Loading

Tunísia – Caminho da democracia ou cemitério da laicidade ?

As manifestações que conduziram ao fim da ditadura de Ben Ali, na Tunísia, lançaram o Magrebe em convulsões cujo desfecho é imprevisível. Derrubada a cleptocracia familiar de um déspota, com regozijo genuíno das populações, fica-se entre a esperança de uma democracia e o temor da teocracia.

Argélia, Marrocos, Mauritânia e Líbia não estão imunes nem indiferentes ao destino da Tunísia, o mais secularizado dos países do Magrebe, apesar da dificuldade de os países de influência islâmica fazerem o percurso para a democracia. Esta experiência já afecta o Egipto, onde a polícia do Cairo dispersou nesta última terça-feira uma manifestação contra o regime de Hosni Mubarak, usando gases lacrimogéneos e jactos de água. No Líbano reina a tensão com a designação do primeiro-ministro apoiado pelo Hezbollah, Nagib Mikati, com manifestações hostis em Tripoli e Beirute de apoiantes do actual, Saad Hariri. E a religião é o problema.

No Iémen e Jordânia não tardarão as ondas de choque sem que a Arábia Saudita envie generosos donativos para apoiar os extremistas islâmicos onde quer que se encontrem.

Na Tunísia, a vitória popular deveu-se a jovens universitários, sem emprego nem futuro, mas desinteressados das mesquitas e madraças onde se sublima o desespero com o ódio aos infiéis e se fabricam talibãs. Talvez por isso sejam de bom augúrio as manifestações de simpatia com que as populações dos países vizinhos se solidarizaram nas ruas.

Numa época em que renascem fundamentalismos, em que as religiões mais numerosas reagem com grande intolerância e inusitado proselitismo à globalização, desde o islão e o cristianismo ao xintoísmo e confucionismo, a experiência da Tunísia é um laboratório político cujo desfecho interessa ao Magrebe, à Europa, ao Médio Oriente e ao mundo.

As religiões são um perigoso detonador do ódio de que os ditadores se apropriam para acender a fogueira dos nacionalismos.

11 thoughts on “Tunísia – Caminho da democracia ou cemitério da laicidade ?”

    Pingback: Tweets that mention Tunísia – Caminho da democracia ou cemitério da laicidade ? :: Diário Ateísta -- Topsy.com

  • Athan3

    Quando os povos se derem conta que são postos a carregar como mulas o nababo de conluios mafiosos amancomunados com mandantes de crenças, que impõem terror, ignorância e escravidão a nações inteiras, para se refestelarem enquanto socam miséria pela goela das sociedades, então não haverá ladainhas de espiritas e gandhis que impeçam as pessoas de revirar isso tudo, e acabar com essa canalhice toda de uma vez por todas.

  • antoniofernando

    “As religiões são um perigoso detonador do ódio de que os ditadores se apropriam para acender a fogueira dos nacionalismos.”

    A habitual lábia de Carlos Esperança…

    Deve ter sido por isso que homens religiosos como Helder da Câmara, Oscar Romero, Luther King ,Maximilian Kolbe, Gandhi e Nelson Mandela fizeram explodir múltiplas vítimas inocentes e ateus como Estaline, Mao Tsé Tung, Pol Pot e Enver Hoxa, só praticaram o Bem…

  • Anónimo

    a luta de classes continua, sempre com as religiões de mão dada com os poderosos…

  • Athan3

    Vc vai ver o que é ‘estourar’ os cornos de CANALHAS qdo eu souber o paradeiro do que me tomaram (e esconderam da Sociedade). Pode ser onde for, pode estar escorado e ‘protegido’ pelo car**ho que for, tomara que alguns desgraçados como os que se escondem falando M**DA nos comentários, estejam juntos. Não laborei pra reforçar a vida de nababo de PULHAS. Vou pegar o que é meu onde estiver. Coitados dos facínoras e acoluinhados que estiverem nessa reta. Vamos ver … VÃO PAGAR O QUE FIZERAM …
    Haddammann Veron Sinn-Klyss

  • Athan3

    Gandhi era um safado, esse jeosuis pregado aí não passa de uma fajuta cópia de Alexandre, o Grande, os feitos dos “varões” da bibra não passam de plágio mal forjado de histórias e valores de outros povos, um por um, tudo é uma mentira deslavada que rouba o mérito de valores auntênticos de outras nações. Acabou-se o tempo da Mentira, meus caros.

    • antoniofernando

      ” Gandhi era um safado”. Falou e disse. O supra-sumo ateísta no seu pior…

  • Athan3.

    Hoje bebi uns copos a mais e não tomei os medicamentos, mas amanhã seguirei a medicação e isto via melhorar.
    Prometo que só digo uma asneira por palavra e uma estupidez por frase.

  • PJ

    “Vc vai ver o que é ‘estourar’ os cornos de CANALHAS qdo eu souber o paradeiro do que me tomaram (e esconderam da Sociedade). ”

    Portanto, deduzo que saíste do manicómio hoje.

You must be logged in to post a comment.