Loading

Para quem acredita na bondade da ICAR

Façam uma pesquisa no Google com cada uma das seguintes sugestões:

 

Cruzada dos Albigences
Tomás de Torquemada
Santo Ofício
Malleus Malleficarum
“A divinis”

papa Inocêncio IV
Diego Rodrigues Lucero
Júlio II della Rovere
Noite de S. Bartolomeu (1572)
Cavaleiro de la Barre
Patti Lateranensi
Roberto Bellarmino
Pralat Kaas
bispo de Freiburg, monsenhor Gröber
Índex Additus Librorum Prohibitorum
cardeal Stepinac
reverendo Stephen Kiesle

28 thoughts on “Para quem acredita na bondade da ICAR”
  • ÍCARO CRISTÃO

    O Carlos Esperança afinal… é o Stéfanos. Falta aí o Pavlic… Outra observação, este sr. não passa de um moralista, sempre pronto a acusar a Igreja ou os Crentes e em nenhum momento a fazer listas dos momentos Gloriosos da Igreja, que não cabiam em tão singelo post. (Para memória futura, sou o primeiro a reconhecer pecados à Igreja e aos Crentes, não estou a branquear – coisa que este blog faz até à exaustão. Abr

    • Anónimo

      sabia que o santinho papa JP2 abandonou Oscar Romero e o deixou morrer nas mão dos militares?

    • carpinteiro

      «Para memória futura, sou o primeiro a reconhecer pecados à Igreja e aos Crentes…»

      Caro Ícaro, presunção e água benta cada qual toma a que quer. É um velho ditado que se aplica a
       todos nós. Isto para lhe comunicar uma triste notícia. Nem você é o primeiro a reconhecer pecados à Igreja, nem eu serei o último a denunciar. A ambos se anticipou  Leão X, Papa, 1513/21. que numa carta dirigida ao cardeal Bembo, por João de Médicis que viria a ser proclamado papa com o nome de Leão X, se confessava:
       «Desde os tempos imemoriais que se sabe quão proveitosa nos tem sido esta fábula de Jesus Cristo»

      Cumps.

      • Xpto

        “Moisés sim existiu mas Jesus Cristo jamais”, ó ex-sacristão de meia tigela ?

      • ÍCARO CRISTÃO

        Oh Carpinteiro… o que é que isso, em si mesmo prova? Que um Ateu dissimulou para chegar a Papa… será este o seu ponto? Estará a pedir desculpa em nome da Família Ateia? 

    • Anónimo

      e você com sua histeria anticomunista.. anti-aborto etc.?

    • Ateu sim, e daí ?

      A sua icar só me causa nojo. Olhe bem: não falei de você, falei icar.
      Leia o texto abaixo; não acredito que você conseguirá ler sem sentir uma reviravolta no estômago.
      ….
      …..Para que se tenha uma idéia, em Lavaur, em 1211, o governador foi enforcado e a esposa lançada num poço e esmagada com pedras; além de quatrocentas pessoas que foram queimadas vivas. No massacre de Merindol, quinhentas mulheres foram trancadas em um celeiro ao qual atearam fogo. Os julgamentos em Toulouse, na França, em 1335, levaram diversas pessoas à fogueira; setecentos feiticeiros foram queimados em Treves, quinhentos em Bamberg. Com exceção da Inglaterra e dos EUA, os acusados eram queimados em estacas. Na Itália e Espanha, as vítimas eram queimadas vivas. Na França, Escócia e Alemanha, usavam madeiras verdes para prolongar o sofrimento dos condenados. Ainda, a noite de 24 de agosto de 1572, que ficou conhecida como “A noite de São Bartolomeu”, é considerada “a mais horrível entre as ações inquisidoras de todos os séculos”. Com o consentimento do Papa Gregório XIII, foram eliminados cerca de setenta mil pessoas em apenas alguns dias.
      ….

      • ÍCARO CRISTÃO

        Oh Ateu… Eu sou Igreja. E por isso é claro que o que você me está a dizer me inclui… mas já lhe disse que o que as suas palavras contém diz mais de si do que daqueles que quer atacar.
        Quanto ao texto que propõe… quem não ficaria enjoado só de pensar nisso? Claro que é uma tristeza… mas aproveito uma coisa que encontrei num blog para lhe responder.
        “Todo mundo já ouviu a ladainha de que o cristianismo matou milhões durante a famigerada Inquisição. Em primeiro lugar, não foram milhões. E em segundo lugar, não foi o cristianismo. É tão óbvio que chega a ser tedioso ter de afirmar isso. Mas quando a gente vê que o comunismo ateu goza de uma imagem mais positiva do que a religião cristã em certos meios, percebe-se que há uma grave distorção de avaliação.
        Pois bem, a partir de agora eu não direi mais que foram os governos comunistas e socialistas que mataram milhões na antiga União Soviética e na China Comunista. Direi que foi o ateísmo. É tão “honesto” quanto afirmar que o cristianismo matou na Inquisição. Não adianta argumentar que havia interesses de estado envolvidos na inquisição. Não adianta dizer que, apesar de ser lamentável a participação de autonomeados representantes do cristianismo, o cristianismo em si nada teve a ver com aquilo.
        É claro que o ateísta militante vai subir em seu tamanco e ficar ofendido: Que absurdo! Mas o fato é: Se o cristianismo é culpado pelas mortes da Inquisição, como querem os militantes ateístas, então o ateísmo é culpado pelas mortes dos vermelhos. É culpado pelos gulags e pelas merdáceas”. in http://blogildoblogger.blogspot.com/2008/02/os-crimes-do-atesmo.html

        • Ateu sim, e daí ?

          Responde com um mínimo de discernimento….
          em que lugar você leu que os ateus – eu , em particular – defendemos a execução de inocentes ? onde ? diga-me ? quero saber !!
          Stalin , hitler , os papas, a inquisição,…etc. Trata-se do mesmo lixo
          Eu não defendo esse lixo, você sim !
          ….” Em primeiro lugar, não foram milhões  ” e daí ? foram algumas centenas de milhares ? …e daí ? foram dezenas ? …e daí ? 
          MATARAM INOCENTES !!!
          Eram pessoas que oponham ao poder papal .
          Coisa curiosa: nenhum era ateu.
          Se essa instituição mafiosa ainda tivesse o poder …quantos ateus iriam para a fogueira, não é ?
          que festa !! fogueiras acesas dia e noite  !!!
          Não só ateus, mas também maometanos, budistas,…que churrascão !!!
          A icar fede e muito !!! 
          Não diga coisas do tipo: sou ruim , mas fulano é bem  pior…
          $anta ladra igreja…
          Se você quer se incluir fique a vontade. 
          Outra coisa :….
          …”  não estou a branquear ” ….
          isso cheira a racismo.  Já sei do seu colega xenófobo… Não siga os maus exemplos …

          • ÍCARO CRISTÃO

            Está a ver como você é? Nuns comentários tão dócil e noutros tão descontroladamente agressivo. Usei uma citação de um blog para lhe responder e parece que a resposta foi em cheio. Não que goste que se irrite, mas porque mostrou ter tocado numa corda qualquer que o descontrolou. Leia outra vez e com mais calma, continua a estar lá a resposta aos seus 2º e 3º comentários sobre esta questão. Portanto, desconfie muito da versão que outros Ateus lhe estão a dar dos factos.  (ps: o que o texto do blog pretende demonstrar é que da mesma maneira que injustamente se diz que a Igreja matou também se pode injustamente dizer que o Ateísmo matou). Abraço

          • Ateu sim, e daí ?

            Discordo completamente !
            Não lhe respondi de forma agressiva.
            Só não aceito que “eu sou ruim,mas fulano é pior” possa ser considerado um argumento.
            Qual guerra foi travada em nome do ateísmo ?
            Stalin matou em seu nome, não do ateísmo.
            A igreja matou em nome do papa. e segundo um dos seus dogmas, o papa é o representante de deus portanto a igreja matou em nome de deus.( estou usando o seu raciocínio circular ).
            De todos os fanáticos que aparecem por aqui, você é o único que parece ter algum bom senso.
            Deixe o DA de lado, deixe  a bíblia de lado e pesquise um pouco. 
            Você nasceu ateu. 
            Ninguem precisa da religião para viver. A não ser que você seja um dos que vivem da religião.

          • Anónimo

            adorei a derrota alema em Stalingrado… isso foi golpe duro nos cristaos e nos devotos de Fatima

          • Ateu sim, e daí ?

            pois é. mas a igreja reescreve a história – ou tenta -diariamente. Negam o vínculo com o nazismo , o fascismo, as operações dos jesuítas, a inquisição, o papel da igrejas nas guerras, etc, …
            contam com o boa vontade dos crentes que não querem realmente saber… basta-lhes o que o zé ruela diz.

          • Anónimo

            ….

          • Anónimo

             mentira e hipocrisia nao sao pecados capitais porque isso acabaria com a igreja

          • ÍCARO CRISTÃO

            Olá Ateu, não, eu não nasci Ateu. Nem você nasceu Ateu. Eu nasci porque fui criado por um Deus que nos ama. Nasci inconsciente… inconsciente até do Amor dos meus Pais. No entanto, se me separassem deles e me dissessem que tinha nascido do nada (e porque obviamente eu não me lembrava) eu acreditaria mesmo sendo mentira. Iria dizer – com toda a justiça – mas se eu não os vi como posso ter nascido deles? Porque não vi… não acredito. De facto Ateu, nem eu nem você tínhamos a consciencia de ver este Deus que nos Criou mas contaram-nos… neste caso eu acreditei e você não, é a vida…
            Quanto à Igreja ter morto, perseguido e julgado injustamente em nome de Deus… é de facto verdade, pena é que não reconheça que a esmagadora maioria da Igreja apenas fez o bem. Porque não há nem um jota nem uma vírgula do que a Igreja diz e disse que desminta isto. Houve si membros da Igreja – alguns ao mais alto nível – que pecaram… atraiçoando até aquilo em que acreditaram. Estaline matou, perseguiu e julgou injustamente sendo Ateu… e eu não digo que isso é responsabilidade do Ateísmo, apenas citando este caso para colocar as acusações à Igreja em perspectiva, ou seja, se você usa um pecado de um membro para esconjurar o todo então arrisca-se a que lhe façam exactamente o mesmo. ps: “Qual guerra foi travada em nome do ateísmo?” Respondo-lhe que todas as perseguições à Igreja feitas por Ateus são guerras feitas pelo Ateísmo, porque está aí o seu cerne, ou seja, a oposição à Fé… porque como já escrevi no passado não existe e nunca vi um Ateu defender os seus ideais sem atacar ou sequer mencionar a Igreja, Cristo, Fé ou Crentes e apenas através de um discurso positivo. Abraço

          • Ateu sim, e daí ?

            Sabia que você tinha bom senso.
            É o primeiro que afirma que a igreja matou em nome de deus.
            Sua questão sobre o ateísmo é justa; vou colocar a minha interpretação.
            a- acredito nas evidências científicas da evolução; não porque me contaram.mas porque li, comparei dados, verifiquei a veracidade dos textos e a coerência lógica.
            b- não vejo necessidade da hipótese de deus; em outras palavras deus, FSM, duendes, Zeus, Tupã e assemelhados não são necessários.
            c- os experimentos científicos realizados com base nas hipóteses confirmam a veracidade das mesmas – encontramos cada vez mais provas disso.
            d- nada tenho contra deístas ou teístas; desde que concordem que o ateísmo é tão válido quanto as suas crenças.
            e- a questão dos católicos, maometanos e religiosos em geral: não os aceito porque acreditam que um livro idiota é a fonte da moral e dos ensinamentos. Esse é o problema. Não vek=jo nada que preste na bíblia.
            Você disse que a igreja matou em nome de deus. Qual é a moral católica ? a igreja tem moral para condenar quem quer que seja ? O islã tem moral ?
            A moral católica é a interpretação da bíblia. E essa interpretação é a mais conveniente possível. Nos dois livros (colocamos aqui os judeus também) encontramos exemplos de infanticídio , xenofobia , racismo, assassínios, genocídio …tem para todo gosto; tudo o que de ruim um ser humano pode fazer a outro tem nos dois livros.
            Voltando a questão religiosa: suponha que exista deus. Por que a igreja é a guardiã da fé e da conduta moral ? cadê a procuração ? qual o documento assinado por deus dá àqueles dementes o poder de determinar a fé e a conduta de alguém ?
            sei que os papas andaram falsificando documentos do imperador constantino. a igreja só começou a crescer depois disso; constantino efetivamente foi deus para a religião católica.

            Ps: para ser justo. a icar não presta, mas tem muita gente decente e honesta dentro da igreja; essas pessoas seriam decentes e honestas independentemente da  igreja; a igreja precisa delas, mas elas não precisam da igreja.

        • Ateu sim, e daí ?

          Agora estou muito curioso…
          ……
          E em segundo lugar, não foi o cristianismo
          …..
          a inquisição não teve nada a ver com a igreja ? estou pasmo !!!! de todas as coisas esdruxulas que já disse…essa é de longe a maior…..você se superou.
          caro historiador icaro, poderia ter a gentileza de dizer a mim e aos demais, quem foi ?

  • Anónimo

    Jozef Tiso
    Ngo Dinh Diem
    Athanase Seromba
    Christian von Wernich
    Guerra cristera
    Ratlines
    Alois Hudal
    Krusnoslav Draganovic
    Klaus Barbie
    Adolf Eichmann
    Josef Mengele
    Paul Marcinkus

  • JoaoC

    Orgulhosamente católico! Em tudo e sempre!

  • André Silva

    Falta o Crimen Sollicitationis,
    http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=646825

    aliás, devem falar muitos mais…

    • Ateu sim, e daí ?

      Errata:
      onde se lê:  ” Hipocrisia, teu nome é $anta ladra igreja “, leia-se:
      Nojo, teu nome é $anta ladra igreja

You must be logged in to post a comment.