Loading

No Brasil, empecilho para lei do aborto é a Igreja, revelam documentos

Marcela de Jesus – bebê anencéfalo que viveu por 20 meses

O aborto segue como um tema delicado. De forma alguma podemos permitir o assassinato de um feto por puro capricho. A justificativa de um aborto deve ser uma medida extremamente cautelosa, acompanhada por médicos, psicólogos, assistentes socias e outros agentes do governo. Mas, deve-se haver uma justificativa possível. Infelizmente, no Brasil, ainda obrigam grávidas a parirem um feto anencéfalo natimorto. Uma espécie de sadismo que não cabe na mente dos mais esclarecidos. E que, na verdade, não funciona na prática.

O aborto é uma prática comum e continuará sendo. Essa é a conclusão de um telegrama enviado a Washington pela embaixada em Brasília, em 7 de julho de 2004, com uma avaliação da legislação brasileira sobre o assunto. O telegrama obtido pelo site WikiLeaks foi divulgado nesta terça-feira pela Agência Pública, parceira brasileira do site de Julian Assange.

Na conclusão intitulada “leis que não pegam”, o embaixador diz que “apesar de ser ilegal, o aborto é comum aqui e um estudo mostrou que 31% das mulheres grávidas no Brasil fazem aborto. O resultado mais provável desse debate é que o aborto continuará a ser amplamente proibido — com certas exceções — e a proibição continuará a ser amplamente desrespeitada”.

Para os americanos, a oposição da igreja seria um grande empecilho para uma mudança efetiva na lei.  “Apesar da maioria dos brasileiros terem uma mente aberta, a igreja não só se opõe à liminar mas a vê como a ponta do ‘iceberg’ no início de uma série de exceções à proibição do aborto que viesse na prática a legalizá-la”, descreve o telegrama assinado pelo ex-cônsul-geral dos EUA em São Paulo, Patrick Duddy.

18 thoughts on “No Brasil, empecilho para lei do aborto é a Igreja, revelam documentos”
  • Joaowelsh

    Pois, a Igreja proíbe. As senhoras ricas vão as estrangeiro fazer os abortos e as senhoras pobres fazem-nos num vão de escada. As  primeiras tem todos os cuidados médicos e de higiene, as segundas morrem de infecções e outras complicações. Esta deve ser a moral da Igreja, quando se reúne a estudar o aborto.

  • Anónimo

    “Um estudo mostrou que 31% das mulheres grávidas no Brasil fazem aborto”

    Eduardo Patriota

    Qual estudo ?

  • Jairo

    Com que então…

     esta fotografia de uma mãe a dar carinho ao seu filho tem algum mal?

    Ela devia ter esquartejado o filho no ventro materno, era?
    Um pai/mãe ama sempre o seu filho, nem que este só vive alguns meses:
    http://espectadores.blogspot.com/2011/02/contra-mentira-da-morte.html

    • Joaowelsh

      Ver um filho em constante sofrimento deve ser uma coisa muito boa sem duvida.
      Tenha juízo caro amigo.

      • Jairo

        Sim, vamos matar os nossos filhos, para eles não sofrerem. Tem juízo, caro equívocado.

        • Joaowelsh

          Mas quem falou em filhos? Um feto de algumas semanas acefalo ´e um filho?

          • Pribt

            Para mim é. Para vc é o que um ser inanimado? Meu  primeiro filho morreu ainda no meu ventre com vinte eduas semanas de gestação. Porque ele estava morto isso não o tirou da condição de meu filho

      • Mr X

        Que provas tens tu de que estes filhos sofrem?

        Não será antes a vontade de não fazer sacrifício pelos que necessitam de apoio e cuidados constantes?

        A História conta-nos muitos casos de pessoas que, sendo deficientes, foram muito mais válidos e instruídos do que estes “perfeitos” e “eugenistas bárbaros” que aqui se dizem ateus.

        Dizendo-se amantes da ciência, deveria defender que a vida humana deve prevalecer sobre todos os interesses e a ciência tem obrigação de ajudar quem tem dificuldades, em vez de defender a vida humana descartável em função de interesses de terceiros.
        Defendendo isto, não podem dizer que não concordam com alguns aspectos do nazismo e do pensamento de Hitler. 

      • Mr X

        Olha o caso de Helen Keller, antes de dizer palermices.

        • Joaowelsh

          O meu amigo gosta de distorcer as coisas, aqui estamos a falar de um feto que se sabia nao ter cerebro, e a questao era a de abortar ou nao abortar.

        • Joaowelsh

           ´e muito fácil falar de fora, mas se os meus caros amigos um dia se depararem com a situação de um medico lhes dizer que o filho vai nascer sem cérebro, eu quero só ver qual vai ser a vossa decisão.

      • Sharon Caleffi

        Ainda bem que ela não sofria, na verdade. Essa nenê da foto morreu devido a uma pneumonia provocada pela aspiração de leite: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,,216314,0.htm

        Imagino que ela não tenha sofrido muito com a febre e a doença, assim como não deve ter tido muitas percepções ou sentimentos durante os quase 2 anos de vida.

        De qualquer forma, a mãe decide. Ela se dedicou ao bebê por todo esse tempo e foi, de certa forma, recompensada… Não dá pra criticar.

  • Anónimo

    O EUGENISTA CONVICTO

    “É algo que se pode constatar imaginando, por
    exemplo, viver sem braços nem pernas ou com uma deficiência mental profunda. É evidente que uma vida dessas vale menos que a vida de uma pessoa saudável.”

    Ludwig Krippahl

    É evidente, Ludwig ? Se a lógica fosse uma batata, você ganharia o primeiro prémio.

  • Zaneli2011linda

    eu totalmente contra o aborto pois muitas mulhres ficam gravidas por que querem e as crianças não pedem pra nascer na hora do beaba é bom fazer por não ter a criança, tenham conciência pois é uma vida que est adentro de vcs mulheres e eles sofrem

  • Zaneli2011linda

    vcs devem imaginar como essas crianças sofrem quando essas mulherem tomam remedio para matalas. fico triste quando sei que alguém faz algo assim pra mim é um assasina o medico que faz isso não tem direito de usar um bata ou de ter uma familia mas nesse mundo o que fala mas auto é o dinheiro que é a perdição do mundo tomem conciência do que fazem mulheres entre “

  • Ateu.

    Se o bebe não tem cérebro, não sente, n pensa, nosso ser, está no nosso cérebro, sem ele não somos nada, só um corpo com um coração batendo, acho que é um sofrimento para todos. 
    Se esse bebe tivesse nascido em uma tribo de índios, seria morto, se fosse filhote de um animal, seria morto também, a natureza de deus é assim, seletiva, espero que os crentes em Deus e no propósito divino entendam que não é questão de preconceito e sim de princípio, e me desculpem, mas o aborto é o que estaria mais próximo da natureza de deus e cuidar de uma criança sem cérebro é um princípio oriundo da igreja e da sociedade moderna.
    Nesse caso, sou a favor do aborto sim.

  • David-zoz

    Quem tem direito a decidir quando começa e quando termina a vida de alguém? 

You must be logged in to post a comment.