Loading

Número de católicos brasileiros é o menor desde 1872

Uma mudança desponta no horizonte do Brasil.

Além de ser a segunda unidade da Federação com menor número de católicos no Brasil, o Rio de Janeiro, que já começou a se preparar para receber o papa Bento XVI na Jornada Mundial da Juventude em 2013, é um dos locais com a maior proporção de ateus e agnósticos, perdendo apenas para Roraima. Recordista em espíritas e nas crenças afro, a cidade escolhida pelo Vaticano representa, de uma forma mais intensa, as transformações em curso nos quatro cantos do país (veja quadro).

Enquanto cerca de 190 mil pessoas deixam a Igreja Católica por ano, que ainda detém 68% da população como seguidora, a proporção de evangélicos dobrou na última década, representando atualmente cerca de 20% dos brasileiros. No Distrito Federal, o que mais chama a atenção é o número de ateus. Um em cada 10 moradores da capital não segue qualquer crença, bem superior à média nacional, de 6,7%. Os dados são do estudo Novo mapa das religiões, divulgado ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

13 thoughts on “Número de católicos brasileiros é o menor desde 1872”
  • Stéphanos

    na verdade a % de catolicos é menor que 68%…. é bem menos….
    A % de catolicos vem decaindo muito desde 1980…

  • Athan3

    Se há essa proporção no RJ, eles não estão à vista, pode ser por receio das milícias e “firmas” formadas por pastutos … na região Oeste se você andar por aquelas ruas e não chorar com o estado de pântano a borbulhar igrejas com aqueles pastrófilos … os caras vertem veneno de ruim que são e encapados e com risinho prepotente de canalhas pérfidos.  Aquilo é o esgôto a céu aberto …Eles devem muito, e vão pagar …

  • Athan3

    Ali, fiéis-crentes racham a cabeça de mães na cebeceira da cama para meterem a mão no que ela tem guardado, e dando um tanto para os pastutos, ganham até cargos de “lacaios-sórdidos-mirnistrus-di-jéorsuis”, com “autoridade-divina” para botar o dedo na cara dos outros. Tudo “arbençuadus” … Ali você é mirado com balaços na cara (e logo aparece uma maria-mijona com a birbra na mão dizendo com a maior cara deslavada que você atirou em mulheres e crianças na rua — e ninguém desdiz, mesmo que tenham visto tudo; ali estragam sua vida toda, de seu pai, de sua mãe … e correm pra igreja; e o pachorro tem sempre uma vaguinha, para os desgraçados ladrar em carros de som nas ruas, ou zanzarem covil para covil, pregando o grande testemunho que o “Deus-Safado” abençoou suas vidas. Isso é só um pingo no mar de lama podre. Vão pagar …

  • António Rodrigues

    Infelizmente a queda do número de católicos não traduz um aumento de ateus. Há uma transferência para as seitas evangélicas que, infestam o Brasil e, estão a invadir Portugal e não só.
    Como diz um provérbio Português: “Mudam de moleiro mas não mudam de ladrão!”

    • Anónimo

      É o negócio, amigo; é o negócio. Também nas religiões a concorrência é feroz. E temos de concordar que, em termos de “marketing”, a IC pouco ou nada tem feito. Lá vai santificando um papa ou outro, mas não vai muito além disso. Mesmo em matéria de milagres, anda muito por baixo. Aquela história do olho da D. Guilhermina não convenceu grandemente, e a cura da doença de “Parkinson” por parte do JP2 também não é de molde a  convencer quem tiver um pouco de juízo. Então o gajo não consegue curar-se a si próprio e consegue curar os outros? Eu, se fosse católico, já tinha mudado para a IURD. Ali, ao menos, os milagres são diários, e “desencostam” um demónio enquanto o Diabo esfrega um olho.

  • Anónimo

    Quando mais educação e informação as pessoas vão tendo, maior o grau de esclarecimento. Acreditar no Homem invisível, vai deixando de fazer sentido.

  • Athan3

    É exatamente educação que os estudantes não estão tendo. Não se iludam. Matéria de ontem nos jornais divulga que a garotada em anos nas escolas não sabe ler e tem péssima aprovação em Matemática. E pior: DESDE 1999 o aproveitamento do ensino das escolas caiu vertiginosamente. De 2000 para 2010 foi a pior década no ensino brasileiro em todos os tempos. Sem contar com a total desgreceira que forjaram dentro das escolas, vigiando cada voz de cada aluno, metendo capanguinhas para espancar principalmente garotas, sempre misturados com PMs, pastutos, e tráfico; em suma: Crença, vigia, e entorpecentes. Fizeram uma geração ver seus pais comerem lavagem em bandejões, como se estivessem em campos de concentração. E fizeram de tão malandra maneira que o povo ainda agradecia e agradece a comida em bandos, e não com a hombridade do seu dinheiro, ganho com seu trabalho. Nas filas desses cordões de miséria, disfarçados de ‘vitória’ capachos a murmurar baixinho ou aos berros: “lá em casa não tem querer, tem qui í prá jéorzuis”. E pregação na cabeça do gado acovardado (correu uma suspeita de que o carro do Fumacê espalhava química amansa burro pelos bairros, e os agentes de combate à dengue estavam só desfilando de roupa limpinha a “guardar” a vida no bairro, com vagas arranjadas por chefetas de igrejas — há casos e casos de “agentes” que chegavam no trabalho às dez e meia da manhã e às onze da mesma manhã já estavam saindo , e a Dengue aumentando; isso envolveu processos, demissões, um rebuliço dos quintos). Estamos vendo aos poucos que os ateus e sem-crenças em geral foram também enganados nas eleições. O negocio já tá esquisito demais. Agora tá matança de juizes e delegados e estudantes, sem parar. 

  • Jj Junqueira

    Este é o motivo que fez a ICAR programar o tal congresso da juventude aqui no Brasil. A ICAR já sabe faz tempo que os fiéis estão diminuindo por aqui. E vai diminuir muito mais, afinal os nossos índices sociais estão melhorando.  

    • Anónimo

      Não sei se posso concordar consigo; os crentes fogem da ICAR, mas vão para outras religiões, o que contradiz a melhoria dos índices sociais.

      • Jj Junqueira

        Tens toda razão. E com certeza financeiramente fica muito pior para quem faz a troca, pois as evangélicas metem sem dó a mão no bolso dos crentes evangélicos.

  • Jj Junqueira

    Este é o motivo que fez a ICAR programar o tal congresso da juventude aqui no Brasil. A ICAR já sabe faz tempo que os fiéis estão diminuindo por aqui. E vai diminuir muito mais, afinal os nossos índices sociais estão melhorando.  

  • Roberto Raposo

    Visão de um cidadão brasileiro/português: A redução do número de católicos se deve ao aumento do fanatismo e da ignorância da população. As pessoas não deixam o catolicismo para se tronarem ateus ou agnósticos… elas estão ingressando em igrejas evangélicas muito mais radicais, que prometem milagres (encenações ridículas que os ignorantes acreditam) e que não tem o menor pudor para arrecadarem “doações”. Estas igrejas estão ficando fortes economicamente, inundando as programações dos canais de TV e rádio com suas mensagens e suas campanhas de arrecadação. Infelizmente, é um retrocesso! Se querem um exemplo claro desse descalabro assistam ao vídeo postado no link a seguir… Eu lhes aviso que não é montagem! É 100% verdadeiro! Portanto pasmem senhores… http://www.youtube.com/watch?v=09mz0O9L7vY

You must be logged in to post a comment.