Loading
  • 7 de Fevereiro, 2011
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

Países ateus são mais pacíficos

O “Global Peace Index 2009? é um estudo estatístico que através de seus dados demonstra que quanto menos religioso é um país mais tendência pacífica esse mostra.

No estudo há 23 critérios, incluindo guerras estrangeiras, o respeito aos direitos humanos, conflitos internos, o número anual de homicídios, comércio de armas, o número de pessoas nas prisões,  níveis de democracia, etc.

Global Peace Index: Atheist, Irreligious Nations Most Peaceful

25 thoughts on “Países ateus são mais pacíficos”
  • MO

    O que é um país ateu?

    Será a Nova Zelândia (em primeiro) com 53.6% de cristãos? Será a Dinamarca (em segundo) com 81.5% de cristãos Luteranos? Será a Noruega (em terceiro) com 84.2% de cristãos?

    Pax et bonum

  • antoniofernando

    ENA PÁ, TANTOS ATEUS…

    1) Nova Zelândia:

    Cristianismo 56,3% (anglicanos 21,4%, presbiterianos 16%, católicos 14,8%, metodistas 4,1%), sem filiação 19,7%, outras 24% (1991).

    http://www.portalbrasil.net/oceania_novazelandia.htm

    2 ) Dinamarca

    De acordo com estatísticas oficiais de janeiro de 2002, 84,3% dos dinamarqueses são membros da igreja estatal, a Igreja do Povo da Dinamarca (Den Danske Folkekirke), também conhecida como Igreja da Dinamarca, uma forma de luteranismo. O restante professa predominantemente outras confissões cristãs, e há ainda cerca de 3% de muçulmanos.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Dinamarca

    3) Noruega

    A Igreja da Noruega (Den norske kirke ou Den norske kyrkja), também conhecida por Igreja Luterana Evangelista da Noruega, é religião oficial da Noruega, da qual 83% dos noruegueses são nominalmente membros. A Igreja da Noruega professa o Luteranismo, que é uma subdivisão do Cristianismo, e é um membro da Comunhão de Porvoo. Seu atual chefe é o rei Harald V.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_da_Noruega

    4 ) Islândia

    Os cidadãos islandeses gozam de liberdade religiosa de acordo com sua constituição, apesar de não existir separação entre Igreja e Estado. A Igreja Nacional da Islândia, luterana, é a Igreja do Estado. O registo nacional mantém dados sobre a filiação religiosa de todos os cidadãos islandeses. Em 2005, eram divididos em:

    * 82,1% membros da Igreja Nacional da Islândia.
    * 4,7% membros das Igrejas Livres Luteranas de Reykjavík e Hafnarfjörður.
    * 2,6% sem filiação a nenhum grupo religioso.
    * 2,4% membros da Igreja Católica Romana.
    * 5,5% membros de organizações religiosas não registadas ou sem filiação específica.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Isl%C3%A2ndia#Religi.C3.A3o

    5 ) Áustria

    O Cristianismo é a religião predominante na Áustria. De acordo com os dados do censo de 2005, 68,5% da população austríaca se declara como católica, embora somente 13% destes frequentem a igreja com regularidade. Os outros grupos cristãos mais significativos – embora muito menores – são os luteranos, concentrados na região da Caríntia e somando 4,7% da população e os ortodoxos, formando cerca de 2% – a maioria imigrantes do Leste Europeu. Depois do Cristianismo, a religião mais numerosa é o Islamismo, com 4,2% da população. Existem ainda pequenas comunidades de hindus, siks, budistas e judeus. Cerca de 12% da população austríaca não tem filiação religiosa.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81ustria

    6) Suécia

    Em 2008 cerca de 73% da população do país se declararam pertencentes a Igreja Luterana Sueca, uma igreja protestante com adaptações suecas. Os católicos representam cerca de 1,9% e os cristãos evangélicos pentecostais, cerca de 1%. Outras religiões (islamismo, judaísmo, igreja ortodoxa e outras), somadas, dão cerca de 11%.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Su%C3%A9cia#Religi.C3.A3o

    7) Japão

    As maiores estimativas para o número de budistas e xintoístas no Japão são de 84-96% da população, representando um grande número de crentes em um sincretismo dessas duas religiões.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Jap%C3%A3o#Religi.C3.A3o

    8) Canadá

    Os canadenses, na sua maioria, são cristãos. De acordo com o Censo de 2001, o catolicismo tem mais adeptos (43,6%), seguido pelo protestantismo (29,2%). Outras religiões incluem o judaísmo, o islamismo, o hinduísmo e o budismo. Cerca de 16,5 % da população declararam não seguir nenhuma religião.

    http://www.inforpress.com.br/canada/info.htm

    9) Finlândia

    Com cerca de 4,3 milhões (ou 79,9%[11] da população no final de 2009) de adeptos, a maioria dos finlandeses são membros da Igreja Evangélica Luterana da Finlândia.

    De acordo com uma sondagem do Eurobarómetro de 2005, 41% dos cidadãos finlandeses responderam que “acreditam que existe um Deus”, 41% responderam que “acreditam que existe algum tipo de espírito ou força vital” e 16% que “não acreditam que haja algum tipo de espírito, Deus ou força vital

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Finl%C3%A2ndia#Religi.C3.A3o

    10) Eslovénia

    Eslovenos são, em sua maioria, tradicionalmente Cristã (91%). De acordo com a mais recente pesquisa do Eurobarómetro de 2005,[3] 37% dos cidadãos eslovenos responderam que “acreditam na existência de um Deus”, 46% responderam que “acreditam na existência de algum tipo de espírito ou força sobrenatural” e 16% que “não acreditam em nenhum tipo de espírito, Deus ou força sobrenatural”.

    Dados mais concretos dos censos de 2002 mostram que 61% dos eslovenos são cristãos, na sua maioria católicos sendo 57,8% da população seguidora desta vertente do Cristianismo, seguem-se os muçulmanos que correspondem a 2,4% dos eslovenos, os ortodoxos que são 2,3% da população, 0,9% seguem outras vertentes cristãs, 3,5% não se encontram filiados com nenhuma religião, outras religiões e religião desconhecida corresponde a 23% e ainda 10,1% declaram-se não religiosos

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Eslov%C3%A9nia#Religi.C3.A3o

    11) EUA

    A maioria dos cidadãos adultos dos EUA adere ao Cristianismo (78.5%)

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o_nos_Estados_Unidos

    12) Cazaquistão

    De acordo com o CIA World Factbook e outras fontes do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, 47% da população do país segue o Islã (dos quais a maior parte é sunita), 46% são cristãos (44% de ortodoxos russos e 2% de protestantes), e outros 7% incluem ateus, xamanistas, budistas, bahá’is etc

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cazaquist%C3%A3o

    13)Brasil

    O catolicismo romano é a fé predominante no país. O Brasil possui a maior população católica do mundo.[184] De acordo com a do Censo Demográfico de 2000 (o levantamento da PNAD não pergunta sobre religião), 73,57% da população segue o catolicismo romano; 15,41% o protestantismo; 1,33% espiritismo kardecista, 1,22% outras denominações cristãs; 0,31% religiões afro-brasileiras; 0,13% o budismo, 0,05% o judaísmo, 0,02% o Islã; 0,01% religiões ameríndias; 0,59% de outras religiões, não declarado ou indeterminado, enquanto de 7,35% não têm religião.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil#Religi.C3.B5es

    • Heinz

      contesto… na verdade o Brasil tem 60% de católicos… pois a % vem decaindo bastante desde 1980

      • antoniofernando

        Ai sim, não sabia .Tens dados objectivos, estatisticamente credíveis ou também és um daqueles ” porreiraços” que debita o que te apetece ?…

        Queres saber quais os países que ficaram no final da lista como os menos pacíficos ?

        Toma lá:

        145- Paquistão

        146-Sudão

        147-Afeganistão

        148-Somália

        149- Iraque

        Que tal, gostas ?…

    • jmc

      já fiz, em baixo, uma pequena actualização/esclarecimento de dados relativos aos 3 primeiros países

      a Islândia parece ser semelhante à Noruega e à Dinamarca, se bem que mais religiosa. Em 2005, 38% afirmaram a sua crença num Deus, 48% numa força espiritual, 11% em nenhum dos 2 e 3% sem saber. Um outro estudo de 2001 revela cerca de 23% de ateus ou agnósticos.
      Tal como os outros países escandinavos, a presença na igreja, apesar da elevada quantidade de membros registados, é bastante baixa, uma estatística apontando para os 4%.
      Informação retirada de http://en.wikipedia.org/wiki/Iceland#Religion e http://en.wikipedia.org/wiki/Religion_in_Iceland

      Quanto à Austria, no eurobarometer 2005 54% dizem acreditar num Deus, enquanto 34% acreditam numa força espiritual ou de vida e 8% em nenhuma das anteriores.
      A primeira estatística que referiu, dos 68,5% em 2005 é também interessante pela variação que teve ao longo do tempo. Este valor era 89% em 1961 e tem decrescido a um ritmo crescente ao longo do tempo, sendo a -0,8% por ano recentemente. Em 2009 registou 66%, por isso hoje poderá ser menos de 65%.

      A Suécia é, tal como os restantes países escandinavos, populada por membros registados na igreja (apesar de este número ter decrescido a cerca de 1% por ano nas últimas décadas, estando em 2009 a 71,3%, hoje possivelmente a menos de 70%) mas com uma participação bastante reduzida, de cerca de 2%.
      Já agora, acho que está aqui uma boa explicação para essa estatística dos membros na igreja. Segundo a wiki inglesa da Suécia, as crianças nascidas até 1996 eram automaticamente registadas na igreja se pelo menos um dos pais fosse membro.
      Segundo o espetacular eurobarometer de 2005, 23% acreditam num Deus, 53% na força espiritual/de vida e 23% em nenhum dos 2.

      Quanto ao Japão… ainda quero estudar melhor isso. O budismo é uma religião que não professa a crença em deuses, e o shintoismo não conheço bem mas penso ser politeísta. Em qualquer caso, algumas estatísticas parecem ser contraditórias, com essa dos cerca de 90% budistas/shitoistas que junta 2 coisas bastante diferentes, com uma de 1993 (antigo já) a dizer que 84% não têm religião pessoal e outra de 2001 que refere 64% descrentes em Deus e 55% descrentes no Buda. Confuso, portanto.

      As estatísticas canadianas são retiradas de 10 em 10 anos, aparentemente, 1991 com 83% de cristãos e 2001 com 77%. Na mesma estatística, a percentagem sem religião subiu de 12,6% para 16,5%. A ver como estará este ano.
      Projecções para 2031, retiradas no ano passado, apontam para 64,8% de cristãos, 14,3% de outras religiões e 20,9% sem religião.
      Noutras estatísticas, em 2008 cerca de 23% afirmou não acreditar em nenhum deus, e em 2010 apenas 30% acreditavam sem dúvidas em deus, mas há mais dados na pagina da wikipédia http://en.wikipedia.org/wiki/Religion_in_Canada

      A Finlândia é como os restantes países escandinavos. Já deu os dados relevantes, apenas a acrescentar que realmente é apenas cerca de 2% que participam activamente na igreja.

      Eslovénia, parece ter tudo. Apenas referir que, tal como no resto da europa, a associação ao catolicismo tem decrescido a um ritmo de cerca de 1% ao ano.

      EUA… É o que se vê, um país onde o ateísmo e o humanismo correspondem a 10 ou 15% da população, mas tem aumentado… também é o país onde alguns defendem o criacionismo e estão a gastar milhões para construir uma réplica da arca de noé… nada a acrescentar, portanto…

      Cazaquistão: 70,2% em 2009 são muçulmanos, não apenas 47

      Brasil: tudo em ordem, pena não haver dados mais recentes…

    • jmc

      já fiz, em baixo, uma pequena actualização/esclarecimento de dados relativos aos 3 primeiros países

      a Islândia parece ser semelhante à Noruega e à Dinamarca, se bem que mais religiosa. Em 2005, 38% afirmaram a sua crença num Deus, 48% numa força espiritual, 11% em nenhum dos 2 e 3% sem saber. Um outro estudo de 2001 revela cerca de 23% de ateus ou agnósticos.
      Tal como os outros países escandinavos, a presença na igreja, apesar da elevada quantidade de membros registados, é bastante baixa, uma estatística apontando para os 4%.
      Informação retirada de http://en.wikipedia.org/wiki/Iceland#Religion e http://en.wikipedia.org/wiki/Religion_in_Iceland

      Quanto à Austria, no eurobarometer 2005 54% dizem acreditar num Deus, enquanto 34% acreditam numa força espiritual ou de vida e 8% em nenhuma das anteriores.
      A primeira estatística que referiu, dos 68,5% em 2005 é também interessante pela variação que teve ao longo do tempo. Este valor era 89% em 1961 e tem decrescido a um ritmo crescente ao longo do tempo, sendo a -0,8% por ano recentemente. Em 2009 registou 66%, por isso hoje poderá ser menos de 65%.

      A Suécia é, tal como os restantes países escandinavos, populada por membros registados na igreja (apesar de este número ter decrescido a cerca de 1% por ano nas últimas décadas, estando em 2009 a 71,3%, hoje possivelmente a menos de 70%) mas com uma participação bastante reduzida, de cerca de 2%.
      Já agora, acho que está aqui uma boa explicação para essa estatística dos membros na igreja. Segundo a wiki inglesa da Suécia, as crianças nascidas até 1996 eram automaticamente registadas na igreja se pelo menos um dos pais fosse membro.
      Segundo o espetacular eurobarometer de 2005, 23% acreditam num Deus, 53% na força espiritual/de vida e 23% em nenhum dos 2.

      Quanto ao Japão… ainda quero estudar melhor isso. O budismo é uma religião que não professa a crença em deuses, e o shintoismo não conheço bem mas penso ser politeísta. Em qualquer caso, algumas estatísticas parecem ser contraditórias, com essa dos cerca de 90% budistas/shitoistas que junta 2 coisas bastante diferentes, com uma de 1993 (antigo já) a dizer que 84% não têm religião pessoal e outra de 2001 que refere 64% descrentes em Deus e 55% descrentes no Buda. Confuso, portanto.

      As estatísticas canadianas são retiradas de 10 em 10 anos, aparentemente, 1991 com 83% de cristãos e 2001 com 77%. Na mesma estatística, a percentagem sem religião subiu de 12,6% para 16,5%. A ver como estará este ano.
      Projecções para 2031, retiradas no ano passado, apontam para 64,8% de cristãos, 14,3% de outras religiões e 20,9% sem religião.
      Noutras estatísticas, em 2008 cerca de 23% afirmou não acreditar em nenhum deus, e em 2010 apenas 30% acreditavam sem dúvidas em deus, mas há mais dados na pagina da wikipédia http://en.wikipedia.org/wiki/Religion_in_Canada

      A Finlândia é como os restantes países escandinavos. Já deu os dados relevantes, apenas a acrescentar que realmente é apenas cerca de 2% que participam activamente na igreja.

      Eslovénia, parece ter tudo. Apenas referir que, tal como no resto da europa, a associação ao catolicismo tem decrescido a um ritmo de cerca de 1% ao ano.

      EUA… É o que se vê, um país onde o ateísmo e o humanismo correspondem a 10 ou 15% da população, mas tem aumentado… também é o país onde alguns defendem o criacionismo e estão a gastar milhões para construir uma réplica da arca de noé… nada a acrescentar, portanto…

      Cazaquistão: 70,2% em 2009 são muçulmanos, não apenas 47

      Brasil: tudo em ordem, pena não haver dados mais recentes…

  • antoniofernando

    Mas afinal temos aqui um ” país não ateu” que é ” muito desenvolvido”:

    A Albânia, com “apenas” 65,70% de ateus e agnósticos.

    Dizem as más- línguas que a Albânia é um dos países mais pobres da Europa, com metade da população economicamente activa, ligada ainda à agricultura e com um quinto trabalhando no exterior.

    O país tem uma taxa de desemprego elevada, de corrupção no governo e do crime organizado. A Albânia é ajudada financeiramente pela Itália e Grécia.

    O país não exporta quase nada e importa muito da Grécia e da Itália.

    O dinheiro vem de empréstimos e de refugiados que trabalham no exterior.

    Uhm, desconfio que deve ter sido algum invejoso que distorceu os números.

    Pode lá ser que um país com tantos ” não ateus” possa ser um dos mais subdesenvolvidos da Europa. Não, deve haver engano…

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Alb%C3%A2nia

  • antoniofernando

    O país de Pol Pot deve ter sido um dos mais pacíficos de sempre não ?…

    http://www.youtube.com/watch?v=1-SI8RF6wDE

  • antoniofernando

    E em Holodomor também se vivia ” muito bem”:

    http://www.youtube.com/watch?v=hOTVsFLX_ms

  • antoniofernando

    E no Gulag idem aspas. Foi sempre tudo muito pacífico:

    http://www.youtube.com/watch?v=GAixUsA-DXI

  • antoniofernando

    Mas quem é que mandou à estudantada ser impertinente ? Não fosse isso seria tudo muito pacífico:

    http://www.youtube.com/watch?v=h4Z-CjRUhIo

  • Rui

    Em vez de ateus diga que são os países que em que a religião têm menos influência pois na verdade nesses países a religião é tão insignificante que conceitos como “ateu” ou “teismo” são irrelevantes para o dia a dia … Deus não passa de um conceito e a Igreja uma comunidade …

    • MO

      Ah! E a Igreja não é uma comunidade, certo?

      Pax et bonum

    • antoniofernando

      Claro, está-se mesma a ver que são países ” em que a religião tem menos influência” e em que ” a religião é tão insignificante”.

      Aliás , basta atentar nos resultados dos 3 primeiros da lista da dita Global Peace:

      1) Nova Zelândia

      77% de crentes, incluindo cristãos e outros sem filiação religiosa;

      2) Dinamarca

      84,3% membros da Igreja do Povo da Dinamarca

      3) Noruega

      83% membros da Igreja da Noruega

      Agora imagine o que seria se nesses países a religião não fosse ” insignificante”… 🙂

      • jmc

        uma pequena actualização dos dados:

        a Nova Zelândia na realidade tinha 48.4% de não-religiosos em 2006, tendo crescido desde ’96 a quase 1% ao ano, por isso nos censos de 2011 poderá já ultrapassar os 50%
        http://en.wikipedia.org/wiki/Religion_in_New_Zealand#Religious_affiliation

        quanto à dinamarca é verdade que há uma percentagem bastante elevada de membros da igreja. Não sei é qual é o critério para se ser membro, mas participação não deve ser já que a presença nas igrejas parece andar pelos 2.5% há bastante tempo, e não parece fugir disto.
        http://viaintegra.wordpress.com/2009/09/15/denmark-church-attendance/

        A Noruega parece ser um caso semelhante à Dinamarca. Apesar da elevada percentagem de membros da igreja, segundo um estudo de 2005, apenas 32% acreditam em Deus, apesar de uns 70%, onde os primeiros se englobam, dizerem que têm uma fé (numa força de vida, força universal ou alternativas deste género).
        Participação na igreja em 1995: 5%. Não encontrei dados mais recentes…

    • Rui

      Eu apenas digo isto pois estagiei na Noruega e Suécia e de facto são povos pacíficos mas religiosos nem por isso … mas talvez seja porque me relacionei mais com gente instruída e de educação superior (lol estou a gozar). A única vez que lá fui a uma igreja foi porque esta era uma biblioteca/Cybercafé.

  • Anoniminho

    E, vá-se lá saber porquê, nenhum pais do mundo é constitucionamente ateu.

    “Estudos” destes servem para desacreditar o ateismo e demonstrar a falacidade e má intenção dos seus argumentos.

    • antoniofernando

      Houve um, a Albânia:

      Em 1976, o artigo 37 da Constituição da Albânia proclamava:

      “O Estado não confessa nenhuma religião, apoia e realiza propaganda ateísta a fim de implantar nas pessoas uma visão de mundo cientificamente materialista”.

      Os resultados estão à vista:

      A Albânia é o país mais atrasado da Europa, mas Madre Teresa de Calcutá era albanesa e deixou esta mensagem:

      “Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso” …

  • antoniofernando

    QUEM É QUE AQUI GOSTA DE DADOS OBJECTIVOS ?

    Em 2008 a Global Peace também elaborou um relatório sobre os países mais pacíficos do mundo, mas o panfletário do CE ” esqueceu-se” de referir em que lugar é que Portugal ficou:

    7º LUGAR DA LISTA

    Confiram aqui:

    http://olhardireito.blogspot.com/2008/05/global-peace-index.html

    Isto é o que se chama um ” tiro no porta- aviões”, não é Carlos Esperança ?

    Têm aqui mais para conferir e com Portugal sempre bem colocado em vários anos,como um dos países mais pacíficos do mundo:

    http://ourtimes.wordpress.com/global-peace-index/

    Porque será que CE não referiu o nosso país da lista da Global Peace ? Homessa, que pergunta. Alguma vez um” objectivista nato” como ele iria deixar de ser intelectualmente honesto ?….

    http://ourtimes.wordpress.com/global-peace-index/

    Ou será que na sua” isençãozinha intelectual”, Portugal também é um dos países mais ateus do mundo ?

    Agora, só para refrescar a memória:

    A maioria dos Portugueses (cerca de 84,5% da população total – segundo os resultados oficiais dos censos 2001), inscrevem-se numa tradição católica.

    Outras estatísticas (não oficiais) divulgadas pelo site catholic-hierarchy.org mostram que em 2004 a população católica de Portugal era de 90,41%, sendo a população da Diocese Portalegre-Castelo Branco a mais católica com 99,35% de fiéis e a população da Diocese de Beja a menos devota ao catolicismo com 83,42% de católicos. Já as Dioceses de Lisboa e do Porto possuíam respectivamente 85,00% e 90,56% de população católica

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Portugal

  • antoniofernando

    Só mais uma nota complementar para avivar a memória do CE e avisar os candidatos a papalvos:

    Nos anos de 2007 a 2010, os resultados da Global Peace para a Irlanda, no âmbito dos estudos sobre os países mais pacíficos do mundo foram estes:

    2007 – 4º lugar

    2008- 6º lugar

    2009- 12º lugar

    2010- 6º lugar

    Portugal em 2010 aparece em 13º lugar.

    Vejam aqui:

    http://ourtimes.wordpress.com/global-peace-index/

    Na República da Irlanda, 86,8% da população é Católica.A religião católica na Irlanda é também um símbolo de identificação nacional.De acordo com o censo de 2006, o número de pessoas que afirmaram não pertencer a nenhuma religião foi de 186.318 (4,4%). Adicionalmente, 1515 pessoas declararam ser agnósticas e 929 ateus. Portanto, o total não-religioso é de 4,5% da população. O resto da população, ou 70.322 (1,7%), não declarou nenhuma religião.

    Se confrontarem os dados oficiais da Global Peace com os dados manipulados da lista editada no link da arrobazona verificam que não correspondem.

    A Irlanda, por exemplo, que em 2009 aparece em 12º lugar, e Portugal, em 14º, não aparecem na lista manipulada, editada pelo CE.

    E em 2010, a Irlanda figura já em 6º lugar e Portugal em 13º, como dois dos países mais pacíficos do mundo.

    Ambos ” países ateus”, já se vê.

    Carlos Esperança perdeu toda a vergonha na cara. Mas a partir destes dados objectivos, só os papalvos é que se deixam enganar pelo panfletário-mor do ” D.A.”…

    Mais palavras para quê ?…

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_da_Irlanda#Religi.C3.A3o

  • antoniofernando

    Conclusão final:

    1- O país mais pacífico do mundo em 2010, a Nova Zelândia, é maioritariamente cristão:

    http://www.teara.govt.nz/en/society/7

    2- O único país maioritariamente ateu e agnóstico, a Albânia, ocupa um modesto 65º lugar.

    3- Portugal, em 13º lugar, e Irlanda em 6º, países maioritariamente católicos, ocupam os lugares da frente nas posições dos mais pacíficos.

    Contra factos objectivos não há argumentos e não há nem panfletarismo bacoco nem manipulação torpe que resistam…

  • PaPa

    Este António é um máximo!! o que eu me riu com ele a falar sozinho … deve sofrer tanto para ter necessidade de nos “esclarecer” a todos .Paz à sua mente

  • Oiced Mocam

    11) EUA

    A maioria dos cidadãos adultos dos EUA adere ao Cristianismo (78.5%)

    Todos sabemos que os Estados Unidos é um país e uma democracia com altos índices de religiosidade e adesão à religião; e também o que mais sofre com altos índices de violência , doenças sexualmente transmissíveis e homicídios.

    A crença no mito da salvação da alma e a ficção do pecado (ofensa a Deus por ter se violado um dos seus mandamentos) são valores falsos. Se Deus não existe, já não há pecado propriamente dito e nem pecado original (cometido por Adão e Eva – que nunca existiram). Tenho para mim que nos países mais pobres, que vivem de pão e circo (carnaval , futebol e novelas) a lavagem cerebral realizada pelas igrejas e seitas, mesmo com as versões e contra-versões e forma de propagar a Bíblia, às vezes com propósitos equivocados, atingiram seus objetivos.
    Quanto mais moderna se torna uma sociedade, menos ela precisa de religiões. E a prova está no achatamento do cristianismo na Europa ( sobre o qual até o papa já estápreocupado)..

    Estou certo ou errado?

  • André

    Apesar de ser ateu acho que isto é um bocado relativo… os americanos podem ser na sua maioria cristãos e serem bastante violentos mas no entanto os portugueses são na esmagadora maioria católicos e somos dos povos mais pacíficos da Europa. A religião não é o único factor a determinar o quão pacífico um país é… há mais coisas em jogo, como é óbvio.
    Isto é algo que não se pode medir apenas baseando-se na religião ou ausência da mesma… mesmo que isto apareça favorável ao ateísmo é um resultado enganador porque há mais factores sociais, culturais, económicos, etc a ter em conta. A religião por si só não é determinadora disto, apesar de também influenciar como é óbvio, e como nos é provado pelos tristes espetáculos que a cultura islâmica de vez em quando se lembra de fazer quando não concorda com a maneira que as pessoas fazem as coisas…

  • Renatomdmatos

    concordo com o andré isto é relativo, o fato de uma pessoa crer ou não em algum deus não é o unico indicador de ser pacífica ou não.

You must be logged in to post a comment.