Loading

Ensinar a magia da realidade

O novo livro para crianças de Richard Dawkins, The Magic of Reality: How We Know What’s Really True, fala sobre os Pastorinhos de Fátima.
Faço um apelo à Casa das Letras para que o disponibilize rapidamente na nossa língua, pois vou querer oferecê-lo a todos os infantes que me são próximos.

(se tiver problemas em ver o vídeo, carregue aqui.)
41 thoughts on “Ensinar a magia da realidade”
  • Kavkaz

    Hoje li esta frase no jornal “Público”:

    – Reparei que mesmo aqueles que dizem que tudo está predestinado olham para os dois lados antes de atravessar a estrada.

    Stephen Hawking (n.1942), cientista inglês.

    • Anónimo

      Todos os padres mandam colocar pára-raios no topo das Igrejas. Se eles acreditassem mesmo em Deus não precisavam de pára-raios para nada.

      • ÍCARO CRISTÃO

        Os Padres, católicos, não proclamam que tudo está predestinado. Durf

        • Anónimo

          Há não? Então para que serve Deus se nem uns raios consegue evitar de caírem na Sua casa?

  • Anónimo

    “É tudo mágico” diz agora o candidato a encantador de crianças, mostrando a divina Beleza do Cosmos.Eu também vou querer muito ler o livro dessa máquina organizada de memes tirânicos a dizer aos meninos e meninas: ” olhem para tanta Magia fruto do Cego Acaso”.

    Vai ser um fartote de risada…

    • Kavkaz

      Será a risada da ignorância!

      • Anónimo

        Também acho, disseste tudo. A profana ignorância de uma máquina estruturada por memes tirânicos a contemplar a Beleza Divina do Céu e a encantar as crianças com a Magia do Cego Acaso.

        • Kavkaz

          Mais uma vez vens com conversa fanhosa, do teu nível “intelectual”. Para ti andou um gajo a colocar as estrelas e os planetas em cada local próprio, coerentemente, para tu abrires a boca com cara de parvo e dizeres: é a “Beleza Divina do Céu”. Tretas de ignorante religioso!

          • Anónimo

            A “superioridade” intelectual do João C dos ateus mais uma vez a vir à tona de H2o.

            Se calhar o Dawkins até pode ter alguma razão. Há tipos como tu que mais parecem umas máquinas doidivanas de memes pataratas a quererem mostrar inteligência.

            Só espero que esse candidato a encantador de crianças não se esqueça de lhes revelar  o que pensava o deísta Darwin sobre a Origem Divina do Universo e das Espécies, a quem, obviamente, tu também vais chamar de ” ignorante”:

            “Não há uma verdadeira grandeza nesta forma de considerar a vida, com os seus poderes diversos atribuídos primitivamente pelo Criador a um pequeno número de formas, ou mesmo a uma só?
            Ora, enquanto que o nosso planeta, obedecendo à lei fixa da gravitação, continua a girar na sua órbita, uma quantidade infinita de belas e admiráveis formas, saídas de um começo tão simples, não têm cessado de se desenvolver e desenvolvem-se ainda!” (” A Origem das Espécies”p. 554)

            “Posso afirmar-vos que a impossibilidade de considerar este magnífico universo, que contém o nosso ‘eu’ consciente, como obra
            do acaso, é para mim o principal argumento em favor da existência de Deus” ( carta de 2/4/1873)

            “Devo dizer-vos que em vosso livro Pretensões da Ciência expressastes a minha profunda convicção, e mesmo mais eloquentemente do que eu saberia fazê-lo, isto é, que o universo não é e nem pode ser obra do acaso” ( carta de 3/7/1881)

            M. Francis Darwin. La Vie et la Correspondence de Charles
            Darwin. Trad. de H. arigny. Reinwald, Paris, Vol. 1, p. 354, 365.

      • Lina Lina1969

        Se não fosse triste, seria mesmo para rir. Ler um livrinho que pretende dizer o que a realidade é realmente cheira a perda de tempo, para não dizer a engodo! Será que o dito livrinho mítico, sobre o que realmente é a realidade (seria truísmo acrescentar, segundo a ciência), tem um capítulo sobre a beleza divina da explosão de uma bomba nuclear, e dos seus efeitos nos organismos e no meio ambiente? Será que tem outro sobre a beleza divina dos abortos e aberrações produzidas pela divina beleza dos laboratórios? Será que tem um outro sobre o realismo mágico de todas as cobaias, desprovidas de consciência, logo de dor, que vivem e morrem num laboratório? Será que existe coisa mais bela do que olhar para toda a destruição que a ciência cega tem produzido, especialmente nos últimos dois séculos? Será que existe coisa mais arrogante do que pretender exaurir todo o sentido da vida através das imagens que um microscópio ou telescópio produzem nas retinas dos homens? Isto é o pior da ciência, e dá uma fraca imagem dos cientistas, que deviam aprender um pouco de cultura para descobrirem o quão pouco as suas investigações sobre as causas de x explicam x. E quando este x é “vida”, ou a “verdadeira realidade” da “beleza”, da “pessoa”, do “sol”, da “terra”, do “amor”, etc, etc, torna-se verdadeiramente patético ouvir o que esta classe de militantes da ciência tem para dizer. 

    • Anónimo

      Ainda bem que acreditas. A senhora ainda não te apareceu a ti, porque tu dizes que não és católico. Por isso, aceita este conselho: adopta o “nick” que usas para defender a ICAR, e garanto-se que a senhora te vai aparecer. Provavelmente, em biquíni.

    • Judeu

      Não sei bem se ele quer atribuir isso ao “Cego Acaso” ou a alguma entidade ateia, ficou-me essa duvida. 

    • rui gomes

      Cego acaso? Portanto é impossível que nós não tenhamos sido criados? Porque nada existe por acaso excepto deus. Tanto falam vocês que a vida sem deus não teria sentido e nem se apercebem que esse deus não tem nada porque viver.

  • Kavkaz

    Sim, tu confirmas mais uma vez a tua “inteligência”! Andou mesmo um gajo a montar aquilo tudo um a um para tu, com cara de parvo, rastejares e ajoelhares-te. É muito importante para o ego do teu deus que uma massa insignificante como a tua, perdida no espaço, diga embevecido: “Beleza Divina do Céu”.

    O teu deus nem dorme sossegado enquanto a tua matéria insignificante não o adore e bajule. É mesmo isso que o teu deus espera da tua insignificância diariamente! O ego dele vive disso!

    Se a burrice pagasse imposto os religiosos garantiriam um Orçamento do Estado sempre positivo!

    • Anónimo

      Claro, patarata máquina de memes,tu é que te consideras o único sabichão à face da Terra. Até insultas objectivamente também o deísta Darwin ,o qual, para ti deveria ser, na tua óptica sectária, mais um ” imbecil” ou ” idiota”, a somar a todos quantos, como ele, admitem a existência do Criador e refutam a absurda Teoria do Cego Acaso.

  • Kavkaz

    Pois, é,estás condenado a rastejar e a ajoelhar-te para bajulares o Ninguém que nada criou… O teu deus, imaginado por ti, é isso que te pede e tens de o fazer, não te esqueças. O tua absoluta insignificância no Cosmos dá ao ego do teu deus inventado um prazer imenso e até quando falas sozinho a pensar que falas com ele. Ele nada te dirá como até hoje! Mas continuarás com cara de parvo e a arrotar burrice nessa ignorante fé!

    P.S. E a ameaçares com porrada quem te diz a Verdade na cara!

    • Judeu

      Quem ameaçou fui eu, e eu não sou o Antoniofernando. Os ateus do blogue sabem-no bem, mas como são gente desonesta nunca o diriam. 

      • Anónimo

        Eu também acho que não és o António Fernando, mas é só a minha opinião.
        Apesar de tudo, o AF é um pouco menos cretino do que tu. É difícil, mas ele consegue. Também não admira, tem um deus só para ele…

  • Anónimo

    És um tipo miserável, como agora  demonstras cuspindo uma reles calúnia sobre mim.Estás a querer confundir-me com outros que se prestam a essas práticas. Não te faças sonsinho Dr. Luís. Em matéria de ” ameaças com porrada”, tens o cobardolas do Zemano para mostrares as tuas preocupações “éticas”:

    «Os administradores do blog têm acesso aos IPs de todos os comentadores, pelo que não é tão difícil como pensa chegar até ele e fazê-lo passar umas semanas numa urgência. E, quando lá estiver com um braço engessado e umas costelas partidas, vai ter tempo para apurar a escrita e melhorar a retórica. Não é tarefa impossível chegar ao traffic shaping deste canalha e arranjar-lhe uma placa dentária nova. Não é tão difícil quanto ele julga.”

    • Kavkaz

      Já todos te conhecem, escusavas de tirar a máscara outra vez!

      • Anónimo

        Continuo a dizer-te que és um reles caluniador. Só faltava também vires dizer, como a outra barata tonta, que por aí anda, que eu sou também o BBB , o Ícaro Cristão, o Judeu e não sei quem mais.

        Sempre afirmei aqui o que muito bem entendi e isso as baratas tontas não me perdoam.

        Estou-me nas tintas, a verdade é que eu coloquei sempre o meu passo e outros andaram sempre atrás da minha sombra.Agora até a imaginam noutros que não eu.

        Tu não és ateu,não és nada. És apenas um ressabiado frustradote e um pobre atormentado existencial. Contigo, o ateísmo filosoficamente respeitável, está sempre a receber tratos de polé.

        Ainda vais acabar por destruir o ” D.A.”, já faltou mais.

        • Kavkaz

          Está bem, abelha!

        • Anónimo

          Deve ser muito difícil para um crente andar todos os dias em sites ateus. Eu seria incapaz de visitar sites cristãos, porque ficava logo enjoado, mas o caro amigo parece gostar dos ateus, tanto que não sai daqui. Eu sentirme-ia melhor entre os meus do que na outra linha da barricada, infiltrado.

          • Anónimo

            O masoquismo é muito complexo.
            E o fanatismo também.
            Ah, e o terrorismo religioso também.

          • Judeu

            Eu já me tinha ido embora se não fosse provocado.
            Eu nunca fujo da guerra. Onde for insultado riposto. 

        • ÍCARO CRISTÃO

          Não, não… o Ícaro Cristão sou eu, como é bom de ver…

  • Kavkaz

    Queixa contra o Papa no Tribunal Penal Internacional por causa dos padres pedófilos.

    Uma associação de vítimas de padres pedófilos anunciou ter apresentado queixa ao Tribunal Penal Internacional contra o Papa e três outras altas figuras da hierarquia do Vaticano “por crimes contra a humanidade”.

    • Stéphanos

      faltou falar dos padres assassinos de Ruanda. eles aforam acobertados pela igreja

      • Judeu

        Mas a igreja sabe de todos os crimes que as pessoas falam na confissão. Todos!
        Achas que os devia declarar?

  • Stéphanos

    http://www.jpost.com/Israel/Article.aspx?id=168905
    PM: Israel to erect Red Army memorial

    Israel ergue memorial em homenagem a URSS….
    Curiosamente o Jerusalem Post e Israel silenciaram os milhoes de crimes sovieticos…. uma vergonha….
    Israel… simplesmente perdeu toda a moral pra falar de direitos humanos….
    ah… e nem pode censurar os letões
    http://sicnoticias.sapo.pt/Lusa/2011/03/15/letonia-tribunal-autoriza-manifestacao-de-veteranos-que-combateram-com-ss-contra-exercito-vermelho
    Letónia: Tribunal autoriza manifestação de veteranos que combateram com SS contra Exército Vermelho

    0

    Share

    0

    comentar

    0

    recomendar

    E-mail

    Imprimir

    A+

    A

    A-

    Riga, 15 mar (Lusa) – Um tribunal da Letónia anunciou hoje
    que autoriza a realização de uma controversa manifestação de veteranos
    que combateram ao lado das Waffen SS contra o exército soviético durante
    a II Guerra Mundial.

    Riga, 15 mar (Lusa) – Um tribunal da Letónia anunciou hoje que
    autoriza a realização de uma controversa manifestação de veteranos que
    combateram ao lado das Waffen SS contra o exército soviético durante a
    II Guerra Mundial.

    Com esta autorização, o tribunal de Riga anulou uma decisão do
    município, que tinha proibido esta marcha, prevista para quarta-feira.

    Na última semana, o mesmo tribunal autorizou uma contra-manifestação que também tinha sido proibida pelo município de Riga.

    Os motivos das duas decisões não foram tornados públicos.

    As autoridades municipais tinham interdito a manifestação por razões
    de segurança, já que a história da Legião letã da Waffen SS continua a
    desencadear paixões tanto neste país báltico como no estrangeiro.

    Moscovo e a minoria russa da Letónia vêem na manifestação uma
    glorificação do nazismo, enquanto os antigos combatentes e os apoiantes
    destes afirmam que os legionários não eram nazis, mas que lutavam pela
    independência.

    A Letónia foi ocupada pelo Exército Vermelho durante a guerra na
    sequência da assinatura de um pacto entre a Alemanha nazi e Moscovo.

    Depois do ataque da Alemanha contra a URSS em 1941, o exército soviético foi expulso da república báltica.

    Parte dos letões recebeu os nazis como libertadores que puseram fim à ocupação e ao terror soviéticos.

    Cerca de 146 mil letões participaram ou estiveram envolvidos com as
    Waffen SS, unidades de elite do regime nazi para combater os soviéticos.

    Destes, mais de 50 mil morreram em combate, ou mais tarde em campos
    de detenção soviéticos quando a URSS anexou a Letónia no final da
    guerra.

    Mas os críticos sublinham que os legionários apoiaram o regime,
    responsável pelo assassínio de 70 mil judeus na Letónia, e que
    participaram diretamente em massacres.

    Por outro lado, cerca de 130 mil letões lutaram contra os nazis sob
    as bandeiras do Exército Vermelho, dos quais 36 mil morreram.

    • Anónimo

      Tu também metes nojo, sempre a falar para o mesmo lado, negacionista do Holocausto e do 11 de Setembro.

      Ao menos assume-te como aquele que na verdade és: um disfarçado e islâmico taliban.

      • Stéphanos

        eu neguei o holocausto ??? prove!!! Estou mostrando os 2 lados da moeda… Israel glorificando a URSS  e fechando os olhos pros crimes dela e os letões glorificando Hitler e condenando Stalin.
        Pergunto…. israelenses e letões tem moral alguma pra condenar o outro?

        Que moral Israel tem pra condenar os islamicos ao mesmo tempo que glorifica as hordas stalinistas?

        • Anónimo

          Mostras os 2 lados da moeda coisa nenhuma e ainda há dias punhas em dúvida o 11 de Setembro.

          Como se fosse possível negar os acontecimentos das Torres Gémeas, a vintena de terroristas que desviaram os aviões, o próprio reconhecimento do Bin Laden, na TV, reconhecendo que os ataques foram realizados pela Al Quaeda.

          Tu atacas todos facciosamente menos os teus amigalhaços islâmicos. Àcerca da Charia, a lapidação de mulheres, o enforcamento de pessoas nos postes públicos do Irão, sobre a prática da excisão não dizes nada, entopes, calas,omites.

          Sobre Israel há muitas razões de crítica. Os palestinianos merecem vivem de forma digna numa Palestina livre e próspera. Nada disso está em causa. Reconheço aos palestinianos o pleno direito de se insurgirem contra o gulag em que a Palestina se transformou.

          Mas isso não obsta a que nos indignemos contra o Holocausto. Uma coisa é o Sionismo, outra os Judeus.

          Judeus e Palestinianos devem poder viver em coexistência reciprocamente justa e pacífica, com dois estados em pé de igualdade. Já chega de guerra.

          O que é que tu aqui tens feito senão andares constantemente atiçar os ânimos contra os judeus, silenciando todos os horrores praticados com a aplicação da Lei da Charia ?

          Assume-te, não andes por aí disfarçado do ateu que não és.

          • Stéphanos

            SIm…. eu sou amigaço… do rei saudita… (akele grande democrata e a exemplo do presidente chines)…. my friend!!! Eu amo a liberdade e os direitos humanos… pois eu aprendi tudo com os EUA. Of course!

          • Stéphanos

            Israel homenageou a URSS…. isso é um desrespeito claro aos mil,hões de mortos pelos vermelhos….
            Israel não tem moral nenhuma pra censurar islamicos

          • Anónimo

            Já percebi que és adepto da Charia, da lapidação de mulheres e do enforcamento de seres humanos nos postes do Irão, mas escusas de andar com tanto palavreado bacoco para não assumires o taliban islâmico que és.

      • Stéphanos

        a igreja é expert em negacionismo… afinal nega um monte de crimes barbaros cometidos por ela

  • Stéphanos

    Bohemian RhapsodyQueen

    Is this the real life?
    Is this just fantasy?
    Caught in a landslide
    No escape from reality

    Open your eyes
    Look up to the skies and see
    I’m just a poor boy
    I need no sympathy

    Because I’m easy come, easy go
    A little high, little low
    Anyway the wind blows
    Doesn’t really matter to me, to me

  • Anónimo

    Já há data prevista para a edição em português?

  • Hona

    Na euforia do autor do post ele é seguido no grande merecimento do Dawkins como cientista “ingles”, e não com a propriedade “biólogo”; por outro lado não se sabe se o crédito da “abertura” para o Dawkins se deve por ele usar o termo “magia” e o fatídico “camaleão” para ilustrar o livro para os niños. Essa “facilidade” dada a ele por ser “inglês” também favoreceu que um  “repórter”, “inglês”, fosse” abençoado” pelo BNDES para alastrar nas escolas de ensino médio do Brasil um livro “explicando” de modo dissimulado, e com conotação deprimente, alguns difíceis de conceitos de Física (com tantos físicos competentes para fazer tal tarefa).  Esse pessoal que manipula mídias é tão esgueirado que “esqueceu” de usar também um “palhaço” na ilustração do livro já que querem “pegar” as crianças (mas lembraram de chamar as vítimas da vaticano-pederastia de “gente chateada”, ao invés de pessoas indignadas).  Ateus viraram prato cheio para os que vão tentar “arrumar” a mudança do Sistema Falido para perenizar suas palhaçadas pernósticas com seus simbolismos decadentes.
    Tudo isso é interessante, porque o Dawkins tem categoria para colocar para os infantes o desempenho do pensar científico, ou reflexivo-analítico, mas não traz uma conceituação que substitua o vago que a mentalidade que começa a deixar as crenças precisará para pautar seu rumo bio-psicológico-social.Isso foi cobrado do Pensador Haddammann.  Então, ele afastou a apresentação da Lógica Espacial de cada e todo comportamento educativo-psicológico apodrecido, e empreendeu uma exposição literalmente inédita para lançar o suporte da mentalidade humana para entrarmos no Século XXI.
    Contudo, mesmo indicando para estudantes de 13 aos centos anos de idade, um compêndio didático leve, divertido, derivado de um encarte de conceitos simples, originais, e imprescindíveis, do cerne da Matemática — que constaram na obra O ESPAÇO e a Procedência do Movimento (apropriada indevidamente das mãos do Pensador), jamais um blog ou site ou mídia (que  não fosse da equipa de Primers ou do Gleam Team) teve a cordialidade ou o simples sentimento de humanidade para divulgar, ou indicar, para estudantes o livro Número-Primo–Arte e Natureza (Pela Simplicidade da Matemática).  A contundência dos repúdios do Pensador ante às dramáticas aberrações e atrocidades impetradas na Sociedade pelas crenças como as que foram postadas no Tig Blog Haddammann (em posts em que o cerceamento dos pústulas com a conivência dos enganados por credos indexaram os vocábulos e fecharam as publicações ao conhecimento civil). não justifica que se tirasse da garotada o direito de contatar com a postura devida para se encarar a premência de mudança vital e evolutiva em nossa Civilização.
    Pelo contrário: preferem inundar a cabeça dos adolescentes com cruzes, azinhas, magia, vampiros, Ets que atravessam paredes, voam como o super-man, até “voltam no tempo” (até isso, já que nada no mundo das crenças é impossível).
    E não tem “mas, mas ..”; tem sido assim, e as estatísticas mostram que em blogs que divulgam o citado livro virtual sobre os números-primos, até a Estônia ganha dos visitantes de Portugal nesses espaços da web; e mais, mesmo o número de ateus que frequentam o próprio D.A. sequer se dá à mínima curiosidade de cogitar ver conceitos valiosos que várias pessoas foram tão prejudicadas por só quererem mostrá-los.  Se não fosse a Google , se não fosse a Microsoft, jamais teríamos a chance de exercer a dignidade de vê-los e disponibilidade para refleti-los. 

  • A.Porto

    Magia é algo que dawkins entende bem.
    Quem já leu seus livros (o rio q saia do eden, o relojoeiro cego) sabe que,
    acerca do mais interessante mistério da ciência ( o surgimento da vida) para ele
    já está resolvido.

You must be logged in to post a comment.