Loading
  • 11 de Dezembro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

E U A e Vaticano

EUA vêem o Vaticano como um poder fechado, provinciano e antiquado.

As mensagens diplomáticas revelam as críticas da embaixada pelos “fracassos de comunicação” e ataques ao secretario de Estado, Bertone e ao porta-voz do Papa.

Embrenhar-se nas várias centenas de mensagens enviadas à Wikileaks, oriundas da Embaixada dos EUA junto da Santa Sé, equivale a assistir ao fascinante encontro cara a cara entre dois impérios.

O choque cultural entre um país presidencialista, moderno, democrático, expansivo e republicano, e um sistema de poder monárquico, milenário, anquilosado e hermético, não impede a América de compreender a importância de ter o Vaticano como aliado.

Fonte: El País

34 thoughts on “E U A e Vaticano”
  • Anónimo

    ” país presidencialista, moderno, democrático, expansivo e republicano”

    O CE já nem no elementar repara. Agora os EUA passaram ao ” melhor dos mundos” para o escriba.Uns verdadeiros ” santinhos” os ” américas”, né ? Invasão do Iraque à procura de ” armas de destruição maciça” e fechar de olhos à selvajaria da invasão indonésia de Timor, pormenores sem a mínima importância ? A obrigação de um presidente americano jurar sobre a bíblia, ainda que seja ateu ou agnóstico, nada que lhe mereça sequer uma linha de análise ? Presidencialismo mitigado, em que os presidentes não são eleitos por mera contagem de votos dos eleitores, nada que também perturbe um assanhado ” republicano e laico” ? Você já não diz coisa com coisa.O caminho para o atoleiro cada vez mais em queda livre.

    Tome lá para se recordar da sua querida América:

    http://www.bb.ustc.edu.cn/ocw/OcwWeb/Urban-Studies-and-Planning/11-421Spring-2005/CourseHome/index.htm

    • Carlos Esperança

      António Fernando:

      Vou-lhe responder para que não caia nas tolices em que reincide, v. g., confrontar-me com posições defendidas em textos editados por mim mas escritos por colaboradores, suficientemente identificados, como se fosse eu o autor.

      Neste caso nem se deu ao trabalho de ver que fiz apenas a tradução literal do castelhano e que a prosa é do El País.

      Em pouco tempo perdeu a sagacidade que o acompanhava. Imagine como estará daqui a uns meses. Meta férias, homem. Peça o breviário a um padre ou leia o Cavaleiro da Imaculada.

      Ateo gratias.

      • antoniofernando

        Carlos Esperança:

        Você gostaria de falar sozinho, sem crítica, dizendo-lhe tudo o que lhe apetecesse, como aquela pérola ” a crueldade é apanágio dos crentes” e outras menoridades a que o seu panfletarismo sectário o conduziu. Foi você quem editou este texto, sem nenhuma crítica ao mesmo. E se é certo que fez ” apenas” a tradução do mesmo, não é menos certo que o editou sem nenhuma discordância expressa.Agora veio tentar justificar-se do que não tem justificação: que você aqui não teceu nenhuma reserva ao dito texto. Por outro lado, ao que tenho visto dos seus textos mais recentes, é você quem anda completamente à deriva. Até já perdeu o respeito dos seus próprios confrades ideológicos,que se estão completamente nas tintas para o que você escreva. E que já fazem deste decadente blogue cenário para as suas nocturnas pipocagens e inerentes foguetórios.Veja bem o atoleiro a que você trouxe este “D.A.”. De tanto querer ser exímio na constante proliferação de falácias indutivas generalizantes, hoje o “D.A.” tornou-se na risota geral da ateísta blogosfera. É você quem devia meter férias e dar lugar a qualquer Rui Cascão ou Ludwig Krippahl que tentasse ainda salvar a face desta sua inevitável queda no abismo.Mas não penso que o vá fazer. Você enquanto não envolver o ” D.A.” neste seu lamentável autismo intelectual, transformando-o em chacota geral não vai meter férias. Depois do afundanço se consumar,então sim, você irá certamente para uma ilha deserta cuidar das suas deprimentes frustrações…

        • carpinteiro

          «Você gostaria de falar sozinho, sem crítica, dizendo-lhe tudo o que lhe apetecesse,…»

          Mas qual crítica minha fístula hemorroidal, se tu só debitas calinadas capazes de pasmar o Estádio da Luz.
          Ser pobre (de espírito) são contingências da vida, burro é azar, mas tu consegues o dois em um. Isso já é considerado castigo do teu deus.

          • Ast

            O teu problema é exactamente o contrário: o António Fernando tornou-se na vossa “coroa de espinhos”.

            Mudei a imagem que tinha dele quando vi que ele deixou de ser um serviçal a fazer a vénia a tudo o que os ateus diziam.

            Hoje sim! O António Fernando passou a ser um comentador que pensa pela sua cabeça. Concorda com o que tem que concordar, mas desaprova toda a estupidez e o fel que aqui é derramado pelos ateus.

            Em capacidade de argumentação e em conhecimentos (tal como o Jairo Entrecosto) mete todos os ateus do DA numa algibeira e ainda sobra espaço para alguns brasileiros.

            Se não regredir na forma como comenta, é o comentador mais atinado e o que mais sombra faz aos ateus.

            Podes insultá-lo mas não o podes igualar, muito menos vencer.
            Portanto, vinga-te a insultá-lo!

          • Anónimo

            “Em capacidade de argumentação e em conhecimentos (tal como o Jairo Entrecosto) ” Só te falta dizer que são ambos lúcidos.
            Porra, acabaram-se-me as pipocas! Aguenta mais um bocadinho o espectáculo, que eu já venho.
            Quero continuar a rir, que faz bem ao fígado.

          • Ast

            Mas tu comes pipocas ou bolotas?

          • Anónimo

            PIPOCAS, amigo, pipocas. Por isso, podes ficar com as bolotas para ti.

          • Ast

            Está provado aqui que não temos os mesmos hábitos. Enquanto estou no PC não tenho por habito roer seja o que for. Isso de bolotas e pipocas e contigo.

          • Anónimo

            Cada um fala do que gosta. Eu só falei em pipocas.

          • antoniofernando

            Olha que não. Ainda há muitos pipoqueiros como tu para responder à letra…:)

          • antoniofernando

            Escusas de vir com atitudes louvaminheiras que eu quando tiver que desancar em todos os Torquemadas, Tomazes de Aquinos e João Crisóstomos vou fazê-lo.Para mim não há intocáveis em nenhum sector ideológico…

          • Molochbaal

            O antonino um génio ?

            Deixa lá que também tu não deves ser um Enstein.

            Não reparaste que toda a linha da “brilhante critíca” do teu “génio” é a acusação de que os ateus deste blog serão pró-americanos ?

            Quando já toda a gente percebeu que são daquela esquerda envergonhada que se vinga aem exibições de anti-americanismo primário ?

            Já aqui várias vezes me peguei contra o anti-americanismo primário que muitos deles exibem e agora vêm vocês com a “brilhante” “descoberta” de este site está a soldo de washington.

            Estavas a falar de insultos. Mas como é possível falar das vossas tristes exibições sem referir a triste noção de burrice crassa ?

          • antoniofernando

            Como eu também adoro ver-te a espumar raivosamente pelas beiças… 🙂

          • JoaoC

            Gostavas que te deixassem em paz, não era?

            Temos pena, tanta peninha, que fiquem a espumar quando, FINALMENTE, se começa a perceber a escória que são…

            Reles que só merecem uma coisa: ser humilhados. E serão pela própria natureza (que não tolera estes parasitas marginais da sociedade, blasfemos e raivosos) e pelo próprio Deus.

            Escória…

            SIM É UM INSULTO.

          • Molochbaal

            Vai alugar os teus filhos ao Sr. padre. Vai.

        • Molochbaal

          Ora ó nacional-palhação, tu mesmo com quem concorda em algum assunto específico consegues insultar e armar uma guerra.

          Porque não admites ? Vens para aqui só para te satisfazer alguma tara sexual que mete mandares vir com tudo e todos.

      • antoniofernando

        “Quando o ciclo biológico se tiver cumprido só nos distingue a água benta com que os créus se borrifam e os óleos com que se besuntam enquanto os ateus partem mais asseados.”

        Carlos Esperança

        Os crentes acreditam que a morte física não toca na perpetuidade da alma. Os ateus,esses, reduzem as pessoas humanas aos seus corpos.Por isso, nessa redutora da vida, que restringe os indivíduos aos respectivos corpos, é você quem pensa que vai ficar a servir de pasto para as minhocas, até que elas o devorem por completo. E é precisamente nessa paupérrima visão fisicalista, que nenhuma limpeza o tornará mais asseado…

        • jmc

          as minhocas não são a única forma de devolver o corpo morto (temperado ou não) à natureza

          pode ser-se cremado, no ganges ou para uma urna; os monges do tibete, salvo erro, fazem funerais do céu onde cortam as pessoas aos pedaços e os distribuem pelas montanhas para que os abutres as comam, de forma a honrar a natureza e o seu ciclo

          opinião minha, mas mais humano do que tudo isso será doar os órgãos caso sejam úteis e/ou o corpo para estudos científicos. ainda não sei se/como se procedimenta isso em portugal

          • antoniofernando

            A questão não é essa. É saber se são “os ateus que partem mais asseados”. É a essa imbecilidade que é necessário responder à letra e que você mais uma vez silenciou.

            Mas,se está tão preocupado com a doação de órgãos, pode começar por doar os seus, pois não será difícil apurar ” como se procedimenta isso em Portugal” ( com P grande, s.f.f., , que o nosso país não é nem nunca será qualquer província espanhola , conforme à proposta ibérica aglutinadora do Saramago…)

          • jmc

            não acho que os ateus (ou não) “partam” para lado algum, por isso estarem limpos ou não de água benta e óleos é um bocado irrelevante para mim

            a falta de maiusculas não tem nada contra o país, é mesmo porque não dou muita importância ao shift… ainda dá calo…

      • Molochbaal

        “Em pouco tempo perdeu a sagacidade que o acompanhava.”

        A sagacidade que o fazia chamar miserável javardo nacional.porreirista até a quem estava a concordar com ele ?

        A “sagacidade” de pretender que o vaticano é mais competente em assuntos de saúde do que a OMS ?

        Vocês todos sairam-me um bom rancho de tarados.

    • Anónimo

      É para o lado que acorda… Amanhã é capaz de insultar os EUA por qualquer outra coisa…

      Mas há medicação – normalmente estabilizadores de humor – para estas coisas…

      Há aqui ateus admiráveis. Sim, verdadeiros ateus sérios. Dentro do erro – grave – que os caracteriza, mas coerentes, respeitadores, falam do que sabem, informam-se antes de criticarem, enfim…

      Há os javardos do costume, os histéricos e os que acham que vão lá com psicologia barata…a esses, coitados, enfim…dá-se o desconto…

      Há outros, como o Desesperado (quase sem) Esperança que gostavam de ser sérios, coerentes, enfim… Mas nem isso conseguem, porque a PELA RUINDADE E MALÍCIA não deixa…e ficam-se pelas tristes figuras…o que, digamos, é completamente anti-depressivo 😀

      • Molochbaal

        “RUINDADE E MALÍCIA”

        Qual ?

        Aquela que te faz negar todos os defeitos da tua ideolgia e não reconhecer nenhuma virtude que as dos outros possam ter ?

        Sim, é verdade, se houver inferno, por mais óstias que papes vais lá malhar com os ossos com certeza.

    • Hans

      fernando disse a verdade… Carlos anda servil aos EUA

  • Hans

    O sujo falando do mal lavado!

  • Hans

    EUA e Vaticano andam com credibilidade em baixa… ninguém mandou eles aprontarem

  • jmc

    em boa verdade os eua nem ligam muito ao vaticano, já que a maior parte das igrejas cristãs de lá seguem costumes bastante diferentes que na icar nem seriam considerados.

    não concordo com as caracterizações que foram feitas sobre os eua nesse artigo.

    • Molochbaal

      Cerca de um terço da população dos EUA é católica, pelo que é impossível que ignorem o vaticano.

      Não lhe dão muita importância no sentido em que nem a maior parte dos católicos lhe dá. A esmagadora maioria dos seguidores dessa religião que tenham alguma cultura são obrigados a dar um desconto de 90% às parvoíces da camarilha que desgoverna o vaticano. É um verdadeiro sacrifício que fazem em nome da fé. Aturar chefes daqueles.

  • Molochbaal

    “EUA vêem o Vaticano como um poder fechado, provinciano e antiquado.”

    Grande coisa.

    Hoje em dia até a maior parte dos católicos reconhece isso.

  • Anónimo

    EUA vêem o Vaticano como um poder fechado, provinciano e antiquado.

    COMO É POSSIVEL ELES SABEREM TANTO…

  • Anónimo

    EUA vêem o Vaticano como um poder fechado, provinciano e antiquado.

    COMO É POSSIVEL ELES SABEREM TANTO…

  • Anónimo

    OH TOINO

    O TEU DEUS AINDA É O MESMO DAQUI HÁ TEMPOS OU O DE AGORA JÁ CONCORDA COM A SANTA ICAR?

  • Anónimo

    OH TOINO

    O TEU DEUS AINDA É O MESMO DAQUI HÁ TEMPOS OU O DE AGORA JÁ CONCORDA COM A SANTA ICAR?

You must be logged in to post a comment.