Loading

Entre a esperança da democracia e o pesadelo da religião.

Os confrontos no Egipto já causaram pelo menos 20 mortes. Milhares estão a tentar tomar o Ministério dos Negócios Estrangeiros, apesar do recolher obrigatório, entretanto decretado e já em vigor.

7 thoughts on “Entre a esperança da democracia e o pesadelo da religião.”
  • antoniofernando

    O panfletário do Carlos Esperança vê malefícios da religião em todo o lado, até onde só brotam revoltas populares contra as múltiplas crises económicas, acentuados desempregos, e diversos nepotismos, como já aconteceu na Grécia,Itália, na Tunísia, agora no Egipto e talvez, quem sabe, um dia em Portugal.Lendo-se a notícia que serviu de mote ao sectário CE para tecer mais esta catilinária anti-religiosa não se vislumbra a menor alusão a qualquer insurgência contra ” o pesadelo da religião”.CE vive num mundo próprio:o da sua própria esquiziofrenia intelectual…

  • Athan3

    Carlos Esperança;
    Se puder, e tens condição de fazê-lo, divulgue lá pelo Egito e proximidades esta realidade mais que clara:
    Enquanto homens se esfolam nas guerras lá longe, ou se estoporam em conflitos civis ferrenhos, os chefes das crenças e seus comparsas vão só comendo as mulheres e filhos e filhas dos caras que estão se matando. Se eles notam que o cara é brabo e que pode voltar, eles mandam colocar o cara de frente em uma covarde cilada; e se percebem que ele vai ser enrolado como corno manso, então deixa o cara voltar, e dá uma ou outra adulação pra ele.
    Essa idéia é que está por trás da religião e das guerras: Os “espertos” ficam comendo as mulheres dos caras que se matam como idiotas bem longe, ou em entreveros urbanos loucos; os malandros das crenças ficam só manipulando e comendo as famílias dos caras que se matam, ainda protegendo os canalhas “divinos”.
    Esse é o NEGÓCIO.
    Quando os caras de valor notarem essa por*a, esses canalhas feitores-de-crenças vão se fud*r tudo. .

    • Turbi Avital

      Conheço o Egipto como o meu país e tenho a certeza que, se soubesses o que se está a “cozinhar” no Egipto, calavas-te ou condenavas os que julgas serem os libertadores.

      Hoje, como ateus, poderias ainda viver sem problema no Egipto, mas com os que agora reclamam “liberdade” não terias essa hipotese.

      Os países do Ocidente, incluindo os EUA, sabem os radicais estão a ganhar terreno. Todos vêm como isto começou: a matança de não islâmicos.

      • RedBloc

        Confesso não estar atento à actualidade egipcia, não sendo capaz de reconhecer ou identificar os contendores, nem tão pouco as suas respectivas motivações, mas mantenho uma séria reserva quanto à hipotética liberdade que se está a tentar conquistar…
        Aguardemos pela clarificação da situação e dos discursos.

  • Anónimo

    NÃO SE DEVE TER RECEIO DE REVOLTAS POPULARES, MAS SIM PARTICIPAR NELAS…
    NESTE MOMENTO QUEM TEM ALGO A PERDER SÃO OS RICOS E PODEROSOS. É PRECISO É QUE AS REVOLTAS TENHAM LÍDERES QUE DEFENDAM VERDADEIRAMENTE AS POPULAÇÕES E NÃO SE DESVIEM DESSES CAMINHOS.

  • carlos cardoso

    O comentário do ajpb parece-me bastante ingénuo.

    O perigo no Egipto não é a religião mas a teocracia. Veja-se o que aconteceu no Irão. Enquanto que a Tunísia é um pequeno pais, bastante laico, o Egipto é o maior pais árabe, um dos centros do pensamento muçulmano (a universidade al-Azhar) e onde um dos poucos grupos organizados é o da Irmandade muçulmana. Como disse Turbi Avital, o perigo é bem real.

    • Anónimo

      CARO CARLOS

      ANDAMOS CÁ PARA VIVER E NÃO PARA VEGETAR…O MEDO TOLHE O PENSAMENTO…
      O POVO EGÍPCIO QUER AFASTAR MUBARAK E TODA A GENTE SABE PORQUÊ.
      O QUE AÍ VEM PREOCUPA A TODOS, PRINCIPALMENTE AOS EGÍPCIOS. SE UM REGIME TEOCRÁTICO VINGAR É PORQUE TEVE CONDIÇÕES PARA ISSO. NÃO VALE A PENA ESTAR A IMPOR REGIMES. O POVO QUE ESCOLHA O QUE QUER, MESMO QUE SEJA MAU E QUE O MUDE QUANDO ENTENDER E TIVER FORÇA PARA TAL…OU NÃO É O QUE NÓS FAZEMOS SEMPRE QUE VAMOS A VOTOS…OU SEMPRE QUE SE FAZ UMA REVOLUÇÃO…
      A GENTE VIVE É POUCO TEMPO PARA VER AS COISAS EVOLUIR NOS COMPASSOS DO TEMPO, MAS A HISTÓRIA NÃO QUER SABER DO NOSSO PRAZO DE VIDA PARA NADA…

You must be logged in to post a comment.