Loading

Mudanças no mundo árabe

São tão profundas as modificações que se adivinham no mundo árabe que é impossível o regresso ao passado. As alterações da região apanharam o mundo de surpresa. Nem os EUA, nem a Europa, nem os próprios regimes se deram conta da pressão social que teve a primeira explosão em Tunes e percorreu o mundo árabe, com particular veemência no Egipto.

Os árabes são o único povo que no seu conjunto nunca conheceu a democracia. É difícil saber a dimensão das alterações produzidas pela globalização e a influência do turismo, mas não é difícil adivinhar a revolução dos costumes que o contacto com outros povos e o acesso à Internet vieram provocar.

A região nunca mais será a mesma. Resta saber se a religião permanece inalterável e as mesquitas e madraças não se sobrepõem ao cosmopolitismo e ao saber universitário.  O vice-presidente egípcio já ameaçou pôr termo às manifestações numa tentativa de salvar o regime e o próprio Mubarak, que ainda mantém o poder, com o único sacrifício da herança dinástica que reservava para o filho.

O facto de ser a primeira vez que cristãos, muçulmanos, livres-pensadores, mulheres e jovens se unem numa aspiração comum – o derrube da ditadura –, pode ser o prenúncio de uma convivência que não seja vigiada pelas mesquitas e pela polícia e converter a Praça Tahrir no símbolo da liberdade árabe.

Apesar do perigo islâmico, da instabilidade que afectará a própria Europa e da extensão das convulsões árabes, vale a pena apostar nesta revolução de natureza democrática.

Sabemos que o petróleo e a religião são uma mistura explosiva.  Resta saber se vencerá a onda democrática em curso, como a que varreu os países da Europa do Leste, após a queda da URSS, ou o retrocesso violento como o que substituiu o execrável Xá do Irão por uma abominável teocracia.

12 thoughts on “Mudanças no mundo árabe”
  • antoniofernando

    Um homem com este cartão de visita suscita muitas inquietações. Mas porquê só agora é contestado ?…

    http://www.ionline.pt/conteudo/103261-mubarak-um-dos-homens-mais-ricos-do-mundo-tem-fortuna-escondida

  • Anónimo

    É A RODA DA HISTÓRIA E DA VIDA EM ANDAMENTO. NÃO HÁ QUE TER RECEIO DISSO…

  • antoniofernando

    “Resta saber se vencerá a onda democrática em curso, como a que varreu os países da Europa do Leste, após a queda da URSS”

    CE

    A História ensina-nos que ela evolui em círculo e, normalmente, são sempre os medíocres que se impõem.

    À queda do Muro, seguiu-se a instalação das mais diversas e corruptas mafias.

    Onde está a imaginária ” Senhora” que, segundo alguns, profetizou a Conversão da Rússia ao seu suposto Imaculado Coração ?

    Onde estão agora aqueles que, perante as novas injustiças, conflitos étnicos e perversões das ditas máfias, arengavam sobre a Conversão da Rússia ?

    Onde estão ? Estão calados, não têm nada para dizer…

    • Heinz

      o Leste deixou de ser satélite da Rússia pra ser satélite da máfia e da NATO

      • antoniofernando

        Eu não sou nada fã do capitalismo liberal e muito menos dos trafulhas que causaram a grave crise mundial que todos vivemos. Sou adepto de sociedades democráticas, mas com fortes sectores públicos, bem geridos e não ao serviço de clientelas ou máfias de qualquer tipo.

        Recuso-me a pactuar com as derivas neo-liberais e contra o desmantelamento do estado social. Mas a verdade é que pulhas existem em todo o lado e em todas as formações ideológicas.

        Quanto à menina que alegadamente apareceu em Fátima a debitar inanidades, com um vestido curto pelos joelhos, de meias brancas nos pés e uma estranha medalha ao pescoço,e que não mexia os lábios enquanto falava, bem que podia ter acertado pelo menos numa das suas profecias.

        Errou na profecia de que a guerra acabaria no dia 13/10/1917.

        E,pelos vistos, também errou em relação à suposta Conversão da Rússia.

        Tombou a ex-URSS e surgiram logo os conflitos éticos e as diversas máfias.

        Quanto à conversão nem vê-la. Fica para o Dia de S. João Nunca à Tarde…

    • Heinz

      exato… bom sobre conversão… houve conversões forçadas dos sérvios na 2ª guerra por parte do regime clerofascista de Pavelic….
      a dita “Senhora” errou de país… na verdade a conversão era da Sérvia…

  • Comboio_correio

    análise interessante – sobre o assunto – aqui: http://aperoladanet.blogspot.com/2011/02/os-riscos-das-revoltas-arabes.html

  • na13

    Toda ditadura só se mantém no poder através da corrupção.

  • na13

    Toda ditadura só se mantém no poder através da corrupção.

  • Fujhflsdjf

    a corrupção é a fonte do poder do ditador

You must be logged in to post a comment.