Loading
  • 16 de Novembro, 2011
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

O problema das religiões

O problema das religiões não reside nas mentiras que espalham ou na liturgia que praticam, o problema insolúvel, a tragédia da sua existência, está na fanatização que conduz os crentes à acção.

Não vem nenhum mal ao mundo que um católico acredite na virgindade de Maria ou no voo que o seu filho fez para o Paraíso, a desgraça está nos meios que usa para convencer os outros e anatematizar os que desprezam a fé.

Que os muçulmanos detestem a carne de porco, como eu abomino cebola crua, não traz qualquer problema à humanidade, mas quando o opúsculo terrorista os convence de que devem matar os infiéis, isso já é um problema grave e um crime imperdoável.

Os judeus das trancinhas podem descansar ao Sábado e pensarem o que entenderem do Messias que aguardam, mas a gravidade do que pensam reside no sionismo.

A fé não passaria de uma treta inofensiva se os crentes não se achassem na obrigação de convencer os incréus, de perseguir a concorrência e intoxicar as crianças com as suas crenças.

Deus podia ter sido uma criação interessante, como as deusas gregas ou as sereias, mas tornou-se num detonador do ódio e está na origem de guerras e interditos.

 

24 thoughts on “O problema das religiões”
  • Anónimo

    se um adulto disser que crê em Pai Natal… será ridicularizado

  • Anónimo

    você condena alguem que cre em Pai Natal?

  • Shere W.

    Nem Haddammann seria mais expressivo do que está este texto. É um virtuoso caro Esperança … Tem nossa gratidão, por tanto que faz pela consciência humana.
    “O ser hominídeo pré-consciente governado e submisso teo-politicamente despreza a diretriz instintiva em todo ser vivo: NÃO MACHUCAR(-SE); despreza-a em si e praticamente com quase tudo que contacta”; “Por que essa organização que chamamos Governo é de mando, e não de coordenamento”. (pdf Questões do Mundo; acervo do Clube Natureza Gleam) … demos uma dica sobre essa leitura ao Stefan, a você, e ao Kavkaz, em comentário aqui no D. A.  
      

  • José Gonçalves Cravinho

    Faço minhas a palavras de Carlos Esperança.Aqui vai o meu aplauso para o seu texto e o desejo sincero de que tenha óptima saúde para ir esclarecendo os que acreditam no absurdo das Religiões e com argumentos dentro da lógica da Razão.continuar derrubando o dogmatismo dos Vigários de Cristo.

  • Kavkaz

    O ateísmo está de parabéns com mais este texto exemplar do estimado Carlos Esperança!

    • Xpto

      Põe-lhe umas velinhas e ajuda a soprar, pode ser que o ateísmo em Portugal consiga ultrapassar a fasquia dos 1,4% de aderentes:

      http://www.thearda.com/internationalData/countries/Country_181_2.asp

      • Kavkaz

        Xpto / antoniofernando2 / Pssst… / e outros niks da mesma pessoa desmiolada:

        A ti, interessado apenas defender a Mentira religiosa, o que te anima são as ovelhas em grande quantidade. Quanto mais alienados melhor para ti… Mesmo que não tenham a mesma fé que tu e defendam o oposto de ti ficarás todo contente, como um pateta alegre!

        A mim interessa-me a Verdade. E é isso que pretendo afirmar no Diário Ateísta! 

        P.S. Vai lá falar com os teus deuses inexistentes que NUNCA te passam cartão. Será do guaraná? 

        • Xpto

          1,4%…. 🙂

          • Kavkaz

            Da tua religião são 0,00000… 0000,1 %   :-)))

          • Kavkaz

            E os “vossos” deuses dão-vos 0 % de respostas à vossa conversa da treta!  :-)))

      • Xpicuinhas

        número de comungantes (people who actually give a fuck) é de 1 065 036 (10,3% da população total), e isto em 2001. vi na wikipédia, não sei se conta para ti. Até arde. És um atrasado mental que vem para os blogs falar de quão poucos somos nós vezes e vezes em conta. Somos suficientes para te fazer cá voltar e para mim isso é dado estatístico que chegue meu bedelho

  • Shere W.

    Vejam e surpreendam-se … devemos lidar com fatos, e não com fantasias …
    Questão do Mundo é o pdf que acompanha a imagem postada agora no site Shannon Ballanne pages.
    https://sites.google.com/site/clubenaturezagleam/importante-repudio-chemistrails—-o-veneno-ultimo-dos-feitores-das-crencas/questoes-do-mundo
    A guria caipira que Haddammann encontrou revoltada em alguma paragem do Brasil, é não só talentosa pra escrever (superando o medíocre ensino que os estudantes têm) e mas também sortuda e corajosa.
    Aprecio sua determinação. 

  • Ricardodabo

    Que grande texto!!!

  • Somebody Who Knows

    “O problema das religiões não reside nas mentiras que espalham ou na liturgia que praticam, o problema insolúvel, a tragédia da sua existência, está na fanatização que conduz os crentes à acção.”
     Concordo especialmente com a parte da fanatização. Deus abomina tal acto, nós devemos ser equilibrados em tudo, temos de viver para Deus e por Deus.

  • Ateu sim, e daí ?

    Vejo com assombro os crentes afirmarem : “deus gosta disso”; “deus detesta aquilo”. Na verdade estão dizendo: deus gostO disso; deus detestO aquilo.
    São tão debilóides que fazem afirmativas sobre o nada e representam a si mesmos. Curiosamente o que deus gosta/não gosta é a mesma coisa das quais eles gostam/não gostam.
    São egocêntricos e criam a sua imagem e semelhança um deusinho de merda.
    “deus não gostO dos crentes “…kkk

    • Somebody Who Knows

      Peço desculpa mas é que o absurdo do seu comentário não faz sentifdo!
      Bom primeiro é normla que o que Deus gosta seja o que eu goste, (porque eu sou submisso a Ele); Depois não é a minha opinião, se o senhor ler a Bíblia vai encontrar diferentes exemplos onde “Deus gosta” de uma coisa e o Homem faz outra; Por isso o que Deus gosta não é o que eu gosto;
       Darei um exemplo mais “simples” para o senhor entender, se eu sigo uma filosofia de vida (uma qualquer, por exemplo o Budaísmo) é (em princípio) porque quero, porque EU quero e se eu quero é porque Eu gosto, então se o senhor me disser que afinal eu não digo o que a filosofia diz mas sim o que eu gosto é a mesma coisa, c’est toute la même chose! Compreendeu, ou foi díficil demais para si.
       
      Dar-lhe-ei um concelho, trate as pessoas pelo menos com respeito (não vou mencionar o facto de Deus ser sempre escrito com letra minúscula o que é um erro ortográfico) e depois as ofensas que profere  “semelhança um deusinho de merda” apenas mostram uma coisa, a sua frustação é tanta por possivelmente saber que não tem argumentos suficientes, que tenta desmoralizar com uma ofensa, mas aviso-o NÃO consiguiu! Que Deus o abençoe!

      • Ateu sim, e daí ?

        Concordo especialmente com a parte da fanatização. Deus abomina tal acto
        Você não está definindo o que deus quer ou não ? quem te disse que ele abomina isso ou aquilo ? qual é para o senhor o conceito de fanatização ? não se trata, essencialmente, apenas de defender um ponto de vista sem argumentação comprovavél ? os fanáticos são realmente diferentes do senhor ? 
        o seu argumento não mostra em que o senhor difere deles.
        da mesma forma, vou lhe dar um conselho educado: não venha com essas boçalidades religiosas para discutir com um ateu, é ofensivo – não quero ser abençoado por nenhum conceito fantasioso idiota.. deus é sempre em minuscula para mim. Eu não escrevo sol em maiúscula- e note que o sol é extremamente importante; sua criatura fantasiosa (deus)  não tem nenhuma importância  para mim.
        Na sua ideia ofendi o seu conceito de deus; não lhe fiz nenhuma ofensa. Se se sentiu ofendido é porque, como já disse, os crentes criam um deus que o seu próprio reflexo..

    • Anónimo

      Deus é o papai noel do crentes

  • João Pedro Moura

    CARLOS ESPERANÇA disse:

    “Os judeus das trancinhas podem descansar ao Sábado e pensarem o que entenderem do Messias que aguardam, mas a gravidade do que pensam reside no sionismo.”

    Qual a “gravidade” do sionismo?!

  • O SOMBRA

    Um texto sucinto e bom. Também considero a bíblia um interessante livro de mitologia, mas daí a quererem que eu acredite naquilo, é outra história.
    A religião se tornou uma verdadeira praga mundial, se quiserem perder um tempinho:

    http://amarretadoazarao.blogspot.com/2011/11/va-abencoar.html

You must be logged in to post a comment.