Loading

Treta da semana: a Cultura Racional.

«A Cultura Racional é a cultura do desenvolvimento do raciocínio. A cultura natural da Natureza . É o conhecimento da origem do ser humano. De onde ele veio, como veio, porque veio e o retorno a sua origem, mostrando como o homem voltará ao seu estado natural de ser Racional puro, limpo e perfeito. Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um ser extraterreno, publicadas nos Livros “UNIVERSO EM DESENCANTO”.»(1) No site, a imagem com os pingos de água e a explicação em maiúsculas dão também uma boa ideia do que trata a Cultura Racional.

Há vários aspectos interessantes nisto, além do efeito soporífero das palestras do fundador do movimento, Manuel Jacinto Coelho, ideais para quem sofra de insónias.

Manuel Jacinto Coelho nasceu em 1903 e faleceu em 1991(2). No entanto, segundo testemunham os seus seguidores, quem alcança a Imunização Racional «continua a viver normalmente neste mundo físico, porém deixa de estar subordinado a ele e às vicissitudes da vida orgânica.»(3) Ou seja, pela Cultura Racional, seguindo os ensinamentos daquele que nos foi enviado pelo Racional Superior, podemos ter a esperança de vencer a morte tal como ele a venceu. Não a morte física, deste plano material, mas a morte num sentido metafísico e transcendente.

A Cultura Racional tem também um vasto corpo de conhecimento. A série Universo em Desencanto tem 1000 volumes, «3 livros do Obra Inicial […] 21 livros da Obra Básica […] 21 livros da Réplica […] 21 livros da Tréplica [e] 934 livros do Histórico ou Fascículos»(4). E todo este conhecimento foi revelado ao Manuel pelo Racional Superior, que habita no Mundo Racional, por meio da Energia Racional. Não se trata de teorias falíveis criadas por seres humanos limitados ao mundo empírico.

Finalmente, a ciência natural não pode provar que isto seja falso. Não há, nem pode haver, qualquer descoberta científica que refute as alegações do Manuel Jacinto Coelho ou o testemunho dos seus seguidores.

No entanto, apesar do testemunho de esperança de que podemos vencer a morte, do vasto corpo de conhecimento que alega ter, da sua fonte alegadamente infalível e transcendente, da impossibilidade de se refutar a doutrina da Cultura Racional e de estar até na Wikipedia, parece-me que a maioria das pessoas que ler este post vai concluir que isto é uma treta. E com razão. Nem é preciso acreditar, ler os 1000 livros que o Manuel escreveu, estudar aprofundadamente esta doutrina ou procurar provas materiais que a refutem.

O cepticismo justifica-se porque inventar tretas acerca do transcendente, do significado profundo, do destino último de tudo e do que acontece depois da morte não só é trivial como sempre foi um passatempo popular. Da história antiga à Internet, nunca faltaram tretas. Por isso, o mais sensato não é dar crédito a uma tese só porque parece atraente, ou sequer dar-lhe o benefício do agnosticismo só porque não se pode provar o contrário. Cada alegação é apenas mais uma num mar imenso de disparates, pelo que só se justifica considerar como minimamente plausíveis aquelas, poucas, que se destacam das restantes por algum fundamento objectivo. Não quando um diz que sim, outro acredita ou vem num livro, mas apenas se as forçam até o cepticismo a admitir que essa hipótese possa ser menos treta do que as outras. É esse crivo que leva a maioria a rejeitar doutrinas como a da Cultura Racional. É um bom primeiro passo. Falta agora dar o passo seguinte e perceber que o crivo não serve apenas para as crenças dos outros.

1- www.mundoracional.com.br. Obrigado pelo email com esta revelação.
2- Wikipedia, Manuel Jacinto Coelho
3- Wikipedia, Imunização Racional
4- Wikipedia, Universo em Desencanto

Em simultâneo no Que Treta!

7 thoughts on “Treta da semana: a Cultura Racional.”
  • Anónimo

    Há muitas tretas Ludwig. O Dennett também é uma caixinha de surpresas em matéria de palpites para o ar. Entre a evolução humana vista como um mero processo algorítmico, os humanos comparados a máquinas de Turing, a teoria das torres de Gerar e Testar, e a plasticidade fenótica das criaturas skinnerianas, venha o Diabo e escolha. O Dennet é um grande palpiteiro. Pena é que também não consiga demonstrar experimentalmente os seus palpites.Ou seja, as suas crenças.Dê-lhe na tola, Ludwig, não lhe perdoe igualmente essas derivas metafísicas.

  • Anónimo

    http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI1738290-EI294,00-Igreja+catolica+argentina+cumplice+e+vitima+da+ditadura.html

  • Julio Cesar de Carvalho

    Parabéns Sr. Ateu! O Sr. tentou mais não conseguiu jogar por terra a única coisa no mundo que me respondeu com base e com lógica, com provas e comprovações as perguntas que nem a ciência, nem a religião, nem a filosofia me responderam a contento. Perguntas simples, como quem eu sou, de onde eu vim, como vim e para onde vou e como eu vou, como esse mundo e todo o universo surgiram, o funcionamento das quatro mecânicas (material, celeste, racional e mecânica do verdadeiro Deus) só mesmo a Cultura Racional, os Livros Universo em Desencanto e o contato com seres evoluídos do universo conseguiram me esclarecer e me explicar de forma clarividente, convicta e irrefutável. Sr. Ateu, TRETA é o senhor, é esse mundo em que vivemos, pois é tudo ilusório…90% da nossa realidade é invisível e inaudível aos nossos olhos e ouvidos…Como podemos viver num mundo assim, onde tudo é ilusão de ótica e de tato?… Estamos sendo enganados o tempo todo, conduzidos por uma ciência caduca que baseia tudo em hipóteses, teorias, teses, suposições ilusórias, mutáveis e passageiras…Tudo isso num mundo cheio de enigmas, engambelos, sofismas, mistérios indecifráveis, onde a religião só existe para estorquir migalhas da população crédula que sustenta esse monstro devorador de mentes inexperientes…
    A Cultura Racional não é uma seita, uma religião, uma doutrina….É a cultura do desenvolvimento do  Raciocínio…através do estímulo da Glândula Pineal, localizada no istmo do mesencéfalo. É a antena que nos liga à Energia extra-cósmica Racional e através dela captamos as verdadeiras informações como sobreviver neste anti-mundo de matéria e como sair daqui para o mundo de anti-matéria, nosso verdadeiro mundo de origem, onde somos seres eternos de energia pura, limpa e perfeita e não seres de matéria podre, poluída, deformada, degenerada e mortal.
    O senhor, com certeza, não leu os 1000 livros da obra racional. Ou se leu, leu com os olhos céticos, a mente fechada e o coração duro…Por isso mesmo, não captou sequer um milésimo por cento da Energia Racional…Seu ateísmo e ceticismo não deixaram…
    Se tivesse captado uma ínfima partícula que fosse desta energia…teria observado o véu que envolve nossa mente e tapa nossa visão material, o cinturão elétrico e magnético de Van Hallen se descortinar e, por mínima que fosse esta abertura….já daria para o senhor ver além da matéria….um mundo novo que está se abrindo para as pessoas de coração puro, humilde, de mente desarmada e atenta, desprovida de orgulhos bestas e vaidades aniquiladoras….Um mundo do amanhã…mas que já está atualmente em curso, onde com certeza, não habitarão os materialistas convictos, que só pensam em se locupletar das benesses materiais e traiçoeiras….Estes, como muitos….continuarão longe do Mundo Superior e do Ser Supremo do Universo….Aquele que abriu as portas para todos…mas nem todos se dispuseram a entrar…E amanhã, irão acordar num mundo que jamais gostariam de ter estado e nem se lembrarão mais deste mundo degenerado, por pior que fosse, existiu…

    • Carlos Esperança

      O terror é a arma da fé. Assustem os pobres de espírito que eles se converterão. Difícil é escolher a religião certa.

  • Sergio_araujo47

    Muito bem Julio Cezar de Carvalho pela suas esplicações,Sergio jales sp.Estudante de cultura racional os livros universo em desencanto.

  • Juliana Barros

    ”A ciência pode classificar e nomear os órgãos de um sabiá mas não pode medir seus encantos. ” Manoel De BarrosNão, não estou aqui para contestar qualquer absurdo ou tentar comprovar qualquer veracidade da Cultura Racional. Eu apenas a sinto e ela me satisfaz.Se isso é um encanto ironicamente chamado de desencanto,ela me alimenta e isso é o que me importa. É a liberdade da subjetividade e o prazer da escolha. Pode ser auto-sugestão, mas não deixa de ser uma escolha.Mas gostei do post, conseguiu ser crítico sem ser bossal. Juliana Barroshttp://novopainelracional.blogspot.com/

  • Juliana Barros

You must be logged in to post a comment.