Loading

Padres e demónios

É paradoxal serem os crentes infectados com demónios e os ateus imunes aos espíritos malignos.

A população demoníaca tem-se reduzido ao longo dos anos com o avanço da ciência, quiçá porque os espíritos das trevas se anteciparam no planeamento familiar ou, para arreliarem o Papa, porque foram pioneiros no uso da pílula e do preservativo.

Mais raros, mas não extintos, os espíritos malignos existem. Os livros sagrados dedicam várias páginas a esses agitadores de almas pias. O exorcismo é a terapêutica exclusiva aprovada pelo Vaticano, desde que o alvará para o seu exercício seja de um padre católico e, em casos difíceis, só com licença episcopal.

Em Portugal há um velho especialista, com 72 anos, a tirar espíritos de corpos sofridos, padre Humberto Gama, que se dedica aos difíceis combates com o demo, das 7 às 22 horas, aliviando a carteira e as possessões demoníacas a cerca de 20 possessos diários. Com consultório em Fátima e Mirandela já foi proibido de dizer missa e teve vários dissabores um dos quais com um marido que discordou do sítio por onde extraiu os espíritos da amantíssima esposa, na convicção de que o tamanho e a quantidade não precisavam de tão larga e recôndita reentrância. Mas o que sabe um leigo de espíritos?! O padre Gama alegou que têm de sair por algum lado e disse-o convicto à TVI onde fez exorcismos em directo antes de actuar na RTP-1.

Agora, em Figueiró dos Vinhos, o padre José Rosa Gomes recebe na igreja, todas as semanas, centenas de fiéis a quem purifica e resolve os problemas. As mulheres, mais atreitas ao maligno, encontram nas mãos do sacerdote a benzina que desencarde a alma e nas orações o demonífugo que as liberta das apoquentações do demo, desmaiando ao som de cânticos enquanto o mafarrico emigra para outras bandas.

O reverendo Rosa Gomes exorciza das 21H30 à 01H00 da manhã durante a cerimónia da «Adoração do Santíssimo Sacramento», à quarta-feira na igreja de Figueiró e à sexta na do Beco. Vêm camionetas de vários pontos do país cheias de crentes para serem exorcizados. Depois dos desmaios as endemoninhadas acordam havendo quem precise de horas e orações suplementares à porta fechada mas todos ficam com a alma a luzir como prata depois de esfregada com solarina.

O bispo de Coimbra, Albino Cleto, manifestando algum receio, já aconselhou cautela com algumas situações de ordem médica e prefere designar por «orações de cura» a liturgia do exorcismo. De resto, o «grande exorcismo» só pode ser praticado por padres previamente autorizados pelo bispo da diocese e, talvez, só se justifique para demónios resistentes aos pequenos e médios exorcismos.

Em Figueiró dos Vinhos, onde o povo andava arredado da missa desde que o bispo de Coimbra despediu um padre estimado pelo povo, não por ter uma filha mas por assumir a paternidade, a fé voltou e conquista novos crentes.

Os cânticos do padre indiano James Manjajackal entoam na igreja enquanto o colega Rosa Gomes reza para afastar o demo.  A oração e a cantoria têm um efeito sinérgico e não há demónios que suportem o barulho e a ameaça da cruz. Preferem emigrar.

Fonte: DN de 07-03-2011, pág. 16, por Sónia Simões

14 thoughts on “Padres e demónios”
  • Athan3

    Este é pra mim o ponto final do que tenho a dizer sobre crenças, e posso propor que qualquer pessoa com saudável juízo possa utilizar essa reflexão para evitar dissabores com fiéis em crenças daqui por diante, até que essa conclusão seja de fato conquistada por todos nós, sem mais agruras.
    http://clubenatureza-gleam.blogspot.com/2011/03/decisiva-solucao-para-crenca-em-deus.html

  • Anónimo

    “É paradoxal serem os crentes infectados com demónios e os ateus imunes aos espíritos malignos.”

    Este site é a prova mais exacta de que esta frase é mentira completa.

    PS: O sr. Humberto Gama está excomungado e não faz verdadeiros exorcismos. Só atrai mais demónios. A reportagem da RTP é enganadora.

    http://4.bp.blogspot.com/-xbuZj4INwo8/TW002aPrfPI/AAAAAAAAAJo/3EMa9QQ4yzQ/s1600/HG.jpg

    • zdg

      Não há espírtos mais malignos do que aqueles, que fazem acreditar nestas chachadas os iincautos e pobres de espiírito e se deixam levar pela hierarquia da icar e seus correligionários, asim como todos os procedimentos semelhantes de outras crenças.

  • Elmano1948

    Há uns bons anos atrás havia uma moça lá na aldeia que tinha uns estanhos ataques. E a explicação é que a moça estava possuída pelo demónio e tinha de ser exorcisada. Depois de umas passagens pelos médicos e pelas bruxas, acabou a ser o namorado a resolver a questão. Logo que casou e ficou grávida desaapareceram os ataques e os “demónios” desapareceram de vez. Milagre disseram eles.

  • 1atento

    Um padre dá o seu testemunho, sobre os espíritos, neste vídeo: http://www.youtube.com/user/juliograngeia#p/u/360/9Ivt8s6gJHo

  • Zeca-portuga

    “É paradoxal serem os crentes infectados com demónios e os ateus imunes aos espíritos malignos.”

    Ignorância, para não dizer estupidez. Maioria dos clientes das bruxas, videntes e coisa parecida é ateista.
    Conheço algumas verdadeiras anedotas (mas reais) sobre o assunto.

    • ajpb

      A TUA ESTUPIDEZ É TÃO GRANDE QUE ATÉ ACHAS QUE OS ATEUS PORQUE NÃO ACREDITAM EM DEUSES TÊM QUE ACREDITAR EM ALGO E PARA TI ACREDITAM EM ESPÍRITOS, BRUXAS E AFINS…

      ÉS BEM BURRO…

    • Tita

      gostaria de falar consigo sobre este assunto que tantos problemas me tem trazido… Será que poderíamos conversar? Sinto-me perdida e não sei mais o que fazer. Quanto mais procuro ajuda, mais me desiludo…

  • Cremduarte

    Crer ou acreditar é diferente… Adorar jesus c acreditar nele como fonte de cura,e de Bem. é mais agradável do que pensar no mal das bruxas , e feiticeiras que ganham milhões qo fazerem mal. Pena que elas não sejam perseguidas como estão a ser os exorcistas, e obrigadas a tratar os que já amaldiçoaram… talvez seja uma revolta do demónio por estar a perder campo de batalha… Mas Deus ( JEsus) conseguirá resolver melhor que ninguém este enigma.

    • Tita

      Acha mesmo que Jesus nos pode ajudar? Sempre que lhe peço ajuda nunca a vejo!… E preciso mesmo muito da ajuda D’Ele. O Padre diz-me que as bruxas não têm poder para fazer mal nem bem, mas não me sinto nada bem! Se puder, por favor ajude-me!

You must be logged in to post a comment.