Loading
  • 2 de Maio, 2011
  • Por Ricardo Alves
  • Islamismo

Ossama Bin Laden (1957-2011)

No dia da morte de Bin Laden, o seu projecto político-religioso parece irremediavelmente fracassado. Ele foi o rosto da ascensão do terrorismo islamista, entre 2001 e 2006, numa sucessão de atentados espectaculares pela sua crueldade. Foi tal o horror que causou, pelo «atrevimento» de atacar em solo norte-americano e na Europa, por usar bombistas suicidas e pela óbvia intenção de maximizar o número de vítimas inocentes, que se tornou quase um acto de traição tentar compreender o homem e os que o rodeavam. Mas, no momento do seu assassinato, a sua estratégia de polarização estava esgotada: o islamismo só tomou o poder em zonas de guerra endémica como a Palestina ou a Somália, os atentados na Europa terminaram, e os povos árabes parecem mais interessados na democracia e na laicidade do que estavam há dez anos.
Ossama Bin Laden foi, no seu tempo, o mais influente líder religioso do mundo. A sua notoriedade global deveu-se a ter inspirado, financiado e parcialmente planeado uma campanha terrorista, mas o discurso que usou para justificar essa campanha apresentava a especificidade de ser integralmente religioso, e sem esse apelo religioso não teria mobilizado tantos seguidores nem teria podido pretender falar por centenas de milhões de muçulmanos. A percepção do Islão alterou-se radicalmente (não para melhor) desde 2001, e é graças a ele que muitos hoje compreendem que nem tudo o que é inspirado pela religião é necessariamente bom. A fronteira entre a devoção e o fanatismo, na realidade e ao contrário do que pensam os que só vêem qualidades na religião, não é clara. E o rosto de Bin Laden, com aquele sorriso tranquilo, é mais próximo do de um santo da ICAR do que da compleição enfurecida de um Hitler ou do que da frieza gélida de um Estaline. Provavelmente, matava convencido de estar a fazer o bem. O que isso nos diz sobre o ser humano e a religião ainda vai demorar a ser compreendido.
Bin Laden teve as suas vitórias. Pretendia polarizar o mundo entre uma revolta islamista e as democracias europeias, e a sua estratégia passava por arrastar estas para a guerra, os assassinatos arbitrários e a violência sobre civis. Em parte, conseguiu o que queria: as democracias da Europa e dos EUA rebaixaram-se ao voltarem a legitimar a prática da tortura, ao invadir Estados muçulmanos sem mandato legal, e ao vigiarem cidadãos que não cometeram qualquer crime mas são muçulmanos. Que Barack Obama diga que se «fez justiça» (sem julgamento) é um sintoma do recuo civilizacional que Ossama logrou: um verdadeiro sinal de superioridade civilizacional seria tê-lo preso e julgado (o que nem sequer foi tentado). A sua herança, para nós europeus, inclui também o poder imenso que os serviços ditos «de informações» reuniram nesta década: existem mais pessoas e meios envolvidos na vigilância dos cidadãos das democracias do que acontecia durante a «guerra fria». E, igualmente assustador, parece haver hoje menos resistência à intrusão do Estado policial na vida privada do que havia nessa época.
As circunstâncias da sua morte têm zonas cinzentas. Da caverna nas montanhas tribais (onde nos diziam que apodrecia) para a mansão de luxo fortificada próxima da capital, vai uma grande distância. As alegações de que o ISI faz jogo duplo ganharam novo crédito. E há portanto mais um indício de que a raiz do terrorismo islamista é o próprio Paquistão.
Finalmente: supondo que o terrorismo islamista a partir de agora agravará o declínio em que já vem desde 2006, não será a altura de encerrar Guantánamo e a rede de prisões ilegais? Penso que sim: a guerra acabou. Ou não?
[Diário Ateísta/Esquerda Republicana]
56 thoughts on “Ossama Bin Laden (1957-2011)”
  • Bipolaris

    viva zapata que vale mais morto que vivo….
    o islamismo só tomou o poder em zonas de guerra endémica como a Palestina ou a Somália….
    falta o Sudão, a Líbia, o Irão etc

    os atentados na Europa terminaram…jura?

    e os povos árabes parecem mais interessados na democracia e na laicidade do que estavam há dez anos….em tempos de crise cada vez mais se voltam para a religião

    o Iraque de Saddam ou a Siria de Assad eram regimes laicos

    e a Tunísia desde Bourguiba

    ou o Egipto de Mubarak

    confundir democracia ou pluralismo partidário com laicidade

    tal como em Israel o Iraque de hoje tem partidos com pendor religioso

    e podiamos fazer a analogia com o Tea Party amerikander logo…

    muy mauzinho em termos de análise

    • Ricardo Alves

      Como repetiu aqui o comentário, repito a resposta.

      «o islamismo só tomou o poder em zonas de guerra endémica como a Palestina ou a Somália….
      falta o Sudão, a Líbia, o Irão etc»

      Eu referia-me a ascensões ao poder *depois* de Ossama ter iniciado a sua jihad (em 1998) ou de se ter tornado uma referência política global (em 2001). Os regimes que refere são todos anteriores: o Irão tornou-se uma teocracia em 1989 (e são xiítas); o Sudão tornou-se um regime islamista em 1989 (aliás, foi al-Bashir que deu guarida à al-Qaeda depois de 1996). A Líbia não é um regime islamista.

      «os atentados na Europa terminaram…jura?»

      Desde os de Londres em 2005 que não há qualquer atentado em solo europeu com real impacto político.
      Só conspirações amadorísticas.

      «e os povos árabes parecem mais interessados na democracia e na laicidade do que estavam há dez anos….em tempos de crise cada vez mais se voltam para a religião»

      Pelo contrário: a revolução tunisina não parece nada islamista. E tenho publicado neste blogue textos de tunisinos que defendem a laicidade (não os leu?). Já no Egipto, acho que há um real perigo de a IM tomar o poder, mas ainda não aconteceu e há muitos que se lhes opõem.

      «o Iraque de Saddam ou a Siria de Assad eram regimes laicos»

      Ditaduras seculares. Não é a mesma coisa. Mas nenhum parece estar prestes a ser substituído por uma ditadura islamista.

      «e a Tunísia desde Bourguiba»

      Idem.

      «ou o Egipto de Mubarak»

      Ditadura do exército desde a queda da monarquia.

      «confundir democracia ou pluralismo partidário com laicidade

      tal como em Israel o Iraque de hoje tem partidos com pendor religioso»

      Pois sim. O que é péssimo. Mas a situação no Iraque é excepcional no panorama dos países árabes.

      Onde os islamistas são contados em eleições com um mínimo de seriedade, têm 5%-10% dos votos (Jordânia ou Marrocos).

      «e podiamos fazer a analogia com o Tea Party amerikander logo…»

      Um bocado deslocada, logo…

      «muy mauzinho em termos de análise»

      😉

  • Joaquim

    ” Olho por olho, dente por dente, e o mundo acabará cego”

    Gandhi

  • Doolite

    Falta agora matar mais uns maricanos, assassinos, ladrões, os maiores terroristas, não é assim ricardão?

  • Deny

    E com um milagre ou dois de costela caída a soror da itália, da espanha ou mariana, ainda vai a beato, bem merecia, após seduzido e logo enganado pelos bifes, os labregos, e outra graça de sarampo e temos novo santo, patrão de invasores, prepotentes, tão bom como os mais.

  • Anti-terrorista

    O que mais gostei foi da forma civilizada como o vosso Prémio Nobel da Paz veio a público dizer: – Matamos o Bin Laden!

    Discurso coerente de um pacifista que merece um Nobel.

    Segundo rumores que correm no Paquistão, Bin Laden foi torturado e o seu corpo ficou num estado que não podia ser apresentado apresentado, por isso o jogaram ao mar.
    Tudo técnicas que condizem com um prémio Nobel da Paz que num espaço de poucos dias já gabou de ter assassinado os filhos e netos de Kadafi, mais umas dezenas de civis na Libia, Bin Laden, a sua esposa e os seu criados.

  • Jj Junqueira

    Concordo com quase tudo Ricardo Alves. Eu no lugar do Obama teria mantado cortar o saco, a lingua e furado os olhos do Bin antes de dar o tiro final na testa.

  • Jj Junqueira

    Concordo com quase tudo Ricardo Alves. Eu no lugar do Obama teria mantado cortar o saco, a lingua e furado os olhos do Bin antes de dar o tiro final na testa.

  • Anónimo

    texto ridiculo… parece vindo do Departamento de Estado

    • Rjgalves2001

      Se acha ridículo, porque perde tempo a comentar?

      • Livre Pensador

        O reaça Esteban está fulo com o teu texto, mas quando ele dizia ” Jesus Paneleiro” tu achaste piada, ficaste calado, agora que ele considera o texto ridículo,também afinas.

        És muito ” democrático”…

        • Anónimo

          O Obama Sin Laden amiguinho dos EUA… agora virou a besta satanica… isso que me faz rir

        • Anónimo

          acaso… eu defendi a proibição do texto?

          • Livre Pensador

            Não facho, era o que mais faltava. Isto aqui não é o Irão, ó reaça.

          • Anónimo

            Se isso é ser reaça.. que bom… melhor do que ser “livre” pensador (papagaio de IsraEUA)… Alain Soral tem denunciado essa palhaçada de “guerra ao terror”

          • Livre Pensador

            Haverá maior reaça e facho do que um gajo como tu que aprova a Sharia, o enforcamento de pessoas em postes de iluminação, a decapitação de pessoas em estádios de futebol, o apedrejamento de mulheres por actos de adultério, mas que permite que um gajo tenha quatro esposas, para satisfazer os seus instintos libidinosos ?

            Algumas das pessoas enforcadas eram menores.

            Haverá hoje no mundo ideologia mais reaccionária do que esta ?

            És um palhaço…

          • Anónimo

            os 3 mosqueiteiros…. Alain Soral Dieudonné e Le Pen…. os 3 incomodam aos “bons”

          • Livre Pensador

            “No dia 1 de Dezembro de 2006 Alain Soral oficializou no seu site o apoio à candidatura de Jean-Marie Le Pen nas presidenciais francesas”

            Outro facho e outro reaça como tu.

            Ambos ao mesmo nível: nazis…

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Alain_Soral

          • Anónimo

            Já que eles são nazis… por que não estão na cadeia… ó cabrão?

          • Anónimo

            Eles são chamados de “nazis” porque não são títeres dos kosher…. contrario de sarko

          • Anónimo

            Le Pen e Soral tem mais culhoes do que certos politicos “corretos”

    • Bill Taliban

      Eu por mim gosto de ter 4 gajas para comer, e adoro ver os paneleiros pendurados nos postes de iluminação pública.

      Quando qualquer das 4 gajas que eu gosto de comer se porta mal, adoro vê-las enterrradas na terra até ao pescoço e divirto-me a ver as suas cabeças estourar à pedrada.

      Tomaram os maricanos ter o nosso sentido de justiça.

    • Bill Taliban

      Só mais uma coisinha:

      Também gosto muito de ir aos estádios de futebol, mas não é para ver o jogo dos maricões que lá andam a exibir as pernas, que eu sou muito macho,até gosto de ter sempre 4 gajas para comer.

      É para ver aquele espectáculo edificante das cabeças dos maricões a rolar decapitadas.

      Nesses dias, costumo levar os meus filhos para eles tomarem boa nota do que é realmente a Sharia.

      Moralidade acima de tudo, não é verdade ?

      Bom, e agora vou-me para depois me vir com as 4 gajas que ando a comer.

      Os maricanos que tirem o cavalinho da chuva. Nessas 4 gajas monto só eu.

      E se alguma não quiser fazer o que me apetece, há sempre umas tocas no meu quintal para lhes rebentar a cabeça à pedrada.

  • Anónimo

    ohhhh Obama Sin Laden é o mal absoluto…. pois atentou contra Deus (leia-se EUA)…. que blasfemiaaaa

    • Pablo Escobar

      Estás bravo, ó reaça.

      Afinal do que gostas é da lei da Sharia, grande ” progre”. Já poderias ter dito, escusavas de andar aqui a fazer o teu triste papel de falso progressista…:)

  • sempapasnalingua

    O nivel do artigo e dos comentarios reflectem bem o nivel deste blogue. Tristeza tamanha.Um pobre país que pariu uma “elite”intelectualmente miserável. Portugal continuará a ser um país do Terceiro-mundo enquanto tiver destes tiranos e stalinistas opinion-makers,”intelectuais” de mes couilles.
    Até ao funeral do DA.
    Beijinhos e abraços da Eurábia com Amor.

    PS
    Bin Laden morto,esmagado como um rato de esgoto, mas herói da esquerda fascista e boboide de salão,cá em casa foi uma festa. Melhor, uma orgia…de champanhe até caír de cu. Uuuuuuuuaaaaaaauuuuuuuu.
    sempapasnalingua

  • Kavkaz

    Até ao momento vi o grupo terrorista palestiniano do Hamas da Faixa de Gaza lamentar a morte desse criminoso profissional. Bandidos choram os bandidos…

  • Kavkaz

    Harold Egbert Camping, nascido em 1921 nos EUA, é um daqueles fanáticos cristãos que gosta de profetizar e dizer o que não sabe. Então, inventa. Faz-se de esperto…

    Desta vez, Camping anuncia a data do fim do Mundo. Pôs-se a fazer contas matemáticas na Bíblia. Afinal, é só fazer as contas… E anunciou o resultado: é no dia 21 de Maio de 2011. Pronto.

    Tem feito publicidade na imprensa americana e em placards, nas suas imensas estações de rádio em vários países do Mundo (só nos EUA são 66) e na Internet. Para todos saberem, no final, se o cristão Egbert Camping, é burro ou inteligente. Quem ainda tiver dúvidas terá de esperar. Eu já conheço a resposta.

    Não é a primeira vez que ele prevê coisas. A previsão anterior foi em 6 de Setembro de 1994. Nesse dia centenas dos seus seguidores esperaram a vinda de Jesus Cristo em Espanha. Camping,reconheceu o falhanço e desculpou-se que não teria estudado bem a Bíblia e os seus prognósticos estavam errados.

    Vejam lá as figuras idiotas que os crentes fazem…

    • Kavkaz

      “…tocai a trombeta…avisar o povo”
      O Dia do Julgamento Ezequiel 33:3

      Blow the Trumpets
      21 de Maio, 2011

      A Bíblia Garante Isso!

      – Esta é a mensagem do fanático Harold Egbert Camping na Internet.

      – Crentes, comprem uma trombeta! O melhor será comprarem uma vuvuzela!

      • Anónimo

        ” crentes comporem uma trombeta ! O melhor será comprarem uma vuvuzela ! ”

        Kavkaz

        Toma para ti VuVU:

        A CARTILHA DA MARALHA

        1- A crueldade é apanágio dos crentes
        2-Os tipos da ICAR são todos uns macacos
        3- A Igreja Católica é uma organização absolutamente tenebrosa
        4- A Igreja Católica é uma associação de malfeitores
        5- Bento XVI é um facínora
        6-Vozes de burros não chegam aos céus
        7- A religião transforma um homem num monte de merda
        8- O Ritual Sagrado de Defecação é um ato formal de quem se está cagando para a Igreja Católica
        9- Pela minha parte vou passar a retribuir as orações, dos que rezam por mim, com o meu ritual diário de defecação
        10- Celebrar a queima de igrejas parece-me de mau gosto e não participaria nisso.
        11- Jesus Cristo. Solteiro. De falinhas mansas. Nunca dormiu com uma mulher. Gostava de andar rodeado por doze ” discípulos”. Mas alguém tem dúvidas?
        12- Jesus paneleiro
        13- Maria de Magdala uma reles e vulgar meretriz
        14-O judeu é o herói máximo dos católicos! Até o comem às rodelas.
        15- Há medida que escrevo irei apresentando alguns dos meus argumentos
        16- O problema é que os religiosos faltam sempre à verdade! “Deus” não existe!
        17-Para os cristãos se calhar era melhor sémen do que urina pois sémen é sempre a semente de Deus
        18-Não tenho o mínimo problema em ver um crucifixo mergulhado em urina
        19-Se eu tenho vergonha de mim próprio? Eu respondo-te que sim.
        20-O teu herói judeu era tresloucado. O tipo tinha a mania que era filho de um deus e que havia de ser rei algures. Ora um indivíduo arruaceiro e antisocial que não trabalhava só poderia acabar mal.Na altura não havia ainda o Hospital Júlio de Matos onde costumam observar indivíduos com tais sintomas. Os “médicos” daquela época tratavam os doentes de forma radical. Aliás era o que o judeu também queria como o reconheceu antecipadamente. Queria ser MÁRTIR para encher os bolsos ao Clero!
        21-Na cruz deveria estar o peixe da Sexta-Feira santa. Domingo o cabrito representaria melhor o papel de mártir.
        22-A figura semi-nua do J.C. na cruz, exibindo aquele olhar paneleirote que todos lhe conhecemos.
        23-Parece que o cabrão do seu pai divino, teria comprado um balde de pipocas para, frente ao LCD (no céu existem LCDs e outras merdas do género) para ir mastigando, enquanto aguardava a execução do seu único filho. Muito se riu o malvado, parece até que se masturbou como um porco, quando viu o imbecil, revirar os olhos, cuspir uma mistura de saliva e sangue para cima dos que assistiam à execução enquanto dizia com voz suave: “Ai pai, que já me fod….”
        24-Jesus era um mentiroso de primeira; em primeiro que ele jurava que era virgem, mas tinha filho com Madalena.
        25- Ahahahah! Realmente é de andar ocupado com um judeu tresloucado que se suicidou há 2.000 anos
        26- Allô, allô, o judeu já morreu? É que tenho de temperar o cabrito para a ressurreição!
        27- O corpo do judeu já entrou. O médico já esteve a fazer a autópsia e registou a presença de alcool superior à norma no sangue. Pelo visto terá havido excessos na “Última Ceia”.
        28-O seu deusinho judeu, que se suicidou na cruz e que gostava de umas chicotadazitas nas costas e que lhe espetassem uns preguitos nas mãos e nos pés.
        29-Há quem considere a gravura um insulto aos cristãos. Se calhar é. Concordo, e compreendo perfeitamente. Mas eu, como ateu, também me sinto insultado quando entro numa igreja e ouço o padre a garantir que aquelas rodelas de pão ázimo são o “corpo de Cristo. Um dia, enchi-me de coragem e fui manifestar o meu sentimento ofendido ao padre. Vocês sabem o que foi que o malcriadão me respondeu? “Se o senhor se sente ofendido ao entrar numa igreja, tem um remédio: não entre.”
        30- Nós estamos na nossa pocilga.
        31- Chamar traidor a Judas, é um insulto que só pode vir de quem é ignorante.
        32-Sou do tempo em que ia à missa duas vezes por dia. Às oito da manhã, porque era obrigado, às 5,30 da tarde, porque o padre me dava, por ajudar à missa, uma c`rôa (cinco tostões), que eu usava-os para jogar matrecos.
        33- Sabia que os funcionários de deus são, percentualmente, os maiores clientes das clínicas de abortos?
        34- Porque não beatificam já agora os médicos nazis que é graças às suas experiências desumanas em Judeus que a medicina evolui drasticamente?
        35– Eu tenho valores e muitos e bons. Tenho muitas outras referências muito boas em particular
        36- Caro antoniofernando
        Lendo os comentários que tem deixado escritos, no D.A. e, em alguns deles, me instigar a que me pronuncie sobre o insulto que o Luís Grave Rodrigues proferiu contra Sua Santidade O Papa Bento XVI, chamando-lhe de facínora; embora eu não me sinta na obrigação de o fazer – porque cada ateu só deve responder pelos seus próprios actos – devo reconhecer que esse impropério do Luís Grave Rodrigues, é demasiado ofensivo.
        Quero, aqui, manifestar que, hoje, eu não concordaria com essa afronta e acho que o Dr. Luís Grave Rodrigues lhe deve um pedido de desculpas não só a si, antóniofernando, em particular, mas a todos os verdadeiros facínoras como
        Dizer que Bento XVI é um facínora é uma ofensa intolerável a todos os facínoras, como você, que se prezam.
        37- Esta Igreja adora pôr os meninos a mamar no Santíssimo Sacramento
        É a Santa Igreja do Zeca, Jota, Tony, Entrecosto.
        38- Mas qual crítica? sua fístula hemorroidal!
        39- Quero, desde já, informar que a criação de um blogue é grátis e cada um pode fazer o seu! Há-os de todas as espécies: exibicionistas, egocêntricos, populistas, demagógicos, promocionais, filosóficos, poéticos, etc. Com certeza que alguma categoria vos há-de servir. Este, fundamentalmente, impele à reflexão séria e ao debate intelectualmente honesto sobre religião e ateísmo. Assim, os comentários que não se integrem neste propósito, devem procurar outras publicações online mais adequadas à frivolidade do discurso.
        40- Sendo mais explícito, os homens portugueses são criados para servir um género mais masculino do que eles, que são as mães autoritárias, as austeras beatas de Fátima, ou as palestinianas da Beira, talvez a pior coisa que produzimos, se excetuarmos as variantes, que Darwin nunca estudou, e dão em Mães-de-Cantanhede, uma coisa extinta em todo o mundo, exceto nas kasbahs do Médio Atlas, e nas aldeias do Sul do Líbano, antes de serem bombardeadas terapeuticamente por Israel.
        41- “Virgem” Maria era tão lésbica que até teve de realizar inseminação artificial.
        42-Não virei aqui escrever nem mais uma linha, enquanto os administradores do Diário Ateísta permitirem que sejam publicados comentários, insultuosos, que chegam ao ponto de, os próprios provocadores ironizarem, escrevendo:
        “Sê sincero, notas aqui algum ateu culto e instruído para além da gandulagem ateísta que por aqui anda? ”
        43-O que eu faço na minha vida privada não é da tua conta, idiota! Eu nunca afirmei que as pessoas devem jogar ao berlinde para ultrapassar a crise económica de Portugal
        44- Milagre da propagação da SIDA, reconhecido, irá acelerar a beatificação de João Paulo II.
        45-Todos nascemos ateus. E quem sois vós para virdes a um lugar ateu fazer juízos de valor acerca dos ateus ó palonços?!
        46-Como toda a gente sabe, Jesus nunca existiu.
        47- Ó troglodita então porque é que quando os da tua espécie se despedem dizem:- Adeus??
        48-Confundes tom com tonalidade. Desconheces a diferença entre ligadura de prolongação e expressão.
        49– Na taxonomia, o homem pertençe ao Reino Animal.
        50- Já agora diga-me: Maria foi fecundada pelo espírito santo, ou não foi necessária esta intervenção? E a pomba era realmente pomba ou neste caso podemos dizer que era pombo? Partindo do princípio que era pomba, estaria esta sujeita ao toque rectal para comprovação dos divinos ovos que então debitava do sagrado gargalo?
        51- Para estes ressentidos provincianos, com uma infância à antiga portuguesa, de porcos no andar de baixo, e uma família de bigode no andar de cima, são tão horríveis as calúnias que lançam sobre a Santa Madre Igreja como sobre o Paulo Pedroso. Para mim também.
        52-O pequeno cristiano ronaldo que cada português frustrado arrasta no seu libidinoso limbo, no Zeca transforma-se numa daquelas enxovalhadeiras esganiçadas das telenovelas venezuelanas, destravadas e com tendências histéricas do síndroma do coito interrompido, que começam por dar a todos, e só depois, lá bem no fim da telenovela é que se aviam com o homem certo, no momento certo, e no dia da procriação!
        53- Mas tu sabes não sabes meu cabrão de merda?
        54- Vai chamar grunho À puta que te pariu. Filhos da puta como tu só percebem esta linguagem não é meu cabrão de merda?
        55- Estou-me mesmo cagando para o seu deus, para a sua virgem, para o seu Cristo, para o Pinóquio, para a bela adormecida, para os unicórnios, fadas e santo António de Lisboa, só não estou cagando para o seu papa, porque preciso da roupa dele, preciosamente imaculada, para limpar o cu
        56- João Paulo II apadrinhou a SIDA, Bento XVI a PEDOFILIA.
        Quem tem poder de encarcerar estes criminosos e ilegalizar a seita?
        57- No caso particular que a Bíblia relata sabemos que o que nos contam é que Jesus saberia ao que ia antecipadamente. É o que diz o relato. Não sou eu. Eu parto do que está lá escrito. Entendo que não tenho que chorar quem se dá ao luxo de se crucificar porque assim quis.
        58- Eheheheheh… Excelente ideia! “Deus”, em vez de crucificar o “próprio” filho para meter dó aos crentes, deveria ter enviado um robot. Foi falta de “alembradura inteligente” ou talvez tenha falta de conhecimentos tecnológicos.
        59- Deuterónimo 5, 8-10, segundo mandamento do Decálogo bíblico.
        60- É péssimo quando se vem discutir para este blog, pensando que o nível cultural dos ateus que frequentam este espaço é igual ao dos crentes de Fátima.
        61-Das frases mais abjectas que ainda hoje se ouve da boca de um funcionário de deus durante a homilia é: «”Tomai, todos, e comei, isto é o meu Corpo (…) Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue”.
        62- Stalin não foi ateu.
        63- Por favor não nos acusem de falar-mos mal da Igreja. Não é preciso ser inteligente para perceber que estas afirmações representam um eloquente exemplo de estupidez humana.
        64- O ateu é um ser honesto nas suas dádivas, dá sem esperar nada em troca. O crente porém não é assim, ele dá porque espera ser recompensado aqui na terra ou em última instância no céu.
        65- Digo-te mais, se eu fosso dono deste site, fazia como fazem os teus queridos religiosos, os comentários só apareceriam depois de censurados.
        66- No meu tempo o vinho de missa era o “Lágrima”. Quando eu era sacristão, bebia-o.
        67-Eu não chamei macacos aos crentes, esses são mais pró carneiros, chamei macacos aqueles que marcaram a concentração de crentes para o 1 de Maio
        68-E embora defensor da liberdade de expressão, considero que não deviam ser toleradas asneiras neste blogue. Quanto ao debate, considero que muito haveria a ganhar se o mesmo fosse obrigado a ser baseado em factos comprovados. Acabava-se logo com as crendices e aldrabices. Era giro, ora digam lá…
        69-Vai chamar Carpinteiro à puta-que-te-pariu. Cabões como tu conheço-os de gingeira.
        E já te avisei uma vez. Dá algum trabalho localizar-te, mas é possivel fazer-te passar um mau bocado. Eu no teu lugar não arriscava tanto…
        70- Jesus xenófobo e racista
        71- Não me incomodam as estravagâncias de que se reveste o dia-a-dia destes crentes
        72- Rodrigues, o ridículo é tanto que apesar de não existir uma única fotografia nem prova do filho do mito, exigem respeito pela imagem do fulano!
        73- Qual é a diferença entre um crente e um cavalo? Um cavalo utiliza umas palas para perder a visão periférica o crente não precisa de palas.
        74 Se não és crenta, pelo Amor de Deus, responde “sem religião””
        75-Igreja Católica, uma instituição criminosa e ao mesmo tempo patética
        76-Os comedores de hóstia devem estar felizes, coitados, pois agora têm mais um patético símbolo para se masturbarem.
        77-És burro, pá ! És burro, fanático e católico, passe o pleonasmo.
        78-Crentes, comprem uma trombeta! O melhor será comprarem uma vuvuzela!

        P.S. Versão mais recente.

        • Kavkaz

          Queres conversa, infeliz abandonado… Tinhas saudades das pessoas inteligentes! Voltaste, pois na tua religião não há pessoas melhores.

          És o papagaio dos ateus!

          • Anónimo

            Já sabes, tu e a maralha da tua igualha de mim levarão sempre todas as respostas que merecem. Se pensam que podem vir para aqui debitar todas as habituais grunhices, estão muito enganados.

            Decidam se querem Paz ou se querem dar azo a que este deprimente blogue permaneça num tom infernal.

            Vocês são os maiores responsáveis e incendiários deste blogue, como, aliás se pode ver pelo estilo dos teus mais recentes comentários:

            “1-Crentes, comprem uma trombeta! O melhor será comprarem uma vuvuzela!”

            “2-Queres conversa, infeliz abandonado… Tinhas saudades das pessoas inteligentes! Voltaste, pois na tua religião não há pessoas melhores.

            És o papagaio dos ateus! ”

            São vocês que alimentam o crescimento da ” CARTILHA DA MARALHA” e os únicos responsáveis por isso.

            Em matéria de discurso ” inteligente”, basta olhares para os 78 números que essa cartilha já contém para se ver quem aqui são os maiores estúpidos deste site.

            Continuem…

      • Santinho

        Miles Davis tcoou trompete e eu ouvi.

  • Kavkaz

    Há notícias que vale a pena repetir… São emblemáticas dos distúrbios e problemas psicológicos que a religião provoca nos crentes. As pessoas normais não dizem coisas assim…

    Harold Egbert Camping, nascido em 1921 nos EUA, é um daqueles fanáticos cristãos que gosta de profetizar e dizer o que não sabe. Então, inventa. Faz-se de esperto…

    Desta vez, Camping anuncia a data do fim do Mundo. Pôs-se a fazer contas matemáticas na Bíblia. Afinal, é só fazer as contas… E anunciou o resultado: é no dia 21 de Maio de 2011. Pronto.

    Tem feito publicidade na imprensa americana e em placards, nas suas imensas estações de rádio em vários países do Mundo (só nos EUA são 66) e na Internet. Para todos saberem, no final, se o cristão Egbert Camping, é burro ou inteligente. Quem ainda tiver dúvidas terá de esperar. Eu já conheço a resposta.

    Não é a primeira vez que ele prevê coisas. A previsão anterior foi em 6 de Setembro de 1994. Nesse dia centenas dos seus seguidores esperaram a vinda de Jesus Cristo em Espanha. Camping,reconheceu o falhanço e desculpou-se que não teria estudado bem a Bíblia e os seus prognósticos estavam errados.

    Vejam lá as figuras idiotas que os crentes fazem…

    “…tocai a trombeta…avisar o povo”
    O Dia do Julgamento Ezequiel 33:3

    Blow the Trumpets
    21 de Maio, 2011

    A Bíblia Garante Isso!

    – Esta é a mensagem do fanático Harold Egbert Camping na Internet.

    – Crentes, comprem uma trombeta! O melhor será comprarem uma vuvuzela!

    • Anónimo

      “A Bíblia Garante Isso!

      – Esta é a mensagem do fanático Harold Egbert Camping na Internet.

      – Crentes, comprem uma trombeta! O melhor será comprarem uma vuvuzela!”

      Que tristeza, que pobreza intelectual a tua Vu Vu. Se há um imbecil que diz umas tantas imbecilidades, como o Camping, tu partes logo para as habituais e mesquinhas generalizações.

      Mas se é um ateu a proferi-las, tu calas e aplaudes.

      És o ” supra-sumo” da inteligência , Vu Vu.

      Não tens vergonha de ti próprio ?

      “Se eu tenho vergonha de mim próprio? Eu respondo-te que sim”

      Kavkaz

  • Kavkaz

    Ahahahah! Um psicopata, provocador de serviço, que não sabe onde cair… Ahahahahah!

    • Anónimo

      Vu Vu

      Também não é preciso rebaixares-te tanto:

      1) Ignorante, já sabíamos que és:

      “Deuterónimo 5, 8-10, segundo mandamento do Decálogo bíblico”

      2) Que tinhas vergonha de ti próprio, também já te tinhas assumido.

      3) Mas, caramba, Vu Vu, não precisavas de chegar ao ponto de confessares a tua psicopatia…:-)

      Ahahahah ! …

      • Kavkaz

        O antoniofernandes2 escreveu esta cretinice:

        “Que tristeza, que pobreza intelectual a tua Vu Vu. Se há um imbecil que diz umas tantas imbecilidades, como o Camping, tu partes logo para as habituais e mesquinhas generalizações.”

        O Sr. Camping é um irmão do antoniofernandes2… Ao chamares ao teu irmão de imbecil estás a retratar-te! Não deves ter espelho em casa.

        Se fosses inteligente até saberias que ele apenas repetiu o que estava na Bíblia: “…tocai a trombeta…avisar o povo”. Tu estás a chamar imbecil não só ao Sr. Camping, mas a quem escreveu tal coisa. É a cretinice de quem não raciocina….

        O antoniofernandes2 sofre de um problema psicocológico e pensa que é inteligente… Mas ele tem de pensar em comprar uma vuvuzela, pois sendo fanático da Bíblia acredita que chegará a altura de soprar no instrumento. Só não sabe é quando… E vai esperando sentado!

  • Anónimo

    Se você ainda está chocado com as imagens do 11 de Setembro aproveite para fazer um minuto de silêncio em homenagem aos 10.000(?) americanos, a maioria civis inocentes, mortos covardemente por terroristas que ainda não se sabe quem são.

    Já que você está em silêncio, fique quieto mais treze minutos em homenagem aos 130.000 civis iraquianos mortos em 1991 por ordem do Bush Pai.
    Aproveite para lembrar que naquela ocasião os americanos também fizeram festa, como os palestinos fizeram.

    Emende mais 20 minutos pelos 200.000 iranianos mortos pelos iraquianos com armas e dinheiro fornecidos a Sadam Hussein (ainda novinho na época) pelos mesmos americanos que mais tarde virariam sua artilharia contra ele.

    Mais quinze minutos pelos russos e 150.000 afeganistãos mortos pelo Taliban, também com armas e dinheiro americano.

    Mais dez minutos pelos 100.000 japoneses mortos direta indiretamente em Hiroshima e Nagasaki, também por accão direta da águia.

    Você já está em silêncio uma hora (um minuto pelos americanos e 59 por suas vítimas).
    Se você ainda está perplexo fique mais uma hora em silêncio pelos mortos na guerra do Vietnam, da qual os americanos não gostam de ser lembrados.

    Tomara (embora os índices de belicosidade dos americanos indiquem o contrário), os americanos comecem a entender que eles também são vulneráveis e que as tragédias que eles provocam são tão bárbaras e covardes como as dos outros.
    Os mortos dos outros povos doem tanto quanto os deles

  • Anónimo

    Obama Sin Laden é malvadão… praticou terrorismo contra os “pobres” EUA… (que tem milhões de crimes no curriculo)…. mas que importa…. Obama (ou Osama…) é que é o mal… afinal São Hollywood… Santa CNN… São NY Times disseram que sim…. e os inimigos de Sin Laden…são bons!!!

    • Kavkaz

      Acalme-se, beba uma “Água das Pedras”! Faz-lhe bem…

      Desapareceu um bandido e você tenta falar de tudo e mais alguma coisa para não reconhecer que o Mundo ficou mais respirável sem aquele assassino profissional. É porque não tem bem a noção de quem era aquele bandido e a “folha de serviço” que ele já tinha!

      • Anónimo

        pois é.. Obama morreu… mas os marines que matam inocentes no Irak e Afeganistão nao

  • Anónimo

    O 11/9 é insignificante para mim…um mero detalhe….

  • Anónimo

    A Europa é idiota ao servir de fantoche da plutocracia de IsraEUA….
    Alain Soral denuncia m,uito bem essa mentirada da “guerra ao terror”

  • Kavkaz

    Más notícias para Ossama Bin Laden… Ele estava convencido de que cada mártir teria direito a 72 virgens no Céu. Mas surgiu um novo estudo que afirma haver um erro de interpretação dos textos antigos e no Céu o que espera todos os mártires é uma virgem com 72 anos.

  • JMC_1

    Epitáfio:

    RIP

    Aqui jaz Ossama Bin Laden (1957-2011)
    Treinado e criado pelos EUA
    A sua vida demonstra o aforismo:
    “Nunca tente o discípulo sem mais perfeito do que o mestre.”

You must be logged in to post a comment.