Loading

Congresso Mundial Ateísta começa hoje na Irlanda

Cerca de 350 delegados internacionais são esperados para participar neste fim de semana da Primeira Convenção Mundial de Ateus, em Dublin, Irlanda.

Organizado pela Atheist Ireland, o evento que vai de 3 a 5 de junho marcará também o lançamento de um grupo que pretende reunir  ateus do mundo inteiro, a Atheist Alliance International. Seu primeiro presidente será Tanya Smith, da Fundação Ateísta da Austrália.

Participarão do encontro delegados vindos dos EUA, da Europa, da América do Sul e da Oceania. A convenção será dirigida pelo professor britânico Richard Dawkins, a neurobióloga dinamarquesa Lone Frank, a consultora inglesa Paula Kirby e o autor indiano Aroup Chaterjee.

Serão discutidos vários temas na convenção, como “Ciência estranha versus religião estranha”, a educação secular e os direitos humanos. Haverá debates sobre as leis da blasfêmia, as mulheres ativistas ateias, aceitação ou confrontação das religiões, comunicando o ateísmo e a construção de alianças ateistas. Serão votados também os termos da “Declaração de Dublin sobre religião e vida pública”.

(Fonte: Pavablog)

45 thoughts on “Congresso Mundial Ateísta começa hoje na Irlanda”
  • Jmc_1a

    Esta será a primeira reunião de talibãs na Europa Ocidental. 

    «aceitação ou confrontação das religiões» 
    O mesmo fazem e afirmam os seus pares do islamismo, por exemplo no Afeganistão. 

    Mas, a prova de que estamos a falar com gente imbecil e demente é esta afirmação:

    «Serão votados também os termos da “Declaração de Dublin sobre religião e vida pública”.»
    Numa reunião de ateus NUNCA, MAS NUNCA MESMO se faria declaração sobre religião, mas sim sobre os princípios do ateísmo e a vida pública. 
    Se algum imbecil continua a chamar ateus a estes gajos, não tarda nada e eu vou necessitar da ajuda de algum crente para me tornar religioso. 
    Tanta estupidez concentrada.
    Tanta burrice junta.
    Tanta demência em tão pouco espaço. 

    • Kavkaz

      O teu problema é o vinho de Cristo… Faz-te raivoso para com os ateus..

      Não é da tua conta a liberdade de reunião e expressão dos ateus. Engole umas hóstias para diluires o sangue de Cristo no estômago. Pode ser que não vomites tanto…

      • Pedro

        -|-          -|-
        M         MACaro Kavkaz:
        A Beata Alexandrina esteve anos sem comer alimentada somente com a Santa Eucaristia.
        Source: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandrina_Maria_da_Costa

        • Kavkaz

          Caro Pedro

          Caso idêntico já eu conheci há uns anos… Mas não era da “Santa Eucaristia” que se alimentava… Pena tenho eu de já não saber do que era, pois não esqueci o assunto. Verdade que também não trabalhava…

          Isso prova a existência de “Deus”? Como assim? O que tem a ver uma coisa com a outra, senão a vontade de ligá-las com muita fé?  E o “Deus” será o mesmo do “Génesis”, o tal que andou acelerado durante 6 dias e se sabe que não existiu nada daquilo?

          • Kavkaz

            Correcção: “… Pena tenho eu de já não saber do que era, pois esqueci o assunto.”

            Saiu-me um “não” a mais na frase acima o que troca o sentido da frase. Obrigado.

          • Pedro

            -|-          -|-
            M         MA

            Caro Kavkaz:
            O que achas…?

  • CavaCaz

    E a problemática da Fada dos Dentes também não vai ser debatida em Dublin, agora que já está demonstrado que Deus não existe ?

    • Azedo

      Confundes tom com tonalidade e desconheces a
      diferença entre ligadura de prolongação e expressão.Vê se aprendes a ser culto como eu.

    • Kavkaz

      Em Dublin vão ajoelhar-se e rastejar perante o Génesis e o Deus que em 6 dias andou sozinho a construir montes e vales, o Sol, os macacos, as pulgas, escaravelhos e as lombrigas, o Adão e Eva à semelhança do Ninguém.

      Vão imitar os cristãos!

    • Elmano1948

      A fada dos dentes, o mistério da criação dos gambozinos, das mafagafas e dos nhonhos… Não haverá limites. Até talvez haja tempo para descobrir de onde surgiu a CacaVaz.

    • Pedro

      -|-          -|-
      M         MA

      CavaCaz:A Fada dos dentes resume-se no facto de estarmos no ano 2011 depois de Jesus Cristo.Afirmares assim é quase como dizeres que não acreditas que tenha existido o primeiro rei de Portugal.E coisas assim…

  • Rael

    Convidem também estes gajos para irem a Dublin, que são dos nossos:

    http://raelianews.org/news.php?item.420.10

    • Elmano1948

      Mais uma seita de formatados à pressão. Uma vez, em Lisboa, conseguiram atrair-me para uma espelunca onde faziam lavagens ao cérebro. Estavam de tal modo ganzados que tive dificuldade em sair de lá. Mas por fim lá me libertei e pirei-me. Alerto todo o mundo para o perigo que constitui esta seita, baseado na experiência que vivi. Acreditam que os deuses vieram de foguetão e já vivem todos na lua. Pelo menos enquanto dura o efeito da ganza!

  • Kavkaz

    Uma boa iniciativa. Será bom termos mais notícias do que por lá dizem. Parabéns pela iniciativa e pelo post.

    • Rael

      Muito grato pela sua rápida adesão ao movimento
      raeliano. Afinal os deuses são astronautas.Temos aqui no nosso site
      edições on line muito acessíveis das nossas obras.
      Aceitamos pagamento em visa, por isso esteja à vontade, caro raeliano.

      http://pt.rael.org/home

       

      • Kavkaz

        Os comprimidos que andas a tomar não estarão fora de prazo? É melhor confirmares a validade deles… Ou é das ganzas?

    • Elmano1948

      Concordo que é uma boa inciativa. É tempo de os ateus do mundo inteiro terem algum tipo de interligação para melhor divulgar os princípios e resistir aos fanáticos das mitologias e seitas concorrentes.

  • Kavkaz

    A sorte que “Deus” teve…

    Na altura em que engravidou Maria, a mulher casada com José, não havia leis que obrigassem o Pai a pagar “alimentos” ao filho feito em casa alheia. Assim, quem teve de alimentar, educar, dar estudos e boa vida de desempregado a Jesus foi o desgraçado do carpinteiro. Este desgraçado ficou com a fama de cornudo e ainda teve de pagar as contas todas do Filho do Outro.

    Ele há cada Espertalhão no Céu…

  • cfranco

    Ao que parece deus tem andado muito atarefado com a sua nova criação. Deus criou uma nova  estirpe da bacteria e.coli. E com esta gracinha já morreram 19 pessoas infectadas com a dita bacteria.
     
    Enfim, tudo isto não passa de mais uma pedra no sapado dos criacionistas que não conseguem descalças esta bota. Mas como é que alguem consegue descalçar esta bota quando tem o barrete bem enfiado?

    • AST

      Acho que foram muito poucas.
      Para demonstrar a grandeza de Deus fazem falta uns milhões de mortos, ante a impotência e a rendição da ciência a quem um minúsculo ser desafia e ganha.

  • Kavkaz

    Daqui a pouco vai começar o jogo de futebol Portugal – Noruega.

    Os crentes já começaram a rezar? Não se esqueçam de pedir para “Deus” jogar com a mão e marcar um golo na baliza.

    Veremos ver se desta vez o vosso “Deus” acerta na bola e em qual das balizas…

  • Deus

    Segundo o census de 2006, quase 87% da população da Irlanda é católica e apenas 929 indivíduos se declararam ateus. É natural que agora a organização da primeira convenção mundial de ateus possa dar um empurrãozinho para os ateus irlandeses chegarem aos 1000. Afinal a barreira dos 929 não é assim tão difícil de transpor. Mais 71 aderentes e o número mítico dos 1000 ateus será alcançado.

    • Kavkaz

      Por ter tantos católicos é que a economia irlandesa anda a pedir ajuda económica para não cair na bancarrota. Parece-se muito com a situação económica doutro país católico conhecido e com um Primeiro-Ministro católico.

      Coincidências?

      • Deus

        ” doutro país católico conhecido e com um Primeiro-Ministro católico”, podes ser mais preciso filhinho ?

        • Kavkaz

          “filhinho” és tu do Imbecil.

          • Deus

            Então filhinho isso são modos de se responder a Deus ? Os teus pais não te ensinaram a respeitar os mais velhos ?

      • Deus

        Filhinho, enquanto vais pensando na resposta, deixo-te aqui, para consulta, um mapa elaborado pela Global Peace em 2011. As zonas assinaladas a  azul, escuro e mais claro, referem-se aos países mais pacíficos à escala mundial. Vê se descobres onde se encontram os países de maior expressão católica , tais como Portugal, Espanha, Irlanda e Polónia.

        http://media3.marketwire.com/docs/2011GPIColourMap.pdf

        • Kavkaz

          “filhinho” és tu do Imbecil. 

          • Deus

            Filhinho tem calma que a vida não são dois dias. Tens aqui algo para te entreteres:

            http://www.benderblog.com/lista-de-paises-mais-ricos-do-mundo/

          • yuf

            Meu Deus, obrigado por mais este sinal.

            Estive a ler a sua lista da repartição da riqueza mundial com o qual pretendeis converter os ferozes ateus fazendo-lhes ver as benesses com que Deus cumula os países religiosos e fiquei um bocado confundido.

            Isto porque os países mais pobres do mundo, da eritria, da Guiné Bissau, ao Haiti são também dos mais religiosos, sendo até o mais pobre do mundo, o Burundi, maioritariamente católico.

            Sendo assim, ó meu deus, não compreendo o objectivo de divulgardes o tal mapa, visto que nenhum ateu será seduzido pelas benesses com que cumulais o maioritariamente católico Burundi.  Benesses que incluem uma miséria criminosa, as mais elevadas taxas de mortalidade etc.  

            A menos que tais benesses se destinem a trazer mais depressa para o céu, para perto de vós, os vossos fiéis católicos burundianos, embora continue a achar que morrer de fome para ir mais depressa para perto do Senhor não seja muito apelativo para os ingratos ateus, que, esses, preferem ter a barriga cheia, escolas para os filhos, hospitais para os doentes e todas essas inutilidades consequência do seu materialismo bárbaro e selvagem.

          • Deus

            Senhor

            Vossa Senhoria poderia ter reparado que, no topo da listgema dos países mais ricos por referência de produto per capita, aparecem, por exemplo, a católica Irlanda em 6º lugar, os EUA em 8º, o cristão Reino Unido em 13º, as católicos Itália e Espanha , respectivamente, em 20 e 21º ,e o católico Portugal em 31º lugar, num conjunto de 180 países. A China, coitada, aparece num razoável 111 lugar,onde só cerca de 30% de pessoas serão religiosas:

            http://news.bbc.co.uk/2/hi/asia-pacific/6337627.stm

            70% de não religiosos na China não conseguiram elevar o rendimento per capita em termos compatíveis com a integração no pelotão da frente, não obstante a expressiva e ” elevada” craveira intelectual de agnósticos e ateus.

            Vossa Senhoria não desanime. Faça de conta que a católica não apareceu em 6º lugar da lista e a China em 111º.

            E, para a próxima estude os assuntos com mais cuidado. Pelo menos evita cair no ridículo de  análises apressadas…

          • yuf

            Ó meu Deus.

            Devemos portanto continuar a fingir que não sabemos que o ultimo lugar da lista, o Burundi, o país mais pobre do mundo, é maioritariamente católico.

            Ordenai Senhor, que eu obedecerei.

            Quereis que eu sacrifique o meu filho ?  Por exemplo, oferecendo-o em holocausto ao bom padre Frederico ?

            É que, apesar de tudo, faria mais sentido do que, ainda por cima, continuardes a fazer de conta que não sabeis que dos países com mais bem estar social do mundo, Suécia, Dinamarca, Japão, Noruega, Finlândia são precisamente dos países com mais ateus, e também mais dos ricos.   

            São muito mais ricos do que a católica Irlanda.

            Não achais, ó Senhor, que haveis metido a pata na poça ?

            Porque só vedes o que  muito bem vos interessa Ó Senhor ?  Não vedes que assim, não só não convencedereis ninguém como ainda por cima dareis má figura à vossa santa igreja ?

            Como poderemos confiar numa igreja cujos membros parecem vendedores profissionais de banha da cobra Ó Senhor ?

          • hhgg

            Ó meu Deus, só para acabar a conversa, ainda uns pormenores.

            É verdade Senhor, que a china é dos países mais ateus e que a vida lá não é fácil.   Lembro-vos porém, Senhor, que esse país está em vias de tornar a primeira potência económica mundial, sendo já a segunda e sendo já dono da quase totalidade da dívida pública dos EUA, dívida esta que já deve ser mais do que o pib desse tão cristão país.

            Lembro-vos também, Ó Senhor, que países como os EUA e Portugal, são muito menos cristãos do que já foram, estando a população desses países a abandonar os caminhos da fé.

            Por exemplo, em Portugal, menos de metade dos cidadãos se casam pela igreja.  Ora sabendo nós que muitos dos que se casam o fazem pelo aparato e pela questão social a coisa fica um bocado preta para um suposto país “católico”.   Quanto à frequência da igreja, menos de 30% lá vão.   O referendo do aborto deu mais de 50% a votarem contra o sentido de voto propagandeado pela igreja etc.   

            Ora Ó Senhor, podereis dizer-me que houve tempos melhores nestes países cristãos.  Tempos em que a quase totalidade da população era praticante das igrejas e em que os seus líderes apregoavam abertamente os valores cristãos.   É verdade Senhor.  Até ás primeiras décadas do Séc XX predominaram os valores cristãos na sociedade.

            Mas, ai, aí é que a porca torce o rabo.  Porque, Ó Senhor, esses tempos gloriosos para as igrejas, foram FODIDOS para a maior parte da população.   Nesses tempos tão cristãos, desde o império de Constantino até às primeiras décadas do Séc XX, a maior parte da população, mesmo nos países mais ricos do mundo, viviam na mais negra das misérias enquanto as elites sociais, inclusive a hierarquia das igrejas, viviam no luxo mais vergonhoso.

            Porque, Ó Senhor, as preocupações de justiça social, para além da esmolazinha da praxe, só começaram com a laicização da sociedade, precisamente DEPOIS dos das primeiras décadas do Séc XX, quando a sociedade começou a laicizar-se a as igrejas perderam a maior parte do seu poder.

            Tudo isto, Ó Senhor, pode deixar a vossa santa igreja um bocado mal vista, nomeadamente o facto de ter estado sistemáticamente do lado dos ricos, contra os pobres.  Ainda hoje, os partidos mais ligados aos interesses da igreja são os partidos da chamada direita.  Partidos estes que, são ao mesmo tempo os mais ligados aos interesses do patronato, i.e, dos mais ricos.

            Por isso, Ó Senhor, este vosso servo vos roga que não chameis para aqui cartas de distribuição de riqueza por países ou grupos sociais, porque vos arriscais a deixar a vossa Santa Igreja ainda mais mal vista e lembrar ao pessoal coisas que estariam muito melhor no esquecimento, tal como o facto de a Igreja ter, de início estado contra todos os direitos dos trabalhadores etc, etc.

        • yuf

          Ó meu deus, atendendo a que Portugal e Espanha, onde por exemplo 65% dos casamentos já não são católicos e mais de 50% são a favor da descriminalização do aborto sendo evidente que o seu catolicismo está bastante enfraquecido e comparando com países MUITO mais católicos, como a Venezuela e a Colômbia que, por acaso até são os países mais violentos do mundo, deveremos considerar esses catolicíssimos países ultra-violentos como países ateus honorários, só para disfarçar ?

          Ilumine-me senhor, porque os seus caminhos são tão, mas tão, mas tão tortos que, ou o senhor está bêbado ou daltónico ao ponto de não conseguir ver as cores do seu próprio mapa.

          A menos que o senhor não seja deus, mas mais um embuste de algum religioso com a hipocrisia do costume. 

          Neste caso de só ver as cores que lhe interessam.

          • Deus

            Senhor

            Vossa Senhoria provavelmente sofre de daltonismo. Trate-se para não fazer figurinha triste…:)

          • yuf

            Ó meu Deus, perdoai-me !

            Bato no peito e flagelo-me com cilícios como o bom santo João Paulo II para expiuar a minha culpa.

            Mas permiti-me acrescentar, Ó Senhor, que isso não fará desaparecer países ultra-católicos como a Venezuela e a Colômbia do píncaro das estatísticas que os colocam como os países mais violentos do mundo.   

            A muito católica Colômbia, mãe dos maiores cartéis de droga globais, a catolicíssima Venezuela com a maior taxa de homicídios do mundo, onde os cadáveres apodrecem à porta das morgues pro já não haver lugar nos frigoríficos.

            Claro que vós, Ó Senhor, tudo podeis, até ignorar o óbvio, e os vossos desejos são ordens Senhor.

            Passo portanto a fingir que tendes razão e que não haveis dito uma das maiores bojardas que houveram ser ditas neste blogue.

            Amen.

          • hhgg

            Permiti-me evocar até Ó Senhor, um documentário que vi recentemente.

            Era sobre os SICÁRIOS assassinos a soldo contratados pelos cartéis colombianos.  A equipa de reportagem acompanhou o dia a dia de um sicário suspeito da tortura e morte de dezenas de pessoas.   Uma paragem obrigatória era na igreja, onde o sicário em questão se ajoelhava  TODOS OS DIAS a rezar no altar de uma virgem da sua devoção.  

             Quando o jornalista lhe perguntou se ele não via ali uma contradição, ele respondeu que tinha rezado áquela virgem ANTES de todos os assassinatos que tinha perpretado e que sentia que a virgem falava com ele, o compreendia e que lhe perdoava tudo.

            Como vedes Ó Senhor, os vossos caminhos são MESMO, mas MESMO escusos e retorcidos…

          • AST

            E 48% a favor da discriminalização da pedofilia … e 78% da discriminalização dos furtos de vãlor inferior a 50 euros… e 64% a favor da discriminalização dos duelos para ajuste de contas…

            Fonte: Reny Hartel – cifras de hoy

      • Deus

        Filhinho, enquanto vais pensando na resposta, deixo-te aqui, para consulta, um mapa elaborado pela Global Peace em 2011. As zonas assinaladas a  azul, escuro e mais claro, referem-se aos países mais pacíficos à escala mundial. Vê se descobres onde se encontram os países de maior expressão católica , tais como Portugal, Espanha, Irlanda e Polónia.

        http://media3.marketwire.com/docs/2011GPIColourMap.pdf

      • Pedro

        -|-          -|-
        M         MA

        Caro Kavkaz:
        Antes pelo contrário verificando o aumento de ateus tem acompanhado uma crise mundial inclusive…

        • Kavkaz

          Caro Pedro,

          O que é que tem a ver a quantidade de fans de determinado grupo com a (in)existência de “Deus”? Nada. “Deus” não passa a existir por maior que seja a quantidade de “ovelhas” de determinado grupo religioso!

          Você quererá dizer-me que quanto maior for o número de determinado grupo será esse agrupamento o que tem razão e fala verdade?

          Então o que me tem a dizer do facto de Giordano Bruno ter sido condenado à morte na fogueira com uma tábua e pregos na língua, para parar de “blasfemar”. Ele defendia, ao contrário da Igreja Católica, a tese do Universo infinito e povoado por uma infinidade de estrelas, como o Sol, e por outros planetas, nos quais, assim como na Terra, existiria vida inteligente.

          Giordano Bruno falava verdade como muito poucos e a Igreja Católica tinha muitos adeptos e dominava a “cultura” da época, inspirada no “espírito santo” e a mentir como se sabe.

          A crise mundial é um questão política. Tem a ver com o falta de capacidade e sabedoria dos políticos para gerirem um país. Os Governos gastam mais do que recebem e, passados muitos anos neste regabofe, os países ficam às portas da bancarrota e toca a assaltar os bolsos dos contribuintes para equilibrarem as contas do Estado que eles desfalcaram.

          Repare que se “Deus” existisse de facto, naquela ideia do “Todo-Poderoso” e “Bondoso” que os crentes gostam de idealizar, então não haveria “crises”… Há muito que haveria “protecção de Deus”. As crises económicas, no plano religioso, demonstram-nos que “Deus” não está presente. A razão certa, digo eu, é que não existe.

        • yuf

          Tendes razão caro Pedro.

          Nos tempos em que havia muito menos ateus, e as populações eram esmagadoramente religiosas e nos países ocidentais fervorosamente cristãs, como nas I e II Guerra Mundiais, na Guerra dos 30 anos, na Guerra dos 100 anos, na época da peste negra, etc, não havia crises e éramos todos muito mais felizes. 

          Isto é, morríamos muito mais, em massa e em maior sofrimento, mas para os que já tinham batido a bota a crise acabava-se logo ali, pelo que morrerem aos milhões de fome, esquartejamento, decapitação, queimados vivos ou  à espadeirada até era bom, uma verdadeira dádiva dos céus e uma prova da superioridade das sociedades cristãs que perpretaram esses massacres, garantindo assim que a crise fosse extremamente breve para os que eram logo mortos e deixando os sobreviventes de tal modo em estado de choque que nem conseguiam articular a palavra crise.

          Espero que nos continueis a iluminar com tais exemplos da sabedoria divina evidenciada pelas sociedades e líderes cristãos que nos conduziram a episódios dourados da história, tais como a matança da noite de S. Bartolomeu, as fogueiras de Montségur, os autos de fé na praça do comércio, o pogrom de Lisboa e muitos, muitos, outros exemplos brilhantes de gestão da sociedade por parte dos religiosos.

      • AST

        No caso português é um PM não católico, agnóstico/ateu,  e deu o que deu…

  • Luciano

    Maneiro. Pena que não posso ir. Talvez no ano que vem …

  • Luciano

    Maneiro. Pena que não posso ir. Talvez no ano que vem …

You must be logged in to post a comment.