Loading
  • 19 de Dezembro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Fátima

Fátima – A caixa de esmolas da mentira

O jornalista Peter Seewald, que entrevistou Bento XVI, considera que tem mudado a imagem dura e racional que lhe é atribuída por muitos.

12 thoughts on “Fátima – A caixa de esmolas da mentira”
  • antoniofernando

    A minha posição sobre Fátima é sabida:

    1-Toda a mensagem que lhe está subjacente é intrinsecamente anti- cristã. Cristo nunca apelou a rezas obsessivas,muito menos de terços e rosários, e nunca na essência da Doutrina de Cristo, tal como sustentada por Jesus de Nazaré,ao invés do que decorria do AT, há lugar a castigos colectivos por pecados eminentemente individuais;

    2- Cristo também trouxe uma Doutrina essencialmente anti-sacrificial:” misericórdia quero, não sacrifícios”, exactamente ao contrário do que decorre das práticas sacrificiais ,que, em Fátima são permanentemente evocadas;

    3- Em nenhum ponto do Evangelho está prevista a aberração teológica de se conduzir Maria de Nazaré a um patamar de Co-Redentora da Humanidade, como,aliás, também decorre do título inadmissível que a Igreja Católica lhe conferiu, enquanto a caracteriza abusivamente como ” Nossa Senhora”;

    4- A imagem da Senhora de Fátima, concebida por Guilherme de Thedim nada tem a ver com a imagem descrita por Lúcia, em 1917, da menina de cerca de 15 anos, que diz ter visto nas primeiras aparições, como criteriosamente apurou Moisés do Espírito Santo, consultando os relatos da época;

    5-Maria de Nazaré terá vivido os seus últimos anos de vida em Éfeso, onde faleceu como qualquer ser humano. A tese, igualmente absurda,de que não teria conhecido a morte física, mas a apenas a de uma serena ” dormição”, foi desmentida pelo próprio João Paulo II:

    “O Novo Testamento não dá nenhuma informação sobre as circunstâncias da morte de Maria. Este silêncio induz supor que se produziu normalmente, sem nenhum fato digno de menção. Se não tivesse sido assim, como teria podido passar despercebida essa notícia a seu contemporâneos sem que chegasse, de alguma maneira até nós?

    No que diz respeito às causas da morte de Maria, não parecem fundadas as opiniões que querem excluir as causas naturais.”

    6- A superstição fatimista e idólatra de Fátima colide frontalmente com aspectos fundamentais e estruturantes da Doutrina de Cristo, vista à luz do Evangelho e não da inadmissível distorção teológica que dela foi feita ao nível eclesiástico superior da Igreja Católica.

    • JoaoC

      70.000 pessoas dizem-te alguma coisa?

      Conheces o Catecismo e a Doutrina da Igreja Católica? Eu respondo: NÃO. Nem o mínimo. Não há qualquer incongruência entre a mensagem de Fátima e a Doutrina de Cristo e da Sua Igreja.

      O tempo e a História desmascarão aqueles que relativizam, diminuem e, blasfemando contra Ela, escarnecem da glória de Maria Santíssima, das Suas Santas Aparições e das Suas Santas Mensagens.

      Não me alongarei mais, porque melhor trabalho faço em fazer o que Ela pede: rezar por ti, por mim e por todos, pobres e reles pecadores, Seus filhos e súbditos.

      • Luciano

        70.000 pessoas o que ?

      • antoniofernando

        70.000 ? Ai agora é o critério da verdade é quantitativo ? Então, quantos muçulmanos seguem Maomé e o Islão ? Aí o número dos que vão a Meca são bem superiores aos que vão a Fátima. E depois o que é que isso vale? Quererá para ti dizer que essa multidão, por si só, define qualquer validação teológica ?

        Se conheço o Catecismo e a Doutrina da ICAR ? Conheço.Por isso é que não sou católico. Por entender que, em múltiplos pontos, a Igreja Católica constitui uma adulteração da Doutrina de Cristo,tal como expressa no Evangelho.

        Tu falas de Maria de Nazaré como se ela fosse tua propriedade privada. Ou uma espécie de monopólio teologal da Igreja Católica. Não é. Não tens mais respeito por ela do que eu, de certeza absoluta. E, na minha opinião, não tens, aliás,nenhum respeito, por seres conivente com uma inadmissível perversão idólatra e fatimista sobre a pessoa de Maria Santíssima, por um lado. E, por outro, por tolerares que a essência da Doutrina de Cristo seja posta em causa nos pontos fundamentais que já referi. E, relativamente aos quais, tu nada contrapões de intelectualmente sério, porque não tens argumentação possível. A única refutação viável consistira em explicares se e como a Doutrina de Cristo é compatível com as várias ameaças de aplicação de castigos divinos perante a eventual ocorrência de pecados individuais, como decorre das várias supostas aparições marianas, designadamente Lourdes, Fátima e Garabandal. E,por outro, mostrares onde é que, no Evangelho, Cristo sugeriu rezas obsessivas de terços e rosários e pagamentos de promessas por supostas bênçãos divinas.

        Depois,confesso-te, metes-me asco com essa tua mania de que, quem não acredita na idolatria de Fátima, em algo desmerece Maria Santíssima.

        E esse asco aumenta quando, julgando-te uma espécie de sacerdote divinamente instituído, vens para aqui dizer que vais rezar por mim e por não sei quantos mais.

        Mas alguma vez te pedi que rezasses por mim fosse a quem fosse ? Um mesquinho como tu, que não é capaz de aceitar uma mera divergência teológica cristã sobre a fenomenologia de Fátima ?

        Além do mais, tu certamente não ignoras que Fátima não é dogma de Fé católico. Por mim,estou-me a borrifar que seja ou não seja. Na minha consciência mando só eu. Mas,se eu fosse católico, não incorreria em nenhuma falta, perante a dogmática da ICAR, se afirmasse a minha não aceitação que Maria de Nazaré tenha aparecido em Fátima.

        Tu sabes que assim é. Mas, não obstante, partes logo para insultares de ” reles” todos quantos, no seu pleno e legítimo exercício de livre consciência, não crêem na aparição de Maria Santíssima em Fátima ou que não crêem sequer em qualquer tipo de aparição.

        Que raio de católico és tu que nem sequer respeitas aqueles hipotéticos católicos que também não acreditem que Maria de Nazaré apareceu em Fátima, quando sabes muito bem que eles não incorrem, por causa dessa descrença, em nenhuma infracção dogmática da ICAR.

        Então, se sabes isso tudo, como presumo que saibas, como caracterizar o teu mesquinho e sectário comportamento ?

        Vês pior do que falta de honestidade intelectual ?…

        • antoniofernando

          Onde consta: “…aplicação de castigos divinos perante a eventual ocorrência de pecados individuais…” leia-se ” aplicação de castigos colectivos divinos perante a eventual ocorrência de pecados individuais…”

        • Troll Ateu Verdadeiro

          E fazes ideia de quantos muçulmanos passam por Fátima durante um ano?

      • Molochbaal

        “70.000 pessoas dizem-te alguma coisa?”

        Temos concurso ?

        Acho que quem fica a ganhar são os maoistas, que conseguiam manifs de milhões em Pequim.

        Terás então de te converter ao maoísmo.

        Mas não te preocupes. Na visão do mundo e nos métodos os totalitarismos têm muito em comum, pelo que não vais notar grande diferença em relação à igreja católica.

  • Luciano

    “O jornalista Peter Seewald, que entrevistou Bento XVI, considera que tem mudado a imagem dura e racional que lhe é atribuída por muitos…”

    Alguem avise o pobre Peter Seewald que ele está fazendo isso errado …

    PS.: Há um erro de digitação na Post. duplo “que”

    • Carlos Esperança

      PS.: Há um erro de digitação na Post. duplo “que”

      RE: Obrigado, caro leitor. Já foi corrigido.

    • Carlos Esperança

      PS.: Há um erro de digitação na Post. duplo “que”

      RE: Obrigado, caro leitor. Já foi corrigido.

  • Troll Ateu Verdadeiro

    Fátima – A caixa de esmolas da mentira

    Como não apresentas uma prova real de que é mentira, o mentiroso és tu.

  • antoniofernando

    “Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão
    ouvidos à força de palavras.” ( Mateus, 6:7)

You must be logged in to post a comment.