito e de seu corpo… é um ser incompleto, um tipo de homem imperfeito […] A mulher é defeituosa e bastarda, pois o princípio ativo da semente masculina tende à produção de homens gerados à sua perfeita semelhança. A geração de uma mulher resulta de defeitos no princípio ativo

            Aristóteles

            A natureza só faz mulheres quando não pode fazer homens. A mulher é, portanto, um homem inferior.

            Alexander Campbell

            Não há nada na Bíblia proibindo a escravidão, apenas a organizando. Podemos concluir que ela não é imoral.

            Particularmente, não sou apreciador de citações, mas como você as usa frequentemente não irá me condenar.
            Voltando ao tema, a icar usou e abusou de mulheres e negros durante toda a sua história; sempre achou isso um ato normal. Aí temos a questão: deusão (judeus) ou o deusinho de merda (católicos) permitia isso ? se sim; por que a icar mudou ? se não; por que a icar o fez ?
            Entendeu ou foi demais para você ?
            Os argumentos da sua instituiçaõ mafiosa mudam ao sabor dos ventos de onde se conclui que a historieta é apenas uma forma de impor medo, ignorância e submissão para que os patifes se aproveitem do povo.
            Se a icar é a enviada do divino, esse divino é um débil mental; sendo deus, não deveria mudar de opinião em função dos seus atributos omni’s.
            Aí reside a minha dificuldade em aceitar que as pessoas não se apercebam que a conversa mole  é só uma forma dos pilantras se manterem.

            b)o argumento é tão idiota que eu nem deveria perder meu tempo, mas…
            onde que os ditares citados mataram alguém en nome do ateísmo ? 
            cristãos não são bem vindos na ásia por uma questão óbvia, a cultura milenar dos povos. Um chinês tem 5000 anos de história, chega lá um europeu e diz: vocês são burros. o mundo foi criado em 6 dias por um extraterrestre que depois mandou uma pomba cruzar com uma mulher e que…blá, blá, blá. 
            Stálin, foi um sanguinário egocêntrico. Perseguiu a igreja ( as 2 ) por questões políticas; não por fundamentos de fé. Sua afirmativa não tem sentido.

            Concluindo, quem segue a igreja, segue por doutrinação. Não por crença. Só que a doutrina não tem em que se sustentar.
            O ateu, não. Eu não tenho doutrina. A doutrina é não ter doutrina.
            Há inúmeras formas de afirmar; apenas uma de negar.

            Entedeu lusitano ? não me proponho a repetir. Se entendeu, bem. Caso contrário, leia até entender.

          • Anónimo

            esse cara ae adora bancar o santo (do pau oco)… ele usa Stalin e Pol Pot… apenas como meros espantalhos pra demonizar os ateus.,.. é desespero dele….
            acho uma hipocrisia a demonização de Stalin.. pois os mesmos detratores deles… passam a mao na cabeça dele no contexto da 2ª guerra mundial….
            e o caso de Pol Pot é outra hipocrisia escandalosa… pois na mesma epoca do governo Pol Pot… Suharto da Indonesia se portava igualzinho a ele… (com as bênção ocidentais)….Suharto chegou a invadir o Timor Leste e chacinar quase a metade dos nativos. (a maioria catolicos)…. tambem com as bençãos ocidentais… o mais espantoso é o silencio de crentes ke nem ele… em relação a isso…

          • Ateu sim, e daí ?

            Mas é isso; o piradão sabe muito bem que a treta dele não se sustenta. Aí ataca como pode: quando o cara não tem razão e sabe disso, a única tentativa de saída é a falácia.
            Veja como ele se contorce todo para tentar arranjar um argumento; o qual, evidentemente, não se mantém.

          • Anónimo

            bom… se o crente ficar doente… ke peça ajuda a deus..e nao aos medicos… se o crente for assaltado…peça ajuda a deus … pois a mão (de deus) impedirá ke o ladrao o mate….
            se o crente for furtado… ke peça ajuda a deus…e nao a policia….
            se existiu Pol Pot… a culpa é de deus… pois deus deu livre arbitrio ao homem… e segundo os crentes… o homem existe graças a deus…
            e todo o mal e bem ke ocorre no mundo é vontade de deus…

          • Anónimo

            sou temente ao revolver..mas nao a deus

          • Ateu sim, e daí ?

            Stefano, que o Stálin não era flor que se cheira, disso não tenho dúvida.
            Claro que ele não era melhor e nem pior que muitos bacanas que tem por aí; concordo que não se deve demonizá-lo.

          • Anónimo

            independente do carater de Stalin acho 1 hipocrisia a demonização dele… pois o ocidente considera Stalin “mau” antes e depois da 2ª guerra…. ou seja… a demonização é seletiva…
            e mais.. Mao Tse Tung é demonizado…mas nem tanto…
            De Gaulle foi o 1° lider ocidental a reconhecer o governo de Mao na China… mas nao vejo ninguem falando mal do frances…

      • Anónimo

        mais respeito com Stalin e a URSS… pois a URSS foi decisiva na derrota de Hitler(antigo cumplice da igreja)….
        Pol Pot foi um merda apoiado pela China… mas felizmente foi derrubado por Hanoi…

      • Anónimo

        http://www.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=47351
        IGREJA CATÓLICA ALEMÃ INDENIZA 594 ESCRAVOS DO NAZISMO
        http://www.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=195190
        IGREJA NA ALEMANHA RECONHECE QUE EXPLOROU CERCA DE 6000 DEPORTADOS DURANTE O NAZISMO

      • Kavkaz

        Ó antoniofernando2, és mesmo estúpido trazeres aqui o teu Pol Pot e Estaline. Vê-se mesmo que estás com falta de argumentação. És um PALHAÇO!

    • Anónimo
    • ÍCARO CRISTÃO

      Se calhar é porque nunca pregaram isso!! Já pensou nessa possibilidade?

  • José Gonçalves

    Pois a respeito do comércio de escravos negros que a Igreja pensava que não tinham alma,há que lembrar os  crimes dos Conquistadores espanhóis na chamada América Latina que assassinavam
    os meninos (não as meninas,pois essas eram poupadas para depois êles as montarem)pegando nas pernas e batendo com a cabeça num rochedo,mas antes os Frades baptizavam-nos.

You must be logged in to post a comment.