Loading

Grande Cisma do Ocidente, Cisma Papal ou Grande Cisma – III

Parte III

3 PAPAS, DOIS EM ROMA, UM EM AVINHÃO

Gregório XII, papa de Roma de 1406 a 1415. Prometeu acabar com o cisma, mas não o fez.
Em 21 de Setembro de 1407 o papa Bento XIII e o futuro Gregório XII marcaram um encontro em Savona, mas só o primeiro compareceu. O segundo fê-lo esperar muito pretextando a ocupação de Roma e os seus assuntos internos.

Então, nove cardeais de Gregório desertaram e negociaram com os de Avinhão em total desobediência aos dois papas. Realizaram um concílio geral com alguns cardeais de Avinhão em Pisa, em 25 de Março de 1409. O Concílio Pisano, visava a extinção do Grande Cisma do Ocidente. Participaram o arcebispo de Lisboa, João, o bispo de Lamego e mais dois teólogos portugueses.
Eram cerca de 500 clérigos, bispos, seus delegados, abades, capítulos de catedrais e universitários reuniram uma assembleia na cidade de Pisa que condenou os papas, os destituiu por serem hereges e elegeram Alexandre V como papa legítimo que faleceria um ano depois.

Decidiram depor os dois papas em 5 de Junho de 1409. Condenaram o papa Benedito XIII de Avinhão e Gregório VII de Roma e elegeram Alexandre VI que reinou de 1406 a 1410. Foi papa com outros dois, um de Avinhão, um de Roma, tendo estes dois últimos recusado demitir-se.

Papa Alexandre VI de Roma de 1406 a 1410. Eleito no concílio de Pisa, em substituição dos dois existentes, que se recusaram a acatar e decisão. Coexistiu com mais dois papas, um de Avinhão, um de Roma!
Passeava em Pisa num burro branco, vestido de papa.
Famoso glutão. Passava o tempo a comer, servido por quatrocentas mulheres (?).
Excomungou os outros dois papas e estes excomungaram-no.
Reconvocou o concílio de Constança e em seguida abdicou.

Os papas tentaram subornar-se, espiar-se, enganar-se e matar-se uns aos outros, com auxílio de espiões, assassinos e mercenários.

Bento XIII ficou como único papa e foi ordenado cardeal, bispo do Porto, em Portugal.

João XXIII, antipapa de 1410 a 1415. Por morte de Alexandre V de Pisa, foi eleito Baltazar Cossa, nobre empobrecido, pirata napolitano e praticante de ”luxúrias antinaturais”, com o nome de João XXIII, antipapa de Pisa (não confundir com João XXIII dos tempos recentes, de Roma).
Estudou direito. Bom para os negócios. Vigarista. Descarado e libertino. Guloso e devasso, tinha relações sexuais mesmo com duas irmãs.
Pouco depois da entronização entrou em guerra com o rei de Nápoles, foi derrotado. Refugiou-se em Florença, onde instalou a cúria.
Contava com o enérgico apoio do imperador alemão Segismundo da Hungria que detestava os franceses e os romanos
Tornou-se, depois de ser papa, tesoureiro papal do papa romano Bonifácio IX.
Usou o suborno e prostitutas controladas por si para dominar as pessoas. Sedutor de mulheres às centenas, cobrava imposto às prostitutas, condenava facilmente pessoas à morte. Perseguiu e bateu nos judeus. Mutilava os cardeais. Era jogador.
Matou numerosas pessoas em Bolonha.
Destituído pelo Concílio de Constância, por ateísmo, corrupção, incesto, adultério, corrupção e homicídio.
etc., foi preso na Baviera, mas comprou a sua liberdade, regressou a Itália onde viveu sumptuosamente em Florença, por cortesia do seu amigo banqueiro Cosimo de Médici.
Morreu em 1419 sem ser papa, mas era bispo na altura. Donatello concebeu-lhe o túmulo no baptistério octogonal da Catedral de Florença.
No século XX houve outro papa como mesmo nome para disfarçar os actos deste.

O cisma terminou no Concílio de Constança em 1414, com o papado estabelecido definitivamente em Roma.

O rei Segismundo da Hungria, imperador germânico, culto, inteligente e dado a mulheres, decidiu intervir antes de 1414.
Um (qual?) aliado de Gregório XII ocupou Roma e João XXIII fugiu, a pedir protecção a Segismundo, que impôs condições, como a reunião de um concílio em Constança, cidade imperial, marcando-lhe a data de 1 de Novembro de 1414.

De 1414 11 5 a 1418 realizou-se o Concílio de Constança, naturalmente convocado pelo antipapa João XXIII e que conseguiu o fim do Cisma.
Foi o rei Segismundo que reuniu 18.000 prelados, padres e teólogos: 29 cardeais, 38 arcebispos, 150 bispos, 124 abades, 578 doutores em teologia, muitos outros eclesiásticos, representantes de dez reis, além do imperador Sigesmundo, mais de 100 condes e príncipes e 2,100 cavaleiros (82.300 nobres e leigos).
Faziam-se acompanhar de servidores, cozinheiros, barbeiros, concubinas, músicos, só flautistas eram 1400, escoltas militares.
Ao todo mais de 100.000 pessoas.
Constança era uma pequena cidade que viu a sua vida completamente subvertida durante vários anos.
Concentraram-se lá, pelo menos, 1.500 prostitutas de rua, mais 700 de casa fixa.
Houve um residente que vendeu a mulher pelo preço de uma casa.
Morreram 263 pessoas em rixas.
Eclodiu uma epidemia de noli me tangera, uma ulceração contagiosa do rosto que ataca especialmente o nariz.

João XXIII contava ser eleito papa ao convocar o concílio, mas tal não aconteceu.
Os temas de discussão eram a unificação da igreja, as reformas que clarificariam quem mandaria e os problemas que João Huss tinha criado com as suas ideias.
Os papas de Avinhão e Roma não compareceram, numa tentativa de impedir a realização do concílio.
João XXIII foi acusado dos crimes de pirataria, assassínio, violação, sodomia e incesto, envenenamento, bestialidade, sodomia, relações com freiras, violação de três irmãs.
Abdicou, na condição dos outros dois papas também o fazerem.
Os ingleses e alemães foram muito hostis ao papa de Pisa.

Já todos se preparavam para abandonar o concílio quando Sigesmundo toma a palavra e convence os presentes a acabarem o concílio, mesmo sem o papa presente.
Decidiram que o concílio era obra do Espírito Santo, recebendo o poder directamente de deus e consideraram assim o concílio soberano.
João XXIII teceu sórdidas intrigas para espalhar a confusão e provocar a dissolução do concílio, mas não o conseguiu.
João XXIII, ao verificar que o seu passado estava a impedir a sua eleição, fugiu disfarçado de Constança na esperança que a confusão reinante levasse à dissolução do concílio.

Os monarcas germânicos perderam a paciência com os papas. Quanto a João XXIII, julgam-no e prendem-no, colocado sob vigilância, em 1415 5 29. Foi deposto sob a acusação de simonia, má administração e indignidade humana e. Manteve-se bispo.

Dias depois o papa romano Gregório XII, de noventa anos resolveu reconvocar o concílio de Constança, abdicando de seguida. A 4 de Julho de 1415 foi publicada a sua abdicação e a sua nomeação como bispo e núncio do Porto.

Segismundo encontrou-se com o papa de Avinhão, Bento VIII, em Perpignan, sem resultado. O papa de Avinhão Bento XIII foi abandonado pelos seus adeptos que compareceram no concílio, com receio do imperador alemão e sem o apoio do rei francês que tinha enlouquecido há muito.

Em 1415, Dezembro, em Narbona, Segismundo negociou com os estados ibéricos, que aceitaram retirar o apoio a Bento XIII.
Bento retirou-se para a fortaleza de Peñiscola, em Espanha, onde morreu em 1423, afirmando sempre ser o verdadeiro chefe da cristandade.

Jians Hus divulgou as suas ideias na Boémia. Beneficiou da Reforma. Lutava contra a indiferença religiosa e o vício, o mau comportamento do papado. Foi excomungado no ano de 1410.
Jians Hus foi convocado ao concílio de Constança, onde chegou em Novembro de 1414 com um salvo-conduto do imperador Segismundo, mas foi preso alguns dias depois. Condenaram depois as suas ideias. Em 1415 7 foi queimado na fogueira.

Seguiu-se um forte debate entre conciliaristas (ingleses e alemães), a defender a eleição do papa de 10 em dez anos, e papistas que desejavam ser o papa e decidir quando entendesse.
Com o decorrer das discussões a periodicidade dos concílios começou em 5 anos, depois sete e a seguir de dez em dez anos.
Dois anos depois de discussão foi aceite que os concílios seriam de dez em dez anos, convocados pelo papa elegendo um novo papa ou reelegendo o em exercício.

O colégio eleitoral era formado por 26 cardeais e seis representantes de cinco nações, Alemanha, França, Inglaterra, Espanha, Itália, formando um corpo de 56 eleitores. O cisma terminou no Concílio de Constança em 1414, com o papado estabelecido definitivamente em Roma. O conclave de cardeais reuniram depois em 11 11 1417, mas este só foi encerrado em 22 de Abril de 1418, com a eleição dum novo papa de Roma, Martinho V, um membro da família Colonna, patrícia romana, muito antiga. Conhecido pelo elevado número de sobrinhos que tinha, um antigo apoiante de João XXIII.

Toda a actividade de Segismundo durante o Concílio levou à eliminação dos três papas e à sua substituição por um único, Martinho V, romano, mostrando mais uma vez ser sempre o poder político a dominar a igreja católica.

O concílio de Constança definiu também que a comunhão do povo deve ser somente a hóstia, sendo o cálice reservado para o padre.

Os concílios de Pisa, Constança e Basileia acabaram por decidir também que a autoridade do concílio era superior ao do papa.

Após este concílio e como sua consequência, no século XV, a crise do papado é suplantada, os papas começaram a comportar-se como reis, concentraram imensas riquezas e obras de arte e continuaram a praticar frequentes actos de iniquidade e corrupção.

58 thoughts on “Grande Cisma do Ocidente, Cisma Papal ou Grande Cisma – III”
  • Anónimo

    Já é a enésima vez que este tema é editado e pela enésima vez reafirmo, enquanto crente e cristão que censuro as ignóbeis Cruzadas, a satânica Inquisição, e todos os papas corruptos e devassos, que tinam Deus nos lábios e o Diabo no coração…

    • Kavkaz

      As condenações do antoniofernando2, viraram agora em censura, são para rir à gargalhada!

      Notícia do dia: Uma série de papas iluminados por “Deus” foram condenados por antoniofernando2 ao fogo eterno! O Vaticano não se pronuncia, mas está com medo que os papas restantes possam também ser censurados quando se souber tudo o que fizeram.

      • Anónimo

        Agora temos um Kavkaz que acha bem que não se censure as ignóbeis Cruzadas, a satânica Inquisição, e os devassos e corruptos papas.

        E que ri como um alarve contra quem , como eu, critica esses comportamentos reprováveis.

        Claro que , como ele se habitou a comportamentos de Pide, sempre que escuta a palavra ” censurar”, pensa que está no tempo em que torturava democratas e antifascistas com a tortura do sono.

        Também não admira.

        Quem, como o dito cujo Kavkaz, escreve o que vou passar a transcrever, não só não consegue redigir em português escorreito, como é lerdinho a aprender:

        1) “Há medida que escrevo irei apresentando alguns dos meus argumentos”

        2) O ” quixotista”

        3) Ficou ” lichado”

        Pobre criatura…

        • Kavkaz

          antoniofernando2: Se colocar a cartilha dos católicos para fazer a comparação sempre dará para ver quem é quem…Seriam as inundações universais de “Deus”, fogo eterno, terramotos e destruições de Sodoma e Gomorra, sacrifícios humanos, fogueiras da Inquisição, queima de livros, etc., etc, até chegarmos ao dia de hoje em que o disparatado Zeca-portuga, por exemplo, afirma “Pecaram por não ter obrigado o autor a ingerir os ditos líquidos orgânicos”. é um historial de violência física, um recorrer a qualquer meio e mais alguma coisa para submeterem os outros à vossa vontade. Veja-se a doentia repetição diária das frases que o antoniofernando2 considera a “cartilha”… É a plena burrice do comportamento do desnorteado antoniofernando2. Parece que está a repetir a “Avé Maria”! Experimente a cantar…

          • Anónimo

            Para o lado da tua confraria não olhas tu, ó ” ceguinho”…

          • Kavkaz

            Não tenho confraria, asno!

          • Anónimo

            Fala baixo que eu ouço bem e o povo é sereno…:-)

          • Kavkaz

            Não tenho confraria, asno!

          • Anónimo

            Mentiroso
            ASQUEROSO.

            Poeminha simples mas muito sentido…

          • Anónimo

            Mentiroso
            ASQUEROSO.

            Poeminha simples mas muito sentido…

  • Anónimo

    “Cristo morreu entre dois ladrões e da mesma morte que eles

    Cristo era puríssimo e eles eram infames. Cristo tinha-se adiantado trinta séculos. Eles estavam
    ainda na primeira idade do mundo. E todos três morreram pelo mesmo motivo: por perturbadores”

    Guerra Junqueiro

    • Kavkaz

      É isso mesmo: Aqueles três eram destabilizadores duma sociedade com regras estabelecidas. Jesus convenceu-se que era filho de um deus e que seria rei dos judeus. Manias dessas dá a muitas pessoas, até nos nossos dias. Naquela época ainda não havia médicos psicólogos e hospitais para tratar da tal doença de Jesus. O único tratamento que na altura conheciam para insurretos e rebeldes era o método radical…

      • Anónimo

        Podias ao menos respeitar Quem, perspectivado como figura histórica, ou como figura simbólica, morreu torturado numa cruz.

        Como Cristo muitos mais.

        Mas como és um gajo asqueroso, cospes em todos aqueles que assim foram torturados.

        Não há dúvidas: tens tudo de pide e de salafrário…

        • Kavkaz

          Ainda bem que sou asqueroso para ti. Parvo é que não sou!

          Respeitar as mentiras da Bíblia? Só se não raciocinasse, como é o teu caso!

          Vai vender a tua banha da cobra para a sacristia! Não me enganas! Estás aqui a mais!

          A torturar andou a Igreja Católica durante séculos! E foram milhares de mortos!

          • Anónimo

            Escusas de colocar muitos pontos de exclamação porque, democraticamente, só tens direito a um voto.

            O que é que se há-de dizer de um tipo que nem sequer respeita todos quantos foram crucificados ?

            Asqueroso, claro…

          • Kavkaz

            O meu voto é o de tu és um PALHAÇO!

          • Anónimo

            Vota como quiseres e adjectiva como quiseres. Mas escusas de colocar tantos pontos de exclamação que ficas com os dedos a doer.

            Ok ASQUEROSO ?…

          • Kavkaz

            Ainda bem que sou asqueroso para ti. Parvo é que não sou!

            Respeitar as mentiras da Bíblia? Só se não raciocinasse, como é o teu caso!

            Vai vender a tua banha da cobra para a sacristia! Não me enganas! Estás aqui a mais!

            A torturar andou a Igreja Católica durante séculos! E foram milhares de mortos!

          • Anónimo

            A Igreja Católica é o conjunto da comunidade de todos os católicos. Sou cristão ,não católico, mas, não sei se sabes ler, eu critiquei asperamente as ignóbeis Cruzadas, a satânica Inquisição e todos os papas corruptos e devassas.

            Sabes ler ? Queres que te repita ?…

  • Anónimo

    “Foi nesse silêncio que a minha alma se criou. Foi esse silêncio que nos uniu indestrutivelmente. No corredor escuro onde entrei e onde tacteio como um cego, fazendo alguns riscos a carvão nas paredes, encontrei a tua mão que me ampara e nunca mais a larguei. Aprendi que há outras existências, as dos humildes,maiores que a nossa. E vi Deus.”

    Raul Brandão

    • Kavkaz

      Essa prosa poética não demonstra a existência de “Deus”! Eu posso inventar o que me apetecer do mesmo género para você copiar e expor aqui à sua maneira delirante.

      • Anónimo

        Achas que essa ” prosa poética” não demonstra a existência de Deus ?

        Mas não será rapsódia ?

        Ou será antes perífrase ?

        Estuda bem o assunto pá, ” há” medida que fores comentando.

        Não demonstra ? Descobriste a pólvora, parabéns és um génio.

        Olha, regista a patente da tua descoberta que o Dawkins vai adorar.

        O que eu me divirto contigo… 🙂

        • Kavkaz

          O antoniofernando2 com a sua conversa da treta… :-))

          • Anónimo

            ” Há” medida que vais escrevendo, a pólvora vai-se secando…

          • Kavkaz

            O antoniofernando2 com a sua conversa da treta… :-))

    • Anónimo

      Javardo

    • Anónimo

      “Chegando a Jerusalém, Jesus entrou no templo e, com um azorrague de cordéis, começou a expulsar os que estavam comprando e vendendo. Enxotou os bois e ovelhas, derrubou as cadeiras dos que vendiam aves, virou as mesas dos cambistas, e espalhou o dinheiro pelo chão. E lançando todos para fora do templo, disse: A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Mas vocês fizeram dela um covil de ladrões (Mateus 21.13; João 2.15).”

      ESTEBAN-COM-NOME-DE-TRAFICANTE-DE-DROGA

      Fazes de conta que não percebeste que o texto editado, no fundo, censura aqueles que, em nome de Deus e de Cristo, se comportaram como miseráveis Vendilhões do Templo.

      És daqueles reles que, quando te interessa, criticas os modernos vendilhões, e , quando também te interessa,apareces a censurar Quem no Seu Tempo os expulsou.

      És mesmo um porco.

  • Anónimo

    “Sim, creio que, depois do derradeiro sono,
    há de haver uma treva e há de haver uma luz
    para o vício que morre ovante sobre um trono,
    para o santo que expira inerme numa cruz.
    Creio que Deus é eterno e que a alma é imortal.

    Só a alma é imortal; só essa pura essência;
    Jamais se decompõe ou jamais se aniquila;
    O corpo é simplesmente a lâmpada de argila;
    A alma, eis o clarão.”

    Guerra Junqueiro, ” A Velhice do Padre Eterno”

    Guerra Junqueiro faleceu em 7/7/1923. Na véspera do seu falecimento, pedira a comparência do Padre Cruz, para lhe ministrar os últimos sacramentos da Igreja Católica, pois, segundo as suas próprias palavras,antes queria morrer na presença de um Santo do que na de um teólogo.

    Há quem não vá gostar de saber que Guerra Junqueiro sempre se manteve crente em Deus, mas a vida é assim mesmo: cheia de subtis ironias…

    • Kavkaz

      A crença de Guerra Junqueiro no que quer que seja não demonstra a existência de deuses. Você é patético… :-)))

      Coloque aí versos com crenças de judeus ou muçulmanos, por exemplo… Nos deuses dele você já não acredita!

      • Anónimo

        Tu permaneces na mesma lógica estupidificante.Não sentes vergonha de ti próprio pelo triste desempenho intelectual que aqui andas a fazer ?

        Mas alguém sustentou que o facto de Guerra Junqueiro ter sido crente demonstra a existência de Deus ?

        Achas que eu me preocuparia em ” demonstrar a existência de Deus” quando me estou completamente a borrifar que tu acredites ou não em deuses ?

        Era o que mais faltava. Aprende a ser adulto, esse tipo de dialéctica só te conduz cada vez mais a chafurdagem no anedotário nacional.

        O que é que pretendes ? Conseguir ultrapassar o apjb pela estaca baixa ? É isso ?

        Ou será que entraste numa espécie de processo de autoflagelação ?

        Vê se anotas:

        Guerra Junqueiro foi um vulto de relevo da intelectualidade portuguesa , contemporâneo daquele salafrário e trauliteiro Costa, que tu tanto prezas.

        Mas foi um Homem Íntegro, que sabia, a cada momento, discernir o Justo do Injusto e ,como era indivíduo com os testiculos no sítio, dizia o que muito bem entendia, independentemente da sua escrita cáustica desagradar a A ou a B.

        Já leste o que ele e o Raul Brandão disseram daquela maralha que tomou conta do governo do país , imediatamente após a Implantação da República ?

        Tomaste boa nota do que ambos disseram do trauliteiro do Costa e gajada similar ?

        Olha que o Guerra Junqueiro desancou neles forte e feio.

        ” Republicanos ” , ” democratas”, O Costa e cambada idêntica ?

        É dessa maralha que tu te orgulhas ? Não admira, estão ao teu menor nível.

        Infelizmente, idêntica gajada tem-se perpetuado no Poder.

        Estilo José Sócrates e Teixeira dos Santos, estás a ver ?

        Foram gajos como tu que permitiram que esses demagogos se instalassem no poleiro.

        O resultado está à vista.

        E são tipos como “vocelência” que lá vão pôr agora o copinho de leite do Passos Coelho.

        Eu quero viver num país decente, habitado, não por panfletários, grunhos e sectários, mas por gente que tenha a dignidade pessoal de pensar autonomamente pela sua cabeça, sem palavreado oco e frases feitas demagógicas.

        Exactamente o contrário de tipos como tu, estás a ver ?…

        • Kavkaz

          És muito zaragateiro para o meu gosto… Já experimentaste treinar karaté?

          Se eu tenho vergonha de mim próprio? Fazes uma pergunta tão idiota… Queres ter um orgasmo intelectual? Eu respondo-te que sim. Soube-te bem? Ficaste feliz? Como homem de fé acredita na minha resposta positiva.

          Agora podes ir para a tua sacristia! A tua infantilidade e teimosia incomoda.

          És-me perfeitamente inútil !

          • Anónimo

            Mas não queres conversa ? Queres falar sozinho ? Fazes-me perguntas e eu respondo. Parece-me democrático, a ti não ?…

            Sou-te perfeitamente inútil ?

            Mas algum dia eu ia preocupar-me que saísses do teu círculo concêntrico ?

            Que te faça muito bom proveito…

          • Kavkaz

            A falar sozinhos andam os cristãos há séculos. Pensam que falam com “Deus” e falam sozinhos! Eheheheh!

  • Anónimo

    CRUCIFICAÇÃO

    Eu devia ter vinte e um anos quando me deparei, pela
    primeira vez na vida, com um assassino frio e covarde.
    Eu trabalhava no Juizado de Menores de Belo Horizonte
    e assisti ao depoimento de um jovem de 16 anos, que parecia ter
    muito mais. Ele se apresentara à juíza para explicar como matara,
    na cela da delegacia, um menor de 14. Cinicamente ele narrou os
    acontecimentos: não gostara do jeito frágil e medroso do outro e
    resolveu estrangulá-lo. Enquanto ele cometia seu crime, os outros
    meninos presos cantavam, para que ninguém ouvisse e se desse
    conta do que estava ocorrendo. Perguntado se sentia remorso
    ou arrependimento, ele afirmou categoricamente que não.
    Faria tudo de novo.

  • Kavkaz
    • Anónimo

      Com mamas de silicone está boa para ti. És mesmo grunho.

      • Kavkaz

        És uma criança idiota!

        A notícia realça a mudança de mentalidade duma mulher educada sob a influência da religião muçulmana. Ela conseguiu libertar-se dessa influência e dar um passo para a sua própria liberdade individual contra os hábitos e tradições, contra a pressão da própria família que a condena. Foi a primeira muçulmana a deixar-se fotografar para a “Playboy”. Tem um significado transcendente que fez notícia em muitos jornais dada a relevância do acto dessa mulher.

        Mas para o grunho de nome “contragrunhos” a única coisa que conseguiu distinguir na notícia foi “mamas de silicone”… O estúpido até inventa o que não está na notícia.

        Os comentadores rascas que aqui aparecem… Idiota!

        • Anónimo

          Vê, pela respectiva ordem, os vídeos que coloquei mais abaixo que vale bem a pena.

          Contra factos não há argumentos…:-)

          • Kavkaz

            Vai à tua vida! Inútil!

            Era só o que me faltava agora era aturar-te, idiota!

          • Anónimo

            Vai ver os vídeos, que já estás a perder as estribeiras, e que são muito instrutivos.

            Pode ser que aprendas algo de novo sobre o Santo Sudário…

          • Kavkaz

            Sei mais do que tu, PALHAÇO!

          • Anónimo

            Não sabes nada ASQUEROSO. Só sabes gastar os dedos com pontos de exclamação….

          • Kavkaz

            Notícia do dia: Uma série de papas iluminados por “Deus” foram condenados por antoniofernando2 ao fogo eterno! O Vaticano não se pronuncia, mas está com medo que os papas restantes possam também ser censurados quando se souber tudo o que fizeram.

          • Anónimo

            Já tropeças nos teus próprios pés e já não sabes que dizer. Se eu não condenasse esses papas era porque não condenava. Se condenei, é porque condenei.

            Andas a aprender umas coisas com o LGR: um dia Jesus Cristo é mero mito. No outro dia já é catalogado de ” falinhas mansas” e de ” suicida”…

            Que cambada…

          • Kavkaz

            antoniofernando2: Tu gostas de ser IDIOTA e de o mostrar e demonstrar!

        • Anónimo

          Tanto paleio para não dizeres nada. Gostas de gajas com mamas de silicone, estão ao teu nível.

          • Kavkaz

            És uma criança idiota!

            A notícia realça a mudança de mentalidade duma mulher educada sob a influência da religião muçulmana. Ela conseguiu libertar-se dessa influência e dar um passo para a sua própria liberdade individual contra os hábitos e tradições, contra a pressão da própria família que a condena. Foi a primeira muçulmana a deixar-se fotografar para a “Playboy”. Tem um significado transcendente que fez notícia em muitos jornais dada a relevância do acto dessa mulher.

            Mas para o grunho de nome “contragrunhos” a única coisa que conseguiu distinguir na notícia foi “mamas de silicone”… O estúpido até inventa o que não está na notícia.

            Os comentadores rascas que aqui aparecem… Idiota!

          • Anónimo

            Já não se pode brincar contigo é ? Amuas com facilidade.Tudo por causa de uma mulher com mamas de silicone ?…

          • Kavkaz

            Agora dás em vítima, grunho idiota?

You must be logged in to post a comment.