Loading

Criacionista

37 thoughts on “Criacionista”
  • antoniofernando

    O GRANDE CRIACIONISTA:

    “Certos autores eminentes parecem plenamente satisfeitos com a hipótese de cada espécie ter sido criada de uma maneira independente. A meu ver, parece – me que o que nós sabemos das leis impostas à matéria pelo Criador concorda melhor com a hipótese de que a produção e a extinção dos habitantes passados e presentes do Globo são o resultado de causas secundárias, tais como as que determinam o nascimento e a morte do indivíduo.

    Não há uma verdadeira grandeza nesta forma de considerar a vida, com os seus poderes diversos atribuídos primitivamente pelo Criador a um pequeno número de formas, ou mesmo a uma só? ”

    A Origem das Espécies, Charles Darwin, pág. 554

  • JoaoC

    A própria Teoria da Evolução, ainda que pobre, nada original e com inúmeras falhas de raciocínio lógico, já para não falar da falta de provas, atesta por ela mesma a Criação e a existência de um Criador, a Causa Primeira, e as coisas criadas, causas secundárias, como as leis (físicas, naturais, morais…) e a evolução da própria “evolução das espécies”, se a admitirmos como teoria provável/correcta.

    • antoniofernando

      Porque é que a Teoria da Evolução tem ” falta de provas”, podes explicar ? E Deus criou ou não Adão do barro e depois Eva de uma costela de Adão ?

      História meramente mitológica e simbólica ou real, que te parece ?…

      • Zeca-portuga

        Sim, tem lacunas que a deitam por terra.

        Toda a gente aceita que as espécies evoluem para se adaptarem ao meio. Daí a imaginar que, por obra do acaso, um punhado de matéria inanimada passa a ter vida, e um bicharoco qualquer transforma-se em macacos variados e um deles passa a ser homem… vai muito.

        Curiosamente há gente que passa a vida a manipular uma teoria que até poderia ser válida se não fossem as tentativas de a levar ao extremismo de forma fundamentalista.

        • antoniofernando

          Lacunas que a deitam por terra ? Quais ? E sobra o quê ? Adão criado por Deus a partir do pó ? E Eva criada a partir de uma costela de Adão ?…

        • Ccfranco

          Meu caro,
          A teoria da evolução por selecção natural está comprovada cientificamente.
          É um facto cientifico.
          Procure no dicionário o significado da palavra facto.

        • Ccfranco

          Meu caro,
          A teoria da evolução por selecção natural está comprovada cientificamente.
          É um facto cientifico.
          Procure no dicionário o significado da palavra facto.

        • Ccfranco

          Meu caro,
          A teoria da evolução por selecção natural está comprovada cientificamente.
          É um facto cientifico.
          Procure no dicionário o significado da palavra facto.

          • Anónimo

            Meu caro Ccfranco:

            Não pondo em causa a teoria em si, mas apenas a tua resposta, repara que ela enferma daquilo que aqui acusam os crentes: A teoria está cientificamente comprovada porque a ciência diz que sim; é igual a dizer, está provado que Deus existe porque a religião diz que sim.

            Na verdade, ninguém pode comprovar esta teoria em laboratório. Reúnem-se peças de um puzzle que funcionam como provas, mas quais acreditamos. Há quem não acredite, e está no seu direito, porque as provas foram seleccionadas no sentido de dar uma resposta afirmativa à validade da teoria.
            Ou seja, procura-se, no imenso lote de peças, uma que ajude a provar e descartam-se todas as outras. E, quando falta uma, passamos anos a fio à sua procura. Se existe uma (uma só) que serve (tendo descartado milhares que não serviam), então a teoria está correcta.

            A mim tanto me faz que esteja ou não. Desde logo, isso é um assunto que não tem nada a ver com religião. Conheço muitos ateus que não acreditam na “evolução”, e não deixam de ser ateus por causa disso.

            Li, algures por aí, um comentário onde se diz que a “história” bíblica de Adão é Eva é uma metáfora para explicar a origem do Homem. Embora não sendo crente (logo, não tendo nada a ver com isso) concordo plenamente, até porque, segundo ouço dizer, a Bíblia está cheia dessas metáforas a que chamam “parábolas”.

  • Alguem

    Realmente o criacionista é que devia seguir os outros … uma vez que é mais atrasado e irracional que os outros.

    • antoniofernando

      Será que essa invectiva também se aplica a um tal Charles Darwin, quando este, na sua obra ” A Origem das Espécies” falava ” das leis impostas à matéria pelo Criador ” e ” com os seus poderes atribuídos primitivamente pelo Criador a um pequeno número de formas ou mesmo a uma só ” ?

      Seria Charles Darwin ” mais atrasado e irracional que os outros” ?…

      • Ccfranco

        Caro antonio,
        Leu mesmo a origem das espécies até ao fim ou anda a copiar frases do Darwin da internet?

        • antoniofernando

          Li mesmo. Para nacional porreirista basta você e outros iguais. E a questão essencial é saber se a frase que citei de Darwin é exacta ou não. Não é saber se está ou não na Internet. Sobre isto você nada diz nem refuta. Que tal dizer que Darwin não produziu essa afirmação ?…

      • Ccfranco

        Caro antonio,
        Leu mesmo a origem das espécies até ao fim ou anda a copiar frases do Darwin da internet?

      • Ccfranco

        Tentar desmoronar a teoria da evolução é o mesmo que tentar desmoronar uma barragem com uma colher de pau!!!

        • antoniofernando

          Tenha um pouco tino no seu panfletarismo bacoco e leia ao menos com atenção o que eu escrevi, que reconheço validade à Teoria do Darwin…

      • Ccfranco

        Tentar desmoronar a teoria da evolução é o mesmo que tentar desmoronar uma barragem com uma colher de pau!!!

  • Zeca-portuga
    • Ccfranco

      O seu blog é vergonhoso !
      Mas tembem é muito visitado; vê-se pela quantidade de comentarios que tem.

      • antoniofernando

        Eu não aprecio nada o blogue do Zeca- portuga, mas não é menos vergonhoso do que um tal ” Diário Ateísta”, não sei se já ouviste falar ? Um tal onde se diz que “a crueldade é apanágio dos crentes”, ” Bento XVI é um grande facínora” e ” a religião transforma o homem num monte de merda”.

        Tem vergonha nessa cara. Tu silencias o grotesco, o ofensivo e o ignóbil, quando as ofensas partem daqui. dos teus confrades ateus. Calas boca, silencias e entopes. És covarde e hipócrita….

    • Ccfranco

      O seu blog é vergonhoso !
      Mas tembem é muito visitado; vê-se pela quantidade de comentarios que tem.

  • António,

    conforme a Igreja explica (e antes que pergunte, a minha opinião é a da Igreja, não por formalismo, mas porque a acho mais razoável) a história de Adão e Eva é uma metáfora para explicar que Deus criou o mundo.

    O ponto da Igreja é só este. Se Deus o fez em sete dias ou através de milhões de anos cabe a ciência e não à fé descobrir (daí o meu problema com a teoria do Designio Inteligente. É uma bela teoria, mas é teologia, não ciência).

    A mim, de um ponto de vista doutrinal, é me indiferente a teoria da evolução. O ponto é quando se pega numa teoria cientifica para explicar questões metafisicas.

    Em curto e grosso: o Génesis são uma explicação teológica para a criação do mundo, A teoria da evolução uma explicação cientifica. Não vale a pena procurar cinecia nos genesi nem Deus em Darwin.

    • antoniofernando

      Concordo consigo, mas olhe que a Igreja Católica não é nada pródiga a esclarecer o carácter meramente mitológico da história de Adão e Eva. A Teoria da Evolução estará basicamente certa, conquanto ainda hoje a comunidade científica se divida sobre o carácter mono ou poligénico do surgimento hominídeo do austrolopitecus.

      Seja como for, valerá a pena reflectir nesta acutilante frase do Darwin:”Não consigo convencer -me que um Deus caridoso e omnipotente teria propositadamente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas “…

  • Hs-Klyss

    Nem a concordância no texto na piada tem mais importância … Vamos ser DESTRUÍDOS … por meu lado fico feliz de saber que nesta Terra não pisará mais escroques como os imbecis das crenças, mas também fico descontente porque os “razoáveis” ateístas são só também uma empáfia do que sobrou do esgôto ‘social’ que nos tornamos. Disse aos ateus para prestarem atenção no que coloquei no Clube Natureza Gleam; não deram a mínima. Os problemas de nossa ‘gloriosa’ sociedade estão aqui à minha volta; bem rente: pederastas depravados, fofoqueiras esculhambadas que mais parecem monstros se arrastando, desgraçando pessoas, fiéis FUDENDO a vida dos outros com putaria deslavada no raio da FUÇA; mendigos se desfazendo na mais vil miséria à frente das mansões dos parasitas teo-pulhíticos … mas nada disso importa mais … Vou solicitar agora a um amigo,um canal sério, para veicular um fato. No fundo, gostaria que tivéssemos pelo menos dignidade para encarar o que temos pela frente; mas os vermes políticos e religiosos, na tamanha estupidez e atrofia mental não conseguirão nem começar a darem-se conta da gravidade do fato.
    Só vou lhes dizer uma coisa, para tomarem tento: Alguns tornados não são tornados — estou com as provas disso — não foi fácil constatar isso, nem chegar e checar os detalhes disso.
    Nós seres humanos temos sim já evoluído o suficiente para nossa mentalidade ter noção mais apurada dos fenõmenos de ciência, enquanto alguns boçais ainda estão aí a pregar estorinha que nossa mãe andava a dar idéia a cobras, e o ‘salvador’ deles fez tudo para ter a ‘glória’ de morrer com um tronco enterrado nas costas (para chantageá-los com a fraqueza de um amante de pirú broxa que se mata para a namorada sentir remorsos, por não tê-lo amado à força para suprir sua desgraçada dependência enrustida). Essa é a nossa ‘moral’ e ‘respeito’; o entulho de covardia chantagista com que estufamos o peito, e fazemos guerras, e fudemos tudo à torto e à direito.
    Semanas antes daquele evento das Torres Gêmeas em Nova Iorque, eu estava nas minhas dificuldades em tentar palestrar em universidades atoladas na lacaiice dos donos de crenças; e então tive um sonho, muito mais que esquisito, muito mais que aterrador; não era com fantasminhas, com draculinhas, com diabinhos, com jéórsuizinhus, não. Fiquei uns três dias sem querer sequer dormir, para não ter que sonhar com aquilo:
    Estava assim como num lugar alto com pedras, talvez um morro, sei lá; e de repente vi mulheres subindo o local com bebês no colo, se agarrando para tentar se segurar enquanto as pedras desmoronavam. Então disse a elas:”Vocês estão malucas, as pedras estão despencando e vocês vêm querer subir aqui com as crianças?”. E responderam: “Não está vendo? Olha e vê!”. Quando olhei, na planície, um rôlo imenso aumentava à medida que girava, mas no sopé dele com uma velocidade incrível, uma barreira negra descomunal avançava arrastando tudo. Acordei num espanto súbito … isso sim é pavor … tremia e não queria lembrar nem fechar o olho pra ver aquilo.
    Estava explicando a Gravidade, o fenômeno (não conhecido ainda pelos físicos da função-neutron), a ejeção padrão do menor feixe elétrico possível; aos físicos, metereológos e astrofísicos, nesse período. Então antes de começar um dos dias lá na universidade, relatei em instância discreta a um deles; o nome desse camarada é Hélio dos Santos Silva (o mesmo que leu pela primeira vez o livro Número-Primo — Arte e Natureza, e o indicou a verificação ao Prof. de Matemática Celso Elias; enquanto a filha da Prof. Palmira Rizzo lia outra parte da obra O ESPAÇO e a Procedência do Movimento; e o astrofísico Eduardo Netto discutia comigo outra parte intitulada A Estrutura Mutante do ESPAÇO; e o departamento de Artes avaliava o esboço do Projeto Passos da Natureza-Brasil).
    Estava em Indaial quando na rodoviária, pelas onze da manhã, tudo vazio, os taxistas ressabiados, assistiam a cena: Torres Gêmeas caindo. E depois o podre do Bush, que matou seus próprios compatriotas, varrendo com soldados de jéórsuis milhares de pessoas do mapa.
    Agora nesses dias vemos o terremoto do Japão; e aproveitando-se do impacto das tragédias os pulhas se esbaldando a espalhar a imundície civil da corrupção abençoada pelos pútridos pastores e padres e outros fétidos pústulas divinos.
    Então houve um evento que definiu todo um conjunto de situações a que estamos praticamente expostos e ferrados. Não vejo muita saída.
    Fizemos a MERDA de alvejar o que a gente não tem condições de alvejar; fazer ciência para os resultados serem mandados por pústulas divinos? Dá nisso. O feixe de um canhão laser quando se projeta para o Espaço, ele se dissipa aonde? Caímos na burrice de expandir o esgõto em que vivemos chafurdados para ameaçar vidas que não são as nossas; e que recreiam-se nos planetas;pois planetas não são bairros mandados por canalhas feudais. As provas já estão nas mãos de amigos, já foram verificadas.e vou divulgá-las.
    Agora, somos nós, ou esses canalhas e seus lacaios, que desgraçaram nossas vidas até aqui, e ainda cismaram de tentar ameaçar o que não têm a mínima condição de se antepor.
    Antes de falarem besteira, vou apenas ressaltar uma coisa para atenção:
    Nossa concepção de navegação aero-espacial (e até de marinha) é de fuzelagens ainda feitas com a medieva estupidez de baixo-em cima; gira a aeronave e o piloto fica atrelado à carcaça do ferro-velho; e assim metemos a cara pro espaço estelar.
    Agora pergunto a vocês, como é que vamos encarar um artefacto que desconjunta qualquer de nossa aeronaves só com o deslocamento magnético?
    Acho que aqui tem quem sabe ler, e estou dirigindo-me, aos integrantes desse sítio, e não as lixos que escumam por aqui.
    É por isso que tive de fazer duas postagens extraordinárias no blog Clube Natureza Gleam, o que tá lá é só uma pista do que nós hoje como seres humanos conseguimos vislumbrar, e tivemos a sorte de conseguir detectar, comprovar, e verificar detalhes, de tudo que afirmei aí em cima.

    • Anónimo

      Acho que não gostarás que os crentes tratem assim os ateus (mesmo que falsos).

      “como os imbecis das crenças” – estás a falar de todos os crentes, o que é absurdamente injusto.

      “mendigos se desfazendo na mais vil miséria” – ajuda-os. Que te falta?
      Eu, que sou muito mais ateu do que tu, hoje mesmo dei 25 euros para a Cáritas. Não é necessário ser crente para ser solidário. O que tu dizes envergonha qualquer pessoa, seja ateu ou não.

  • Ccfranco

    Os criacionistas não precisam de ciência. Eles têm o livro mágico. O livro que detem todas as respostas: a biblia.
    Nela estão todas as respostas que os criacionistas querem ouvir.

    deus fez isto
    deus fez aquilo

    Ciência para quê ?

    Preferm serem feitos de barro do que descendentes dos simios.

    Negam factos cientificos que comprometem as suas crenças.

    Em nome de deus recusam abrir os olhos.

    • antoniofernando

      Isso de criacionistas tem muito que se lhe diga. Darwin, na página 554 da sua obra ” A Origem das Espécies” mostra admitir a existência de Deus como Causa Primeir. Se tiveres dúvidas, adquire o livro e confirma.

      Será Darwin também criacionista por se ter referido expressamente a Deus como o Criador ?

      Será que, com essa referência teológica, Darwin negou qualquer facto científico ?

      Aceito completamente, como factos científicos provados, que o Homem proveio da evolução das espécies e não vejo nessa evolução nada que afecte a minha crença em Deus.

      É certo que Darwin veio fazer definitivamente ruir a história de Adão e Eva como factos reais, que nunca foram.

      Se o Homem emergiu dos austrolopitecos de África, num processo biológico de monogenia, como alguns cientistas sustentam, ou de poligenia, como outros contrapõem, é completamente irrelevante.

      Darwin não destruiu Deus, mas apenas esclareceu o mito de Adão e Eva.

      Tão só. Ponto final.

  • Anónimo

    Numa tentativa pueril de desmontar o indesmontável, ainda vai havendo quem se agarre a certas frases de Darwin, escritas há mais de cento e cinquenta anos. Esquecem-se, convenientemente, de que a própria Teoria da Evolução, preconizada por Darwin, também evoluiu. E que o facto de Darwin ter atribuído a um “criador” a origem de tudo, não é um facto estático mas sim dinâmico. Há 150 acreditava-se que rezando a santa Bárbara as trovoadas desapareciam. Se Darwin não conseguiu ir mais longe na sua Teoria, temos de nos ficar por aí?
    valha-nos a pilinha do menino-Jesus, que é benta.

    • antoniofernando

      Tinhas que vir mostrar a pilinha profana do teu discurso oco.

      Só cá faltavas tu a tentar dar de flanco ao que Darwin disse quanto à sua crença no Criador.

      Sei que te róis todo por causa do que consta na página 554 da ” Origem das Espécies”, mas deixa lá que melhores dias virão… 🙂

      • Anónimo

        Mesmo com o Jose Moreira a tentar-te a abrir os olhos e a te explicar que a teoria de Darwin evolui por isso é que há a teoria neodarwinista insistas em ser burro, mas pronto já sei que és o antóniofernando e por isso dá-se um desconto…

        Mas sabes ao menos o Darwin era crente (agnóstico, provavelmente) mas não se ficou pelo Adão e Eva e procurou respostas não é como tu que ficas atirando citações sem saber as teorias actuais e comprovadas… mas como digo dá-se um desconto…

  • Pedro Soares

    De todas as patafurdias em que os crentes acreditam (salvo o pleonasmo), o criacionismo é o único que, pela quantidade de inergumenidade associada, me faz genuinamente rir! =)

    Cumprimentos!

  • jmc

    certo… nem vou perder muito tempo com isto… o debate evolução/criacionismo é politico/religioso e não científico…

    aliás, o que gosto do criacionismo, é que por muito choro que haja de ensinar a “alternativa”, gostava de saber que alternativa é esta. a única coisa que fazem os criacionistas é apontar para a evolução e dizer “não, isto está errado” e apontam as lacunas existentes ou as falhas antigas já corrigidas.
    não sabem é apresentar uma alternativa científica.

    o debate não é novo, e está bastante explicado (detalhadamente) em http://www.talkorigins.org

    a jmc_1, que referiu o cansado e batido argumento que a evolução é a tentativa de reconstrução de um puzzle por se basear nas descobertas sobre o que aconteceu no passado, aponto para a seguinte página do talkorigins: http://www.talkorigins.org/faqs/faq-misconceptions.html
    basta o primeiro ponto, “a evolução nunca foi observada”
    a evolução, como descrita pelos biólogos que a estudam e não pelos anti-evolucionistas que só acreditarão na evolução quando virem um crocodilo a nascer de um papagaio, já foi observada várias vezes, e no mesmo site tem aqui uma lista destas ocorrências: http://www.talkorigins.org/faqs/faq-speciation.html

    um último ponto. a evolução pretende explicar a variedade das espécies de vida existentes no mundo. vir com argumentos fora deste âmbito como “a evolução não explica a origem da vida” para tentar desacreditar esta teoria/facto científico (leiam a definição, é tanto uma teoria como um facto científico http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_como_teoria_e_facto ) não sabem do que raio estão a falar.

  • ajpb

    SERÁ QUE OS CRIACIONISTAS ADVÊM DOS MACACOS?

  • Rafael S. Swiatovy

    Uma coisa que eu nunca entendi é porque os dois seres intermediários não existem? Já que eles são mais evoluídos que o macaco (o último da fila), eles deveriam estar por ai… e o macaco deveria estar extinto, neh?

You must be logged in to post a comment.