Loading
  • 4 de Outubro, 2011
  • Por Ricardo Alves
  • Laicidade

Abertura do Parlamento na Grécia

Pois é. Nunca tiveram um Afonso Costa nem uma Lei de Separação. A Igreja Ortodoxa grega tem os seus 10 mil sacerdotes pagos pelo Estado, um bispo no Conselho de Administração do Banco Nacional da Grécia, e nem sobre as suas actividades comerciais paga impostos.
49 thoughts on “Abertura do Parlamento na Grécia”
  • Kavkaz

    Aquela é que é a religião verdadeira! Vê-se que os levam a sério!

    E até sabem ler!

  • Kavkaz

    Saiu hoje o 2º livro da colecção “Nós e a Ciência”, distribuido com o jornal “Público”. O tema é “A formação da Terra”. Custa 5,90 euros.

    Os crentes podem aproveitar para aprenderem como se formou o planeta Terra, visto que são bem enganados pela religião e pensam que andou por aí um fulano a plantar árvores e a fazer macacos, sanguessugas, piolhos e lombrigas, para eles abrirem a boca admirados e dizerem: “Que linda a obra de Deus”!

    Aproveitem para se instruirem e não dizerem tantas burrices!

    • jmc

      Não acho que se deva generalizar isso de crentes=estupidos.

      Em qualquer caso, o público é de louvar só pela atenção que deu à ciência, colocando hoje na sua capa o prémio nobel da física.

      É bom ver notícias sobre o progresso humano e não só os dramas políticos do costume.

  • Kavkaz

    Os cristãos ortodoxos foram ao Parlamento grego levar a “Palavra de Deus”. Com essa inspiração a Grécia está à beira da bancarrota!

    • Nem Religioso Nem Ateu

      Não há dúvida que a Grécia está em maus lençóis. Mas os carrascos foram alguns estados laicos cuja religião dominante se chama “euro”. 
      Venham os ortodoxos todos, pois com esses a minha carteira pode bem. Já com os laicos da religião “euro”… F***-se!

      Parece que bem perto, o regime comunista ateu já tinha caído de podre antes do grego.  

      Concordo que esta imagem não significa que as decisões do estado grego sejam condicionadas pela religião. Logo não está comprometida a separação do estado e da religião, nem comprometido o laicismo. 
      Os ateus é que têm uma fixação paranóica anti-religião. Nesse caso não são ateus. 

      Só falta exigirem que os membros de todos os órgãos de estado sejam ateus, pois de outra forma condicionam as suas decisões à sua filosofia religiosa que professam, como é evidente e inevitável. 

  • carpinteiro

    Kavkaz, não é só na Grécia, repara que por cá e quando Sócrates achou que os sacrifícios eram para repartir por todos, incluindo os colégio particulares, escolas e universidades da igreja, os senhores bispos acharam que não. Mostraram as garras e saíram à rua. Agora porém, andam caladinhos e tão contentes que até elogiam as medidas do actual governo.

  • Kavkaz

    Caro carpinteiro, eu penso que já comentei que não há “almoços grátis”. As excepções só confirmam a regra.

    Isto para dizer que andaram a viver à grande com o dinheiro dos outros e que não tinham. Deixaram as dívidas multiplicar. Agora podem não nos emprestar dinheiro, de repente. Aí será o caos no Estado e no país…

    Tanto Sócrates, como Alberto João Jardim, católicos aliás, têm a ideia de que é preciso é “fazer”. E fizeram, mas não tinham posses (dinheiro) para isso. Agora o Estado vai ter, com eles ou sem eles, de pagar as dívidas que eles contraíram. Se não pagar com juros ninguém ou quase ninguém acreditará no governo português e não lhe emprestará um cêntimo. Os funcionários públicos ficarão sem vencimentos, os credores não receberão o seu dinheiro, as facturas dos fornecimentos de materiais e serviços não serão liquidadas. O Governo continua a gastar mais do que recebe apesar de tentar diminuir as despesas e aumentar os impostos e diminuir os salários e benesses. O Estado continua a aumentar o dívida nacional. Quando conseguirá equilibrar o Orçamento das Receitas e Despesas não sei… Receio que não consegua ou consegue-o deixando os portugueses a “tocar concertina” numa esquina da rua a pedir esmola para pagar os impostos ao Estado.

    Uma coisa é certa, quando faltar a sério não haverá justiça que nos valha! E a Religião não paga as dívidas do Estado! 

    • carpinteiro

      .
      «Uma coisa é certa, quando faltar a sério não haverá justiça que nos valha! E a Religião não paga as dívidas do Estado! »
       
      Nem dívidas nem impostos. Quisessem os senhores bispos e a fome acabava num ápice. Que a vontade de ajudar e não sugar o próximo, os iluminasse e o Idolatrário de Fátima dava para tirar muita família da miséria.
      Presentemente a Igreja é o maior prestador de serviços. Nas paróquias servem comidas nos refeitórios dos centros de dia e ao domicílio. Para isso e por cada refeição servida, vão buscar dinheiro ao Fundo Social Europeu, ao Ministério da Segurança Social, e aos clientes que ainda pagam 4 euros.
       
      Nota: A mesma refeição em qualquer cantina dos serviços sociais do estado custa apenas 3,80 Euros, e não andam a apregoar aos quatro ventos que estão ao lado dos pobrezinhos

      • Nem Religioso Nem Ateu

        Cá pra mim estás a mentir. 
        Apresenta a  lista das instituições de caridade onde a Igreja cobra 4 euros, pois eu posso confirmar esse facto. 
        Até lá considero-o falso, pois numa campanha eleitoral em que participei, visitei, almocei e jantei em muitas dessas instituições e soube que não era nada disso.
        Além disso, convido-te a ver esta listagem ( Listagem n.º 143/2011 – Diário da República, 2.ª
        série — N.º 189 — 30 de Setembro de 2011 [pag 39052 a 39092])de beneficiários do FSE que demonstra que o Estado é sugador das ajudas  e não as instituições religiosas. As instituições religiosas são muito menos que os privados que recebem.  

        Deixo-te uma sugestão: se é um negócio tão lucrativo, porque não fazes o mesmo? 

    • Nem Religioso Nem Ateu

      Sócrates é católico?
      Tão católico como tu, ou talvez menos um bocado. 
      Alberto João não sei, mas Sócrates conheço pessoalmente. 

      • Kavkaz
        • Nem Religioso Nem Ateu

          Asno és tu. 
          Asno e malcriado. Além de malcriado és mentiroso e convencido.

          Conheço pessoalmente Sócrates e sei o que ele pensa sobre a religião. 
          Vê lá se aprendes a ser educado. Os teus pais não te puxaram as orelhas quando deviam e ficaste um insolente convencido. Mas, nem todos têm obrigação de te aparar o jogo. 

          • Kavkaz

            A fotografia é falsa, querem ver? Sócrates estava a mentir ao pé do padre da Igreja Católica! Ai, o malandro!

            Sou malcriado, sim! Aprendi com os crentes que aqui vêm! E respondo na linguagem deles! Não tenho que aturar eternamente os imbecis e ser delicado com eles!

            Cumprimentos ao teu amigo Sócrates e diz-lhe que foi o Primeiro-Ministro mais desmiolado desde 1974 e que deixou Portugal na bancarrota! Deveria estar preso pelo endividamento galopante de Portugal. Um irresponsável desgovernado!

  • Kavkaz

    Caro carpinteiro, a Igreja decidiu ter uma actividade de refeitórios. É uma decisão dela. Tem de fazer alguma coisa, trabalhar. Tentam prestar serviços. Não pode ser só a missa para conseguir ter muitos adeptos. Por aí não terei objecção. A relação preço/qualidade é destinada a determinadas pessoas com rendimentos baixos e estas obtêm ajuda por lá. É uma actividade que não critico e até a acho de louvar. Claro que o financiamento destas actividades que dão prejuízo económico terá de ter apoios de outro lado. Pode ser também à custa do trabalho de voluntários. Fazem uma actividade que, muitas vezes, o Estado deveria, mas não quer desenvolver e, historicamente, a Igreja já tem uma experiência longa e sabe onde e como se financiar. Sabe utilizar esta possibilidade e actividade que lhe oferece uma visão da Sociedade como de utilidade pública e explora essa acção que lhe garante um lugar activo no país em que actua.

    Esta actividade parece-me positiva para a Sociedade e é utilizada também como meio de divulgação da sua Filosofia de vida e que entendo errada. Aqui critico só as teses religiosas que apresentam por as considerar falsas. Ao mesmo tempo, tentam evitar, na medida do possível, os impostos, o que muitos outros tentam, diga-se de passagem. Podem sempre afirmar, falaciosamente, que pagando menos impostos podem ajudar mais. Aqui, é a conversa da “pescadinha de rabo na boca”. A Igreja Católica paga menos impostos que os mortais comuns e estes têm de pagar mais para compensar os que não pagam e ficam mais pobres. Acabam muitos por ter de pedir ajuda também à… Igreja Católica que usufrui de vantagens que os pobres não conseguem alcançar!

    A questão dos impostos e quem os paga é uma decisão política que deve ser bem decidida pelo Governo democraticamente eleito e corrigindo situações de injustiça social. Seria bom que assim fosse, mas nem sempre achamos que acertam!

  • Anónimo

    Que Zeus, Hera, Poseidon e outros deuses protejam a Grécia!!! Yasas!

  • Ateismo_jamais

    Nada nesta foto compromete a laicidade do estado.

    • jmc

      Não percebo isso…

      Laicidade implica a não associação do estado a uma fé. Se o parlamento é um assunto estatal, como é que a sua abertura por parte do clero da igreja ortodoxa não compromete a laicidade?

  • Ateismo_jamais

    Sou republicano, mas invocar um terrorista como o Afonso Costa, que foi um terrorista, um assassino e um bandido, só pode ser para ofender as pessoas. 

    • Kavkaz

      Viva à República e viva Afonso Costa!

      Afonso Costa e os republicanos colocaram fim ao regime monárquico injusto da família real e do Clero. É isto que não te agrada!

      O que ofende aqui são as tuas tiradas desmioladas sempre a apoiar as classes do Poder que viviam na opulência e faustosamente, como eram os Reis e a Igreja Católica, cheia de privilégios e riquezas desmesuradas.

      • Anónimo

        não seja injusto… o Reis e a Igreja eram enviados de Deus pra governar Portugal….
        (ironic mode)

        • Nem Religioso Nem Ateu

          O rei não era enviado por Deus, o poder é que emanava de Deus.

          O rei ser enviado por Deus só entre os islâmicos. 

          • Anónimo

            Luis XIV…. era islamico…. entao

          • Nem Religioso Nem Ateu

            Tão primário!
            Quando é que alguém considerou ou postulou  que “le roi soleil” era enviado por Deus?

          • Anónimo

            Mon ami…. a Coroa Francesa era fortemente ligada ao Clero…. Existia o Direito Divino……
            Só pra você ter ideia… alguns ilustres clérigos franceses eram nobres tambem… ex: Cardeal Richelieu…. era um Duque tambem….

    • Alfacinha de Gema

      Ainda bem que fala no Afonso Costa.
      Vivam Manuel Buiça e Alfredo Costa, mártires da República!
      Honremos a sua memória.

  • Pssssst…

    A única forma de se tirar o tapete a certa gentalha ateísta é deixá-los a falar sozinhos…

    • ateu sim, e dai ?

      e novamente o lacaio da icar…

      • Pssssst

        A única forma de se tirar o tapete a certa gentalha ateísta é deixá-los a falar sozinhos..

      • Kavkaz

         Não dê troco a esse asno convencido. Ele é estúpido, “graças a Deus”!

        • Pssssst…

          A única forma de se tirar o tapete a certa gentalha ateísta piolhosa é deixá-los a falar sozinhos.

          • Alfacinha de Gema

            arrota pelintra

        • ateu sim, e dai ?

          Sabe, a minha primeira impressão  desse sujeito (identidades diversa) era a de um provocador, um sujeito procurando encrencas, assim como o zé ruela que cada vez que abre a boca provoca uma confusão terrível.
          Achei até – como li em um comentário do Grilo – que o demente não existia de fato. Algo do tipo “demente virtual”. Creio que ele exista ou , pelo menos, respire.
          Agora, ele se transfigurou em irmão gêmeo do capeta – a quem ele chama de deus; é a mesma coisa, com nomes diferentes. A essência e a utilidade é a mesma. O cara pirou completamente, antes ( apesar das babaquices ) ainda se conseguia – com muito esforço – entender algo. Parece que a nova tática dele é a de apenas se fazer passar por um ateu indignado ou um semi-ateu ou qualquer coisa que leve ateu no nome – é hilário. Só na mentalidade doentia desse ser ele imagina enganar alguem. Apareceu também como um ateu adepto da monarquia ! Perdeu completamente o senso do ridículo.
          Que sujeito mais mentecapto. 

  • GRosa

    Mas alguém elegeu estes palhaços de barbas?!?!?

    • Anónimo

      Sim…. Zeus!!!!!

    • Nem Religioso Nem Ateu

      Não sei se elegeu ou não.
       
      Mas isto inspira-me a pergunta:
      Alguém elegeu o Passos Coelho? E o ministro das finanças? E o da economia? E o da educação?… …. e os outros todos?

  • Anónimo

    igreja ortodoxa

  • Anónimo

    viva o arcebispo Makarios…. grande lider cipriota!!! Amen!

  • Anónimo

    ORAÇÃO PARA SANTA MONTANHA DE HITLERhttp://www.youtube.com/watch?v=QGQm3r6__L4&feature=player_embedded#!

    • Kavkaz

      Estou a ler documentos que mostram que Stalin, durante a 2ª Guerra Mundial, por pressão americana, alterou radicalmente a sua posição destruidora da Religião e autorizou a acção religiosa e a abertura de Igrejas a partir de 1942-43. Esta mudança radical do comportamento de Stalin levou a afirmações surpreendentes dos dirigentes da Igreja Ortodoxa que elogiavam, enalteciam e bajulavam a figura de Stalin como grande homem exemplar e chefe militar da Rússia a quem todos os crentes soviéticos deveriam absolutamente gratos.

  • Anónimo

    viva a Santa Igreja Romena!!!!

  • Anónimo

    A Grécia é um plágio do Antigo Regime (Ancien Régime)1° Estado (clero) 2° Estado(nobreza) 3° (povão)

You must be logged in to post a comment.