Loading

Sudão: Mulher chicoteada no meio da rua por usar calças

«Um impressionante vídeo amador de uma mulher, no Sudão, a ser chicoteada pela polícia em nome da lei da moral Sharia, por estar a usar calças debaixo das vestes muçulmanas, foi parar à Internet e está a gerar polémica.»
40 thoughts on “Sudão: Mulher chicoteada no meio da rua por usar calças”
  • antoniofernando

    Só uma palavra para descrever o meu sentimento perante a barbaridade desse chicoteamento: nojo…

  • Pingback: Tweets that mention Sudão: Mulher chicoteada no meio da rua por usar calças :: Diário Ateísta -- Topsy.com

  • Anónimo

    Ai utilizou calças??? Mas que pouca vergonha…

    E se fosse de mini-saia? ui-ui…. que as pedras voariam…

    Afinal o que andam a fazer na ONU? Será que ninguém faz nada?

  • Joana

    Enfim , esta humanidade … vai de mal a pior. Essa gentinha reles , que é mesmo assim devia era de ter juizo .

    • carpinteiro

      «Essa gentinha reles , que é mesmo assim devia era de ter juizo . »

      Concordo consigo. Mas se essa gentinha tivesse juízo, que seria dos gurus religiosos e guardiões da moral dos outros?
      Aqui não se apedrejam mulheres, mas há muito pouco tempo, era proibido à mulher usar calças, e cabelo comprido. Entrar com a cabeça descoberta na igreja, e à entrada das escolas às raparigas era-lhes medido o comprimento da saia, pois esta não podia subir acima do joelho. E tudo em prol dos princípios cristãos aos quais a Santa Igreja na pessoa dos santos bispos e padres subjugavam toda a sociedade.
      Ainda ontem no debate prós e contras, o grande programa de lixiviar personalidades e ideologias, convidaram para o debata o senhor Policarpo, para quê? para fazer proselitismo à seita religiosa da qual é representante, e dizer que isto só melhora com os valores da seita dele. Interessante não é?

    • carpinteiro

      «Essa gentinha reles , que é mesmo assim devia era de ter juizo . »

      Concordo consigo. Mas se essa gentinha tivesse juízo, que seria dos gurus religiosos e guardiões da moral dos outros?
      Aqui não se apedrejam mulheres, mas há muito pouco tempo, era proibido à mulher usar calças, e cabelo comprido. Entrar com a cabeça descoberta na igreja, e à entrada das escolas às raparigas era-lhes medido o comprimento da saia, pois esta não podia subir acima do joelho. E tudo em prol dos princípios cristãos aos quais a Santa Igreja na pessoa dos santos bispos e padres subjugavam toda a sociedade.
      Ainda ontem no debate prós e contras, o grande programa de lixiviar personalidades e ideologias, convidaram para o debata o senhor Policarpo, para quê? para fazer proselitismo à seita religiosa da qual é representante, e dizer que isto só melhora com os valores da seita dele. Interessante não é?

  • centauro

    Maldito deus que os homens inventaram. Maldito, maldito!

  • Athan3

    O quê nos assombra? Não é o mesmo que aconteceu com o cidadão que levantou-se em defesa da Constituição de seu país? Porque os mandantes-de-crenças, feitores de escravos, impingem a injustiça e o crime à face de todos nas Sociedades. Em Câmaras Municipais, onde deveria estar os emblemas de uma município, ou estado, ou país, fica ostentado repugnantemente a opressão da crença; o símbolo do Terror Romano, e a paçoca de plágio, e patifaria, formatada pela cria-protestante gerada à imagem e semelhança do Vaticano.
    Esperam os ateus que elementos que já perderam o elo com a humanidade (como os que comentam absurdamente suas insanas hipocrisias e conivências com os pútridos canalhas “protegidos” pela “Divina (In)justiça Que a Tudo Quanto é Pústula Provê e Cobre com a Mafiosa Insaniidade”) possam ser um mínimo que seja razoáveis e sem dissimulação? Não há como banhar-se em esgôto e dizer-se limpo, para postar-se entre cidadãos livres e de consciência limpa.

  • JoaoC

    Maldita seita satânica islamita!

  • Athan3

    Desgraçado é quem acredita em “satã” e “deus”; esse sim é desgraçado; porque impingem a covardia canalha sobre indefesos conforme “os planos” que os mandantes-das-crenças têm para a vida alheia, e para chafudar a Sociedade na imundície e escravidão.

  • Athan3

    Desgraçado é quem acredita em “espírito”; porque o vocábulo “temperamento” que definia o jeito de ser de uma pessoa, foi deturpado para passar a fantasia de “fumaça” que voeja pra lá e pra cá (com que impulsão?), talvez comendo o miolo de ignorantes e defecando a poluição em cabeças de imbecis. talvez seja assim que os “esprítu” se desloquem.

  • Nuno Dias

    exactamente em que conceitos religiosos se baseiam para associar isto à religião?

    • jmc

      pelo que estive a ver, no antigo testamento, que é partilhado pelas 3 grandes religiões abraamicas, cristianismo, judaismo e islamismo, está uma bela frase:
      “Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus.” – Deuteronómio 22:5

      o sunismo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sunismo) é um ramo do islamismo e não é apenas a principal religião. o sudão segue a lei sharia, a lei sagrada do islão, que sendo baseada também no antigo testamento subscreve ao versículo acima.
      naturalmente que, como todas as religiões, para sobreviver ao longo dos anos as coisas foram sendo tomadas com menor sentido literal, mas infelizmente em alguns tristes lugares da terra, mulheres que usem calças (roupa de homem) são sujeitas a tal violência…

      deixo aqui outro vídeo que, apesar de não violento como o demonstrado, me chocou também: http://www.youtube.com/watch?v=y83kGgBacag

      no início pensei que a tradução fosse uma brincadeira, mas uns tantos utilizadores diferentes do fórum onde encontrei (http://www.reddit.com/r/atheism/comments/eidy7/islam_how_to_beat_your_wife_can_anyone_confirm/), árabes e fluentes em arábico, afirmam que está correcta… e isso é… mesmo mau…

      • Nuno Dias

        Obrigado pela resposta.
        Deuteronómio 22:5 aliada à dita afirmação do profeta, poderá de alguma forma estabelecer o motivo que levou à punição. Mas parece-me que é tudo uma questão de interpretação e antes de se apontar o dedo à religião dever-se-á fundamentar minimamente.
        E porque não apresentar outros pontos de vista?
        http://portugal-islamico.blogspot.com/2008/03/sharia-lei-islmica-em-portugal.html

        Parece-me que este blog tem alguma tendência por optar pelo método do escárnio e mal dizer.

        • jmc

          tem toda a razão, e não gosto de assumir as coisas mas era o que mais se gritava pelas internetes e cometi este erro. após melhor investigação descobri que a mulher estava a receber o castigo atribuido por infringir os artigos 154 e 155 do código penal sudanês de 1991.
          o código em formato pdf encontra-se aqui: http://www.ecoi.net/file_upload/1329_1202725629_sb106-sud-criminalact1991.pdf
          (começa em grande)

          154 Practising Prostitution
          (1) Whoever is found in a brothel where it is likely that such person may perform sexual acts or earn money out of the performance of such acts is said to practice prostitution. He shall be punished with flogging which may not exceed one hundred lashes or with imprisonment which may not exceed three years.
          (2) A brothel is any place prepared for meetings of women or men or men and women who have no marriage relationship nor related in circumstances where it is likely that sexual practices will take place

          155 Running a Brothel
          (1) Whoever runs a brothel or rents a place or knowingly permits the same to be used as a brothel shall be punished with flogging which may not exceed one hundred lashes or with imprisonment for a term which may not exceed five years and the said place is also liable to be closed or confiscated.
          (2) Whoever is convicted for the second time according to subsection (1) shall be punished with flogging which may not exceed one hundred lashes or with imprisonment for a term which may not exceed ten years and the place shall be confiscated.
          (3) If the offender is convicted for the third time he shall be punished with death or with life imprisonment and the place shall be confiscated.
          (4) In all cases confiscation shall not be ordered unless the offender was the owner of the place or the owner knew that the place was used for such purpose.

          Como no vídeo mencionam que se ela não for chicoteada será aprisionada por dois anos, vou assumir que o crime que cometeu é o 1º, prostituição.

          artigo que menciona a lei aqui: http://allafrica.com/stories/201012131018.html

          mencionou e muito bem que devemos também prestar atenção aos outros pontos de vista. todas as religiões têm extremistas e infelizmente (ou felizmente?) o mundo e as notícias seguem a lei de pareto: 20% dos eventos fazem 80% das notícias (provavelmente muito mais extremo que isto)
          todas as religiões têm bons ensinamentos, ninguém duvida disso. a doutrina que não os tiver não é seguida por ninguém.

          • RG

            Se por acaso houvesse uma lei que permitia que a sua mulher/ marido lhe batesse em certos casos, concordaria e defendê-lá-ía??? A lei diga o que disser, se não tiver lógica ( e é ilógico dar chibatadas poor que razão for!!!), eu não a subscrevo a nenhuma lei que o censo comum me leva a discordar. O Sr/Sr pode não concordar com a prostituição mas, verdadeiramente, quer que os outros discordem desta e subscrevam a uma lei que se baseia em chicotadas? Não acha um pouco impositivo?

          • Nuno Dias

            Não é isso o que está em causa. Este blog é de ateísmo e trata de assuntos referentes a religiões, o vídeo só aqui está porque houve uma ligação com a religião.

            Se as legendas mentem e não há qualquer ligação com a religião, então (neste caso) há preconceito infundado contra a religião.

            Não adianta de nada andarmos a fazer figuras ridículas ao gritar RELIGIÃO quando trata de leis dos homens e não de Deus.

          • Nuno Dias

            Não é isso o que está em causa. Este blog é de ateísmo e trata de assuntos referentes a religiões, o vídeo só aqui está porque houve uma ligação com a religião.

            Se as legendas mentem e não há qualquer ligação com a religião, então (neste caso) há preconceito infundado contra a religião.

            Não adianta de nada andarmos a fazer figuras ridículas ao gritar RELIGIÃO quando trata de leis dos homens e não de Deus.

          • jmc

            não pretendi passar a mensagem que era a favor da lei aqui aplicada nem mesmo do seu crime. se o fiz foi um mal entendido

            p.s.: *senso comum

  • Anónimo

    VAI ACONTECER UM DIA…

    TAL COMO O PAPA…TAMBÉM VAI APARECER UM AIATOLA QUALQUER A PEDIR DESCULPA…UM DIA…
    MAS NUNCA SE PASSA NADA…
    AS RELIGIÕES TÊM DESTAS COISAS…
    MAIS TARDE OU MAIS CÊDO ARREPENDEM-SE MUITO… MAS NUNCA SE PASSA NADA…

  • Pedro Soares

    Fora o caps lock totalmente desnecessário do ajpb, a verdade é que este está cheio de razão. Os passos de violência religiosa repetem-se e perpetuam-se. E a justificação dos mesmos também.

    É revoltante ver o vídeo. Envergonha-me como ser humano. É-me totalmente impossível tolerar o facto de algo de muito mais sinistro também, num passado não muito distante, se passou nas nossas praças.

    A necessidade de por fim à violência baseada em interpretações de livros escritos por homens em nome de Deus, é uma lição que a humanidade ainda não aprendeu.

  • Antonio Porto

    Acho que este tipo de condenação um absurdo, mas acontece num país
    onde a lei islamica manda.
    Não vejo nas palavras de ninguém aqui piedade em relação á mulher somente
    desaprovação em relação á religião.
    Mas e quanto liu xiaobo?
    Preso injustamente , sob falsas acusações, na china pelo PCC, um partido ateu.
    Portanto o ateísmo também é uma seita satãnica, igual ou pior que os islamismo.
    Aonde os ateus tomaram conta do estado, eles fizeram igual ou pior que as seitas.
    Mas é mais fácil ver um cisco no olho dos outros que uma trave no nosso.
    A hipocrisia é um veneno comum a todos os homens.
    Pobre mulher sudanesa.

    • jmc

      caro antonio porto

      o ateismo não é uma seita satânica. é a descrença em deus(es) e/ou crença na inexistência de deus(es).

      a religião é maioritariamente proibída pelo PCC apesar de permitirem a prática de algumas religiões que o estado autoriza.
      http://www.wolframalpha.com/input/?i=china+religion
      as percentagens da direita representam a percentagem de uma religião dentro do grupo de pessoas religiosas na china. a soma ultrapassa os 100% pois as religiões mais comuns na china não são mutuamente exclusivas.

      em qualquer caso, gostaria de saber como chegou à conclusão que, por o PCC ser um partido anti-religioso que domina a república popular da china, a causa do aprisionamento de liu xiaobo foi o ateísmo

  • Athan3

    deísta, seja satânica ou da igualmente doentia divindade atormentadora dita como deus “bonzinho”, ambas forjam as crenças absurdas, odiosas, e repugnantes que formatam escravos com tendências espúrias de desgraçar vidas que não se submetem às covardias insanas imputadas por seus mafiosos, criminosos, podres e repulsivos mandantes.

  • Eduardo Patriota

    Tristemente revoltante.

    Infelizmente, estas mulheres sofrem o fundamentalismo religioso na pele. Não era diferente no cristianismo da época medieval. Felizmente, evoluímos e o cristianismo perdeu sua força na sociedade ocidental

  • Eduardo Patriota

    Tristemente revoltante.

    Infelizmente, estas mulheres sofrem o fundamentalismo religioso na pele. Não era diferente no cristianismo da época medieval. Felizmente, evoluímos e o cristianismo perdeu sua força na sociedade ocidental

    • Ccfranco

      Eu diria mais. Felizmente que no ocidente o homem teve a coragem e o bom-senso de escrever por cima das leis de deus. Caso contrário hoje estariamos a apedrejar até à morte quem trabalhasse ao sábado (Números 15:32, 33, 34, 35, 36).
      Enquanto no oriente não acontecer tamanha façanha continuaram a acontecer estes actos desumanos.

  • Anónimo

    AS MULHERES DEVIAM FUGIR DOS PAÍSES ISLÂMICOS…

    GANHAVAM ELAS E GANHAVAMOS NÓS…

  • Anónimo

    AS MULHERES DEVIAM FUGIR DOS PAÍSES ISLÂMICOS…

    GANHAVAM ELAS E GANHAVAMOS NÓS…

  • Muhs Ahl1982

    Custa-me a perceber que tenha sido acusada de usar calças e esteja a gritar:
    ‘Não fui eu!’
    ‘Por Alá, estou inocente!’

    Não entendo.
    Quem traduziu?

    O homem que faz a acusação começa por dizer: ‘merece (deve) ser castigada aqui pelo que me fez, pois há testemunhas!’

    Que tradução estranha.

    • Pedro Soares

      E o que isso interessa…?

    • Pedro Soares

      E o que isso interessa…?

    • Nuno Dias

      Interessa porque independentemente da crueldade do acto houve uma tradução que induziu a religião em mentira.
      Um acto que pode ser de puro denegrir da religião. O castigo pode não ter nada a ver com a religião.
      Este é um blog de combate à religião não deve partir logo de uma mentira para atingir os seus argumentos.

      Interessa ainda pode demonstra que não existe um cuidado jornalístico mínimo para verificar a validade de o que produz.

  • Athan3

    Crenças MANDAM açoitar, Crenças MANDAM estropiar, qualquer lei que impetra castigo desse tipo tem vínculo e se exemplifica numa CRENÇA, NUMA RELIGIÃO, NUMA FÉ PODRE. Qualquer elemento que deita desculpas se esquivando desavergonhadamente e amancomunadamente com isso é um conivente nefasto à espécie humana. A Educação com ditames ou proximidade com crenças religiosas NÃO PRESTA. Não é educação, ´é coerção formatadora de escravos e fomentadora de seres infelizes submissos.

You must be logged in to post a comment.