Loading

Feriados…

Leio, na comunicação social, que o Governo pretende acabar com alguns feriados. Religiosos, acrescente-se, o que se saúda.

Ao que parece, os candidatos à extinção são o “corpo de deus” e o “todos os santos”. É pouco. Muito pouco. Portugal tem demasiados feriados religiosos. Ninguém sabe, por exemplo, qual a razão de um feriado para a “imaculada conceição” quando é certo que essa conceição “imaculada” foi decidida por decreto por um bem terreno Papa. Como foi que o homem soube que Maria tinha sido concebida “sem pecado”? Estava lá para ver? Já agora: qual “pecado”? O de a respectiva mamã ter dado uma “cambalhota” de que resultou o nascimento de Maria??

Há outros, mas, para já, fiquemo-nos com estes. Claro que já estou a ver os créus de plantão a berrarem pelo Natal e pela Páscoa… Bom, a Páscoa calha a um domingo, por isso, nada a fazer; quanto ao Natal, não há a menor razão para que seja uma festa religiosa (aliás, é-o cada vez menos); muito antes da Era Comum, já se festejava o “natalis solis invictus”, que é como quem diz, o Solstício de Inverno. Não vejo razão para que não se continue a festejar.

 

10 thoughts on “Feriados…”
  • Kavkaz

    Acabam com feriados para tapar a “cratera” das finanças publicas.

    Vão-se preparando para trabalhar aos sábados e domingos…

  • Jolgado

    Acho que estás enganado. Esses serão deslocados, como a Igreja já fez, com vários dias, durante o Estado novo.
    Mas, Carnaval (que nem era feriado), 10 de Junho, 5  Outubro e 1 de Dezembro já terás que trabalhar em 2012. 
    Os feriados aplicam-se aos crentes e aos ateus.

    Isto demonstra o nosso atraso: Suécia – 14 feriados, Noruega – 12. São dos países mais desenvolvidos do mundo.

  • Jolgado

    «quando é certo que essa conceição “imaculada” foi decidida por decret0» – Ou seja, é uma decisão humana e não divina. Aceitando isso, temos de aceitar que todos os factos que deram origem a feridos são decisões humanas e não divinas. É tudo por decreto. Por exemplo, o 1º de Maio.

    • Anónimo

      “Aceitando isso, temos de aceitar que todos os factos que deram origem a feridos são decisões humanas e não divinas. ”
      Acho que ninguém leu o contrário do que tu disseste. O teu comentário cheira-me a redundante, inútil e a destempo.

  • Athan3

    Por que não tem  o dia do estudante como feriado? Não só o Natal divinizado é uma festa que também foi usurpado o sentimento civil para refestelo da religião; o próprio encontro de um homem com uma mulher, comemorado por seus amigos, foi “tomado” descaradamente pela religião, para dar lucro à parasitas que se colocaram na frente das mães e dos pais para darem as congratulações aos que se brindaram com amor. Tudo em religiões é roubado de nossa naturalidade. Só os asseclas dessas máfias defendem esses roubos contra nossa civilidade.

  • JoaoC

    E assim se manifesta a cambada de parasitas sociais que por aqui perde tempo…

    Sem qualquer pingo de lucidez, ofuscados pelas trevas em que vivem, os pertencentes à corja ateia e blasfema negam a própria História, pois o feriado de 8 de Dezembro, que se celebra a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem, Rainha de Portugal (sim, temos uma Rainha, caso não tenham percebido e aprendido isso e ainda que vos custe a engolir), assim proclamada perpetuamente por D. João IV. Nesse dia, a Rainha de todos os portugueses (até dos que contra Ela blasfemam e latem) foi concebida sem a mancha do pecado original, sendo a única criatura humana com esse privilégio.

    Esse feriado é de orgulho para todos os portugueses. Os decentes e de bem, claro. Que até podem nem reconhecer Maria Imaculada como Rainha, mas respeitam-Na, a Ela e aos que A veneram.

    Ao contrário dos cães raivosos e blasfemos que por aqui escrevem.

    Descansem. Pela Sua Conceição Imaculada, Ela já vos venceu. Daí a vossa raiva compreensível, como filhos do Demónio que são.

    • Kavkaz

      JoaoC, continuas armado em D. Quixote de la Mancha… Dizes tu: “sim, temos uma Rainha…”

      Passaste-te? Onde é que a tens? Em que ano vives? E a tua Rainha é para a malta toda? Não preciso, obrigado. Vejo que não te aguentas sozinho com ela!

      És o D. Quixote, tu e o asno electrónico, do Diário Ateísta. Investem contra “moinhos de vento” para serem heróis aos olhos da donzela, Dulcineia.

      Só fazem rir…

      P.S: Só para relembrar aquilo que tens por responder:

      JoaoC, foste feito á imagem de “Deus”, não foste?A “indemnizaçãozita” deverá ser paga pelas vítimas da pedofilia ao Vaticano, não é JoaoC?

    • jmc

      qual é que era o teu blog? acho que já o vi uma vez mas não me lembro do link

    • Anónimo

      “(sim, temos uma Rainha, caso não tenham percebido”
      Eu já tinha percebido. A que dias é que a gaja dá audiências?
      A insanidade mental é coisa muito triste, mas olha: se o psiquiatra não conseguiu nada, aguenta-te. A gente deixa-te passear por aqui, a exibir a tua patética demência. 
      Eu só acho é que não tens o direito de fazer concorrência ao anormal do Tolinho. Mas isso é contigo e com ele, que até são da mesma seita.

  • jmc

    é bem… já não é a primeira vez que ouço dizer que temos demasiados feriados… temos 3 só para saudar a democracia…

You must be logged in to post a comment.