Loading
  • 3 de Dezembro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

Deus e os crentes no mercado da fé

Deus é a explicação por defeito para todas as angústias, a mezinha que substitui os chás e evita os calmantes, o placebo a que se agarram todos os crédulos em horas de aflição.

Sabe-se que os livros sagrados foram reescritos e alterados ao longo da história para que as histórias se tornassem mais verosímeis e que as mentiras e crueldades estão a ser mitigadas por especialistas encartados, para as explicarem de forma a torná-las menos detestáveis. Os alquimistas das ideias chamam-se teólogos e os charlatães da fé são os sacerdotes.

Ninguém se são juízo e razoável bondade aceita a discriminação da mulher, mas todas as religiões, sem excepção (que eu saiba), sofrem do espírito misógino que torna os livros sagrados afrontosos e os dignitários religiosos hediondos.

O pecado original ou o direito de vender as filhas como escravas, forjados pelo Antigo Testamento, são afloramentos do pensamento tribal da Idade do Bronze e reflexos do carácter patriarcal das tribos. Mas quando se sabe que, ainda hoje, as religiões mantêm como verdades divinas as tolices humanas, devemos reivindicar a igualdade de género como condição civilizacional. E se o deus dos crentes ficar muito zangado é com ele. Que temos nós a ver com os humores divinos? Esse peditório já devia ter sido extinto.

Quando é que um Papa, Aiatola, Arcebispo de Cantuária ou Rabino supremo de Israel se pronunciou a favor da igualdade de género e admitiu que havia mentiras nos livros sagrados ou loucura no deus de cada um?

Enquanto não pedirem perdão às mulheres, pelas humilhações a que ainda as sujeitam, os líderes das religiões não merecem o respeito das pessoas de bem. Nem o deus que os nutre à custa da crença dos simples e da cobiça dos embusteiros da fé.

9 thoughts on “Deus e os crentes no mercado da fé”
  • antoniofernando

    “Enquanto não pedirem perdão às mulheres, pelas humilhações a que ainda as sujeitam, os líderes das religiões não merecem o respeito das pessoas de bem. Nem o deus que os nutre à custa da crença dos simples e da cobiça dos embusteiros da fé.”

    O Carlos Esperança novamente a descambar para as generalizações sectárias. Mas não haverá incontáveis seres humanos, incluindo ateus, que devem pedir perdão às mulheres, pelos crimes que contra elas tenham culposamente praticado ou os ateus são todos bons rapazes?…

    • Carlos Esperança

      António Fernando:

      Apesar da sua deriva para o ataque pessoal vou responder-lhe. Sabe que não o faço aos mesmos primatas que o ofendem a si.

      Aqui vai a resposta:

      Não conheço no ateísmo, nem naquele que se transformou em religião e deu origem a crápulas piores que os papas, uma posição misógina.

      Foi com as ditaduras comunistas que começaram a aparecer mulheres em cargos de destaque o que, não abonando a favor do regime, as torna, comparativamente com as religiões, mais respeitosas dos direitos das mulheres.

      • antoniofernando

        Carlos Esperança:

        Falo claro, não sou hipócrita. O que tenho a dizer digo,seja a quem for. Você pode obviamente julgar-me como muito bem entender.E eu também.Se entender que o meu comentário constitui ” ataque pessoal” faz parte do seu livre alvedrio de assim analisar. Por mim, durmo tranquilo. Gosto de ser justo, embora ciente de que várias vezes falho.Você continua a generalizar só para um dos lados. E mesmo para o lado que habitualmente generaliza, nunca consegue assumir a independência intelectual de separar o trigo do jóio.
        Quanto ao facto de entender que, nas ditaduras comunistas, começaram a aparecer mulheres em cargos de destaque, eis aqui, com a devida ironia,alguns desses exemplos:

        a) Mao Tse Tung;
        b) Lenine;
        c) Estaline,
        d) Krutschov;
        e) Brejenev
        d) Gorbacthov;
        e) Putin;
        f) Fidel Castro;
        g) Ceausescu;
        h) Enver Hoxha;
        i) Jaruselski;
        j) Erich Honecker

        Quanto ao ” respeito” devido por Mao Tse Tung pelas mulheres, atente nisto:

        “Em 1953, quando Mao completou 60 anos, ficou estéril. À medida que envelhecia, preferia mulheres cada vez mais jovens. Frequentemente dormia com três, quatro ou cinco jovens e incentivava as amantes a apresentá-lo a outras mulheres. Como resultado dessa intensa promiscuidade, em 1967 contraiu herpes genital.

        A intensa actividade sexual de Mao fez-lhe contrair também tricomoníase, doença assintomática no homem mas desconfortável para a mulher. Muitas de suas concubinas se orgulhavam de ter a doença como prova de intimidade com o líder da revolução, contudo, com certeza, sofriam com a situação. Calculam-se em centenas as infectadas com a tricomoníase entre as cerca de 3 mil mulheres com as quais ele se relacionou.

        Segundo o livro A Vida Privada do Camarada Mao (tradução de Gabriel Zide Neto; Civilização Brasileira; 842 páginas), escrito por Li Zhisui, médico pessoal de Mao de 1954 até sua morte, em 1976, ele teve várias concubinas. Mao acreditava que fazer sexo prolongava a vida e não escovava os dentes, alegando que o tigre não precisa escová-los. Também não gostava de tomar banho.

        Devido à sua falta de higiene com os dentes, acabou por perdê-los todos na velhice.”

        Exemplar, não é verdade ?…

        http://pt.wikipedia.org/wiki/Mao_Tse-tung

        P.S. Esqueceu-se de citar uma só mulher na condução dos países das ditaduras comunistas ? Ou não encontrou nenhuma ?…

        • Molochbaal

          Já que o teu protector não te vai responder, porque tinha de te chamar HIPÓCRITA, e ele é incapaz de te tocar nem que seja com uma flor, e está muito ocupado a chamar primata a quem entre em litigio contigo, respondo eu.

          O facto de não haver mulheres entre os líderes comunistas demonstra que a igualdade não é total, é um facto. Mas se comparares a sociedade e a legislação de todos os países que mencionaste vais necessariamente concluir que se deu um salto enorme no sentido da igualdade dos sexos.

          Não é preciso entrar em pormenores, qualquer pessoa, que não seja um monstro de hipocrisia, sabe perfeitamente que a sociedade soviética era muito mais igualitário do que a Czarista ou que o regime de FIdel em relação à sociedade latina tradicional machsita do ditador Baptista.

          Quanto ás aventuras de Mao, só um fanático religioso como tu pode concluir que ter uma vida sexual variada implique necessariamente desrespeito seja por quem for. Se calhar as mulheres que foram para a a cama com Mao até disputaram a honra de ir para a cama com o “grande timoneiro” acharam que foi a sua (delas) maior “conquista”. Não sei. Só sei que eu já fui para a cama com muitas e nunca faltei ao respeito a ninguém por causa disso.

      • Molochbaal

        “Apesar da sua deriva para o ataque pessoal vou responder-lhe. Sabe que não o faço aos mesmos primatas que o ofendem a si.”

        A voss relação é mesmo esquisita.

        Não terá ao menos uma palavra em relação àqueles que o seu esquisitóide preferido ofende gratuitamente ?

        Já aqui uma pessoa declrarou que se ia embora devido ás ofensas gratuitas do antonino, que vem para aqui, entre outras coisas fazer campanha contra o preservativo e insultar quem siga as indicações da OMS, porque segundo ele, o papa é muito mais habilitado para falar de saúde do que a OMS e as suas opiniões e as da pequena minoria de médicos que o seguem cegamente, valem mais do que o consenso geral da comunidade médica. Mesmo agora, que o papa começa a ser obrigado a admitir, devido à reação de nojo que as suas atitudes criminosas provocam, o seu herói, o único que você aqui respeita e se dá ao trabalho de responder, arma-se em mais papista do que o papa e continua a ofender as pessoas que tenhm um mínimo de consciência. Mas você fala como se o gúru-neo-new-age-newcatólico-new-sei-lá-que-mais fosse o único que aqui merece respeito.

        Quanto aos “primatas” este primata diz-lhe que fique sabendo que o seu queridinho começou a ofender-me primeiro, tratando-me de perseguidor das religiões quando toda a gente sabe que já muitas vezes me peguei, inclusivamente consigo, em defesa das religiões, quando sinto que são injustamente tratadas, porque EU trato todos por igual, não tenho ideologias ou queridinhos pessoais a quem desculpe coisas que não perdoo aos outros.

        Um abraço do primata.

        E dê beijinhos ao queridinho do seu coração que anda aqui a insultar toda a gente mas que até tem direito a respostas, só por ser para ele, porque quem ele insulte não interessa nada, mas quem toque na boca de procelana é um primata.

      • Jairo Entrecosto

        “Foi com as ditaduras comunistas que começaram a aparecer mulheres em cargos de destaque”

        O cristianismo foi o primeiro movimento cultural de respeito pela mulher, e também pela criança. Compare a antiguidade pré-cristã com a Idade Média. Vá estudar, seu burro!
        O Esperança devia ir fazer discurso junto das populações que foram oprimidas pelos bandailhos das revoluções socialistas, para levar com uma salva de tomates podres nas fuças.

        Javardo comunista, cúmplice com os assassinos de 200 milhões de seres humanos; é aquilo que o Esperança é.

  • Costa

    “Deus é a explicação por defeito para todas as angústias, a mezinha que substitui os chás e evita os calmantes, o placebo a que se agarram todos os crédulos em horas de aflição.

    Sabe-se que os livros sagrados foram reescritos e alterados ao longo da história para que as histórias se tornassem mais verosímeis e que as mentiras e crueldades estão a ser mitigadas por especialistas encartados, para as explicarem de forma a torná-las menos detestáveis. Os alquimistas das ideias chamam-se teólogos e os charlatães da fé são os sacerdotes.”

    Estes dois primeiros parágrafos estão especialmente brilhantes!

  • Antonioporto

    Talvez, Carlos, você não saiba (que eu saiba) que na china, governada pelo partido
    comunista ateu, mata as mulheres no ventre de suas mães, e se caso chegarem
    a nascer, são abandonadas como cadelinhas indesejáveis,para morrer á mingua.
    Isso nã é história do passado, acontece hoje, enquanto você escreve sobre o passado
    e está tão preocupado com as “mulheres.”
    O silêncio dos ateus quando de crimes cometidos por governantes ateus
    (china, coréia do norte, cuba) somente mostra que eles querem só contrariar as religiões
    e não ajudar mulher nenhuma.

  • Eduardo Russo

    Caro Antonioporto

    Concordo com vc. sobre o que ocorre na China é um desrespeito ao ser humano. Na verdade, desrespeito é pouco, pois matar alguem devido ao seu genero é crime hediondo e injustificável.
    Com certeza, muitos ateus não concordam com a política chinesa , pois nunca vi ou ouvi um ateu a pregar a matança de crianças.
    Tambem é realidade que as mulheres são consideradas inferiores aos homens pelas religiões.
    Existem mulheres na alta cúpula da ICAR ? Não
    Mulheres tem voz ativa no Islão ? Negativo.

    No Judaismo não é diferente. Paulo de Tarso nem queria que elas falassem nas igrejas e que obedecessem aos maridos.

    Obrigado

You must be logged in to post a comment.