Loading
  • 21 de Novembro, 2011
  • Por Ricardo Alves
  • Laicidade

«Já não há crucifixos nas escolas públicas portuguesas»

Alguns laicistas têm propagado o rumor de que há escolas públicas portuguesas onde ainda existem crucifixos afixados. Como comprovou o Público na edição de ontem (ver a fotografia ao lado), é um rumor sem qualquer fundamento.

29 thoughts on “«Já não há crucifixos nas escolas públicas portuguesas»”
  • João Pedro Moura

    E anda-se nisto!…
    Tal como eu previa, o deprimente, piedoso e horrível símbolo do cristianismo continua a grassar nas escolas portuguesas.
    A coisa deve ter sido assim: depois duma celeuma há uns anos e da reação da ministra da Educação, que, aparentemente, teria a intenção de mandar retirar essas aberrações parietais, indevidamente lá colocadas pelo decreto fascista de 1936, lá devem ter retirado algumas cruzes do deus morto (como se um deus pudesse morrer…)… para continuar o resto…
    Enquanto não houver uma ordem bem expressa de retirada, mediante despacho governamental, o desmando clericalista vai continuar…

  • Pssssst…

    É só para lembrar que andam para aí a propalar que hoje é dia 21 de Novembro de 2011 da Era Cristã.

    • Anónimo

      Olá, Toni. Há muito tempo que não te via por cá, com esse “nick”.
      Olha, o que queres dizer com isso da “era cristã”? É aquele em que o mês de Janeiro provém de Janus, deus do começo? Ou em que o mês de Fevereiro  provém de Februus, deus etrusco da morte? Ou será por causa de Março ter sido o primeiro mês do ano, e tinha o nome do deus da guerra, Marte? E por aí fora.
      Quando todos os meses têm origem em nomes pagãos, em que, em alguns países, até os doas da semana são derivados de nomes pagãos, em que um dos símbolos do “cristianíssimo” Natal é a paganíssima árvore de Natal, e tu vens berrar que estamos na era cristã de não-sei-quê…só mesmo por desespero. Porque isso de “era cristã” tem tanto valor como os nomes pagãos que preenchem essa mesma era. Ou ainda menos, porque nós dizemos “Julho” com a mesma simplicidade com que dizemos “2011”. Ninguém, em seu perfeito juízo, anda por aí a berrar “ano 2011 da era cristã”. Ano 2011, e chega.

  • Sim, sou eu,e daí ?

    Por mim, venho apenas recordar que, depois da retirada dos crucifixos da quase totalidade das escolas públicas portuguesas, o ateísmo em Portugal alcançou em 2010 a fabulosa percentagem de  1,4%, que certamente se terá ficado a dever à comprovada eficácia dos cartoons de Luis Grave Rodrigues, aos textos piadéticos de José Moreira e ao escorreito raciocínio do sempre impagável Carlos Esperança

    http://www.thearda.com/internationalData/countries/Country_181_2.asp

    • Kavkaz

      As respostas dos deuses às orações e à conversa dos crentes é 0 %.

      Os deuses deixam os crenets a falarem sozinhos porque não existem. Mas os crentes não raciocinam e insistem na conversa desmiolada…   :-)))

    • Rui Gomes

      Citar um site religioso para dizer que há um nº muito pequeno de ateus, brilhante. Se calhar vou procurar um site de skinheads para saber se pessoas de outras raças são ou não matéria excrementícia.

      • Sim, sou eu,e daí ?

        O site não é religioso. É um dos mais conceituados sites a nível mundial e é orientado por sociólogos de renome do departamento de Sociologia da Universidade da Pensilvânia. Figurou entre os mais relevantes sites, no ano de 2010, juntamente com o da Nasa e o do Supremo Tribunal de Justiça Americano.

        Perdeste, mais uma vez, ocasião de ficares calado e de não fazeres figura de sendeiro. Mas que se há-de fazer quando um gajo confunde um site religioso com outro que estuda sociologicamente a Religião, a partir do departamento de Sociologia de uma conceituada universidade americana ?

        Começas a ser um caso preocupante. Aproximas-te a passos largos do nível intelectualmente indigente do Kavkaz. Ele que se ponha a pau senão ainda o ultrapassas pela estaca mais baixa.

        http://www.ala.org/ala/mgrps/divs/rusa/sections/mars/marspubs/marsbestfreewebsites/marsbestfree2010.cfm

        • Kavkaz

          Ó palhaço, já alguma vez algum dos teus deuses falhados te respondeu?

          Respostas dos deuses = 0 %

          Queres demonstrar o quê, palhaço?

        • Rui Gomes

          Esqueceste-te babynamewizard.com ou abbreviations.com, sites de renome, sem dúvida, o site da nasa não faz parte dessa lista, apenas as imagens da nasa, e também não faz parte da lista o supremo tribunal, apenas a sua base de dados, devias ler antes de falar porque caso contrário só perdes uma bela oportunidade para estar calado 

    • Para o senhor 1,4

      número de comungantes (people who actually give a fuck) era 1 065 036 (10,3% da população total) em 2001 (wikipédia). És um atrasado mental que vem para os blogs falar de quão poucos somos nós vezes e vezes em conta. Somos suficientes para te fazer cá voltar e para mim isso é dado estatístico que chegue meu bedelho.

      • Sim, sou eu,e daí ?

        Tens um nível de “argumentação” de fazer inveja ao kavkaz. E eu que pensava que não havia ninguém que fosse mais imbecil entre a malta ateísta que por aqui defeca. Afinal encontrei-te a ti imbecil.

        • Kavkaz

          Ó palhaço, já alguma vez algum dos teus deuses falhados te respondeu?

          Respostas dos deuses = 0 %

          Queres demonstrar o quê, palhaço?     

          • Sim, sou eu, e daí ?

            Retiro o que disse em relação ao outro tótó. Imbecil mais imbecil do que tu não há.

          • Kavkaz

            Ó palhaço, já alguma vez algum dos teus deuses falhados te respondeu?Respostas dos deuses = 0 %Queres demonstrar o quê, palhaço?

          • Kavkaz

            antoniofernando2, continua a enfiar!

        • senhor 1,4 és o maior

          Argumentação o tanas. Não dá para argumentar com idiotas que estão acham que estão neste planeta numa missão divina e que com toques esquizofrénicos não param de citar um site com estatísticas. Somos poucos ateus e depois, isso é de admirar?Isso faz com que as tuas crenças deixem de ser patéticas?Não.Só prova que és um idiota mesquinho que está sempre aqui enfiado. Sempre que venho a este site em todos os comentários está este idiota a citar a Arda. Vai rezar meu.

  • OP

    Ricardo:

    Confunde princípios com imposição. 

    Imagine: os crucifixos foram retirados em Resende. Em princípio não devem lá estar porque o Estado é laico. Mas os habitantes dessa localidade que a escola serve queriam na sua totalidade que fossem colocados crucifixos. Nesse caso, a escola reflecte o contexto cultural e religioso onde se enquadra – como todas fazem noutros aspectos. O princípio não é violado. Já avançar para a proibição (e a verificação pela administração central do que se passa em cada a escola) é uma imposição totalitária.

    Contemplans Aliis Tradere

    • Rjgalves2001

      Pelo seu «princípio», se numa escola da península de Setúbal todos os pais quiserem a foice e o martelo na parede da escola pública, o OP vai lá pôr a foice e o martelo. E eu fico sozinho a achar que a foice e o martelo é para as sedes partidárias.

      • OP

        Ricardo:
        Não, não fica sozinho. Concordo. Símbolos partidários particulares contradizem a democracia pluralista (e o seu sistema eleitoral). Já a religião transcende a política e tem a ver com a dimensão existencial e vivencial de uma comunidade. É por isso que encontra católicos da esquerda à direita, do PCP ao CDS-PP.

        Os crucifixos não devem ser impostos como foram outrora. Mas aqui trata-se de uma escolha de uma comunidade local. Por isso é que ninguém se queixou em Resende. Pelo contrário.

        Contemplans Aliis Tradere

        • Rui Gomes

          Então mas se todos concordarem e ninguém achar mal qual é o problema? Por essa lógica podia-se concordar em lá por tudo e mais alguma coisa, porque não uma bandeira de um clube de futebol, ou a estrela de David. O problema é quando surge uma pessoa, basta uma a dizer que não concorda, o quê que se faz? Tira-se porque essa pessoa discorda? Ou deixa-se ficar porque é só uma pessoa? Pois, é que se não estiver nada, isso não ofende ninguém, mas estando lá alguma coisa, pode ofender.

          • OP

            Rui:

            “O problema é quando surge uma pessoa, basta uma a dizer que não concorda, o que é que se faz?” Não sei. Sei apenas que não devemos impor o que fazer. Terá que ser a comunidade (como comunidade) a decidir. 

            É preciso deixar os outros serem.

            Contemplans Aliis Tradere

        • Rjgalves2001

          Mas como é que sabe que ninguém se queixou?
          Há muitos casos descritos em que demora anos entre a «queixa» e retirarem de lá os crucifixos…

          Que são símbolos tão sectários como os dos partidos. Também há militantes do PSD católicos, ateus, testemunhas de jeová e evangélicos. E depois? Isso torna o PSD «transcendente»? E de «toda a comunidade»?

          Uma escola não é uma igreja. A questão fundamental é essa.

    • Abc

      Em princípio não devem lá estar porque o Estado é laico.

      Ou seja, de um forma simples: O Estado não é o inquilino da casa. O povo quer e vai lá continuar, disse o presidente da associação de pais. 

      • Rjgalves2001

        E onde é que está escrito que o presidente da Associação de Pais disse isso?

  • Abc

    Está lá, e vai lá continuar. 
    Coisas da democracia… a maioria dos pais que decidiu que estaria lá, quer que ele lá continue.. et voila!

    • Rjgalves2001

      A democracia, já agora, pode votar a presença obrigatória de *todos* na missa?

  • O SOMBRA

    Sou brasileiro, onde o Estado também se declara laico, porém a prática é bem diversa. Além disso, sou professor e rotineiramente vejo crucifixo em escolas públicas, bem como docentes que vão a dar aulas vestidos com roupas com imagens de santos. E aqui as chamadas igrejas neopentecostais viraram uma praga, há televisões a vomitar a bíblia por todo o dia.
    Tenho um blog onde desço a marreta nesse tipo de absurdo, caso queiram lê-lo:

    http://amarretadoazarao.blogspot.com/2011/11/va-abencoar.html

    http://amarretadoazarao.blogspot.com/2011/10/jesusween.html

    http://amarretadoazarao.blogspot.com/2011/09/dando-uma-rapidinha.html

    http://amarretadoazarao.blogspot.com/2011/07/ateus-espalham-outdoors-polemicos-em.html

    • Ateu sim, e daí ?

      Já leio e faço lá meus comentários; uso  Alonso. Gostei muito de seu blogue. 
      Um abraço.

You must be logged in to post a comment.