Loading

Religião pode ser extinta em 9 países ricos

Uma pesquisa baseada em dados do censo e projeções de nove países ricos constatou que a religião poderá ser extinta nessas nações. Analisando censos colhidos desde o século 19, o estudo identificou uma tendência de aumento no número de pessoas que afirma não ter religião na Austrália, Áustria, Canadá, República Checa, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia e Suíça.

Não vou dizer que eu gostaria de ver todo o pensamento religioso extinto (e nem é ele que está em colapso). Acho isso um tanto dramático demais.  Mas, certamente, a religião organizada perder força pode ser algo positivo. Seria o declínio, quem sabe, de posições fundamentalistas de grupos que são facilmente manipulados pelo clero.

‘Em muitas democracias seculares modernas, há uma crescente tendência de pessoas que se identificam como não tendo uma religião; na Holanda, o índice foi de 40%, e o mais elevado foi o registrado na República Checa, que chegou a 60%’‘, afirmou Richard Wiener, da Research Corporation for Science Advancement, do departamento de física da Universidade do Arizona.

O estudo projetou que na Holanda, por exemplo, até 2050, 70% dos holandeses não estarão seguindo religião alguma.

101 thoughts on “Religião pode ser extinta em 9 países ricos”
  • antoniofernando

    Este texto é tão idiota que bastaria atentar nos dados actuais sobre a Irlanda, para se ver como anda por aqui a propalada ” objectividade ateísta”: um poço sujo de sectarismo ideológico do pior que há:

    De acordo com o censo de 2006, o número de pessoas que afirmaram não pertencer a nenhuma religião,na Irlanda, foi de 186.318 (4,4%). Adicionalmente, 1515 pessoas declararam ser agnósticas e 929 ateus. Portanto, o total não-religioso é de 4,5% da população.

    Mais palavras para quê ?…

    • Jo

      então coloca posta tua referência estatística aqui como prova objetiva do que você fala.
      Eu também posso chegar e dizer que 17% das pessoas do país comem bosta segundo o censo de 2001, ou que 26,5% das pessoas tomam café com o braço direito e comem o pão com o esquerdo, segundo o censo de 2004.
      Pelo menos a matéria do site, coloca a fonte do nome do autor, local e até departamento, sendo assim não muito difícil de localizar tal estudo com uma breve busca.

      • Jo

        como citei acima…segue matéria sobre estudo do declínio religioso de Richard Wiener
        http://www.rescorp.org/new-at-rcsa/modeling-the-decline-of-religion/154

        Vale lembrar que é um estudo baseado em dados e não de mero achismo como vomita certos teístas.

        • antoniofernando

          ” RELIGIÃO PODE SER EXTINTA EM 9 PAÍSES RICOS”.

          Estudo feito em dados e não mero achismo como vomitam certos ateus ?

          É só rir… 🙂

          • Jo

            pode rir…mas ainda estão esperando as suas fontes seguras do censo de 2006. Que tenho quase certeza que foram inventadas.

          • antoniofernando

            ” Tenho quase certeza que foram inventadas”

            És um homem de muita crença afinal. Quanto ao Wiener sabes quem é o gajo pá ?…

          • Jo

            pode rir…mas ainda estão esperando as suas fontes seguras do censo de 2006. Que tenho quase certeza que foram inventadas.

    • Asdfghj

      Aziado do caralho 

  • antoniofernando

    Este texto é tão idiota que bastaria atentar nos dados actuais sobre a Irlanda, para se ver como anda por aqui a propalada ” objectividade ateísta”: um poço sujo de sectarismo ideológico do pior que há:

    De acordo com o censo de 2006, o número de pessoas que afirmaram não pertencer a nenhuma religião,na Irlanda, foi de 186.318 (4,4%). Adicionalmente, 1515 pessoas declararam ser agnósticas e 929 ateus. Portanto, o total não-religioso é de 4,5% da população.

    Mais palavras para quê ?…

  • Ccfranco

    Os deuses estão a perder terreno.

    É verdade que a religião já teve melhores tempos.
    Agora parece enfraquecida, sem forças, sem ideias (que são sempre as mesmas). A religião pareceme doente. Não falo de uma simples constipação; é mais, tipo HIV, condenada à morte.

  • antoniofernando

    Alguns ateus, mormente os ressabiados existenciais, que gostariam de ver um cinzentismo ateísta , disseminado à escala mundial, esquecem-se de um elemento preponderante na crença em Deus:a falta de humanidade que campeia neste mundo inóspito. É exactamente onde essa humanidade falha que, em grande parte, emerge a convicção íntima na existência de Deus. No desespero, na doença, nas dificuldades económicas,muitos voltam-se para a única dimensão que lhes resta: o Divino. Pode haver nessa demanda, e certamente haverá, muitas erradas projecções, muitas quimeras e ilusões,muita equívoca concepção de Deus. Mas o conceito de Deus não é estático. Provém da consciência íntima do Homem desde tempos imemoriais. É certo que, em nome de Deus, como em, nome do Ateísmo, já se cometeram os crimes mais horrendos. Mas foi e tem sido também em nome de Deus que muitos homens e mulheres se devotam filantropicamente à causa humana. Deus, a existir, nada tem a ver com a estupidez e mesquinhez de tantos indivíduos. Os bons são poucos, os santos raros, os medíocres a imensa maioria.É precisamente por causa dos filhos que abandonam os pais, dos pais que maltratam os filhos, dos falsos amigos e dos ingratos, que tanta gente se volta para a Transcendência. Para isso precisam de religiões organizadas ? Não, não precisam. No cantinho simples e silencioso dos seus corações, voltam-se para Deus quando à volta tudo parece desabar. E tantas vezes desaba, não é ? Há ateus que gostariam muito de um mundo sem Deus. São exactamente aqueles que já se viram sós e desamparados, doentes e com dificuldades económicas. E sem amigos sinceros e verdadeiros. Na sua infelicidade, gostariam de arrastar todo o mundo para a sua própria tristeza, pois só assim se sentiriam menos sós. Mas esse não é certamente o sentido da História da Humanidade…

    • Guilherme Reis

      [“”” Há ateus que gostariam muito de um mundo sem Deus. São exactamente aqueles que já se viram sós e desamparados, doentes e com dificuldades económicas. E sem amigos sinceros e verdadeiros. Na sua infelicidade, gostariam de arrastar todo o mundo para a sua própria tristeza, pois só assim se sentiriam menos sós. Mas esse não é certamente o sentido da História da Humanidade…”””]

      Gostaria de saber quem você tomou por base para fazer uma afirmação estúpida e idiota como essa. Se fosse um pouco mais instruído, como praticamente nenhum religioso é, saberia que a filosofia e sociologia instruem MUITO MAIS que qualquer religião já existente. Ninguém quer que dEUS suma e fiquemos “sem nada” no “lugar”. As crianças, enquanto novas, precisam receber instruções de filosofia e sociologia que passam conceitos morais e éticos sobre como viver em uma sociedade e cuidar do próximo e do planeta, com um fundamento social e não um “apelo” do “filho” do seu amigo imaginário.

      Só para seu saber, no meu círculo de convivência, aonde tenho mais de 30 amigos ateus, NENHUM, absolutamente NENHUM corresponde ao estereótipo de escreveu.

      E nem vou discutir os detalhes de suas outras afirmações não, que é pra economizar meu tempo.

      • antoniofernando

        Falou e disse. Vieste bravo e lerdinho. Tem calma pá que a vida não são dois dias e tens toda a Eternidade para te acalmares…

    • Jo

      esse tipo de comentário é daqueles que tentam se mostrar como uma “epopéia pela esperança divina”.
      Cara, posso te dizer que eu, sendo ateu, nas maiores dificuldades que ja tive, nunca proclamei por Deus ou apelos divinos, pois tudo que nos acontece há um motivo, há uma causa, razão e circunstância lógica e não por uma intervenção divina. Argumentar que a humanidade sempre acreditou em Deus nos “primórdios” é um tanto ingênuo, pois baseando-se no pensamento mítico da filosofia, isso é obvio que aconteceu e ainda acontece na mente de muitas pessoas. Outra, referir-se ao ser humano como Homem é um conceito um tanto machista e patriarcal, como a bíblia eleva muito, deixando a mulher no mero desprezo e digna de humilhação em diversos capitulos e autores.
      Confesso que me sinto 3x mais feliz sendo ateu do que qdo era agnóstico, não arrasto ninguem para infelicidade alguma, pois amizades são feitas pelo convívio social e nao por mero capricho divino. Quando me sinto infeliz vou recorrer a quem me acolhe, ou seja, as pessoas próximas a mim, pois nelas que enxergo a realidade. Jogar os problemas todos ao divino é um tanto egoísta, altruísta, digno de alguem que não quer encarar um problema e jogá-lo para debaixo do tapete, como por exemplo, pacientes que agradecem a Deus por estarem curados e aos médicos que se esforçaram fervorosamente para que isso acontecesse, nada, digno da ignorância de uma pessoa que invalida todo esforço da ciência, utilizaa para benefício próprio e a ataca com argumentos infantis teístas.
      Ser Ateu nao é sinônimo de “falta de humanismo”, sendo instituições, organizações e movimentos ateístas uns dos mais humanistas já vistos do que religiosos que instituem o medo e idolatria ao invisível.
      E por ultimo, não houve em toda história ja registrada nenhuma guerra, chacina, retaliação e etc. em nome do ateísmo. Agora quero ver comparar o contrário.

    • Jo

      esse tipo de comentário é daqueles que tentam se mostrar como uma “epopéia pela esperança divina”.
      Cara, posso te dizer que eu, sendo ateu, nas maiores dificuldades que ja tive, nunca proclamei por Deus ou apelos divinos, pois tudo que nos acontece há um motivo, há uma causa, razão e circunstância lógica e não por uma intervenção divina. Argumentar que a humanidade sempre acreditou em Deus nos “primórdios” é um tanto ingênuo, pois baseando-se no pensamento mítico da filosofia, isso é obvio que aconteceu e ainda acontece na mente de muitas pessoas. Outra, referir-se ao ser humano como Homem é um conceito um tanto machista e patriarcal, como a bíblia eleva muito, deixando a mulher no mero desprezo e digna de humilhação em diversos capitulos e autores.
      Confesso que me sinto 3x mais feliz sendo ateu do que qdo era agnóstico, não arrasto ninguem para infelicidade alguma, pois amizades são feitas pelo convívio social e nao por mero capricho divino. Quando me sinto infeliz vou recorrer a quem me acolhe, ou seja, as pessoas próximas a mim, pois nelas que enxergo a realidade. Jogar os problemas todos ao divino é um tanto egoísta, altruísta, digno de alguem que não quer encarar um problema e jogá-lo para debaixo do tapete, como por exemplo, pacientes que agradecem a Deus por estarem curados e aos médicos que se esforçaram fervorosamente para que isso acontecesse, nada, digno da ignorância de uma pessoa que invalida todo esforço da ciência, utilizaa para benefício próprio e a ataca com argumentos infantis teístas.
      Ser Ateu nao é sinônimo de “falta de humanismo”, sendo instituições, organizações e movimentos ateístas uns dos mais humanistas já vistos do que religiosos que instituem o medo e idolatria ao invisível.
      E por ultimo, não houve em toda história ja registrada nenhuma guerra, chacina, retaliação e etc. em nome do ateísmo. Agora quero ver comparar o contrário.

      • antoniofernando

        “E por ultimo, não houve em toda história ja registrada nenhuma guerra, chacina, retaliação e etc. em nome do ateísmo. Agora quero ver comparar o contrário. ”

        Claro pá, tens toda a razão. Estaline ou Pol Pot ou Enver Hoxa quando matavam, perseguiam e encerravam igrejas e mosteiros era tudo em nome do Comunismo, nada em nome do Marxismo-Leninista Ateísta. Mas era só às 2ªs, 4ªs e 6ªs. Às 3ªs, 5ªs ,sábados e domingos, voltavam a ser bons rapazes e até davam beijinhos nas criancinhas. Tudo boa malta….

        • Jo

          Sim, eles eram ateus, mas em nenhuma instância algum desses declarou estar matando em nome do ateísmo, pq ateísmo nao tem dogmas, ou seja, nao se declara atitudes estúpidas em nome dele. Stalin tinha suas políticas e de controle ao poder nao meramente religiosas, ou vc nao estudou história? Se vc estudou, sabe muito bem que a igreja atuava no campo político e a idéia de derrubá-las foi partidária ao comunismo, pois causava certa pressão ao poder que ali exercido (vide Romanos). Ou seja, acho que vc nao sabe bosta nenhuma sobre Comunismo.

          Alias, essa moda de agregar nomes “famosos” que causaram grande mal, não engloba todos no mesmo saco como vc tenta fazer. Se for considerar esse taca-taca de “quem fez o maior mal as pessoas”, o próprio Deus já ganha de lavada como o maior vilão da historia da terra, sem contar Hitler com a aliança católica alemã, as cruzadas, caça as bruxas, destruição da cultura bárbara, extinção da civilização maia, constantes guerras do oriente médio(guerra santa)…e por ai vai…tudu em nome de religião de 2ªs a 2ªs 24/7.

        • Jo

          Sim, eles eram ateus, mas em nenhuma instância algum desses declarou estar matando em nome do ateísmo, pq ateísmo nao tem dogmas, ou seja, nao se declara atitudes estúpidas em nome dele. Stalin tinha suas políticas e de controle ao poder nao meramente religiosas, ou vc nao estudou história? Se vc estudou, sabe muito bem que a igreja atuava no campo político e a idéia de derrubá-las foi partidária ao comunismo, pois causava certa pressão ao poder que ali exercido (vide Romanos). Ou seja, acho que vc nao sabe bosta nenhuma sobre Comunismo.

          Alias, essa moda de agregar nomes “famosos” que causaram grande mal, não engloba todos no mesmo saco como vc tenta fazer. Se for considerar esse taca-taca de “quem fez o maior mal as pessoas”, o próprio Deus já ganha de lavada como o maior vilão da historia da terra, sem contar Hitler com a aliança católica alemã, as cruzadas, caça as bruxas, destruição da cultura bárbara, extinção da civilização maia, constantes guerras do oriente médio(guerra santa)…e por ai vai…tudu em nome de religião de 2ªs a 2ªs 24/7.

        • naotenho

          entao, se todo ditador ateu matou pelo ateísmo, quer dizer que todo rei, governante e ditador teista matou por deus.

          e nem venha dizer o contrario, pois estou apenas
          seguindo sua lógica.

          viu, sua distorção dos fatos vai para os dois lados.

          • antoniofernando

            Claro homem. O Estaline, o Pol Pot e o Enver Hoxa eram só ateus em certos dias da semana. Nos dias em que eles eram bonzinhos. Nos outros eram só comunistas, não sabias ?…

    • Ccfranco

      Pode concluir-se do seu texto que os crentes só creem em deus por interesse.

      Ou seja, os crentes só têm fé em deus quando dele precisam.

      • antoniofernando

        Não entendeste nada pá. O que eu disse é que há muitas pessoas que, na hora da aflição, se voltam para Deus, Isso é um dado objectivo, que contrapus ao suposto declínio da Religião.Podes gostar ou não, mas é assim.

        Quanto ao facto de entenderes que ” os crentes só têm fé em deus quando dele precisam”, fala só por ti e já não é mau…

        • Anónimo

          Já agora, uma pergunta: e isso de se “voltar para Deus”, tem dado resultados práticos? Quais? Há provas disso?

        • Anónimo

          Já agora, uma pergunta: e isso de se “voltar para Deus”, tem dado resultados práticos? Quais? Há provas disso?

          • antoniofernando

            Não sei. Só quis enfatizar um facto objectivo , que contrapus à invocação do declínio da religião , num estudo de um wiener qualquer, cujo suposto trabalho de investigação
            não encontrei em lado nenhum.Curioso não é ?

            Há pessoas que se voltam para Deus em momentos de desespero ? Há.

            Por enquanto, ainda não são presas por isso…

          • Anónimo

            Também há pessoas que, em momentos de aflição, soltam palavrões.
            Investigações recentes apontam para que os resultados são rigorosamente os mesmos, isto é, tanto dá soltar palavrões como invocar divindades..
            A única diferença é que os palavrões dizem respeito a coisas cuja existência está devidamente comprovada.

          • Soniabenite

            Está o link ali em cima, Sr. António Fernando. Quanto aos supostos dados estatísticos que apresentou é que ainda não apresentou a fonte.

    • Ccfranco

      Pode concluir-se do seu texto que os crentes só creem em deus por interesse.

      Ou seja, os crentes só têm fé em deus quando dele precisam.

    • José Gomes

      “Alguns ateus, mormente os ressabiados existenciais, que gostariam de ver um cinzentismo ateísta , disseminado à escala mundial…”

      Sucintamente, o que se depreende nas entrelinhas do seu texto é que é melhor acreditar em Deus porque se não a realidade se torna numa dimensão de insuportável angústia, que os ateus só a escolheram porque estão misteriosamente apaixonados pelo abismo. É mais ou menos o mesmo argumento disparatado que um heroinómano poderia utilizar para continuar preso numa dimensão artificial, na relaxante primavera da sua realidade adulterada. Mas, vendo bem a coisa, não terá o heroinómano direito ao seu argumento disparatado? Eu quando faço coisas que não fazem sentido, também consigo arranjar argumentos para as fazer. Por exemplo: quando vejo Benfica.

      E ainda bem que deus é mais ou menos semelhante ao Benfica: quando me sinto triste vou ver golos do Nuno Gomes. Para mim, o único problema com a religião é mesmo que as claques de deus dão mais pancada, têm rockets e querem que eu faça parte delas (enquanto nenhum portista me tentará nunca a convencer a fazer parte dos Super-Dragões).

      Recomendo-lhe uma viagem a África (onde vivo e de onde escrevo): ficará tão assustado ao ver tantos, mas tantos milhões de homens inteligentes, calmos, ponderados (isto não é irónico) profundamente convictos da inferioridade das outras religiões em relação ao islão que concluiria rapidamente que era melhor acabar com este campeonato antes que a globalização do mesmo comece a dar problemas a sério.

      Ok, é a sua vez de me tentar converter. É isso que estamos aqui a fazer, não é?

    • José Gomes

      “Alguns ateus, mormente os ressabiados existenciais, que gostariam de ver um cinzentismo ateísta , disseminado à escala mundial…”

      Sucintamente, o que se depreende nas entrelinhas do seu texto é que é melhor acreditar em Deus porque se não a realidade se torna numa dimensão de insuportável angústia, que os ateus só a escolheram porque estão misteriosamente apaixonados pelo abismo. É mais ou menos o mesmo argumento disparatado que um heroinómano poderia utilizar para continuar preso numa dimensão artificial, na relaxante primavera da sua realidade adulterada. Mas, vendo bem a coisa, não terá o heroinómano direito ao seu argumento disparatado? Eu quando faço coisas que não fazem sentido, também consigo arranjar argumentos para as fazer. Por exemplo: quando vejo Benfica.

      E ainda bem que deus é mais ou menos semelhante ao Benfica: quando me sinto triste vou ver golos do Nuno Gomes. Para mim, o único problema com a religião é mesmo que as claques de deus dão mais pancada, têm rockets e querem que eu faça parte delas (enquanto nenhum portista me tentará nunca a convencer a fazer parte dos Super-Dragões).

      Recomendo-lhe uma viagem a África (onde vivo e de onde escrevo): ficará tão assustado ao ver tantos, mas tantos milhões de homens inteligentes, calmos, ponderados (isto não é irónico) profundamente convictos da inferioridade das outras religiões em relação ao islão que concluiria rapidamente que era melhor acabar com este campeonato antes que a globalização do mesmo comece a dar problemas a sério.

      Ok, é a sua vez de me tentar converter. É isso que estamos aqui a fazer, não é?

    • José Gomes

      “Alguns ateus, mormente os ressabiados existenciais, que gostariam de ver um cinzentismo ateísta , disseminado à escala mundial…”

      Sucintamente, o que se depreende nas entrelinhas do seu texto é que é melhor acreditar em Deus porque se não a realidade se torna numa dimensão de insuportável angústia, que os ateus só a escolheram porque estão misteriosamente apaixonados pelo abismo. É mais ou menos o mesmo argumento disparatado que um heroinómano poderia utilizar para continuar preso numa dimensão artificial, na relaxante primavera da sua realidade adulterada. Mas, vendo bem a coisa, não terá o heroinómano direito ao seu argumento disparatado? Eu quando faço coisas que não fazem sentido, também consigo arranjar argumentos para as fazer. Por exemplo: quando vejo Benfica.

      E ainda bem que deus é mais ou menos semelhante ao Benfica: quando me sinto triste vou ver golos do Nuno Gomes. Para mim, o único problema com a religião é mesmo que as claques de deus dão mais pancada, têm rockets e querem que eu faça parte delas (enquanto nenhum portista me tentará nunca a convencer a fazer parte dos Super-Dragões).

      Recomendo-lhe uma viagem a África (onde vivo e de onde escrevo): ficará tão assustado ao ver tantos, mas tantos milhões de homens inteligentes, calmos, ponderados (isto não é irónico) profundamente convictos da inferioridade das outras religiões em relação ao islão que concluiria rapidamente que era melhor acabar com este campeonato antes que a globalização do mesmo comece a dar problemas a sério.

      Ok, é a sua vez de me tentar converter. É isso que estamos aqui a fazer, não é?

      • antoniofernando

        O teu Benfica anda pelas ruas da amargura e nem o Jesus vos salva quanto mais o Nuno Gomes. Quando andas triste vais ver o Benfica ? Eu,se fosse benfiquista, andava profundamente deprimido. 5-0 lembras-te ?… 🙂

      • antoniofernando

        O teu Benfica anda pelas ruas da amargura e nem o Jesus vos salva quanto mais o Nuno Gomes. Quando andas triste vais ver o Benfica ? Eu,se fosse benfiquista, andava profundamente deprimido. 5-0 lembras-te ?… 🙂

      • antoniofernando
    • 1atento

      ” Para isso precisam de religiões organizadas ? Não, não precisam.”
      Essa é a questão!
      Afinal porque discorda da questão tratada neste artigo?

    • nathan

      concordo com as posições do Antonio Fernando, porém concordo que os dados estatísticos que ele citou podem ser falsos, já que até agora não mostrou a fonte… e isso me deixa muito decepcionado com ele.
      Mas não vou aqui confrontar nada, nem discutir, muito menos aborrecer ninguém; é o que fazem os ateus, os idealistas, os feministas, machistas também, além da casta burguesa inteira… Todos estes são religiosos, porque competem, brigam, se deixam levar por meros comentários, que quando ouvem ou lêem, passam a recebê-los como insultos…
      Ou seja, são pessoas que acumulam tanto ressentimento dentro de si que, paradoxalmente, não descontam em ninguém, mas sim neles próprios… acumulam raiva, insatisfação, rancor, mágoa, comida kilocalórica detro de si, etc,etc… por isso falam um monte de asneiras que, por mais creditáveis e validadas pela Ciência que sejam, mal se dão conta que caem, eles também, num abismo religioso…
      Vivemos na era mais religiosa de todas, graças às ideologias, às militâncias, às imagens da mídia (que são a religião atual)…
      Enfim, ateus, cientificistas, feministas, objetivistas, materialistas, calvinistas (por querem acumular tudo), iluministas, burgueses, machistas, capitalistas, socialistas, comunistas, etc… SÃO TODOS RELIGIOSOS! Muito mais do que os cristãos.
      Eles não sabem sequer o que realmente significa ser religioso… não sabem que ideologias são religiões. Tudo que se vê, toca, ouve, é também religião… tudo que aparece, que se dá às vistas, às aparências, é na verdade ilusório! E eles só acreditam no que podem ver e tocar… Religião é tudo aquilo que prende o indivíduo numa ilusão!
      Eles entendem tudo por sentimentos, se deixam insultar por qualquer coisa; tudo que alguém tenta lhes contrapor, recebem com o ressentimento mais profundo… não usam a massa cinzenta pra refletir e receber o que lhes é falado ou mostrado… Só o ressentimento. É o ressentimento deles que passa por cima de tudo… até de quem tenta fazer amizade com eles… Eles fazem panelas, excluem as pessoas que não se aderem às mesmas ideologias deles, desrespeitam pessoas que nunca lhes fizeram mal… eles aderem a tudo que é ideologia e discurso reacionário… É até engraçado de ver! rs!

      Sim, eles têm muitos amigos, companhia, relacionamentos… porque afinal, são a maioria agora!
      Mas não dá pra fazer amizade verdadeira com eles, pq não sabem (e evitam) a sinceridade do outro… vc tem que mentir pra conseguir a amizade deles… tem que concordar com tudo que eles falam, elogiá-los, dizer que o que fazem é certo, justo, revolucionário, altruísta, humanista, feminista, “sustentável”… Mal sabem lidar com o “espírito do tempo”.

      Eu tentei durante muito tempo fazer amizade com esse povo… falo de ANOS… convivendo com eles, com toda boa vontade e esperança de formar amizades sólidas…. apenas para, no fim, chegar à conclusão de que eles são as pessoas mais religiosas, ressentidas, revoltadas e insatisfeitas do mundo… Não dá pra confiar o mundo às mãos deles, muito menos a saúde das pessoas, o bem estar dos desfavorecidos, a dignidade das mulheres, a justiça a ser cumprida.
      Só por Deus mesmo

      • Alison

        “Mas não vou aqui confrontar nada, nem discutir, muito menos aborrecer ninguém; é o que fazem os ateus, os idealistas, os feministas…”

        BELA FRASE AMIGO, POR UM SEGUNDO ME SENTI NO ORIENTE MÉDIO OU NA EUROPA MEDIEVAL.

      • André

        Quer-me cá parecer que tu é que não sabes o que é uma religião…

    • Alison

      “No cantinho simples e silencioso dos seus corações, voltam-se para Deus quando à volta tudo parece desabar”

      amigo, vc é tão bitolado que seu cérebro esta atrofiando, cuidado.

  • antoniofernando

    “Não vou dizer que eu gostaria de ver todo o pensamento religioso extinto (e nem é ele que está em colapso). Acho isso um tanto dramático demais”

    Eduardo Patriota

    Mas se fosse a 99% já não te importarias né ? És tão sensível…

  • Guilherme Reis

    [“”” Há ateus que gostariam muito de um mundo sem Deus. São exactamente aqueles que já se viram sós e desamparados, doentes e com dificuldades económicas. E sem amigos sinceros e verdadeiros. Na sua infelicidade, gostariam de arrastar todo o mundo para a sua própria tristeza, pois só assim se sentiriam menos sós. Mas esse não é certamente o sentido da História da Humanidade…”””]

    Gostaria de saber quem você tomou por base para fazer uma afirmação estúpida e idiota como essa. Se fosse um pouco mais instruído, como praticamente nenhum religioso é, saberia que a filosofia e sociologia instruem MUITO MAIS que qualquer religião já existente. Ninguém quer que dEUS suma e fiquemos “sem nada” no “lugar”. As crianças, enquanto novas, precisam receber instruções de filosofia e sociologia que passam conceitos morais e éticos sobre como viver em uma sociedade e cuidar do próximo e do planeta, com um fundamento social e não um “apelo” do “filho” do seu amigo imaginário.

    Só para seu saber, no meu círculo de convivência, aonde tenho mais de 30 amigos ateus, NENHUM, absolutamente NENHUM corresponde ao estereótipo de escreveu.

    E nem vou discutir os detalhes de suas outras afirmações não, que é pra economizar meu tempo.

    • antoniofernando

      Escreves mal. O teu blogue é chatérrimo e o pessoal já conhece aqueles estereótipos ateístas de gingeira. Vê se evoluis.Olha, lê o que o Sam Harris diz sobre a consciência que é algo novo no cinzentismo paralítico do Novo Ateísmo…

    • antoniofernando

      Escreves mal. O teu blogue é chatérrimo e o pessoal já conhece aqueles estereótipos ateístas de gingeira. Vê se evoluis.Olha, lê o que o Sam Harris diz sobre a consciência que é algo novo no cinzentismo paralítico do Novo Ateísmo…

  • Ma

    Concordo, religião tem que ser pessoal e não organização com influência política.

    Porém, esses dados devem estar errados, pois não levam em conta a imigração massissa nesses países ricos, e também na taxa de fertilidade muito mais altas dos imigrantes do que dos nativos.

  • Pedro almeida

    “No desespero, na doença, nas dificuldades económicas,muitos voltam-se para a única dimensão que lhes resta: o Divino.”

    OK! o antonio fernando acabou de nos provar q realmente, a crença em deus é algo q se justifica pelo desespero. n vejo coisas mt positivas nisso nao: um afago etéreo.

    isso se capinarmos um pouco no meio de todo o proselitismo q ele cuspiu.

    • antoniofernando

      A crença em Deus emerge também no desespero, é verdade. Na hora das aflições, já há demasiados Pedros Almeidas a debitarem discursos nihilistas e a marimbarem-se para as dores alheias…

      • Fernando Lima

        Cara, você escreve, escreve e vomita palavras, mas ainda não vi coerência em suas palavras. Você poderia, por favor, publica suas fontes do primeiro comentário? Estou curioso para saber a origem dos seus números.
        Não vale dizer que foi Deus hein! 😉

        “Este texto é tão idiota que bastaria atentar nos dados actuais sobre a Irlanda, para se ver como anda por aqui a propalada ” objectividade ateísta”: um poço sujo de sectarismo ideológico do pior que há:

        De acordo com o censo de 2006, o número de pessoas que afirmaram não pertencer a nenhuma religião,na Irlanda, foi de 186.318 (4,4%). Adicionalmente, 1515 pessoas declararam ser agnósticas e 929 ateus. Portanto, o total não-religioso é de 4,5% da população.”

        • antoniofernando

          Outro ressabiado. Queres fontes fidedignas ? Que tal a Irlanda, onde a religião vai ser ” extinta” segundo o relato citado pelo Patriota e onde, em 2006, foram contabilizados 929 ateus, segundo a Wikipédia ?…

          • Guilherme Reis

            Sério que você está citando a Wikipedia como fonte? Sério? Sem mais comentários…

          • antoniofernando

            Sério mesmo pá . Pelo menos na Wikipédia podes contestar o que entenderes errado. Quanto ao wiener, não encontrei o estudo em lado nenhum. Será que o gajo existe ou foi alguma invenção ateísta ?…

          • Guilherme Reis

            Sério que você está citando a Wikipedia como fonte? Sério? Sem mais comentários…

      • Fernando Lima

        Cara, você escreve, escreve e vomita palavras, mas ainda não vi coerência em suas palavras. Você poderia, por favor, publica suas fontes do primeiro comentário? Estou curioso para saber a origem dos seus números.
        Não vale dizer que foi Deus hein! 😉

        “Este texto é tão idiota que bastaria atentar nos dados actuais sobre a Irlanda, para se ver como anda por aqui a propalada ” objectividade ateísta”: um poço sujo de sectarismo ideológico do pior que há:

        De acordo com o censo de 2006, o número de pessoas que afirmaram não pertencer a nenhuma religião,na Irlanda, foi de 186.318 (4,4%). Adicionalmente, 1515 pessoas declararam ser agnósticas e 929 ateus. Portanto, o total não-religioso é de 4,5% da população.”

      • Pedro almeida

        é. bom mesmo é ser proselitista. me ensina tio

        • antoniofernando

          Não é preciso. Tu já és mestre em arengar sobre um estudo de um wiener que nem se encontra disponível on line…

          • Pedro almeida

            cara
            no dia q vc quiser discutir apresentando argumentos e evidências pra sua posição, blz. vai largar mao de so vim com ad hominem.

            até lá, fica na tua…
            disfarça sua arrogancia e ignorancia com palavras bonitinhas pro lado de lá. pare de ficar alternando entre estados de proselitismo-mandar-videozinho-de-jesus e estados de pseudo-intelectual esclarecido, fica parecendo um transtorno bipolar.

            fica feio pra vc.

      • Pedro almeida

        é. bom mesmo é ser proselitista. me ensina tio

      • André

        Chama-se a isso um argumentum ad hominem

    • antoniofernando

      A crença em Deus emerge também no desespero, é verdade. Na hora das aflições, já há demasiados Pedros Almeidas a debitarem discursos nihilistas e a marimbarem-se para as dores alheias…

  • Alberto

    Acho muito bom que esta religiosidade organizada tenha seus fins contados, afinal de contas historicamente não se tem bons exemplos de suas práticas!
    Infelizmente no Brasil a situação é quase oposta, mesmo com um recente agrupamento de ateus através a internet, oque facilita muito a propagação de idéias que não são veiculadas pela mídia comprometida com a alienação em termos religiosos, o crescimento da influência de correntes religiosas radicais e absolutistas (geralmente cristãos protestantes pentecostais e neo-pentecostais) tanto na midia como na política representa um perigo real para a democracia e a laicidade do estado, algo que apesar de frequentemente desrespeitado faz parte da constituição.
    Mas bem o texto desta página fala de paises ricos, ou seja, não do Brasil…

    • antoniofernando

      No site dos ateus do Brasil cortam a palavra àqueles que tecem críticas, como já comigo aconteceu. Vai dar banho ao cão, volta para o teu samba…

  • Lidiane

    kkkkkkkkkk. Acho engraçado quando vejo gente dizer que ateus vivem num mundo de tristeza. Deus pra mim é uma piada, um amiguinho imaginário q alguns gostam de ter, e eu sou felicíssima. Tenho muitos amigos, um bom emprego, namorado, família, arte, livros, filmes e tudo que uma pessoa precisa pra passar por essa curta vida q acaba debaixo da terra. Quem diz q o ser humano não consegue viver sem deus tem sérios problemas cognitivos e sabe muito pouco ou quase nada sobre a história da humanidade.

    • antoniofernando

      “Quem diz q o ser humano não consegue viver sem deus tem sérios problemas cognitivos e sabe muito pouco ou quase nada sobre a história da humanidade”

      Chegou a culta. Falou e disse.Tens direito a um voto, mas não a mais.

      Também te acho taralhoca, para ser simpático contigo.

      P.S. No site dos ateus do Brasil bloqueiam aqueles que tecem críticas, como já comigo aconteceu.Por cá também andava por um Lélé com propensões pidescas mas já viu que não tem estaleca para torquemada ateu.

      Vai dar banho ao cão, volta para o teu samba…

      • carpinteiro

        Força TonY!
        Está na hora de os mandares a todos para a p… da m… deles.
        Força TonY, tu és bom nisso… pá! manda-os a apanhar no c…
        Força TonY não desanimes.
        Puxa aí do teu vocabulário mais merdoso que tens sempre à mão… assim mesmo!

        • antoniofernando

          Olha o ” bem educado” do Lé Lé a defecar-se todo…

        • carpinteiro

          TonY, ainda hoje não falaste de Aristóteles!

          [url=http://www.ateismo.net/2010/12/08/vida-sexual-dos-papas-por-eric-frattini-4/=/]Nem nos falaste[/url] da felicidade de encontrar muito próximo de ti duas maravilhosas pessoas verdadeiramente ateias: tua mulher e o teu melhor amigo. Mas são seres de superior elevação ética e tão próximos da perfeição moral e comportamental.A tua mulher que gostava de ser crente mas não consegue superar as suas objecções intelectuais, tal como o teu estimado e fraternal amigo.

          Estás a ficar alzheimerado pá!

        • antoniofernando

          Toma Lé Lé. ” Estas” são para ti,deves gostar:

          http://www.youtube.com/watch?v=UmM7_XY2DmQ

    • antoniofernando

      “Quem diz q o ser humano não consegue viver sem deus tem sérios problemas cognitivos e sabe muito pouco ou quase nada sobre a história da humanidade”

      Chegou a culta. Falou e disse.Tens direito a um voto, mas não a mais.

      Também te acho taralhoca, para ser simpático contigo.

      P.S. No site dos ateus do Brasil bloqueiam aqueles que tecem críticas, como já comigo aconteceu.Por cá também andava por um Lélé com propensões pidescas mas já viu que não tem estaleca para torquemada ateu.

      Vai dar banho ao cão, volta para o teu samba…

    • antoniofernando

      “Quem diz q o ser humano não consegue viver sem deus tem sérios problemas cognitivos e sabe muito pouco ou quase nada sobre a história da humanidade”

      Chegou a culta. Falou e disse.Tens direito a um voto, mas não a mais.

      Também te acho taralhoca, para ser simpático contigo.

      P.S. No site dos ateus do Brasil bloqueiam aqueles que tecem críticas, como já comigo aconteceu.Por cá também andava por um Lélé com propensões pidescas mas já viu que não tem estaleca para torquemada ateu.

      Vai dar banho ao cão, volta para o teu samba…

  • ajpb

    AS CRENDICES ESTÃO EM QUEDA? E NOS PAÍSES RICOS?

    LÁ VAI TER A ICAR QUE SE DEDICAR A EXPLORAR AINDA MAIS OS CRENTES DOS PAÍSES POBRES…

  • Anónimo

    Só há ateus até à hora da morte.

  • antoniofernando

    ANDEI À PROCURA DO DITO ESTUDO DO WIENER MAS NÉPIA DE NADA. QUEM SEJA O GAJO NÃO FAÇO A MENOR IDEIA. CLARO QUE PARA OS PATRIOTAS CEGAMENTE SEGUIDISTAS DESDE QUE HAJA AQUI UM EDUARDO A DIZER QUE O DITO WIENER DIZ JÁ CHEGA. MAS ONDE ESTÁ O RAIO DO ESTUDO TÃO BEM GUARDADO PARA NÓS PODERMOS ANALISÁ-LO CRITERIOSAMENTE Ó PATRIOTA ? A TI BASTA-TE COPIARES DA NET O QUE LÁ ENCONTRAS E TRANSCREVÊ-LO AQUI NO ” D.A.” ? NAO É POUCOCHINHO ?

    ENCONTREI DO WIENER ISTO ( PARA CERTA MALTA ATEIA DEVE CHEGAR):

    http://arxiv.org/abs/1012.1375

  • antoniofernando

    Hoje foi dia de brasileirada em Portugal. Troxeram-nos um patriota e a malta associada. Um suposto estudo de um wiener que ninguém conhece nem sabe quem é. Mas que importa isso se no Brasil existe esta beleza , muito credível e genuína ?

    http://www.youtube.com/watch?v=l5jpebbebI0

    • carpinteiro

      Tony és um troll.

      Para combater trolls de forma eficiente, aos usuários e frequentadores de comunidades há uma regra eficiente:
      Não alimente os trolls. (do inglês Don’t feed the trolls). Significava ignorar completamente alguém que se comporta como troll mesmo que a vontade de responder seja grande, para que ele morra por inanição.
      O fundamento dessa regra vem do fato de que se você discute com um troll, então ele já ganhou de você.
      Como um troll precisa de atenção para obter prazer e ser bem sucedido, ignorando um troll os usuários não apenas intimidariam seu ato como também provocariam profundo desgosto e frustração nele.

      * fonte: Wikipédia.

      – Vou tentar…

    • carpinteiro

      Tony és um troll.

      Para combater trolls de forma eficiente, aos usuários e frequentadores de comunidades há uma regra eficiente:
      Não alimente os trolls. (do inglês Don’t feed the trolls). Significava ignorar completamente alguém que se comporta como troll mesmo que a vontade de responder seja grande, para que ele morra por inanição.
      O fundamento dessa regra vem do fato de que se você discute com um troll, então ele já ganhou de você.
      Como um troll precisa de atenção para obter prazer e ser bem sucedido, ignorando um troll os usuários não apenas intimidariam seu ato como também provocariam profundo desgosto e frustração nele.

      * fonte: Wikipédia.

      – Vou tentar…

      • antoniofernando

        Lé Lé, então já vieste do sambódromo ? Aquilo por lá não te agradou ? Já sabes quem é o Wiener ? Já conheces o seu estudo ? Ou também caíste na esparrela do Patriota ?

        Imagina como isto anda: tantos nacionais-populistas, lusitanos, como tu, que por aqui andam a debitar banalidades e só cá faltava a maralha nacional-porreirista ateísta do Brasil. Imagina como isto anda tão fraquinho.De mal a pior.

        Andas mesmo desesperado. Eu divirto-me muito contigo, claro.

        Querias dança ? Aí a tens, vai sambar… 🙂

      • antoniofernando

        Lé Lé, então já vieste do sambódromo ? Aquilo por lá não te agradou ? Já sabes quem é o Wiener ? Já conheces o seu estudo ? Ou também caíste na esparrela do Patriota ?

        Imagina como isto anda: tantos nacionais-populistas, lusitanos, como tu, que por aqui andam a debitar banalidades e só cá faltava a maralha nacional-porreirista ateísta do Brasil. Imagina como isto anda tão fraquinho.De mal a pior.

        Andas mesmo desesperado. Eu divirto-me muito contigo, claro.

        Querias dança ? Aí a tens, vai sambar… 🙂

      • Laico

        Carpinteiro, quero pedir-lhe um favor. Quando tiver tempo faça-me um resumo das bacoradas do Tony Hernandez só pq eu não tenho paciência para ler esse gajo. Dá-me vómitos.
        Passo adiante sem ler os comentários dele. Se forem escritas por si eu terei o cuidado de as ler.
        Obrigado

        • Anónimo

          Desculpe intrometer-me… “Um resumo”????
          Tenha a certeza de que nem a Wikipédia chega. É mais fácil fazer um resumo daquilo que não são bacoradas. Aí, sim, uma folha de papel A4 é mais que suficiente, mesmo que seja em “fonte” 18.

        • ajpb

          DUVIDO DA POSSIBILIDADE DO SERVIÇO PODER SER REALIZADO…APESAR DAS CAPACIDADES DO CARPINTEIRO.

  • antoniofernando

    TOMEM LÁ NACIONAIS – PORREIRISTAS LUSO-BRASILEIROS E VEJAM COMO É ” PROFUNDO “O ” ESTUDO” DO RICHARD WIENER, CAMBADA DE DEMAGOGOS:

    http://meetings.aps.org/Meeting/MAR11/Event/137051

  • Zeca-portuga

    Sem dúvida piadético – um professor de fisica a analisar estatísticas associadas a ciências humanas, dá uma excelente anedota.
    As sociedades não se comportam como os átomos a termodinâmica, nem sequer como as radiações.
    Desde já, quem conhece minimamente a República Checa sabe que as estatísticas não são reais.
    Por ouro lado, as religiões, no seu todo, têm crescido em quase todos os países do mundo. O avanço do islamismo é uma bom exemplo.
    Os países onde as religiões poderão decrescer nos próximos anos são os países africanos e os países pobre em geral e não os países europeus nem os asiáticos.

    • jmc

      tem fontes para essas afirmações? parecem contradizer tudo o que tenho lido por isso gostava de saber se são fundamentadas

      já agora, quanto à república checa, em que se baseia? pode afirmar que as estatísticas estão erradas, mas era bom saber o porquê da afirmação, já que em 3 estatísticas diferentes entre 1999 e 2004 os resultados de descrença em deus variaram apenas entre 54 e 61% (zuckerman, 2007, http://www.pitzer.edu/academics/faculty/zuckerman/Ath-Chap-under-7000.pdf)

    • Eduardo Ssa

      Também tenho lido muitas notícias, quer na imprensa quer press universitária sobre o assunto. São do conhecimento geral. Porém, acho que tais “sondagens” ou estudos foram feitos antes do “terramoto” nos países islâmicos. Falta agora saber o efeito que isto terá.
      Sei que nos académicos académicos de alguns países islâmicos, a grande maioria dos investigadores tem como certa uma expansão do islamismo moderado, quer nos países “envolvidos nesta revolução” quer no mundo inteiro.
      Eu não estaria tão certo.

  • Zeca-portuga

    Sem dúvida piadético – um professor de fisica a analisar estatísticas associadas a ciências humanas, dá uma excelente anedota.
    As sociedades não se comportam como os átomos a termodinâmica, nem sequer como as radiações.
    Desde já, quem conhece minimamente a República Checa sabe que as estatísticas não são reais.
    Por ouro lado, as religiões, no seu todo, têm crescido em quase todos os países do mundo. O avanço do islamismo é uma bom exemplo.
    Os países onde as religiões poderão decrescer nos próximos anos são os países africanos e os países pobre em geral e não os países europeus nem os asiáticos.

  • Trol

    se uma religião organizada é o ópio do povo…
    uma religião desorganizada é o charro do antónio!

    • Eduardo Ssa

      Essas afirmações são próprias do séc. XIX. É desejável que vejamos o mundo com, quase, dois séculos de avanço.

  • Trol

    se uma religião organizada é o ópio do povo…
    uma religião desorganizada é o charro do antónio!

  • ajpb

    É SINTOMÁTICO COMO A VERDADE INCOMODA OS CRENTES…

  • Soniabenite

    Acho intrigante o facto do Sr. António Fernando não ter mais nada para fazer. Deus não lhe arranja um emprego?! Uma ocupação? Peça-lhe.

  • Trol

    EU TENHO A CRENÇA INABALÁVEL DE QUE É UM ERRO TER CRENÇAS INABALÁVEIS

  • Anónimo

    Se aplicássemos isso ao mundo, concluiríamos o ateísmo seria extinto em alguns países, por exemplo na Albânia, na ex-Jugoslávia, Rússia, etc.

    Opiniões, valem o que valem.

    Eu acho que algumas pessoas não se conseguem situar num contexto histórico real e depois disparam estas “bocas”.
    O que teriam dito se estivessem nos anos subsequentes à revolução francesa? Ou durante a revolução soviética? Ou durante a revolução cultural chinesa?

  • Anónimo

    Se aplicássemos isso ao mundo, concluiríamos o ateísmo seria extinto em alguns países, por exemplo na Albânia, na ex-Jugoslávia, Rússia, etc.

    Opiniões, valem o que valem.

    Eu acho que algumas pessoas não se conseguem situar num contexto histórico real e depois disparam estas “bocas”.
    O que teriam dito se estivessem nos anos subsequentes à revolução francesa? Ou durante a revolução soviética? Ou durante a revolução cultural chinesa?

  • André

    Há aqui certas discussões que me fazem duvidar seriamente da integridade de algumas das pessoas que nelas participam. Isto podia ser um site culto e com discussões interessantes mas com argumentos e “bocas” como as que vocês atiram uns aos outros estamos no bom caminho, estamos…
    Não são capazes de argumentar como pessoas civilizadas?

  • Pretamargarida

    Não é de admirar, porque eu era católica e de momento não tenho religião, tenho fé em Deus, tento cumprir a palavra de Deus, os bens morais…A religião será banida da terra, pois no plano espiritual, depois da morte não há religiões, somos todos iguais…Há muita discórdia, guerras, tudo por causa das religiões…Deus pede amor entre as pessoas e as religiões embora todas se sustentem no mesmo, no amor ao próximo, mas cada um interpreta à sua maneira.
    Não nos podemos esquecer de que as religiões começaram, há seculos atrás e o ser humano não tinha entendimento para o entendimento da Biblia, alcorão…pois estes livros não são claros.
    A verdadeira mensagem é igual para todos.”amar.nos uns aos outros e não andar em guerras para ver qual a melhor religião.
    Não nos podemos esquecer que as religiões foram responsáveis por milhões de mortes, desde os judeus, a inquisição, as chamadas guerras santas…há guerras mesmo dentro das p´roprias religioes, por exemplo cristãos com cristãos. e não ajuda fraterna.

    Jesus disse “Eu não vim trazer a paz, mas sim a espada” ninguém, nenhuma religião está totalmente correcta, portanto…amem-se e não se agridam…pois quando morrerem, não terão religião!!!

  • Pretamargarida

    Não é de admirar, porque eu era católica e de momento não tenho religião, tenho fé em Deus, tento cumprir a palavra de Deus, os bens morais…A religião será banida da terra, pois no plano espiritual, depois da morte não há religiões, somos todos iguais…Há muita discórdia, guerras, tudo por causa das religiões…Deus pede amor entre as pessoas e as religiões embora todas se sustentem no mesmo, no amor ao próximo, mas cada um interpreta à sua maneira.
    Não nos podemos esquecer de que as religiões começaram, há seculos atrás e o ser humano não tinha entendimento para o entendimento da Biblia, alcorão…pois estes livros não são claros.
    A verdadeira mensagem é igual para todos.”amar.nos uns aos outros e não andar em guerras para ver qual a melhor religião.
    Não nos podemos esquecer que as religiões foram responsáveis por milhões de mortes, desde os judeus, a inquisição, as chamadas guerras santas…há guerras mesmo dentro das p´roprias religioes, por exemplo cristãos com cristãos. e não ajuda fraterna.

    Jesus disse “Eu não vim trazer a paz, mas sim a espada” ninguém, nenhuma religião está totalmente correcta, portanto…amem-se e não se agridam…pois quando morrerem, não terão religião!!!

  • Fabi32e

    Até 2050, os holandeses “nativos”, étnicos já serão minoria em seu proprio país…substituidos por filhos de imigrantes, muçulmanos, etc.

You must be logged in to post a comment.