Loading

Religião e obediência

Este artigo é sobre as qualidades que os pais mais valorizam nas crianças, se a obediência ou a autonomia. O autor relacionou as respostas a esta pergunta com uma série de variáveis sócio-culturais, tais como sexo, rendimento, religião, idade.

Considerei particularmente curiosas as conclusões relativas à religião: «Formulei a hipótese de que pessoas que eram fundamentalistas religiosas teriam maior propensão para valorizar a obediência e menor propensão para valorizar a autonomia e que pessoas com maior probabilidade de frequentar a igreja teriam as mesmas propensões. Os dados sugerem que isto é verdade.»

10 thoughts on “Religião e obediência”
  • Anónimo

    Estudos há muitos. Eu achei este particularmente interessante:

    “A correlação mais forte neste estudo foi entre a atitude religiosa e a realização
    existencial, ou seja, quanto maior a atitude religiosa, maior a realização existencial”

    http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext pid=S1414-98932009000200003

    E ainda a propósito do sentido da vida, também achei muito interessante estas considerações de um tal Albert Einstein:

    ” Tem um sentido a minha vida ? A vida de um homem tem sentido ? Posso responder a tais perguntas se tenho espírito religioso. Mas ” fazer tais perguntas tem sentido”?

    Respondo: ” aquele que considera a sua vida e a dos outros sem qualquer sentido é fundamentalmente infeliz, pois não tem motivo algum para viver”

    Finalmente, achei ainda muito interessante esta apreciação de Einstein:

    ” Se se separa o judaísmo dos profetas, e o cristianismo tal como foi ensinado por Jesus Cristo de todos os acréscimos posteriores, em particulares aqueles dos padres, subsiste uma doutrina capaz de curar a humanidade de todas as moléstias sociais”

    Albert Einstein, ” Como Vejo o Mundo”, Editora Nova Fronteira, página 50

    Deveras interessante, não acham ?

    • Anónimo

      Esse comentário é um tema diferente do assunto do post que conclue que “fundamentalistas religiosas teriam maior propensão para valorizar a obediência e menor propensão para valorizar a autonomia e que pessoas com maior probabilidade de frequentar a igreja teriam as mesmas propensões.”

      E a conclusão do post parece-me correcta.

    • Anónimo

      “Deveras interessante, não acham ? ”

      Por acaso até é.

      Em particular aquela parte que tu nunca te admites. 

      Que as especulações abusivas, os “acrescentos” de que Einstein fala, são generalizados em todas as religiões.

      • Anónimo

        “Os dados sugerem que isto é verdade”, disse o JVG e tu silenciaste.

        Eu retorqui com citação de outro estudo e com as considerações do Einstein e tu saíste logo da toca.

        Baal, o vassalo dos ateus no seu ” melhor”…

        • Anónimo

          Se retorquiste com outro estudo devias ao menos ler o que lá está ó lambe botas do papa.

  • rui gomes

    Nas palavras de Napoleão: “A religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas”. Também não me surpreende a mim.

  • Anónimo

    “maior propensão para valorizar a obediência” – é exactamente disso que o mundo precisa. Se todos obedecessem à lei e aos vários ditames da vida cultural, o mundo era um paraíso.

    Se, para que todos seja obedientes, logo respeitadores da lei e normas sociais,  é necessário serem religiosos, pois que sejam religiosos seja de que religião for. 

    Isto só demonstra que os ateus têm tendência  para ser arruaceiro e desobedientes, logo perigosos e indesejáveis. 

    • Anónimo

      “Se todos obedecessem à lei e aos vários ditames da vida cultural, o mundo era um paraíso.”

      Como aquelas leis e ditames culturais que levam à muitlação feminina e ao assassinato de mulheres e homosexuais simplesmente por terem sexualidade ?

      Cada vez estou mais convencido de que és mesmo um louco furioso que devia ser internado.

    • Anónimo

      Nunca vi tamanhaburrice em um comentário (minto, já vi piores, inclusive seus) e falta de correlação entre duas coisas.
      Poxa Indivíduo, pense um pouco ates de deixar esse tipo de comentário. Dizer que ateus tem tendência a fazer coisas erradas? Whata fuck’s that?
      É o mesmo que dizer que se uma pessoa não acredita em uma doença, ela não irá a contrair.
      Típico de pessoas como você, que sofrem de raiva súbita pelo simples fato de não concordarmos com o que você acredita (tipo num deus que me ama mas que quer me torturar pela eternidade).
      Impedir que façamos coisas erradas é um dos fatores que fazem existir a Constituição (que nos inflige penalidaes se infriirmos as leis), mas tal coisa é usada em ultimo caso, pois as pessoas sabem o que é ou não correto, pelo menos eu sei; eu não mato uma pessoa porque sei que isso causaria sofrimento.
      Agora se você só não prática coisas erradas porque isso iria contra as “ordens divinas”, significa então dizer que se seu deus não tivesse citado nada sobre não matar, você acharia certo sair por aí matando?
      Nos poupe de suas asneiras e, se for deixar mais algum comentário, reflita primeiro sobre o que vai falar, do contrário, mantenha sua língua bifurcada atrás dos dentes.

      QUE O UNICÓRNIO COR-DE-ROSA INVISÍVEL SEJA LOUVADO!

  • samantha

    Porque meus 2 tios ateus morreram jovens com câncer, já a meu filho com 22 anos que se intitula ateu acabou de desenvolver uma doença cronica nos olhos que fatalmente vai leva-lo a cegueira, médicos descobriram que ele possui uma baixa imunidade. Afinal fé é importante na vida da maioria dos seres humanos para o equilíbrio?

You must be logged in to post a comment.