Loading

Portugal: A Igreja católica em números

A  Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) é proprietária, em Portugal, de enorme património imobiliário, todo ele isento de IMI, sem contar com os imóveis usados para fins religiosos classificados como monumentos nacionais ou de interesse público, onde cabe à ICAR regular todo o uso dos imóveis e ao Estado a sua manutenção.

Estes privilégios resultam da Concordata assinada pela Santa Sé e pela República Portuguesa em 18 de Maio de 2004, concordata que substituiu a de 1940 porque a perda das colónias e a proibição do divórcio, entre outros absurdos, a tornaram obsoleta.

A enorme fortuna da Igreja num país cada vez mais pobre é administrada por 55 bispos, 3355 padres, 246 diáconos e numerosos leigos que, por interesses vários ou vassalagem assumida, se ajoelham perante o poder eclesiástico.

Para publicidade a ICAR dispõe de 4368 paróquias, 364 centros religiosos (casas de retiro, santuários e reitorias), 539 órgãos da comunicação social, 59 seminários e 165 escolas católicas, além de tempo de antena na televisão pública e de propaganda nas escolas oficiais.

O Vaticano, cuja confiança nas informações bancárias do IOR e nos crimes praticados pelo clero anda muito abalada, afirma que Portugal tem 9,36 milhões de católicos, uma taxa de 88,3% da população, quando se queixa da diminuição acentuada de baptizados, de casamentos religiosos e da baixa frequência do culto por parte da população.

 

A percentagem deve ser tão verídica como a influência de D. Nuno a curar queimaduras oculares com óleo de fritar peixe, milagre rubricado pelo Papa para o canonizar.

A frieza com que B16 foi recebido na Alemanha natal não deve ser alheia à conduta dos padres em matéria sexual e ao embuste dos milagres, o que exasperou Lutero.

Já dizia o Eça que «quando um povo duvida da virtude dos padres deixa de acreditar no martírio do seu Deus».

Nota: Os números referidos foram retirados do DN, de ontem.

19 thoughts on “Portugal: A Igreja católica em números”
  • Stéphanos

    Carlos…. veja essa hipocrisia
    http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5371982-EI8142,00-Servia+freiras+mortas+por+chetniks+em+sao+beatificadas.html

    Sérvia: 5 freiras mortas por chetniks em 1941 são beatificadas

    (Curiosamente… o papa não fala dos padres e freiras ortodoxos mortos pelos Ustase…..)
    O mesmo papa não fala de Jasenovac… Pavelic… etc.

  • Kavkaz

    Os católicos que gostam de falar em ajudar os pobres e em pobreza poderiam olhar para a fabulosa riqueza que a Igreja Católica administra e multiplica. Mas isso é intocável para eles…

  • ÍCARO CRISTÃO

    Engraçado, este blog está-se a transformar num livro de receitas da bimby… as frases sucedem-se, umas atrás das outras, numa cadência qualquer e plim… temos um post.
    ps: na fria alemenha o Santo Padre foi recebido por uma entusiástica plateia. Só porque não viu… não diga que não é verdade!

    • Kavkaz

      Até as moscas lá estavam!

    • ateu sim, e dai ?

      No outro comentário não houve espaço para réplica.Faço-a aqui.
      Você disse que eu pretendia ofender-te.Eu não tenho nenhuma razão para fazer isso. Apenas retruco ao que dizes.Não siga por esse caminho; já postei mais de uma vez: participo das conversas porque gosto do debate.
      Quando percebo posições mais acirradas partindo para ataques pessoais, eu não participo.
      Um caloroso abraço de um animal da mesma espécie; espécie que evoluiu e aprendeu a viver em sociedade, tendo apreço pelos outros membros, mesmo discordando das idéias.

      • ÍCARO CRISTÃO

        As palavras do ateu a que me referi são estas: “Diz que é uma escola; mas só é escola para se aproveitar das brechas da lei. É CANALHICE !!!! Mais uma desse lixo chamado igreja !” Esta comment vem em resposta a estas minhas palavras «Acho que é clara a forma como classifico a palavra “melhor”, ou seja, mais feliz, mais lúcido, mais livre, mais sinal para os outros. É claro que devemos classificar. Por exemplo, aqueles seus comentários em que vc pretende ofender são piores que aqueles em que vc está mais calmo».  Simplesmente estou a dizer isso mesmo que quando você ofende (que já lhe expliquei diz mais de si do que de mim) tem uma uma pior prestação do que quando está mais calmo. Ora, dizer que a Igreja (e olhe que eu sou leigo da Igreja e portanto pertencente) é canalhice e que é lixo… se não forem ofensas, são quê, debate?
        Um tb caloroso abraço de um caguru, que sou eu, que és tu.

        • ateu sim, e dai ?

          Me excedi. Há grupos, dentro da igreja, que realmente se preocupam com o próximo. Quando disse: canalhice estava a me referir àqueles que aproveitam as brechas da lei para explorar a mão de obra dos desesperados – e isso acontece não somente com a igreja ( ou com grupos religiosos).
          Aceite minhas desculpas. Dá forma que saiu, coloquei no mesmo saco coisas tão distintas como madre Teresa e a inquisição.

          • ÍCARO CRISTÃO

            Desculpas aceites. Abraço

  • Pedro S K1

    Uma grande Instituição… e os grandes e bons geram inveja e rivalidade nos fracos

    • Kavkaz

      É uma grande instituição e rica, esqueceste de salientar a Verdade! Na tua cabecita são os “grandes e bons” contra os “pequenos e fracos”? gostas de enfiar o barrete da mentira religiosa!

      Para ti, “grandalhão”, nada melhor que uma frase do Novo Testamento:

      Mateus- 5:3 – Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
      Bate certo com a riqueza acumulada do Vaticano, não é?

      Se soubessem como vocês são ridículos nas duas caras que têm!

      • ÍCARO CRISTÃO

        Julgo que o Kavkaz não percebeu bem a coisa… mas está bem, dá para ele responder mais umas mentiras folclóricas do ateísmo mais de trazer por casa.

        • Kavkaz

          A tua resposta é uma não-resposta. É a fuga para a frente, como sempre. És saloio e basta!

          • ÍCARO CRISTÃO

            Ya deve ser isso…

      • Stéphanos

        não insulte as 2 caras… por favor… elas não merecem

      • Stéphanos

        Kavkaz…. essa riqueza do Vaticano foi presente de Deus…. (ironic mode)

  • Hunig

    Uma máquina parasita que espalha teias de mentiras, a máquina que fabrica pederastia e corrupção. A máquina que gerou o cancro protestante que briga para ser ainda mais podre que a podridão. Ainda nesta semana, a Shere W. ou a Shannon Ballanne vão arrebentar metade dessas mentiradas todas com uma postagem extraordinária sobre Chemistrails.

    • Ateismo_jamais

      Referes-te ao neo-ateísmo ignorante de “maria-cai-com-as-outras”?

You must be logged in to post a comment.