Loading

O Papa e a Ciência

Que o Papa não gosta de Ciência, já todos sabíamos. Quanto mais não seja porque, como alguém já disse, a cada passo da Ciência corresponde, inevitavelmente, um recuo da religião – seja ela qual for. Acontece, porém que, ao contrário do que acontecia em tempos que não voltarão, a religião já não consegue travar a Ciência. Pelos vistos, porém, Joseph Ratzinger ainda não se apercebeu disso. Provavelmente anda distraído, de contrário não faria apelos tão retrógrados como este.

Limites para a Ciência, senhor Ratzinger? Quais limites, se faz favor? Está com medo de quê? De que o seu moribundo “deus” faleça de vez?

Em simultâneo no À Moda do Porto.

18 thoughts on “O Papa e a Ciência”
  • Anónimo

    Claro.  Quando se faz referência a deus já não há perigo de totalitarismo.

    Que o digam os actuais regimes saudita, talibã, e iraniano.  

    Que o digam os regimes católicos que no passado massacraram os judeus na península, os protestantes na França, as “bruxas” e os livres pensadores um pouco por todo o lado.  

    Que o digam os massacres incitados por “deus” na própria bíblia.

    Todos estes regimes que se referem a deus são realmente grandes exemplos de pluralismo e de respeito pelos outros.

    Estes gajos estão mesmo a provocar.

    PS

    O que vale é que daqui a nada temos as intervenções dos dois “únicos verdadeiros ateus” do antonio fernando, que nos vão explicar que é absolutamente necessário toda a sociedade se remeter a deus, sob a égide dos líderes religiosos, os “grandes crentes” que todos os “verdadeiros ateus” como eles, (ele) seguem (segue) com fervor.

    Isto é provocação pura e simples.

  • Ajla

    É um verdadeiro gracejador este B.16! Primeiro, a lorota de impor limites éticos à ciência pressupondo uma dúplice premissa: 1 – o exercício de cientificidade não tem, nem pode aspirar à, posição de questões de princípios que lhe sejam próprios, devem ser necessariamente exógenos e 2 – a fonte desses é uma das versões – a vaticana – do cristianismo. É no fundo o que caracteriza em última instância as homilias de grande parte da bioética. O qual era para ser uma especialidade acadêmica acabou se tornando refúgio oficioso de representantes, leigos ou não, do obscurantismo. Em segundo lugar, só pode ser piada ou amnesia deduzir pura e simplesmente totalitarismos de ateísmo!

  • Anónimo

    No mesmo artigo referido neste post, diz-se o seguinte:
    {…]O Papa instou igualmente as jovens religiosas a continuarem a viver sob os preceitos de “castidade, pobreza e obediência”.

    A meu ver o que ele pede é que as jovens (e porquê só AS jovens) é que desperdicem a vida que têm à sua frente em troca de algo que nem ele nem ninguém pode assegurar.
    As pessoas podem fazer o que quiserem da sua vida, mas não me parece bem que alguém que visivelmente têm influência, as instigue a desperdiçá-la com castidade, pobreza e obediência.

    Que sejam religiosos. Que cumpram a sua parte dentro da comunidade religiosa. Mas que vivam a vida em pleno, é o que o papa deveria instar.

    Mas enfim, isto sou eu a pensar… eu, que não sou nada religioso…

    • Anónimo

      Mas, ó Papapaulo: o exemplo não devia vir de cima? Não me refiro à “castidade”, nem à “obediência”, que isso são contas de outros rosários; mas à pobreza. O Ratzinger não devia dar o exemplo, tal como o seu putativo ideólogo, o J. Cristo?

      • HAMONBAAL

        Tás maluco ?

        Então e o show off ?

        Se o papa, em favor dos pobrezinhos, desistisse dos palácios, das cruzes de ouro anéis e báculos por medida, dos papa-móveis blindados, do castelo de férias com piscina em Castell Gandolfo e dos altares campais gigantes que custam milhões, perdia todo o glamour que lhe confere o show bizz.

        Se ele se vestisse normalmente com um fato barato, andasse em turística e de táxi, era só um gajo porreiro, era mais ético, mas menos vistoso, ninguém lhe ligava nenhuma.  

        O que o pessoal quer é uma estrela do rock, uma super-star.

        Cuidado madonna, o papa vem aí.

        • Ze2

          Adoro a tua desonestidade…
          Se o papa, em favor dos pobrezinhos, desistisse dos palácios, das cruzes de ouro anéis e báculos por medida, dos papa-móveis blindados, do castelo de férias com piscina em Castell Gandolfo e dos altares campais gigantes que custam milhões,Então, e se desistir dos palácios… o que acontece? Não são bens dele e não os pode vender ou alienar por qualquer forma. 

          Mas, agora que falaste num assunto interessante, que é a justiça na repartição da riqueza e a ajuda a quem precisa, lembrei-me de uma coisa, contra a qual que gostaria de ver os “ateus” deste blogue a protestar.

          Na Somália estão a morrer de fome,  aos milhares, crianças inocentes, pessoas anónimas e pacíficas.
          A ajuda que a Somália necessita custaria muitas vezes menos do que os misseis e roquetes que os membros da Nato estão a despejar sobre a Líbia. 
          Em vez de acudir a uma situação de catástrofe humanitária, lutar contra a morte de milhões de pessoas, estão a gastar recursos e meios onde eles não são necessários. E, a Nato poderia resolver o problema da Somália  rapidamente, gastando cerca de um décimo daquilo que gata na Líbia, segundo os especialistas.
          Ainda não vi os protestantes do costume, os laicos profissionais da agitação de rua, a protestar contra isso, nem este blog a escrever uma linha sobre o assunto, muito menos tu, um intelectual de craveira, que trata “por tua” a História, como se vê pelos comentários correctos e imparciais que fazes.    
           

          • Anónimo

            E tens a certeza de que a Somália é uma questão religiosa?  Ou é só porque não tens mais nada para dizer?
            Que tal as próximas JMJ serem lá, na Somália?

          • Ze2

            E porque é que tu não protestas contra este esbanjar de dinheiro?

          • Anónimo

            Ó “único verdadeiro ateu”, não vês que é ridículo TODAS as tuas intervenções serem contra os ateus e a favor do papa ?

            Não achas que, para seres convincente, terias de discordar ao menos em 1% da propaganda do vaticano ?  Não achas que é impossível um ateu concordar em 100% com tudo o que é religioso ?

            Estou-te a dizer isto porque isto é confrangedor.  Estás a fazer uma figura ridícula.  Com mania que é o maior e que enganas toda a gente está s afazer uma figura triste.Até tenho vergonha de ser do mesmo país do que tu.  Nunda vi um demente assim.

            Se queres enganar as pessoas ao menos tenta fazê-lo com um mínimo de inteligência.  Isto mete nojo.

          • Anónimo

            Coitadinho do papa que é “obrigado” a viver no luxo e a fazer despesas sumptuárias.

            Ele não pode cortar nas despesas do vaticano, coitadinho.  Devem ser os ateus que o obrigam a viver em palácios e a gastar biliões em cada visita pastoral.

            Os ateus são muito maus.  Excepto os “únicos verdadeiros ateus” como tu e o BBB que concordam com tudo o que o papa diga e faça.

            Tu és  a coisa mais nojenta que eu já vi.  Isto é inacreditável.  Estás a fazer figura de idiota, já viste que toda a gente já percebeu e ESTÀS A GOSTAR !   Isto é incrível.  Só falta comeres os teus próprios excrementos e filmares para mostrares, todo orgulhoso, à família.

            Tu devias estar num colete de forças.

  • Ze2

    Para vos fazer doer a cabeça, veio a notícia bombástica:

    Portugal também pretende organizar umas Jornadas Mundiais da Juventude.

    Agora tenho a certeza que alguns de vós não ides resistir e ainda morreis de síncope cardíaca, porque não podereis evitar, nem influenciar, nem fazer nada contra.  

    Fico a rir-me de vós e pago para ver a vossa reacção

    • Anónimo

      Não te preocupes. Basta meia dúzia de ateus como tu, e o gajo nem põe cá os pés.

      • Ze2

        Prefiro os jovens aí do que nas docas!

        • Anónimo

          Fala por ti. Nas docas sempre se aproveita alguma coisa.
          Mas não te preocupes. Qualquer ateu decente não manifestará contra a vinda do Papa. Por uma razão simples: tem vindo tanto salafrário, sacripanta, bandalho, enfim a escória da sociedade, por que é que o Papa não há-de vir?

        • Anónimo

          Que grande surpreza.

          Tu, o “único verdadeiro ateu” preferes semre os jovens nas igrejas do que onde quer que seja.

          É ao ver merda como tu que me pergunto se os ateus radicais não terão uma certa razão e vocês não serão mesmo doentes.

    • Anónimo

      Que grande alegria para o “único verdadeiro ateu”.

      Tu és uma merda.

  • Athan3

    todos nós temos afazeres, labuta árdua pra viver. com alguns momentos um pouco mais livres para nos divertirmos (com o que não seja só o gosto por nosso labor), e por isso os que têm ouro e tempo à toa todos os dias, os chefetas perniciosos mandantes de crenças e seus lacaios, tramam sem parar. Enquanto nós fazemos ciência, fazemos estudos, preparamos uma brincadeira pra nos divertir, esses pulhas premeditam como vão nos massacrar para continuarem a se esbaldar à nossa custa.  E armam o desgraceiro. Eles têm chaves psicológicas com que apanham os bobos incautos. Eles pregam essas armadilhas psicológicas em nossas cabeças quando ainda somos infantes. Eles não usam conhecimento. Eles usam emoção. As artimanhas são emotivas. Impostas com chantagens e artimanhas sórdidas. Enquanto postamos na internet para prover um pouco de consciência, os pústulas arquitetam a volta de escolas sob regime de claustro, vão jogar um montão de canalhas (podres até os ossos no conluio das crenças) em cima dos estudantes; isso é o intento dos SAFADOS parasitas que impõem crenças na Sociedade.Impõem uma violência tão forte nas ruas que não há como estudantes ou nós nos sentirmos um mínimo que seja livres. Um cêrco atrozm um vigia insana.  Provocam a pobreza e a miséria, física e psicológica, para jogar os desesperados contra os que conseguem se livrar um pouco do cêrco das crenças. Desse jeito é que imaginam continuar que sustentemos os seus refestelos.  São uns desgraçados.  Mas vão pagar …A Natureza tem quotas e desfaz o que destoa da vida; a Natureza não é composta com mentiras.

You must be logged in to post a comment.