Loading
  • 30 de Novembro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

Diário Ateísta – 7.º aniversário

Há sete anos um grupo de ateus decidiu criar este blogue e, graças à dedicação de vários colaboradores, tem cumprido os fins a que se propôs. Dia após dia, mês a mês, todos os anos, cumpriu o objectivo de desmascarar as mentiras religiosas, os interesses do clero e o obscurantismo pio.

A religião católica sempre gozou de privilégios e foi favorecida pela ditadura salazarista com a qual, salvo honrosas excepções, o clero viveu em promíscuo contubérnio, sem se saber onde começava o braço da censura política e acabava o da religiosa. A ICAR foi firme apoiante da guerra colonial, da discriminação legal das mulheres, da proibição do divórcio, da criminalização da IVG, da hegemonia dos homens sobre as mulheres, do partido único e de imensas injustiças que só as sociedades livres conseguem erradicar.

Respeitando os crentes, o Diário Ateísta entra hoje no 8.º ano de existência, infatigável e firme na luta contra crenças que intoxiquem os cidadãos, envenenem as relações entre pessoas e comprometam a paz.

O DA não pensa que a Igreja católica seja pior do que outra qualquer, pela natural razão de que não há uma única prova da existência dos deuses criados pelos homens para cada uma delas, nem leva a sério a vontade que o seu clero atribui ao deus privativo.

Cada religião considera falso o deus de todas as outras e, certamente, nesse ponto, todas têm razão. Nós, ateus, só consideramos falso mais um o que nos leva a pensar que todos somos ateus.

O inventário dos malefícios que todas as religiões causaram ao longo dos séculos, dos crimes que cometeram, do progresso que tolheram e das superstições que espalharam, será feito diariamente neste espaço, criado exclusivamente por ateus, e sobretudo para ateus, sem nos deixarmos intimidar pelos ataques informáticos de que já fomos vítimas nem pelo ódio que nos devotam os avençados do divino.

O DA continuará a denunciar, como até aqui, a indústria dos milagres, o negócio das indulgências, o tráfico das relíquias, a orquestração das peregrinações, as encenações litúrgicas e o saque dos dinheiros públicos para o proselitismo pio.

Não pouparemos o imperialismo sionista dos judeus das trancinhas que fazem a guerra com base numa herança divina registada na Tora, não seremos meigos para o fascismo islâmico que aliena crentes nas mesquitas e madraças e transforma homens em suicidas e assassinos, nem nos conformaremos com a indústria da santidade que põe cadáveres a fazerem milagres que rendem emolumentos ao Vaticano. Não ficaremos insensíveis aos que adoram vacas e dividem as pessoas em castas nem a seitas mais novas que fazem milagres em directo para gáudio dos supersticiosos e incremento do dízimo.

Fiel à Declaração Universal dos Direitos do Homem e ao respeito pela Constituição da República Portuguesa, o Diário Ateísta manter-se-á defensor do pluralismo ideológico, da laicidade do Estado e do livre-pensamento.

97 thoughts on “Diário Ateísta – 7.º aniversário”
  • Costa

    E para que servirão os aniversários senão para reafirmar a gratidão pelo óptimo trabalho desenvolvido? Parabéns!

  • Costa

    E para que servirão os aniversários senão para reafirmar a gratidão pelo óptimo trabalho desenvolvido? Parabéns!

  • Costa

    E para que servirão os aniversários senão para reafirmar a gratidão pelo óptimo trabalho desenvolvido? Parabéns!

  • Sandramdcunha

    Muitos Parabéns! E continuem o excelente serviço público! 🙂

  • Sandramdcunha

    Muitos Parabéns! E continuem o excelente serviço público! 🙂

  • sempapasnalingua

    Oh sr. José Moreira
    permite-me que deixe aqui um recado ao “amigo” Ricardo Alves?
    Reconheço que desertei ingratamente este pátio de recreio e isto nada tem nada a ver com as bagunças que andam por aqui a discutir, mas como perdi o n° do telemóvel do Ricardo, e sei que sua senhoria é pessoa influente neste local, pensei recorrer ao DA como bosta restante.
    Obrigado

    oh ricardo,
    atão não pias nada sobre o referendo suiço?
    É só azia, não é?
    Mais uma vitória da UDC e do grande Oskar Freysinger sobre o islamofascismo e a corja dos idiotas úteis islamo-canhotos. Não, nada, não me refiro a ti, qu’ideia!?
    Pois bem, soma e segue.Depois dos minaretes, Geert Wilders, as eleições na Suécia… Pas mal, pas mal du tout.
    Olha dia 18/12/10 há mais uma viagem a Paris. Se precisares de ajudas de custo…”carcanhol” não falta.
    Queres vir? Mas aviso desde já, que aquilo lá para os lados da Riposte Laique e da Resistence Republicaine é só fascistas, racistas, xenófobos,islamófobos, hooligans, cabeças rapadas… gente do piorio, quoi!simplesmente infrequentáveis,mas comigo não tens nada a temer, pas du tout garanto-te e ainda te apresento à Christine Tasin,ao Pierre Cassen, e a outros pilantras como o Pascal Hilout Mohamed.
    Vamos a isso?
    Oxalá o convite não aborte como aquele para Alpedrinha. Lembras-te? A estátua do tal cardeal, sim, D. Jorge Da Costa. Como a tua seita não ajudou, receei o pior.Felizmente até agora ainda não fizeram nada, talvez seja porque o meu melhor amigo fosse um dos promotores e ainda por cima é o actual provedor da santa casa da misericórdia, dono da obra.
    Talvez, quem sabe? Sabes que numa aldeia o compadrio tem muita força, mais que muitas associações de “laicos-republicanos-ateus” especialistas em saliva.
    Aguardo noticias.
    Até lá beijinhos da Eurábia com Amor e saudades.
    sempapasnalingua

    • Ricardo Alves

      Senhor Joaquim Boavida Torrado/«sempapasnalingua»/«sempalasnosolhos»/etc,
      ao fim destes anos todos já deve estar careca de saber que da minha parte encontra a mesma complacência pelo fascismo islâmico do que pelo fascismo étnico ou por qualquer outra variante de fascismo.
      Simplesmente, dói-lhe de há muito, e eu sei porque o confessa aqui regularmente, que o DA e a minha «importante» pessoa não alinhem pelo diapasão dos Geert Wilders, dos Haiders, dos Freysingers e dos Le Pens da Europa Central.
      Dói-lhe, irrita-o e faz-lhe perder o tino que não se defenda aqui a expulsão de todos os imigrantes islâmicos residentes na Europa, na sua preferência com uma tareia preventiva primeiro e um bilhete só de ida.
      Dói-lhe que não se defenda o arrasamento das mesquitas, a proibição do culto islâmico e o genocídio de todo e qualquer muçulmano, fanático ou decente.

      Continue lá na sua propaganda etnofascista, droitista-bobo ou lá o que é. Quando a sua querida Marinne Le Pen e sus muchachos tiverem acabado de tratar da saúde aos muçulmanos e aparentados, pode ser que se virem contra os portugas emigrados pela França ou pela Bélgica, mas quando for assim será demasiadamente tarde e ir-se-á arrepender de ter andado em manifestações com o Bloc Identitaire e quejandos cabeças rapadas.

      É patético que não se aperceba de que está a morder a sua própria cauda.

      • Zeca-portuga

        a minha parte encontra a mesma complacência pelo fascismo islâmico do que pelo fascismo étnico ou por qualquer outra variante de fascismo.

        … Isso não inclui, pelos vistos, o fascismo ateísta (republicanista) que vosselência adora. Hoje, em todo o mundo, medra uma nova classe de extremistas de índole facionazi, que dão pelo nome de “neo-ateistas” a que vosselência .

        Vosselência diz que o “sem papas” está a “morder a própria cauda”. Mas, quanto a si, acho que tem de trocar a coleira insecticida porque elas estão a ferrar-lhe forte e vosselência está a ter convulsões espasmódicas muito frequentes – eu acho que isso não é bom pra quem tem uma caixa craniana tão pequena e um cérebro tão pouco usado.

  • Anónimo

    Muitos parabéns!

  • antoniofernando

    “O inventário dos malefícios que todas as religiões causaram ao longo dos séculos, dos crimes que cometeram, do progresso que tolheram e das superstições que espalharam, será feito diariamente neste espaço, criado exclusivamente por ateus, e sobretudo para ateus, sem nos deixarmos intimidar pelos ataques informáticos de que já fomos vítimas nem pelo ódio que nos devotam os avençados do divino.Fiel à Declaração Universal dos Direitos do Homem e ao respeito pela Constituição da República Portuguesa, o Diário Ateísta manter-se-á defensor do pluralismo ideológico, da laicidade do Estado e do livre-pensamento.”

    Carlos Esperança

    Isto é mera conversa de blá-blá-blá mas não tem consistência intelectualmente séria. Você está cativo da sua estratégia proselitista e anda constantemente às rodas atrás das roscas. A táctica é sempre a mesma mas facilmente se desmonta. Você parte constantemente de casos isolados, do âmbito religioso, eventualmente censuráveis, para renitentemente incorrer na falácia indutiva generalizante de que as religiões são péssimas e etc e tal. Mas quando se trata de louvar todos os casos de grandeza humana, no mesmo âmbito, você não diz nada.Da História das Religiões, você só invoca parte da História. A outra você faz de conta que não sabe. E quanto aos casos de monstruosos atropelos aos direitos humanos, por parte de ateus, como Estaline, Pol Pot e outros que tais, você aparece aqui todo pio a dizer hipocritamente coisas do estilo: ” coitadinho do ateu Estaline, mas malvado do comunista Estaline”. E quando Bento XVI,e muito bem , critica o ateísmo comunista intolerante desses crápulas, parece logo aqui o Luís Grave Rodrigues a injuriá-lo de ” facínora”. Mas não vão ficar aqui a falar sozinhos….

    • Carlos Esperança

      Isto é o Diário Ateísta não é o Mensageiro de Fátima nem o Cavaleiro da Imaculada (passe o paradoxo).

      • antoniofernando

        É verdade que é o Diário Ateísta e que não é o Mensageiro de Fátima nem o Cavaleiro da Imaculada ( passe o paradoxo).

        A frase é sua mas eu subscrevo…

      • Molochbaal

        Mas era bom que não fosse um Cavaleiro da Imaculada de sinal contrário.

        Porque Cavaleiro da Imaculada Ateíce também não soa bem.

      • Molochbaal

        Mas era bom que não fosse um Cavaleiro da Imaculada de sinal contrário.

        Porque Cavaleiro da Imaculada Ateíce também não soa bem.

    • Molochbaal

      Apesar de seres um nacional-parvalhão de primeira estirpe, às vezes tens razão e como não sou um anormal como tu, sou obrigado a reconheçê-lo apesar de da tua parte em relação a mim só ter parvoíces e insultos em troca.

      Assim sendo reconheço que, apesar do Diário Ateísta ser um excelente espaço de discussão em que se abordam abertamente temas que são silenciados noutros sitíos, peca (não no sentido religioso claro) por uma excessivo fanatismo de sinal contrário ao religioso.

      Existem excelentes exemplos de pessoas e organizações religiosas que lutam por um mundo melhor mas a imagem que o Diário faz da religião até parece que são todos uns facínoras, o que não é verdade.

      Quero lembrar aqui que em dada altura a igreja católica foi a única organização que proibiu a aderência ao nacional-socialismo, que foi um bispo católico o único que conseguiu parar o programa de eutanásia de Hitler, que um padre Kolbe morreu para salvar num campo de concentração para salvar um companheiro de prisão, que foi um católico praticante que orquestrou o golpe de estado que quase derrubou Hitler e quase conseguiu matar, que foi um cardeal (Romero) o maior opositor da ditadura na América Central e que morreu por isso, que existem milhões de católicos e ligados a movimentos que pretendem renovar a igreja e afastá-la do primitivismo em que vegeta etc etc etc.

      Sempre fui o maior denunciante dos crimes da religião, mas, pela mesma razão, também tenho de reconhecer todas as suas glórias. Ao Diário só lhe ficava bem fazer o mesmo esforço.

      • Molochbaal

        Gostava de expor aqui uma das muitas posições positivas que mesmo a igreja mais conservadora apresenta e que costumam ser olimpicamente ignoradas pelos autores do blogue que, em contrapartida, esmíuçam afincamente tudo o que possa dar má imagem à igreja.

        Fátima: Igreja questiona rendimentos de políticos e empresários

        Bispos atacam reformas chorudas

        As pensões e os salários milionários de políticos e empresários, com o País mergulhado numa “grave crise”, foram ontem criticados, em Fátima, pelos bispos, que anunciaram a criação de um Fundo Social Solidário para ajudar as “vítimas de situações de pobreza”.

        “Há hoje vidas indignas, enquanto outros continuam a viver na opulência”, disse D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), reiterando as palavras do comunicado final da assembleia plenária em que os bispos defendem que “é hora para pôr cobro à atribuição de remu-nerações, pensões e recompensas exorbitantes”.
        Sem querer dar um “puxão de orelhas”, sobretudo aos políticos, o presidente da CEP disse sentir que é “um dever e uma obrigação denunciar certas situações”, questionando “até que ponto pessoas com determinados cargos, por muito competentes que sejam, não poderão, porventura, ganhar menos”.
        “Lucros indevidos, meros proveitos eleitorais e resultados oportunistas não servem a recuperação nacional”, defendeu.
        A “grave situação” do País e as “medidas de austeridade” decididas pelo Governo dominaram este encontro dos bispos, que defendem uma “forte intervenção” na correcção de “desequilíbrios inaceitáveis” e de “provocantes atentados” à justiça social.
        “É necessário, na nossa pregação, criar nas pessoas a consciência da responsabilidade que cada um tem em perceber e ajudar quem está mais próximo, como o vizinho que vive uma pobreza envergonhada”, já que a Igreja “não tem capacidade para dar resposta a todos os problemas”, salientou D. Jorge Ortiga.
        Foi aprovado um Fundo Social Solidário que fomenta a ajuda local e de proximidade e iniciativas de promoção humana e desenvolvimento de capacidades. Foi criado ainda o Fundo Bem Comum para ajudar desempregados com mais de 40 anos a criar empregos.”

        Quero expressar aqui o meu total apoio a D. Jorge Ortiga, de quem em muitas coisas sou o maior critíco, mas a quem, neste caso, tenho de reconhecer a elevação moral.

        • carpinteiro

          «Fátima: Igreja questiona rendimentos de políticos e empresários»

          «Bispos atacam reformas chorudas»

          – Bem prega Frei Tomás…

          Já aqui o expus, e repito-o:

          Algumas “curiosidades” referidas na Revista Sábado:

          – D José Policarpo (patriarca de lisboa)
          Quanto recebe: Não apurado
          O que gere: 60% da Renascença, que teve um lucro de 1 milhão de euros; escolhe o Reitor da Católica, que tem um orçamento de 60 milhões
          – D. Jorge Ortiga (arcebispo de Braga)
          Quanto recebe: menos de 1.000€
          O que gere: Uma sociedade anónima com quatro hotéis
          – Monsenhor Cónego Melo(ex-vigário de Braga)
          Quanto recebe: Não apurado
          O que gere: uma albergaria com Spa que custou 4.5 milhões
          – Monsenhor Luciano Guerra (Reitor do santuário de Fátima)
          quanto recebe: 775€
          O que gere: O santuário, em 2005, teve proveitos de 17.2 milhões de euros
          – Padre Manuel Pinha (Ecónomo dos Salesianos)
          quanto recebe: 200 a 300 €
          o que gere: Uma urbanização em Vendas Novas, que poderá render 5 milhões

          Outras curiosidades:
          – A igreja da Santissima Trindade, em Fátima, custou 70 milhões de euros. Foi paga sem recurso a crédito bancário!;
          -Os Salesianos têm licença para construir 415 apartamentos em Vendas Novas, a 20 minutos do novo aeroporto de Alcochete, deverá render 5 milhões de €;
          – A Confraria do Bom Jesus, que pertence à Arquidiocese de Braga, investiu 600 mil euros nas obras do funicular movido a água;
          – A Irmandade de Nossa Senhora da Penha, controlada pela arquiodiocese de Braga, contribuiu com cerca de 300 mil € para a construção do teleférico que liga Guimarães ao Santuário;
          -O seminário dos Olivais e as servas de Nossa Senhora de Fátima ganharam 5 milhões com uma urbanização de 519 apartamentos nos terrenos que detinham em Moscavide;
          – 4 Hotéis junto ao Santuário do bom Jesus foram comprados à Sopete e são geridos por uma sociedade anónima detida de 70% pela aquidiocese de Braga. O valor não foi divulgado;
          – A confraria do Sameiro, tutelada pela arquidiocese de Braga, investiu 4.5 milhões para construir uma Albergaria com SPA, no antigo centro apostólico do Santuário.»
          – Um pequeno exemplo, este porque “deu nas vistas”, pois quem conhece os meandros da igreja sabe que relativamente a dinheiro, o secretismo é total:
          O padre Vítor Melícias, ex-alto comissário para Timor-Leste e ex-presidente do Montepio Geral, declarou ao Tribunal Constitucional, como membro do Conselho Económico e Social (CES), um rendimento anual de pensões de 104 301 euros. Em 14 meses, o sacerdote, que prestou um voto de pobreza à Ordem dos Franciscanos, tem uma pensão mensal de 7450 euros. O valor desta aposentação resulta, segundo disse Vítor Melícias, da “remuneração acima da média” auferida em vários cargos.
          No entanto em Fátima estes arautos da moral dos outros, reúnem-se para “atacar” reformas chorudas:
          “Há hoje vidas indignas, enquanto outros continuam a viver na opulência”, disse D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), reiterando as palavras do comunicado final da assembleia plenária em que os bispos defendem que “é hora para pôr cobro à atribuição de remunerações, pensões e recompensas exorbitantes”.
          Claro que para a Lady Gaga de serviço ao DA (vulgo antoniofernando) estas declarações nada têm de “desonestidade intelectual ou panfletárias”.
          Um padre Franciscano, daqueles que fazem voto de pobreza, recebe de reforma 7450 euros http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=4CDB8958-E8B4-4B82-A2AB-F78D1D1220C7&channelid=00000011-0000-0000-0000-000000000011
          “Lucros indevidos, meros proveitos eleitorais e resultados oportunistas não servem a recuperação nacional”, defendeu D. Jorge Ortiga http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/bispos-atacam-reformas-chorudas
          – Estas declarações, vindas de um fulano que “depena” desenvergonhadamente os crentes que à Cova na Iria se despojam das suas parcas economias, anéis, cordões e pulseiras de ouro, em que o “tesouro” da boneca com cara de saloia, se avalia em “toneladas”, – não dá vontade de rir mas de ranger os dentes.
          Aposto que o senhor padre “Delícias”, distribui cada cêntimo pelos pobres.
          Este senhor recebe mais de 16 ordenados mínimos por mês e tem a lata (para não lhe chamar outra coisa) de dizer que tem “uma pensão aceitável” mas que não é rico.”Eu tenho uma pensão aceitável mas não sou rico’, diz o sacerdote.
          Não há um ordenado “oficial” para os “funcionários de deus”, mas para efeito de descontos, foi acordado um valor entre o que recebe um professor e o ordenado mínimo. Claro que este valor se aproxima sempre que possível, do valor do ordenado mínimo.
          No entanto a Igreja é considerada entidade sem fins lucrativos e paga à Segurança Social menos 1,45 por cento por cada trabalhador do que as empresas do regime geral. Como há em Portugal 4500 padres (três mil seculares e 1500 de ordens religiosas), cada sacerdote contribui com 93,5 euros anuais para o estado!
          Até agora os descontos dos padres para a Segurança Social eram feitos pelas dioceses, pelo chamado “valor mínimo legal”.
          Atendendo aos descontos mínimos, também as reformas dos padres são as mais baixas, a rondar os 260 euros por mês (50 contos!). Tadinhos!!!

          • Molochbaal

            O caso concreto do Milícias não sei, embora de facto seja um escândalo,. Mas é bem possível que o homem doe parte do mesmo até à sua ordem, porque aquilo pode funcionar um bocado como os partidos de esquerda em que parte dos rendimentos dos seus deputados revertem para o partido. Mas confesso que não sei. Se o homem guarda aquilo tudo para ele é de facto um criminoso. Mas tenho algumas dúvidas.

            Entretanto, o facto de adminitradores da igreja sejam responsáveis pela administração de milhões, isso não significa que os gerem em benefício próprio, aquilo não lhes pertence. Se os seus ordenados declarados em geral não passam de uns 1000 euros mais umas mordomias dos cargos que lhes facilitam a vida acredito perfeitamente excepto em casos concretos de corrupção. E embora isso seja viver melhor do que a maioria dos tugas, não se compara aos ordenados verdadeiramente criminosos, verdadeiros roubos institucionalizados, que os gestores de grandes empresas normalmente auferem.

            Porque estamos aqui a falar de coisas diferentes. Uma coisa é a riqueza da igreja, outra é a parte dessa riqueza que é usada em proveito dos seus chefes. E, ao contrário do que acontece na sociedade civil, onde as chefias políticas e empresariais enriquecem criminosamente, não me parece, tirando excepções mais corruptas, que essa parte seja muito grande.

          • MO

            Pelo vistos não sabe o que muitos religiosos ganham. E mesmo sabendo (como no caso do Pe. Melícias, que trabalhou no sector financeiro antes de se tornar padre), não sabe quanto doam e quanto guardam para si. Seja sério. Digo-lhe por experiência própria que quase ninguém mete dinheiro ao bolso ou tem fortunas. Para fazer o quê? Para deixar a quem?

            A Igreja tem património (edifícios, objectos, obras de arte), acumulado ao longo de séculos, mas não confunda isso com o que cada um tem (porque o património é da Igreja, como comunidade, não de A, B, ou C). O Santuário de Fátima foi construído sem empréstimo? Já lá foi? É muito fácil perceber porquê, dada a enchente de pessoas e a sua devoção e generosidade. É como as paróquias, que têm as suas próprias contas, recolhem o seu dinheiro, compram alimentos, ajudam os pobre e os fracos, fazem obras, pagam ao pároco – como entidades financeiras autónomas que são (em Portugal, porque p.ex. nos EUA as entidades autónomas são as dioceses).

            A Igreja não é uma empresa. Nem o Papa é CEO. É feita de pequenas células, que estão todas doutrinalmente(!) em comunhão com a Sé de Roma. A Igreja não é sequer uma “instituição” (embora existam instituições geridas por pessoas da Igreja) é uma comunidade, a assembleia dos cristãos (ecclesia).

            Pax et bonum

          • carpinteiro

            Caro MO.

            Coloquei um like no seucomentário por engano quando queria clicar em responder, desde já peço desculpa.

            «Pelo vistos não sabe o que muitos religiosos ganham»
            – Não sei quanto ganham, e você sabe? pelo que declaram, recebem o ordenado mínimo ou pouco mais. Mas ainda não os vi manifestarem-se por melhores salários ou horários de trabalho.

            «E mesmo sabendo (como no caso do Pe. Melícias, que trabalhou no sector financeiro antes de se tornar padre),»

          • MO

            Não sei quanto ganham, e você sabe? pelo que declaram, recebem o ordenado mínimo ou pouco mais. Mas ainda não os vi manifestarem-se por melhores salários ou horários de trabalho.

            Sei. Faço parte de uma ordem religiosa de leigos, a Ordem Secular Franciscana. A maioria declara exactamente o que ganha. Digo-lhe mais, conheço casos de padres que aceitam dinheiro para participarem na celebração do sacramento do matrimónio (de que nem sequer são os celebrantes, são testemunhas, porque o sacramento é celebrado pelos noivos). Esse tipo de trafulhice é rara, mas infelizmente existe – e custa caro a um padre se um bispo vem a saber…

            Depois: acha que ganham pouco e que deviam manifestar-se por melhores salários ou horários de trabalho… o facto de levantar esse problema demonstra que não percebe o que é a vida de um padre – não é uma escolha profissional, é uma escolha de ser. Ganhar mais para quê, se têm o suficiente para viverem? E os padres são padres 24 horas por dia. Ser padre (ou religioso) exige uma entrega total, sem reservas.

            Pax et bonum

          • Molochbaal

            “- Não sei quanto ganham, e você sabe? pelo que declaram, recebem o ordenado mínimo ou pouco mais. Mas ainda não os vi manifestarem-se por melhores salários ou horários de trabalho.”

            Os dirigentes dos partidos de esquerda, entre os quais o PCP que tem um património de milhões, também declaram salários mínimos. Mas não te vejo com tantas dúvidas nesse caso…

            Entretanto, em muitos casos até pode ser verdade, tirando algumas regalias não declaradas que os ajudam a compor as contas, existe muita gente que realmente corre pela camisola, precisamente na política extremista e na religião.

            Claro que se fosse nos partidos do centrão ou na igreja universal já não acreditava, mas isso são agências de empregos e não organizações que lutam por uma causa.

          • carpinteiro

            Caro MO.

            Coloquei um like no seucomentário por engano quando queria clicar em responder, desde já peço desculpa.

            «Pelo vistos não sabe o que muitos religiosos ganham»
            – Não sei quanto ganham, e você sabe? pelo que declaram, recebem o ordenado mínimo ou pouco mais. Mas ainda não os vi manifestarem-se por melhores salários ou horários de trabalho.

            «E mesmo sabendo (como no caso do Pe. Melícias, que trabalhou no sector financeiro antes de se tornar padre),»

          • carpinteiro

            Caro MO.

            Coloquei um like no seu comentário por engano quando queria clicar em responder, desde já peço desculpa.

            «Pelo vistos não sabe o que muitos religiosos ganham»
            – Não sei quanto ganham, e você sabe? pelo que declaram, recebem o ordenado mínimo ou pouco mais. Mas ainda não os vi manifestarem-se por melhores salários ou horários de trabalho.

            «E mesmo sabendo (como no caso do Pe. Melícias, que trabalhou no sector financeiro antes de se tornar padre),»
            – O padre “Delícias” nasceu a 25 de Julho de 1938 – Ramalhal – Torres Vedras, e foi ordenado sacerdote franciscano em 29/07/62 com apenas 24 anos. Não sei quantos anos teria quando ingressou no seminário menor, mas se o MO afirma que trabalhou no sector financeiro antes de ser padre, diga-me por favor que idade tinha quando isso aconteceu.

            «Digo-lhe por experiência própria que quase ninguém mete dinheiro ao bolso ou tem fortunas. Para fazer o quê? Para deixar a quem?»
            – Uma igreja que se auto proclama Santa, está acima de qualquer desses vícios terrenos. Só na boca de quem lhe quer mal. Tome e divirta-se:

            Pax et bonum

          • Zeca Portuga

            Vi logo que era tudo mentira.

            Monsenhor Cónego Melo(ex-vigário de Braga)

            Já morreu há anos e ainda recebe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

          • carpinteiro

            Zeca não seja estúpido.

            A notícia reporta a 2008, pelo que a revista Sábado on line só permite recuar um ano atrás.
            Está aqui um dos muitos blogs que comentaram essa noticia:
            http://cascaisterraportuguesa.blogspot.com/2008/03/igreja-catlica-e-o-capital.html

          • Zeca Portuga

            Acho que este carpinteiro de cofragem não vê a imbecilidade que diz. Acaba de testemunhar que os gestores da Igreja têm um trabalho de gestão admirável e um ordenado que, quando comparado com os gestores que todos pagamos, é ridiculamente insignificante.

            Por exemplo: Mons. Luciano Guerra recebia 770 euros e geria um santuário que dava mais de 17 milhões. Quanto ganha um gestor publico que dá menos lucro – nos ctt, por exemplo?

            A Igreja é um organismo que distribui o que recebe – segundo o carpinteiro de cofragem, isso é mau!

            Nota: Há quem se queixe que eu não sou “agressivo” e “incorrecto”. Acontece que aqui estão expressões que, pra qualquer católico são mais do mais ofensivo, agressivo e vil que se pode fazer e, mesmo que estivesse o dia todo a escrever insultos aos ateistas, nunca conseguira igualar as ofensas e a vileza que é insultar as imagens sagradas dos crentes. Com expressões vis e ofensa extrema como: ” boneca com cara de saloia” (referindo-se a uma imagem sagrada), fica justificado todo e qualquer acto sobre os ateistas, seja verbal seja físico.Tratando-se de ofensas gratuitas, ditadas pelo ódio extremo, visando os mais vis propósitos, mesmo, nada que eu diga suplanta isto.
            São estas atitudes que me levam a querer os ateístas destruidor e a que criminalize esta forma de ofensa gravíssima e indesculpável – nisso estou ao lado dos islâmicos.

          • Zeca Portuga

            Acho que este carpinteiro de cofragem não vê a imbecilidade que diz. Acaba de testemunhar que os gestores da Igreja têm um trabalho de gestão admirável e um ordenado que, quando comparado com os gestores que todos pagamos, é ridiculamente insignificante.

            Por exemplo: Mons. Luciano Guerra recebia 770 euros e geria um santuário que dava mais de 17 milhões. Quanto ganha um gestor publico que dá menos lucro – nos ctt, por exemplo?

            A Igreja é um organismo que distribui o que recebe – segundo o carpinteiro de cofragem, isso é mau!

            Nota: Há quem se queixe que eu não sou “agressivo” e “incorrecto”. Acontece que aqui estão expressões que, pra qualquer católico são mais do mais ofensivo, agressivo e vil que se pode fazer e, mesmo que estivesse o dia todo a escrever insultos aos ateistas, nunca conseguira igualar as ofensas e a vileza que é insultar as imagens sagradas dos crentes. Com expressões vis e ofensa extrema como: ” boneca com cara de saloia” (referindo-se a uma imagem sagrada), fica justificado todo e qualquer acto sobre os ateistas, seja verbal seja físico.Tratando-se de ofensas gratuitas, ditadas pelo ódio extremo, visando os mais vis propósitos, mesmo, nada que eu diga suplanta isto.
            São estas atitudes que me levam a querer os ateístas destruidor e a que criminalize esta forma de ofensa gravíssima e indesculpável – nisso estou ao lado dos islâmicos.

          • Molochbaal

            “Com expressões vis e ofensa extrema como: ” boneca com cara de saloia” (referindo-se a uma imagem sagrada),”

            É um facto.

            Já aqui pedi várias vezes mais respeito pelos símbolos dos crentes.

            Mas isso não é desculpa para vires insultar, oferecer pancada ou ameaçar de morte mesmo a quem nunca tenha feito isso, apenas por ter ideias diferentes das tuas.

            O que tu fazes é exactamente a mesma coisa que eles.

          • Molochbaal

            O que significa que eles fazem exacatamente a mesma coisa que tu, quando insultam os símbolos dos crentes.

            O que não é uma coisa bonita de se fazer.

          • carpinteiro

            «Já aqui pedi várias vezes mais respeito pelos símbolos dos crentes.»Caro Molochbaal. Para mim a mitologia é uma disciplina de história. Merece-me tanto respeito o seu deus, como o deus Vixnu, Hermes ou a deusa Ceres. Por bastante que se esforcem os seus crentes, não passam de mitos, e, quando não gosto do seu semblante, independentemente do artífice que os obrou, costumo ser sincero.Prometo porém moderar a linguagem nas próximas referências.

          • Molochbaal

            “Merece-me tanto respeito o seu deus, como o deus Vixnu, Hermes ou a deusa Ceres.”

            Eu por acaso não tenho deus nenhum, visto que sou agnóstico.

            Porém tenho o maior respeito quer pelo deus Vixnu, Hermes ou a deusa Ceres, se alguém ainda quiser acreditar nela.

            Eu, apesar de agnóstico, não era capaz de por a estátua do deus Vixnu num pote de mijo, como uma besta de um pseudo-“artista” fez com uma imagem de cristo crucificado.

            Nem sequer era capaz de fazer o mesmo à bandeira nacional, ou à americana, nem ao brasão de Vila Pouca de Aguiar, nem ao escudo do colégio S. João de Brito, sabe porquê ?

            Porque, digam-nos ou não alguma coisa, são símbolos queridos a muita gente, que tem uma relação psicológica e afectiva com eles, se o fizer vou ferir sentimentos. Ora, como não tenho o gosto de ferir gratuitamente ninguém, prefiro abster-me dessas manifestações animalescas.

            A estátua de Ganesh é ridícula ?

            Não, eu é que não sei apreciar a espiritualidade popular nem conheço os códigos porque se regem esses símbolos. Se os conhecesse se calhar tinha uma imagem mais compreensiva da complexidade das manifestações culturais humanas. Mas não corro esse risco, porque quando não conheço calo-me. O que não é o caso de quem pensa conhecer tudo e ser superior a toda a gente. O mesmo se aplica à “boneca” que se calhar simboliza uma cultura com milhares de anos e arquétipos que acompanham a raça humana desde o seu nascimento.

          • Carlos Esperança

            Carpinteiro:

            Este blogue é ateísta. É natural que Afrodite (ou Vénus) me mereça o mesmo respeito que a senhora das Dores, dos Remédios ou do Ó e, sobretudo, que me inspire muito mais simpatia.

            Não devemos ser nós, na nossa casa, a ser considerados agressores. Quem vem aqui para nos agredir é que prevarica. Eu não frequento blogues religiosos e seria incapaz de ir lá insultar os devotos ou dizer-lhe o que dev iam escrever.

          • carpinteiro

            «” boneca com cara de saloia” (referindo-se a uma imagem sagrada)»

            Tem juízo (sabendo eu que é pedir-te muito). Qualquer assinante da – Torre de Vigia, tem igual opinião.

            Quanto ao fachada saloia, vai queixar-te ao oleiro bracarense.

          • Molochbaal

            “Sagrados, para mim, são os livros e os amigos”

            E a cultura e a arte ?

            Quanto aos amigos, quando conheceres melhor o ser humano, vais preferir ter uns bonecos de porcelana. Ou até um saco cheio de pulgas.

          • Zeca-portuga

            Vossemecê não passa, de facto, de um imbecil.
            As pessoas que não sabem respeitar os demais não podem pedir respeito pra com elas. Portanto, não pode um “cofragista” praticar confragem em vez de cofragem, sem que daí advenham consequências.

            Estamos no domínio do reles insulto gratuito, aquilo que melhor caracteriza a vileza da pessoa que o faz, já que actua sem que alguém a tenha provocado.

            Não é “qualquer assinante da Torre de Vigia”. É, antes, um assinante da Torre de Vigia que tenha a imbecilidade que vossemecê aqui demonstra, de propósitos tão rançosos, vis e indecentes como vosselência, e com essa falta de educação cívica, cultura e formação que vossemecê aqui derrama.

            Para mim, e para mais uns dez milhões de portugueses, há que separar aquilo que gostamos e em que acreditamos das pessoas e da sua esfera de valores pessoais. Agredir aquilo que eu tenho como mais digno e sagrado é, pra mim, motivo para guerra. Ou seja, se agredir a minha família, a minha honra, a minha dignidade ou os meus objectos sagrados, tenho aí motivo suficiente para lhe esfarrapar o focinho. O vilipêndio de coisas importantes, por parte de um imbecil como vossemecê, não tem que ser tolerado – uma coisa é ser-se javardo sem noção do ridículo, outra, muito mais gravosa e indesculpável, é fazer afirmações como as suas, com dolo, com propósito de maldade severa e de forma premeditada.
            Eu sei que não é você o único imbecil a fazer isso aqui, mas no caso vertente foi vossemecê.
            É aí que entra a minha posição mais acutilante que, por muito que eu diga, nunca atingiria este grau de gravidade, mas que vossemecês não gostam.

            No dia em que souberem discordar com respeito e educação, até eu vos respeitarei – como, aliás, faço com todas as pessoas (e cheguei estes dias de um lugar onde quase não há católicos e nunca aí tive problemas – sempre respeitei as crenças e o “sagrado” dos demais).

            Julgo que vossemecê está, mais uma vez, a mentir, quando diz: ” Sagrados, para mim, são os livros e os amigos.”
            Custa-me a perceber que tenha por sagrados, com maior ou menos estima, livros como a Biblia, o Alcorão, a Torã, O Capital ou a Mein Kampf.

            Quanto aos amigos… você não deve ter. Por isso abstenho-me de comentários. Mesmo assim, à boa maneira católica, recomendo-lhe cuidado com os “judas” – olhe que o mundo tem de tudo!

          • carpinteiro

            «Custa-me a perceber que tenha por sagrados, com maior ou menos estima, livros como a Biblia, o Alcorão, a Torã…»

            Zeca eu escrevi: – quando bons…

          • carpinteiro

            «Custa-me a perceber que tenha por sagrados, com maior ou menos estima, livros como a Biblia, o Alcorão, a Torã…»

            Zeca eu escrevi: – quando bons…

          • carpinteiro

            «No dia em que souberem discordar com respeito e educação, até eu vos respeitarei»Zeca não seja hipócrita. Você é o comentador mais mal educado que aqui aparece.Não vem discordar ou concordar. Vem insultar.Mas já outros o antecederam e saíram cansados.

          • Molochbaal

            “Ou seja, se agredir a minha família, a minha honra, a minha dignidade ou os meus objectos sagrados, tenho aí motivo suficiente para lhe esfarrapar o focinho.”

            100% apoiado !

            É um direito que te assiste, sempre disse que, acreditemos ou não, temos de respeitar os símbolos sagrados dos outros. Quanto mais não fosse por educação.

            “No dia em que souberem discordar com respeito e educação, até eu vos respeitarei – como, aliás, faço com todas as pessoas (e cheguei estes dias de um lugar onde quase não há católicos e nunca aí tive problemas – sempre respeitei as crenças e o “sagrado” dos demais).”

            Aí é que a porca torce o rabo. Tu já aqui ofereceste pancada, ou desejaste a morte, a todos os que não pensem exactamente como tu, mesmo que nunca tenham faltado ao respeito aos teus símbolos. Sejam esquerdistas (alguns dos quais até são católicos), sejam ateus (mesmo que respeitadores), sejam homos, sejam humanistas, sejam democratas, tu já desejaste o espancamento e a morte a toda a gente. Por isso fica-te um bocado mal a sensibilidade de florzinha quando te tocam nos teus símbolos, porque tu estás-te a cagar para os símbolos de quem não gostas. Tirando isso, repito, até tens razão. Não devias era atirar pedras quando tens telhados de vidro.

          • carpinteiro

            «A Igreja é um organismo que distribui o que recebe – segundo o carpinteiro de cofragem, isso é mau! »

            Já o recomendei ao MO.
            Deixo-te a mesma receita:
            http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/100921/mundo/it__lia_vaticano_religi__o_finan__as_ior
            http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2006/02/21/ult1766u14851.jhtm

        • Anónimo

          Sempre fui o maior denunciante dos crimes da religião, mas, pela mesma razão, também tenho de reconhecer todas as suas glórias. Ao Diário só lhe ficava bem fazer o mesmo esforço.

          ENTÃO PORQUE NÃO COMEÇAS PELOS CRIMES…?

          JÁ AGORA …O QUE ACHAS TU E O D. JORGE ORTIGA DO VALOR DA REFORMA DO FRANCISCANO PADRE MELÍCIAS?

          • Molochbaal

            Eu estou sempre a falar nos crimes, aí os crentes não gostam. Depois falo nas glórias, aí os ateus não gostam,

            Ninguém gosta que se fale dos seus podres e das coisas positivas que os adversários possam ter.

            Sou muito infeliz, ninguém gosta de mim.

            Mas também, para amigos destes, prefiro dar-me com os cães que são muito mais honestos.

          • MO

            Quando fala dos crimes alguns crentes podem não gostar… mas os devem esquecer – eu não os esqueço. São as sombras da luz.

            Pax et bonum

          • Molochbaal

            Aleluia !

            És uma raridade.

          • MO

            És uma raridade.

            Olhe que não, olhe que não…

            Pax et bonum

          • Molochbaal

            Hás-de convidar o pessoal da tua paróquia a vir escrever aqui. É que os crentes que aqui aparecem costumam ser como os ateus, negam tudo o que possa ser menos bom para a vossa propaganda sem recuarem perante o ridículo mais escabroso.

            Já aqui vi de tudo. Desde crentes que pretendem ser o papa mais credenciado em termos de saúde pública do que a OMS, outros que, nas fotografias de comícios nazis em que aparecem bispos a fazer a saudação nazi em conjunto com centenas de SS, juram que o senhor vestido de vermelho é o único que não está afazer a saudação nazi, não, está a fazer exactamente o mesmo gesto, é certo, mas para apontar a uma gaivota que por acaso passou ali a voar… Até um castiço que diz que nos casos estudados por várias universidades de casais homosexuais em animais, que segundo os cientistas nalguns casos formam casais estáveis durante anos, ele jura que estarem os referidos animais “apenas a brincar”, o que me faz tremer quando imagino o género de brincadeiras que ele terá em casa dele. Outros dizem que a inquisição foi extremamente pacífica, que as ditaduras conservadoras não se apoiaram na igreja, embora todos os livros de história digam o contrário e até a própria igreja ande a pedir desculpas por isso hà já vários anos. Etc etc etc.

            Já aqui vi todo o tipo de palhaçadas que francamente não abonam nada a favor da educação que a igreja dispensa aos seus seguidores.

            Se na tua paróquia não são assim, trá-los para aqui a ver se subimos o nível.

          • MO

            errata: “mas não os devem esquecer”

            Pax et bonum

      • Anónimo

        MEU CARO…VAMOS LÁ SER SÉRIOS.

        ISTO NÃO É, SE DEUS QUISER…

        O MAIOR CRIME DA RELIGIÃO É DISTRAIR A HUMANIDADE …
        ENQUANTO OS HOMENS SE VIRAREM PARA OS DEUSES NÃO REINVINDICAM OS SEUS DIREITOS…E POR ISSO, É QUE OS PODERES ANDAM SEMPRE LADO A LADO COM AS RELIGIÕES. MAS TU TAMBÉM VÊS ISSO… OU É ASSIM TÃO DIFÍCIL DE VER?
        QUERES UM MAIOR CRIME QUE ESTE? ANDAR A ENGANAR A HUMANIDADE AO LONDO DOS SÉCULOS…

        • Molochbaal

          Em parte tens razão, porque é essa a orientação geral da religião.

          Digo em parte, porque, apesar de ser essa a orientação geral, ainda existem milhões de crentes para quem a religião, pelo contrário, é uma inspiração para lutar por um mundo melhor.

          Ou então como explicas um padre Kolbe, um Oscar Romero, um Stauffenberg, um Evaristo Arns, um Leonardo Boff etc etc etc ?

          Informa-te sobre estes nomes e talvez compreendas, se tiveres honestidade para isso, o que eu quero dizer.

    • Molochbaal

      Apesar de seres um nacional-parvalhão de primeira estirpe, às vezes tens razão e como não sou um anormal como tu, sou obrigado a reconheçê-lo apesar de da tua parte em relação a mim só ter parvoíces e insultos em troca.

      Assim sendo reconheço que, apesar do Diário Ateísta ser um excelente espaço de discussão em que se abordam abertamente temas que são silenciados noutros sitíos, peca (não no sentido religioso claro) por uma excessivo fanatismo de sinal contrário ao religioso.

      Existem excelentes exemplos de pessoas e organizações religiosas que lutam por um mundo melhor mas a imagem que o Diário faz da religião até parece que são todos uns facínoras, o que não é verdade.

      Quero lembrar aqui que em dada altura a igreja católica foi a única organização que proibiu a aderência ao nacional-socialismo, que foi um bispo católico o único que conseguiu parar o programa de eutanásia de Hitler, que um padre Kolbe morreu para salvar num campo de concentração para salvar um companheiro de prisão, que foi um católico praticante que orquestrou o golpe de estado que quase derrubou Hitler e quase conseguiu matar, que foi um cardeal (Romero) o maior opositor da ditadura na América Central e que morreu por isso, que existem milhões de católicos e ligados a movimentos que pretendem renovar a igreja e afastá-la do primitivismo em que vegeta etc etc etc.

      Sempre fui o maior denunciante dos crimes da religião, mas, pela mesma razão, também tenho de reconhecer todas as suas glórias. Ao Diário só lhe ficava bem fazer o mesmo esforço.

  • Nuno Dias

    Parabéns!

  • carpinteiro

    Muitos parabéns a todos os que de alguma maneira contribuem para que este espaço seja uma realidade .

    • Carlos Esperança

      O Carpinteiro é um dos mais lúcidos e empenhados colaboradores. Tem lugar no outro lado.
      Obrigado.

  • Jairo Entrecosto

    Portanto, há sete anos que estes ateus se preocupam todos os dias em falar de religião. Os meus parabéns! Não é todos os dias que um dos mais extraordinário caso de alzheimer colectivo completa 7 anos.

    “Cada religião considera falso o deus de todas as outras e, certamente, nesse ponto, todas têm razão. Nós, ateus, só consideramos falso mais um o que nos leva a pensar que todos somos ateus”

    Irra…que é burrinho e não tem vergonha do demonstrar!
    Esperança, pá, encare a realidade. Você usa um discurso pré-fabricado. A sua conversa é facilmente mapeável. A técnica fraudulenta que utilizou acima já é sobejamente conhecida. Não resiste a uma dose de cepticismo e lógica elementar:

    http://quebrandooencantodoneoateismo.wordpress.com/2010/10/11/tecnica-todos-sao-ateus/

    Sete, sete anos!, de “ateísmo” desta qualidade. Fantástico!

    O Diário Ateísta não tem nada a ver com ateísmo ( filosofia). É um antro de marxismo cultural ( política), contribuindo diariamente para o fortalecimento do mito do homem que vai salvar a humanidade. É por isso que eles atacam apenas as posições conservadoras da religião. O conservador é o verdadeiro céptico: não acredita no homem.

    http://quebrandooencantodoneoateismo.wordpress.com/2010/11/28/desfazendo-equvocos-sobre-marxismo-cultural/

    • Molochbaal

      É precisamente essa colagem de deus a um movimento político que desacredita a igreja.

      Deus é conservador ?

      Aproveitamento político mais miserável não existe. Foi precisamente esse abuso que criou, como reacção, o abuso de sinal contrário – o comunismo.

      Conservadores como tu são os maiores aliados do comunismo e do ateísmo. Dão razões ao comunismo e desacreditam a religião.

      • Jairo Entrecosto

        “É precisamente essa colagem de deus a um movimento político que desacredita a igreja.”

        Ai ai…

        Quem é que falou em Deus?!

        Não sabia que o diário ateísta era uma igreja. Desacreditei a Igreja Diário Ateísta, por dizer aqui não se defende o ateísmo (filosofia) mas uma estratégia revolucionária de marxismo cultura ( política)l, foi?

        “Deus é conservador ?”

        Deus é necessário, imutável e perfeito. O homem é contingente, criado e imperfeito. Eu disse que o homem céptico, é conservador. Não falei em Deus.Achas que ter fé no homem, como ocorre no Diário Ateísta, se pode chamar “cepticismo”?!

        “Aproveitamento político mais miserável não existe. Foi precisamente esse abuso que criou, como reacção, o abuso de sinal contrário – o comunismo.”

        Qual abuso ou aproveitamento político?!
        Dizer que o marxismo cultural é favorável à criação do mito de que o homem se vai salvar a si mesmo?! Se a verdade dói…

        Tens de ler com mais calma. Há ateus conservadores. Quando eu digo que aqui não se trata de filosofia, é porque já estou a dizer que aqui não se discute a questão de Deus, percebes ou queres um desenho?

        Politicamente, eu defendo o conservadorismo. Por razões óbvias,não tenho fé no homem, independentemente de acreditar ou não em Deus. Estás a ser bastante moralista, quando levas a discussão para ai. Andamos na escola juntos? Não me parece!

        “Conservadores como tu são os maiores aliados do comunismo e do ateísmo. Dão razões ao comunismo e desacreditam a religião.”

        Curioso, pois eu nem sequer tenho religião..
        O comunismo foi responsável por 200 milhões de mortos, quando dizes que eu sou aliado da maior merda que já exisitu à face da terra ( e que ainda polui actualmente bastantes ecossistemas), fazes-me uma grande ofensa.

        A ti, a mentalidade revolucionário já te infectou os miolos. A inversão que fazes entre vítima e agressor ( responsablilizando os religiosos e conservadores dizimados pelos comunas, pelos crimes dos comunas!), é típica no comunismo. O bandido e assassino mata e rouba, porque a sociedade lhe deu razões e o pressionarou para isso, coitadinho.

        Vai chamar “aliado dos comunistas” ao cabrão que vires à frente do espelho, é o único conselho que te posso dar.

        • Molochbaal

          “Vai chamar “aliado dos comunistas” ao cabrão que vires à frente do espelho, é o único conselho que te posso dar.”

          Ui que hoje está mal disposto.

          “A ti, a mentalidade revolucionário já te infectou os miolos. A inversão que fazes entre vítima e agressor ( responsablilizando os religiosos e conservadores dizimados pelos comunas, pelos crimes dos comunas!), é típica no comunismo. O bandido e assassino mata e rouba, porque a sociedade lhe deu razões e o pressionarou para isso, coitadinho. ”

          Eu aqui denuncio frequentemente os crimes do comunismo, por isso não me afectas nada.

          Entretanto, lá por reconhecer que o comunismo foi o totalitarismo mais sangrento da história, não me posso esquecer de como surgiu.

          E a sua origem foi precisamente as injutiças socias provocadas por conservadores como tu. O comunismo surgiu porque até nos países mais ricos do mundo, em que aristocracia e burguesia viviam em palácios, a esmagadora maioria da população vivia em estado de escravatura, trabalhava 12 ou 16 horas por dia, sem férias e com uma única tarde semnal de folga, passava fome e dormia em barracas, quando não na rua, morria às dezenas de milhares por doenças causadas por má nutrição e pelo enfraquecimento que a fome provocava em relação a outras doenças. Não tinha educação nem dignidade.

          É esse o mundo que nós vemos hoje no terceiro mundo e que era o “normal” antes de comunistas, sindicalistas, humanistas terem conseguido impor alguma moralidade social, é esse o mundo que os conservadores e neoliberais em geral tentam voltar a impor. E foi nesse ambiente assassino, em que a maior parte da população era explorada até á morte que surgiu o comunismo, como resposta, nomeadamente como resposta às conivências dos religiosos conservadores que justificavam todo o tipo de atrocidades sociais. Foi essa combinação criminosa que deu força ao comunismo e ateísmo.

          Quanto a ter fé no homem, ao contrário dos ateus do blogue não tenho nenhuma. Mas precisamente por saber que o homem em geral é uma merda, maior a responsabilidade moral para tentar melhorar um pouco as coisas. Quem, com a desculpa de o mundo ser uma merda se comporta como uma merda, não passa disso mesmo, é em si mesmo uma merda.

          Quanto ao moralismo também tens razão, considero-me muito mais moral, de longe, do que a maior parte dos crentes conservadores que aqui estão, é por isso que considero nojenta a vossa deturpação da moral, ao transformá-la numa espécie de concurso de quem conserva os colhões mais cheios, ao dizerem que a moral não passa da monstruosidade de simplesmente manter um qualquer tabu sexual, é por isso que vos considero os vervadeiros inimigos da verdadeira moral . Aquela que nos faz tentar mudar a tal merda que o mundo é apesar de não acreditarmos no homem.

          Quanto a ser melhor deixar tudo como está, porque sim, ou confiar em amigos imaginários todo-poderosos que um dia hão-de melhorar o mundo porque nós não estamos para nos dar ao trabalho, deixo essa fuga à realidade e aos deveres morais aos crentes conservadores.

          • Jairo Entrecosto

            Para quem se diz contra o comunismo, não me pareces muito contra:

            “É esse o mundo que nós vemos hoje no terceiro mundo e que era o “normal” antes de comunistas, sindicalistas, humanistas terem conseguido impor alguma moralidade social, é esse o mundo que os conservadores e neoliberais em geral tentam voltar a impor. E foi nesse ambiente assassino, em que a maior parte da população era explorada até á morte que surgiu o comunismo, como resposta, nomeadamente como resposta às conivências dos religiosos conservadores que justificavam todo o tipo de atrocidades sociais. Foi essa combinação criminosa que deu força ao comunismo e ateísmo.

            Tens de decidir, ou sou um “aliado do comunista” ou um inimigo do comunista. Ou o comunismo é mau, e os conservadores são responsáveis por tere ajudado a criá-lo e mantê-lo, ou o comunismo é bom e os conservadores querem acabar com o maravilhoso mundo de “moralidade” que o comunismo ajudou a criar.

            Assim se vê, a ti a estratégia gramsciana, o marxismo cultural que impera neste país, já te queimou os neurónios todos. Defendes uma coisa, e o seu contrário, no mesmo texto.

            O comunismo gerou morte,escravidão e miséria. Não tirou uma única pessoa da pobreza, a não ser aos bandalhos que tomaram o poder e grupos de amigos.
            O comunismo é teoricamente contraditório, mentiroso, impossível, e uma estratégia premeditada de banditismo, para um grupo tomar o poder, prometendo o céu na terra.
            Não há uma única contribuição do comunista para a “moralidade” no mundo do trabalho. Os EUA e a Inglaterra, por exemplo, acabaram com os problemas que referiste sem qualquer comunismo! O comunismo, não acabaou, antes agravou, todos esses problemas.

            És uma vergonha. Continua a defender comunistas à vontade, mas não digas que sou eu o aliado desses mentirosos e assassinos.

            Dizer que o comunismo

          • Molochbaal

            “Tens de decidir, ou sou um “aliado do comunista” ou um inimigo do comunista. Ou o comunismo é mau, e os conservadores são responsáveis por tere ajudado a criá-lo e mantê-lo, ou o comunismo é bom e os conservadores querem acabar com o maravilhoso mundo de “moralidade” que o comunismo ajudou a criar. ”

            Por mim está decidido. nem uma coisa nem outra.

            darei sempre razão a quem ativer e atacarei sempre quem não a tiver, independentemente da cor política.

            Nalgumas coisas uns têm razão, noutras os outros, algumas mais nem uns nem outros têm razão e numas poucas até têm os dois. Para mim tem razão quem a tiver, não quem usar a camisola da cor que eu mais goste.

            Nunca me venderei pela cor de um camisola. Compreendo que isto seja difícil de compreender atendendo à maneira de pensar habitual dos homens, é por isso mesmo que prefiro os cães que bichos MUITO mais asseados.

            Agora, se vais dizer que as condições sociais que eu mencionei, que eram correntes antes do aparecimento do comunismo eram mentira, obviamente que terei de te mandar para a puta que te pariu, porque toda a gente sabe o que se passava na sociedade por volta do Séc XIX e inícios do XX. E se estás a gozar com a minha cara não te devo respeito nenhum.

            “Os EUA e a Inglaterra, por exemplo, acabaram com os problemas que referiste sem qualquer comunismo”

            Esses países resolveram esses problemas, em parte, graças a renovadores sociais e não a conservadores de merda como tu. Pelos conservadores estava tudo na mesma, como em 1850, uns a viver em palácios, outros a morrer de fome. Aliás, a tua comparação é elucidativa, nos dois países que mencionaste (não te atvreveste a mencionar os países nórdicos, socialistas, os ÚNICOS onde esses problemas foram efectivamente resolvidos), desses dosi exemplos, o americano, onde os conservadores são mais fortes, é precisamente o paºis oinde existe mais miséria, apesar de ser o mais rico do mundo.

            Quanto a seres aliado, conscientemente claro que não, porque vocês são insconscientes por natureza, mas na prática são vocês, com os vossos crimes, que justificam os crimes do comunismo. O comunismo nunca teria tido qualquer aderência, nunca teria tomado o poder em nenhum país do mundo, se não fossem animais como vocês darem-lhes razão com os vossos crimes.

          • Molochbaal

            “Defendes uma coisa, e o seu contrário, no mesmo texto.”

            O facto de reconhecer os crimes do comunismo não quer dizer que tenha de esconder os crimes dos seus adversários.

            Assim como nunca poderei dizer que um comunista automaticamente não possa ter razão em nenhum assunto, só por ser comunista, ou que um anticomunista tem automaticamente razão em todos os assuntos, só por ser anticomunista. Também nunca faria o contrário, dar razão a tudo o que um comunista diz, por ser comunista, e contrariar tudo o que um anticomunista dissesse, só por ser anticomunista.

            Não faço isso, porque isso, qualquer das duas situações, é ser um animal nojento, uma besta sub-humana.

            Tu compreenderias melhor se a vossa moral não estivesse completamente destorcida, centrada de modo doentio em tabús sexuais. Ao ponto de já não terem moral nenhuma.

            A verdadeira moral manda que não nos comportemos como autênticas bestas e demos razão a quem a tiver, independentemente da cor politica. A verdadeira moral não tem a ver com quem dá mais ou menos fodas.

          • Anónimo

            “O facto de reconhecer os crimes do comunismo não quer dizer que tenha de esconder os crimes dos seus adversários.”

            é isso.
            é isso que estes cavalheiros não percebem. não querem…

  • Athan3

    Estou terminando de revisar um trabalho aqui agora, são 23:43 no Brasil ( é, sem-crenças dão duro pra viver); só posso mesmo congratular-me com a coragem, talento, e idoneidade de vocês … Parabéns …

    • antoniofernando

      23: 43 ? Tens a certeza ? já conferiste com o respectivo meridiano? E qual a latitude ? E a Coordenada geográfica ? E a elipsóide de referência ? E a Dilma em que fase teológica se encontra ? A espetar o dedo ao pessoal ? Agnóstica ou nem por isso ? Crente em Deus ou mais na deusa -mulher ? Ou ainda mais crente no Senhor do Bonfim ?…

  • Abraão

    Parabéns ao DA e aos seus associados pelo trabalho desenvolvido a bem da humanidade durante todo este tempo lutando contra as correntes.
    Parabéns pela liberdade de expressão e isenção. Parabéns pela coragem.
    Hoje somos poucos (mais do que os crentes imaginam) e amanhã continuaremos a sumar mais.
    Um grande abraço para o pessoal da casa.

  • Abraão

    Errata: escrevi SUMAR e corrijo SOMAR

  • Abraão

    Fora do contexto:
    António Fernando O DUVIDOSO.
    Fico sem saber se deus criou o homem ou se foi o António Fernando que criou deus.
    Inclino-me mais para a segunda hipótese pois o dele é diferente do de todos os outros.

    • antoniofernando

      A minha perspectiva é irrelevante. Ainda não consigo chegar ao apuro conceptual da ” espiritualidade laica” do Carlos Esperança…

    • Anónimo

      O TONI CRIOU UM DEUS SÓ DELE…É MUITO MAIS CONVENIENTE.

      • Molochbaal

        Sim, mas o deus dele é que é o verdadeiro, o de todos os outros é, obviamente, falso.

        ? Mas onde é que eu já ouvi isto ?

      • Molochbaal

        Sim, mas o deus dele é que é o verdadeiro, o de todos os outros é, obviamente, falso.

        ? Mas onde é que eu já ouvi isto ?

  • Anónimo

    Parabéns ao Diário Ateísta e aos seus corajosos colaboradores que dão a cara pela causa do ateísmo em Portugal e pelos objectivos que a AAP se propôs.

    Obrigado também aos crentes dementes que vêm aqui defecar as sua opiniões e seus insultos que me fazem orgulhar a cada dia que passa de ser ateu.

    Obrigado a todos

  • Anónimo

    Parabéns ao DA.
    Infelizmente é nossa (comentadores) a responsabilidade do fraco debate que se vai fazendo. Mas isso não tira o mérito ao vosso projecto.
    Continuem o bom trabalho.

  • Pingback: Tweets that mention Diário Ateísta – 7.º aniversário :: Diário Ateísta -- Topsy.com

  • Anónimo

    MUITOS PARABÉNS AO DIÁRIO ATEÍSTA E A TODOS OS COLABORADORES.

  • Athan3

    O meliante é tão doentio que tenta infectar com o mal-estar que causa até a hora de nosso computador; e pior o arremedo de gente, intelectualóide-demente, não deve nem ter noção de que aqui no Brasil há um ajuste de horário para economia de energia elétrica, que nomeamos de horário de verão.
    Vamos lá pessoal, é assim que se faz! …

    • Molochbaal

      E vá lá que não mencionou a rainha de inglaterra. Ele desenvolveu um ódio qualquer pela senhora, se calhar tem inveja das malas Gucci que ela usa. deve ser isso, porque ainda não conseguiu apresentar nenhuma razão de jeito para mais esse ódio de estimação.

  • Ali

    “Não pouparemos o imperialismo sionista dos judeus das trancinhas que fazem a guerra com base numa herança divina registada na Tora”

    SERÁ MESMO??? Não vejo críticas duras a esses “Pobrezinhos”… que usam e abusam do Holocau$to pra se vitimarem pra sempre… A liberdade de expressão tem sido morta no altar do sionismo… isso o blog não diz

  • Anónimo

    É redundante, mas… parabéns.
    E agradeço, reconhecido, aos crentes que conseguem dar uns traços de humor a um portal sério. Mas, como disse, um dia, um comentador, o humor é sinal de inteligência. Os crentes é que só o praticam inconscientemente…
    Eles nem sabem o que fazem.

  • Hunigbor

    Valeuuuuu!!!! É isso aí … pé na estrada, que a vida é bela … sem ter na cabeça nenhuma religião, claro.

  • Antonio Porto

    Parabéns ao DA, só falta questionar o ateísmo da china, incrustado
    no partido comunista.
    Mas aí já é pedir demais, pois até o prêmio nobel da paz de 2010
    eles prenderam, imaginem meros ateus revolucionários.

  • Andreia_i_s

    Parabéns pelos criadores deste blog, mostra coragem e determinação para discutir questões que muitas pessoas por vezes receiam falar abertamente. Continuem :).

  • Andreia_i_s

    Parabéns pelos criadores deste blog, mostra coragem e determinação para discutir questões que muitas pessoas por vezes receiam falar abertamente. Continuem :).

  • Zeca-portuga

    A Igreja Católica é o que há de mais importante no Ocidente. Até os ateístas são incapazes de comemorar seja o que for sem meter a Igreja na conversa.

    Muito mais que os estados, a politica, a ciência, a economia… a Igreja está sempre na linha da frente.

    Eu estarei pronto a desmascarar mentiras no seio da religião – estes ateístas são um exemplo de uma mentira no seio na religião, pois também se disseram crentes durante muito tempo (alguns ainda hoje o fazem!)

    Também desmascararei os interesses do Clero se forem contrários à doutrina ;

    O obscurantismo que gerou os ateístas, esse tenho o denunciado dia a dia. Para ser sincero, até faço troça dele a cada momento.
    Diz o sr. Esperança – sua excelência reverendíssima o guru da Tasca Ateísta de Suburbanos de Lisboa – que a igreja católica foi favorecia pela ditadura salazarista.
    Salazar foi um ditador fracolas. Se tivesse sido mais assertivo tinha limpado todos os comunas, transformando-os em borralha. Foi tão ditador que ainda recentemente o elegeram o maior português de sempre. Mas, se até os ateistas vivem com a Igreja católica na boca , no pensamento e no coração, não vejo porque razão Salazar o não poderia fazer.
    O comunismo ranhoso e imbecil fez o mesmo com o ateísmo, impondo-o de forma letal.
    A Igreja não apoiou a guerra colonial. Eu sim, apoiei e ainda hoje apoiaria, sendo certo que a independência dos territórios ultramarinos foi o mais negro futuro dos povos desses territórios. Não era o povo que queria ser independente, mas sim umas dúzias de comunas terroristas.
    A Igreja é contra do divorcio e o aborto, sendo, felizmente a mais digna instituição a faze-lo. Defender a humanidade, a vida e a família é algo que, só por si , já torna a igreja de uma nobreza de carácter que nunca os ateus conseguirão ter. NUNCA!
    Essa da “hegemonia dos homens sobre as mulheres”, é muito interessante. Sendo os ateistas quem quer reproduzir o bicho-homem, mais bicho do que Homem, deveriam assentar no seu rol taras que, em quase todas as espécies, o papel do macho é muito diferente do da fêmea.
    Como a grande parte dos ateístas são paneleiros dementes e afins, deve ser difícil saber onde termina o macho e começa a fêmea – percebo, perfeitamente!
    Como a natureza (para os ateístas) está sempre enganada, quiçá não aparecem alguns ateístas a emprenharam pelo traseiro.
    Este rançoso pasquim já tem sete anos. Isto quer dizer que há imbecis ateístas, cadavéricos, fedorentos e doentes que já devem sete anos à sepultura.
    Que pena!

    • Anónimo

      O bolo fez-te mal!
      Não leste o aviso, GULOSO!!!

    • carpinteiro

      «Este rançoso pasquim já tem sete anos.»

      É verdade!

      Deus foi moderno e generoso, contigo ZecaPortuga.
      A tua conversa da treta, só é comparável ao episódio das Bodas de Canãa, em que, se fez passar por vinho, água de lavar garrafas.
      Podemos dizer; faz-se o vómito, e a náusea vai-se, mas por cá fica semente.

      Ficamos a saber que – Zecaportuga fazia parte do Terceiro Segredo de Fátima. Recalcado, masoquista, com uma sexualidade difusa, perturbada e mal assumida, o Zeca faz parte daquela gente capaz de se lixar a si própria, desde que, com isso, a vida do parceiro se torne impossível.
      Quando morrer, qual profetisa da Igreja Universal dos Saldos dos Últimos Dias (com a caixa de esmolas bem controladinha), vai para o Inferno, tão só como castigo para ser obrigado a praticar, para todo o sempre, todas as porcarias que finge andar a evitar, durante a sua vida inteira de sonsa, politicamente correcta, da “pochette” do sobe-e-desce Chiado, apreciadora das causas naturais e dos milagres da fé do “franchising” da Cova da Iria.

      O pequeno cristiano ronaldo que cada português frustrado arrasta no seu libidinoso limbo, no Zeca transforma-se numa daquelas enxovalhadeiras esganiçadas das telenovelas venezuelanas, destravadas e com tendências histéricas do síndroma do coito interrompido, que começam por dar a todos, e só depois, lá bem no fim da telenovela é que se aviam com o homem certo, no momento certo, e no dia da procriação!

    • carpinteiro

      «Este rançoso pasquim já tem sete anos.»

      É verdade!

      Deus foi moderno e generoso, contigo ZecaPortuga.
      A tua conversa da treta, só é comparável ao episódio das Bodas de Canãa, em que, se fez passar por vinho, água de lavar garrafas.
      Podemos dizer; faz-se o vómito, e a náusea vai-se, mas por cá fica semente.

      Ficamos a saber que – Zecaportuga fazia parte do Terceiro Segredo de Fátima. Recalcado, masoquista, com uma sexualidade difusa, perturbada e mal assumida, o Zeca faz parte daquela gente capaz de se lixar a si própria, desde que, com isso, a vida do parceiro se torne impossível.
      Quando morrer, qual profetisa da Igreja Universal dos Saldos dos Últimos Dias (com a caixa de esmolas bem controladinha), vai para o Inferno, tão só como castigo para ser obrigado a praticar, para todo o sempre, todas as porcarias que finge andar a evitar, durante a sua vida inteira de sonsa, politicamente correcta, da “pochette” do sobe-e-desce Chiado, apreciadora das causas naturais e dos milagres da fé do “franchising” da Cova da Iria.

      O pequeno cristiano ronaldo que cada português frustrado arrasta no seu libidinoso limbo, no Zeca transforma-se numa daquelas enxovalhadeiras esganiçadas das telenovelas venezuelanas, destravadas e com tendências histéricas do síndroma do coito interrompido, que começam por dar a todos, e só depois, lá bem no fim da telenovela é que se aviam com o homem certo, no momento certo, e no dia da procriação!

      • Zeca-portuga

        Eu até respondia… mas, a um inútil e obsceno “confragista” seria dar importância a mais.

        A estupidez de um inútil ateísta, ignaro, apdeuta e malcriado, de um fedelho borrado que nada sabe da vida ou do mundo, não merece grandes comentários.

        “Zeca faz parte daquela gente capaz de se lixar a si própria, desde que, com isso, a vida do parceiro se torne impossível.
        Por acaso conheço muitos casos dessa prática entre os ateistas. Aliás, tantos eles são que me permito generalizar a todo o ateismo. Desde os maus-tratos ao abandono, conheço tantos exemplos, infelizmente!!!!

        O último: Um ateísta da vossa seita a cuja esposa foi diagnosticado um tumor no útero, abandonou a pobre mulher, também ela ateísta (parece-me que já mudou muito de opinião nesse campo), sob a desculpa de que já não poderia ser-lhe fiel e que não ia perder a vida por causa dela.

        Para mim, um gajo destes deveria ser castrado já!

  • Elmano1948

    Parabéns ao DA pelas suas 8 primaveras. E aos seus fundadores, colunistas, frequentadores e comentadores pela vivacidade que lhe inculcam. Que continue por muitos anos na sua luta contra a exploração da crendice e da superstição. Pelo racionalismo e pela liberdade de expressão.

  • Anónimo

    montei na minha bicicleta hoje
    e
    vi alguns escrevendo no blogue…

    tinham passado 7 anos.
    fixe!

    outros tantos se passarão

    com ou sem “troll” de entremeio

  • Canet2005

    Parabéns ao Carlos e a todos os colaboradores e, por que não, a todos os visitantes ateus que prestigiam este Espaço.

    Luciano

You must be logged in to post a comment.