Loading

A Bíblia – O BestSeller

16 thoughts on “A Bíblia – O BestSeller”
  • Jesus Cristo

    O livro mais lido e curiosamente o livro… mais roubado!

  • Alguem

    E qual é o mal ?? Mesmo sendo ateu já li a bíblia e considero-a como uma importante herança cultural junto de grandes obra primas da literatura clássica religiosa/mitológica como a “Ilíada” e “Odisseia”, ambas de Homero,  o Alcorão, o Poema de Gilgamesh, etc…  Em termos literários é um livro  muito interessante e bonito com os salmos e as parábolas … pena ser tão mal tratada e interpretada pelos os que a dizem mais prezar … 

    • Laico

      Tem a grande vantagem de ser o livro que pode ser interpretado de mil e uma forma. Acho que até dá para ler de pernas para o ar.
      Haverá algum ateu que não tenha lido a bíblia? Duvido.

      • Anónimo

        Eu sou ateu e ainda não a li, embora o queira fazer quando tiver mais tempo.

        • Mauricio Faria Silva

          Também sou ateu e tambem nunca li a biblia, mas pretendo ler para ter um maior embasamento como critico de religioes e tambem até pra criar um estilo e talvez um dia escrever alguma coisa sobre religião e capitalismo e sociedade.

    • Jesus Cristo

      Não há dúvida, de facto: a Bíblia é uma importante herança cultural.
      Principalmente nas partes em que insita ao ódio, à discriminação, à homofobia, à misoginia e à morte por apedrejamento de quem professa outra religião, de quem se masturba e até de quem apanha lenha ao sábado.
      Deve ser por isso que há quem o considere “um livro muito interessante e bonito”.
      Deve ser também por isso que foi criada a palavra “idiota”…

      • OY

        O facto de se apreciar uma obra do ponto de vista histórico, literário e cultural, não quer dizer que se tenha de tomar essa obra como guia moral (ou imoral).

        Assim, por exemplo, eu posso apreciar a Íliada, o que não faz que eu tenha de andar para aí a saquear cidades e a degolar os habitantes com uma espada.

        Também sou um admirador da civilização Azteca e leio tudo sobre ela, mas não me passaria pela cabeça propor a realização de sacrifícios humanos numa pirãmide a construir de raíz na praça do comércio.

        Do ponto de vista histórico, cultural e lietrário a bíblia é das obras primas mais importantes da história da humanidade.

        Que se queira fazer dela um guia moral em 2011, quando ela expressa a moral de uma das religiões mais sangrentas, intransigentes e radicais da idade do bronze, isso é outra questão.

    • besta

      A maioria dos ateus são ateus, exactamente, porque leram a bíblia como eu. 

  • Ex Ateu

    Também não é preciso fazeres gestos obscenos, Abraão:

    http://oinvernauta.wordpress.com/2008/02/23/25/

  • Ex Ateu

    Também não é preciso fazeres gestos obscenos, Abraão:

    http://oinvernauta.wordpress.com/2008/02/23/25/

  • Anónimo

    Abraão está lixado porque o Luizeco conseguiu-lhe o lugar de mais destaque na imagem da apresentação.

  • Luciano

    Não tenho certeza se é o mais lido. O mais publicado e vendido talvez. Já ganhei umas três ou quatro de grátis nos ultimos 10 anos …

    • OY

      Isso também é outra questão.

      A Bíblia é distribuida ás toneladas pelas igrejas, por vezes gratuitamente, e muita gente acha de bom tom possuir uma e justificar o seu comportamento com as sua filosofia.   Mas grande parte dessa gente que diz falar em nome dela nunca lhe toca nem com luvas e desconhece quase tudo acerca dessa obra.

  • Kavkaz

    Não se esqueçam do que está escrito na Bíblia não é para ser levado a sério… A “sério” será  a “interpretação” dos chefes religiosos da respectiva organização local. Os outros “chefes” religiosos já “interpretam” doutra maneira… A Bíblia é como o bacalhau, tem mil e uma maneiras de interpretação.

    • OY

      Por acaso esse aspecto é interessante.

      A bíblia é considerada como basilar e justificativa para correntes de pensamento como estas:

      – Os judeus, que pretendem que justifica a sua religião.

      – Os cristãos, que pretendem que justifica que a religião dos judeus está ultrapassada e que a deles é que é verdadeira religião.

      – Os milhares de religiões cristãs umas contra as outras, todas dizendo que a bíblia justifica a sua e desautoriza as outras.

      De um ponto de vista político e social temos também:

      – Os conservadores e neoliberais religiosos que favorecem os ricos dizendo que a bíblia o justifica.

      – Os esquerdistas religiosos, como a teologia da libertação, que dizem a bíblia justifica uma maior justiça social.

      – Os nazis, que justificam muito da sua doutrina com tradiões Bíblicas.  Por exemplo, o KKK, o Aryan nations etc consideram a Bíblia uma espécie de antecessora do Mein Kampf.  Os pensadores que deram origem ao nazismo, como Gobineu, Chamberlain, Rosenberg, estão cehios de referências Bíblicas.

      É só escolher…

You must be logged in to post a comment.