Loading
  • 9 de Outubro, 2011
  • Por Carlos Esperança
  • Laicidade

Onde pára a laicidade do Estado?

Mais de 50 dos 401 jovens e adultos que estão a realizar o curso de formação para a Guarda Nacional Republicana (GNR), em Portalegre, inscreveram-se para receber os sacramentos de iniciação cristã: baptismo, confirmação e eucaristia.

Claro que onde está escrito «cristã» se deve ler «católica. Surpreende esta onda de fé que percorreu os recrutas da GNR, este chamamento divino de quem os esqueceu até esta idade, mas também conhecemos as artimanhas pias.

Se não estivessem a ser pagos pelo erário público os capelães e o bispo, com a patente de major-general, e não temesse pelos empregos quem recusasse o incenso e a água benta , a onda de fé não teria ultrapassado a meia centena de futuros guardas.

É lamentável que o comandante-geral da GNR tenha considerado a cerimónia litúrgica uma forma de «continuidade» à aprendizagem dos candidatos. Ficamos sem saber se a Sé de Portalegre se tornou numa caserna da GNR ou se o quartel da GNR se transformou numa sacristia da Sé.

A propaganda religiosa e, quiçá, a coacção psicológica sobre quem está a ser avaliado para o primeiro emprego, é um acção inaceitável que viola a ética, a independência e a dignidade de um estado laico.

Que dirá o M.A.I a esta violação grosseira da ética e da liberdade religiosa?

58 thoughts on “Onde pára a laicidade do Estado?”
  • Pedro

    -|-         -|-
    M        MA

    Ninguem é obrigado a pertencer a Santa Igreja Católica.

    Caso não tenham reparado foram 50 dos 401 jovens e adultos o que não significa que não possa existir entre eles membros de outras religiões, inclusive a do ateismo prático e por isso mesmo esta facto demonstra que ninguem foi fazer-lo por causa de temerem os seus empregos, isso são heresias ateistas.

    Em Portugal assim como em muitos outros sitios e ainda bem, existe o que
    se chama de liberdade de expressão mas isso não significa desrespeitar o
    proximo.

    Isto não é nenhuma violação grosseira da liberdade mas sim uma opção de certas pessoas.

    • Kavkaz

      Não lhe convém perceber bem o que foi escrito?

      “Se não estivessem a ser pagos pelo erário público os capelães e o bispo, com a patente de major-general, e não temesse pelos empregos…”

      • Pedro

        -|-          -|-
        M         MA

        Kavkaz:O Estado é composto por membros pertencentes a Santa Igreja Católica e não membros, obviamente que se os membros da Santa Igreja Católica também pagam impostos gostam de usufruir de seus direitos e o Estado só tem é a obrigação de apoiar o povo e seus interessados e zelar pelo patrimonio Católico português que faz parte de sua cultura.

  • Pedro

    -|-         -|-
    M        MA

    Carlos Esperança:
    Existe coisas que se queres, tens de saber por ti próprio.

  • Anónimo

    GNR nao aceita protestantes, judeus, budistas etc?

    • Nuno Silva

      Aceita, embora desconheça a existência de capelães judaicos, muçulmanos, budistas, …, e para grande pena minha que me sinto altamente prejudicado de capelães piratas a divulgar a mensagem do Monstro de Esparguete Voador.

      • Nem Religioso Nem Ateu

        “divulgar a mensagem do Monstro de Esparguete Voador.”
        Eu também. Quem é esse fulano?
        Dó pode ser ateu, claro.  Mas, não tenhas medo, diz o nome. 

        É que, Deus é uma entidade reconhecida por todas as culturas e todas as sociedades, e pela quase totalidade da população do mundo (os indiferentes, como eu e os contrários são uma minoria insignificante), mas o tal Monstro de Esparguete Voador  deve ser completamente desconhecido da quase totalidade da população do mundo. 

        • Nuno Silva

          http://www.venganza.org/about/ todas as respostas sobre o pastafarianismo estão aqui.

          • Pasta

            Não o denuncie! Nós, pastafarianos temos direito à nossa religião. Ela é tão boa ou melhor que quaisquer outras; temos os nossos dogmas, nossos líderes e acreditamos firmemente no onipotente FSM. 

        • Anónimo

          “É que, Deus é uma entidade reconhecida por todas as culturas e todas as sociedade”
          Pois. E isso é a prova provada de que as pessoas acr4editam; mas não chega para provar o improvável: a sua existência. Já quanto ao FSM, a conversa é outra. A sua existência está provada e comprovada. Embora eu não me reveja nessa filosofia – há quem não se reveja na Bíblia, não há?

          • Pasta

            Aceite o poderoso FSM.
            Nós, pastafarianos, independentemente da imensa quantidade de evidências obtidas pelos cientistas, de todos os avanços da genética e da robótica – que jamais seriam obtidos se a mafiosa icar mantivesse a sua podre influência – incluindo aí a biologia molecular e a física quântica; enfim de tudo o que a religião tenta negar ou desqualificar, acreditamos no onipotente FSM.
            Além do mais, não tentamos e não tentaremos dominar o mundo; não pretendemos reescrever a história retirando certas passagens digamos, constrangedoras, não enviaremos crentes bobalhões para sites ateístas para ficar enchendo saco, não queremos tomar o seu dinheiro e nem influenciar no governo de qualquer país, não cometemos abusos, respeitamos as mulheres como iguais, e …somos apenas bons, ok ?
            Tem uma religião…uma concorrente que deseja ardentemente dominar o mundo. Propagandeiam que até os gregos e egípcios  já seguiam a essa religião antes mesmo da mascote deles existir. Eles possuem um livro conhecido como “a sagrada geringonça”; dizem que está tudo lá: até nanocristalografia. Não acredite nesse povo, ok ? são pilantras. 
            Se por acaso conversar com um deles, fique do olho na sua carteira….

        • Pasta

          Tá bom…
          não suporto mais a pressão. Vou contar..
          é…
          é o capelão ARMANDO PINTO .É o irmão adotivo do general Kagaru Nomato. 
          Pronto falei !
          Mas não diga que fui eu te contei…tá?

  • Athan3

    Aos faltos de educação, dê-lhes uma arma e uma “benção”; então se sentirão “homens” ao vigiar os   outros. Os altos índices de violência no RJ têm a marca da amancomunação desses “varões” que arrumam-se na vida (com carros caríssimos e etc) bem amparados pela cruz e pela bíblia, porque os pastutos e padrerastas agenciam a conivência das “firmas”, ‘santificando’ a bandidagem paralela. É dessa maneira que até juízes estão sendo sumariamente executados e atos de terrorismo, violência e estupros e aviltamento de residências têm desgraçado a cidade do Rio de Janeiro, a ponto de até imporem franca intimidação ao Governador eleito do Rio Sérgio Cabral.

    • Nem Religioso Nem Ateu

      bem amparados pela cruz e pela bíblia, porque os pastutos e padrerastas agenciam a conivência das “firmas”, ‘santificando’ a bandidagem paralela. 
      És desonesto ao ligar tais actos às religiões, incluindo a católica.

      A justiça branda com os ladrões e assassinos não é defendida por nenhuma religião. Os islâmicos até chegam a decepar a mão direita, quando não vai o pescoço, de tais patifes. Os católicos até desculpam a pena de morte nestes casos. 
      O certo é que estes comportamentos são considerados de extrema gravidade e contrários à moral religiosa.  Mas, contrários à moral do ateísmo não são, de certeza (porque não existe uma moral do ateísmo).
      Um facto a notar, e que se liga ao repórter da TV que aqui postaram, estes fulanos são gente que nega as religiões e a existência de Deus, não pratica religião e não aceita assistência religiosa nas cadeias. Tu sabes isso muito bem. Os gangs das favelas, os desordeiros de rua, os manifestantes “indignados” na Europa, não são favoráveis às religiões, 

      Aquilo que dizes é desonesto. Tu sabes disso.  

      • Nem Religioso Nem Ateu

        Exemplos fresquinhos da acção da Igreja: 
        “O Papa criticou hoje a criminalidade selvagem na região da Calábria, no Sul de Itália.” (http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=29&did=33792)


        D. José Policarpo lamenta que muitos se tenham afastado dos valores cristãos” (http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=27&did=33815)

        • Anónimo

          O Poderoso Chefão 3 (O padrinho 3) mostra muito bem o “odio” da igreja à Mafia… jhahahahah
          Marcinkus que o diga

      • Anónimo

        “Os gangs das favelas, os desordeiros de rua, os manifestantes “indignados” na Europa, não são favoráveis às religiões, ”
        Obviamente. Aliás, só assim se compreende a existência de capelões nas prisões; é para converter os ateus, que são todos os que lá estão detidos. 

        • Nem Religioso Nem Ateu

          Foste tu que o dissestes, e não venhas dizer que foste coagido ou que estavas a ser sarcástico. 

          • Anónimo

            Nem pensar em ser sarcástico! Eu é que não sabia que havia tantos ateus. Afinal, sempre são mais do que os que vocês dizem.

          • Nem Religioso Nem Ateu

            Mas menos ainda do que o Carlos Esperança reclama. Por exemplo uns 30% em França!

      • Anónimo

        e por que o vaticano foi bonzinho com Marcinkus ou com padres pedofilos?

  • Athan3

    Quando a covardia faz fileira entre o que deveria nos amenizar danos civis, então as consciências se levantam …

  • João Pedro Moura

    1-     É lamentável e reprovável que existam tais cerimónias religiosas, no âmbito da GNR, como se esta fosse uma delegação da clericalha tartufa católica! 2- Mas tudo isto é possível ao abrigo, numa perspetiva interpretativa lata, da execrável concordata entre o Estado português e o Vaticano.      Todavia, a concordata não estabelece que a “assistência religiosa” às Forças Armadas e polícias tenha de ser paga pelo Estado. 3-    O repudiável e antilaico Decreto-Lei nº 251/2009 de 23 de Setembro (http://pt.legislacao.org/primeira-serie/decreto-lei-n-o-251-2009-forcas-assistencia-armadas-seguranca-183353), vulgo lei das capelanias militar e policial, regula tal assistência e determina pagamentos aos capelães, que integram, assim, o orçamento de Estado. 4-    Não é menos lamentável e repudiável que o comandante da GNR, em mais uma atitude antilaica, declare publicamente que tais cerimónias religiosas são a “componente moral” da formação dos recrutas, associando religião católica com “moralidade”, e indiciando que tal “moralidade” lhes vai servir para alguma coisa… Tudo isto é triste! Tudo isto é execrável!

    • Nem Religioso Nem Ateu

      associando religião católica com “moralidade”
      Para o bem e para o mal, a moral das culturas europeias é quase exclusivamente católica. No nosso país, a moral social e cultural aceite é católica. 

      Não é por isso que a acho melhor ou pior, mas como fui aqui criado, prefiro esta moral a muitas outras que conheço. 

      • Anónimo

        diga isso aos russos… e escandinavos

      • Kavkaz

        Blá-blá-blá…

        • Anónimo

          Devias festejar o novo “nick” do Tolinho – perdão, Toninho.

          • Kavkaz

            É capaz de ser esse asno electrónico… Ele usa muitos nicks porque não tem cara decente para mostrar!

          • Xpto

            Claro que um asno como tu só conhece reconhecer-se como asno quando se vê ao espelho,não é Dr. Luís ,” garganta funda” ?

            E o teu ” maninho” Rodrigues, ainda permanece no seu ” nick” de ” low profile” ou também continua a soltar a chinela do pé ?

          • Anónimo

            ¿Por qué no te callas?

          • Xpto

            “ateu monárquico é oxímero ”

            Grilinho Falante

            Ahhahahahahahahhahahh…

      • João Pedro Moura

        NEM RELIGIOSO NEM ATEU disse:

        “Para o bem e para o mal, a moral das culturas europeias é quase exclusivamente católica. No nosso país, a moral social e cultural aceite é católica.”

        Eu não estou a ver preceitos morais católicos a serem aplicados em Portugal ou na generalidade das “culturas europeias”…
        Mas talvez o Nem Religioso Nem Ateu conheça tais aplicações…

      • Anónimo

        “Para o bem e para o mal, a moral das culturas europeias é quase exclusivamente católica.”
        Rendo-me à tua sapiência. O Papa Calisto III não diria melhor.

  • ateu sim. e dai ?

    Falsa moral católica: bispo acusado de pornografia infantil é flagrado e preso
    O bispo católico Raymond Lahey, acusado de posse de material pornográfico envolvendo crianças, se entregou nesta quinta-feira, à polícia no Canadá, um dia depois de ter sido emitido um mandado de prisão contra ele.

  • ateu sim . e daí ?

    Padre Fábio de Melo fala ‘besteiras’ a meninas em shows, diz Marcelo RossiO padre Marcelo Rossi , 44, disse que o seu colega também cantor, o Fábio de Melo , 40,  “fala besteiras desnecessárias para algumas meninas nos shows”. 

    Marcelo não deu nenhum exemplo do tipo de besteiras que Melo diz, mas ficou subentendido que se trata de malícias sexuais. “Ele nos expõe.” 

  • Pasta

    Por essas e outras é que me tornei pastafariano:
    Leiam irmãos 3 de nossos mandamentos ( como disse o onipotente FSM ao profeta Mike)4. Realmente preferiria que você não fizesse coisas que ofendessem a você mesmo, ou a(o) seu(ua) parceiro(a) amoroso(a) mentalmente maduro(a) e com idade legal para tomar suas próprias decisões. Quanto a qualquer outro que vier criticá-los, creio que a expressão é “não dê a mínima”, a menos que você o ache ofensivo, em cujo caso você pode apagar o televisor e sair para dar um passeio, para variar.7. Realmente preferiria que você não andasse por aí contando às pessoas que eu falo com você. Você não é tão interessante. Cresça! Te disse que amasses ao teu próximo, você não entende as indiretas?8. Realmente preferiria que você não fizesse aos outros o que você gostaria que fizesse a você se você gosta de… eh… daquelas coisas que usam muito couro/lubrificante/Las Vegas. Mas se a outra pessoa também gostar da brincadeira (conforme #4), então aproveitem, tirem fotos, e pelo amor de Mike, usem CAMISINHA! É verdade, é um pedaço de borracha. Se eu não quisesse que vocês gostassem de brincar eu teria colocado pregos no playground ou algo assim.

  • Pasta

    Errei o nome do nosso grande profeta; na verdade é o capitão Mosey
    e também não são mandamentos, são Condimentos.
    Ainda bem que não preciso me penitenciar e nem pedir perdão ao maravilhoso FSM.
    Porque, na verdade, como os demais monstros criadores do universo (só FSM é o verdadeiro; os outros são cópias deslavadas) ele está pouco se lixando.

  • Anónimo

    Qual a opinião de vocês sobre a presença de Napoleão na Peninsula Ibérica?? Dizem que ele baniu a Inquisição e era menos despótico que os monarcas ibéricos.

  • Anónimo

    Por que o Vaticano nunca apoiou o IRA contra Londres?? O IRA é católico e sempre lutou contra a ditadura protestante!!!

  • Anónimo

    Por que o Vaticano não apoia o IRA…. afinal.. o IRA…. na frente de Franco…. é defensor dos direitos humanos!!!

  • Anónimo

    Viva o IRA irlandes!!! Grupo revolucionario catolico que luta contra a tirania protestante de Londres!!!!
    Os que os acusam de terroristas nao passam de um bando de anticatolicos e filhos do Diabo!

  • Kavkaz

    A BBC informa: hoje é dia 10 de Outubro de 2011 da Era Comum.

    • José Maria

      O problema é que são 2011 anos depois do nascimento de Cristo. Por causa desse ” ligeiríssimo” pormenor, a mistificação não tem pernas para andar,quando muito os mistificadores só caem no ridículo … 🙂

      • Kavkaz

        Qual mistificação? Jesus Cristo nasceu a 1 de Janeiro do ano 1? Eheheheh…

        Precisam de propaganda gratuita à vossa mascote falsa?

        Entretenham-se a brincar aos deuses falsos! A BBC sabe porque lhe chama “Era Comum”..

        • Anónimo

          Eles nem querem saber o que se passou no Concílio de Nicéia. Nada como assobiar para o lado.

        • Nem Religioso Nem Ateu

          A BBC sabe porque lhe chama “Era Comum”.

          A alteração da denominação da Era Cristã necessita do reconhecimento da ONU. Não se consta que tenha existido. 

          • Kavkaz

            Acho que a BBC utilizará o termo que entender melhor e ignora o meu reconhecimento.

  • Pssssst…

    A ÚNICA FORMA DE SE TIRAR O TAPETE A CERTA GENTALHA ATEÍSTA É DEIXÁ-LOS A FALAR SOZINHOS…

    • Anónimo

      Dá o exemplo, pá. Dá o exemplo. Vai daqui para fora, mais a catrefada de “nicks”. Basa, porra, que já metes nojo.

      • Pssssst…

        A ÚNICA FORMA DE SE TIRAR O TAPETE A CERTA GENTALHA ATEÍSTA É DEIXÁ-LOS A FALAR SOZINHOS..

      • Ateu sim, e daí ?

        Deixe  esse debilóide para lá.Vamos parar de responder às asneiras que ele posta.É um intelectualóide  =   intelectual ( acha-se ! ) com debilóide (sabe-se );também conhecido como gênio retardado – acha-se gênio, mas é um completo total e absoluto retardado mental.O pobre diabo têm uma vida amargurada e não tem o que fazer; aí vem aqui torrar o nosso saco !Não sei porque esse asno perde tanto tempo, poderia estar se divertindo com os padrecos, fazendo um troca-troca de bíblias ou assistindo a missa na tv ajoelhado em caroços de milho.
        Mas como o pobre diabo tem uma vida infeliz, ele acredita que é a sua missão divina ( ou talvez seja a mando da mafiosa icar; se for, estão ruins de agitadores ) torrar a paciência dos outros.
        Vamos parar de responder a esse pobre diabo; pode ser que ele se canse e vá assombrar em outra freguesia.

  • Kavkaz

    Querem um “Deus” aldrabão? Têm o vosso Jesus que afirmou que retornaria na sua época e falhou a parvoíce, porque é uma estória inventada para crentes que caem que nem patinhos…

    Eheheh…

    • Anónimo

      E ainda nem sequer houve a inteligência suficiente (nem era preciso muita…) para alterar essa parte da estória. Assim como assim, o calhamaço já sofreu tantas alterações, que mais uma menos uma  não trazia mal ao mundo.

    • Kavkaz

      “E em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte até que vejam o reino de Deus.”Lucas 9:27

      Só passaram dois mil anos… e a Democracia venceu em Portugal.

  • Kavkaz

    O asno electrónico com vários nicks (antoniofernando2 / Pssssst… / Xpto / e outros) repete frequentemente para os crentes se afastarem do Díário Ateísta, pois tem medo da Verdade dita pelos ateus.

    Pede para os clientes religiosos se irem embora, mas ele próprio se transforma aqui em várias personalidades parvas e mantém-se permanentemente por cá.

    O asno electrónico faz lembrar o Papa da Igreja Católica e outros dirigentes religiosos que dizem uma coisa e fazem outra!

    • Ateu sim, e daí ?

      Deixe  esse debilóide para lá.
      Vamos parar de responder às asneiras que ele posta.
      É um intelectualóide  =   intelectual ( acha-se ! ) com debilóide;
      também conhecido como gênio retardado – acha-se gênio, mas é um completo total e absoluto retardado mental.
      O pobre diabo têm uma vida amargurada e não tem o que fazer; aí vem aqui torrar o nosso saco !
      Não sei porque esse asno perde tanto tempo, poderia estar se divertindo com os padrecos, fazendo um troca-troca de bíblias ou assistindo a missa na tv ajoelhado em caroços de milho.
      Mas como o pobre diabo tem uma vida infeliz, ele acredita que é a sua missão divina ( ou talvez seja a mando da mafiosa icar; se for, estão ruins de agitadores ) torrar a paciência dos outros.
      Para você ver como é otário – está a esperar o nome do capelão pastafariano !!!
      Vamos parar de responder a esse pobre diabo; pode ser que ele se canse e vá assombrar em outra freguesia.

    • Anónimo

      a verdade não convém aos “bons”

You must be logged in to post a comment.