Loading
  • 26 de Novembro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

Os crentes, as crenças e o DA

Os crentes fogem dos factos como os cristão dizem que o demo foge da cruz. Nada há mais demolidor para a fé e prejudicial para a alma do que a semente da dúvida.

Quem pode desconfiar do corpo e do sangue de Cristo que vão inteiros na rodela de pão ázimo que os sinais cabalísticos de um padre transubstanciou? Quem se atreve a pôr em causa a origem das toneladas de madeira, guardadas em relicários, oriundas da cruz que Cireneu ajudou a carregar àquele judeu a quem atribuíram a fundação da seita? Quem duvida da virgindade de Maria e dos voos rasantes do arcanjo Gabriel para anunciar a Maria a gravidez da pomba? Quem duvida da santidade dos papas e da virtude dos bispos?

Que cepticismo põe em causa a capacidade poliglota do arcanjo Gabriel que falava para Maria em aramaico e para um analfabeto condutor de camelos em árabe? Quem duvida do gozo divino na lapidação de adúlteras e da sua ira com os pecados dos homens?

Só os endiabrados incréus pensam que a Verónica é uma contrafacção, que a doação de Constantino foi uma piedosa falsificação, que a infalibilidade de um papa pode ser posta em dúvida, que a mulher nasce sem pecado original, que deus abomina o álcool, o sexo e o trabalho nos dias santos, que a Palestina não é herança dos judeus e que o Antigo Testamento não é um livro sagrado mas uma obra literária.

O raio dos factos vieram provar que deus não criou Adão e Eva na olaria onde matava o ócio e se dedicava a soprar os bonecos que criava; que o mundo é muito mais antigo do que deus, que não foi criado no dia 23 de Outubro do ano 4004 AC, numa sexta-feira, às seis horas da tarde, como provou o bispo Usshr no século XVII, que há outras verdades para além desses livros que intoxicam as crianças e envenenam o mundo.

Mas se os crentes se dão bem com as verdades a que se habituaram desde tenra idade, se foram mergulhados em água benta e confirmados com óleos santos pelas manápulas de um bispo, porque não ficam com as suas certezas e deixam os factos para quem tem dúvidas?

Ateo gratias.

34 thoughts on “Os crentes, as crenças e o DA”
  • Anónimo

    jamais porei em causa as santas palavras inscritas neste post…
    jamais.
    e mais digo:…
    dá cá a janela para que possa contemplar as nossas escuridões
    os nossos outonos carregados de anjos
    a cair
    a cair
    a cair

    desesperados das árvores da nossa rua

    um deles pode ser o poliglota gabriel
    sim.

  • antoniofernando

    A FÁBULA DE CRISTO

    Por Carlos Esperança

    “Com excepção de João Paulo II, um homem supersticioso e beato, representante de uma Polónia rural, atrasada e autoritária, é pouco provável que os Papas modernos acreditem na existência de Deus.

    No passado houve vários, comprovadamente ateus, chamados anti-papas pelos sucessores que herdaram o negócio e a quem coube redimir o passado onde avô, filho e neto usaram a tiara e muitos estimularam orgias que fizeram do Vaticano o mais sofisticado bordel da Europa. Os Bórgias são os mais conhecidos desse passado de cupidez, simonia, deboche e luxúria mas muitos outros usaram o poder e a riqueza do cargo para se regalarem com os mais deliciosos pecados, que consideram abomináveis, da Igreja a que presidiam.”

    27/10/2005

    P.S. O que eu me divirto consigo, Carlos Esperança. Você é um ponto… 🙂

  • Luis Almeida

    Maravilhoso, estimado Carlos Esperança! Na substância, claro ! Mas, também – e de que maneira – na elegância da forma …

  • antoniofernando

    ATEÍSMO E EQUIDADE

    Por Carlos Esperança

    “Sinto-me alvo de injustiça quando os católicos me acusam de privilegiar a sua Igreja em detrimento das outras.

    Sempre considerei todas as religiões falsas. Nunca poupei os judeus das trancinhas à Dama das Camélias que execram a liberdade, a carne de porco e a integridade da Palestina. Nunca fui solidário com quem marra piamente no Muro das Lamentações, apenas sinto alguma piedade pelas pedras seculares e a sua preservação.

    Não me canso de denunciar o carácter misógino das religiões do livro, a sanha contra a liberdade, a sua homofobia assassina, enfim, a glorificação de um Deus demente, cruel, sádico e apocalíptico.

    Não vejo no protestantismo evangélico, que exige o ensino obrigatório do criacionismo nas escolas públicas e uma vida de acordo com as determinações bíblicas, maior abertura intelectual do que nos mullahs que deliram a lapidar mulheres adúlteras para deleite de Maomé.

    O Papa, como vértice da pirâmide de anacrónicos sacerdotes do obscurantismo, tem, é certo, gozado de especial e merecido destaque. A forma como interfere, através dos núncios e das conferências episcopais, nas decisões democráticas dos países livres, torna-o um alvo apetecível.

    Longe de mim considerar uma mentira melhor do que outra, uma religião menos perigosa do que a concorrente.

    Mas não nos iludamos, não é nas mentiras da fé que está o perigo, é no poder do clero.”

    31/5/2006

    P.S. Deve ser por isso que você também se farta de censurar a Dama Chefe da Igreja Anglicana. Por causa da sua ” EQUIDADE”, não é ? O que faria se você fosse sectário… 🙂

    • sxzoeyjbrhg

      “P.S. Deve ser por isso que você também se farta de censurar a Dama Chefe da Igreja Anglicana. Por causa da sua ” EQUIDADE”, não é ? O que faria se você fosse sectário… :-)”

      Pelos vistos os ateus britânicos não tem muito do que se queixar da Dama Chefe da Igreja Anglicana:

      Religious do not have monopoly on virtue, Queen tells synod

      Believers and atheists equally able to contribute to country’s prosperity, says monarch

      People of faith do not have a monopoly on virtue as British society was now “more diverse and secular”, the Queen told the Church of England today in an address to its governing body.

      Speaking at Church House, central London, she told members of General Synod that believers and atheists were equally able to contribute to the prosperity and wellbeing of the country.

      The Queen, who is supreme governor of the Church of England, said: “In our more diverse and secular society, the place of religion has come to be a matter of lively discussion. It is rightly acknowledged that people of faith have no monopoly of virtue and that the wellbeing and prosperity of the nation depend on the contribution of individuals and groups of all faiths and none.”

      […]

      http://www.guardian.co.uk/uk/2010/nov/23/queen-synod-virtue

  • antoniofernando

    ” A EXECUÇÃO DE SADDAM”

    Por Carlos Esperança

    “Os ateus repudiam a pena de morte.A crueldade é apanágio dos crentes.”

    30/12/2006

    Tadinho, não sabe nada de História. Estaline, Enver Hoxa e Pol Pot eram todos ” bons rapazes”… 🙂

  • Fernando

    “Mas se os crentes se dão bem com as verdades a que se habituaram desde tenra idade, se foram mergulhados em água benta e confirmados com óleos santos pelas manápulas de um bispo, porque não ficam com as suas certezas e deixam os factos para quem tem dúvidas?”

    Parabéns pela frase! 🙂

    • antoniofernando

      EU AGORA ESTOU CHEIO DE DÚVIDAS E GOSTAVA MUITO DE PERCEBER PARA ONDE FORAM TODOS OS COMENTÁRIOS, INCLUINDO OS MEUS, QUE CONSTAVAM DO TEXTO DO CARLOS ESPERANÇA, SOBRE O SANTO SUDÁRIO,INTITULADO ” APESAR DE SABER QUE É UMA FRAUDE”, EDITADO EM 28/10/2009.NÃO SÓ COM MUITAS DÚVIDAS MAS IMENSAMENTE PERPLEXO. E A PERGUNTAR-ME SE VALERÁ A PENAR TECER COMENTÁRIOS QUE DEPOIS SE EVAPORAM, SOBRETUDO QUANDO A REFUTAÇÃO AOS TEXTOS DO ” D.A.” É PLENAMENTE CONSEGUIDA,COMO FOI O CASO. JÁ TINHA HÁ MUITO NOTADO A DISPARIDADE DE TRATAMENTO QUE É FEITA NO ” D.A.” A ATEUS E CRENTES, QUANDO UNS E OUTROS SE EXCEDEM NAS RESPECTIVAS ADJECTIVAÇÕES, POIS NUNCA VI O CARLOS ESPERANÇA CENSURAR QUALQUER GROSSERIA VINDA DE ATEU, CONTRARIAMENTE O QUE SUCEDE COM CRENTES. MAS AGORA FICO AINDA MAIS PERPLEXO SOBRE O ESTRANHO DESAPARECIMENTO DOS COMENTÁRIOS NESSE TEXTO SOBRE O SANTO SUDÁRIO. QUE IRÁ DORAVANTE ACONTECER AOS COMENTÁRIOS QUE VIEREM A SER FEITOS NESTE OU NOUTROS TEXTOS DO ” D.A.” ? VÃO PERMANECER ? VÃO DESAPARECER ? VEREMOS…

      • Carlos Esperança

        António Fernando:

        Sou ignorante em informática mas posso garantir-lhe que nenhum comentário foi apagado por quem o podia fazer.

        • Zeca Portuga

          Não minta sr.Esperança. Você baniu um comentador e apagou vários comentarios dele.

  • antoniofernando

    TIMOR- POPULAÇÃO BEATA

    Por Carlos Esperança

    “João Paulo II foi um papa supersticioso e beato. Foi dos poucos a acreditar na existência de Deus”

    30/08/2007

    P. S. Vá lá, pelo menos um papa crente,no mei de tantos papas ateus, já não é mau, não é verdade ? 🙂

  • Carlos Esperança

    António Fernando:

    Como não guardo cópia dos meus textos ( da maior parte ) agradeço-lhe que exume os melhores com vista a uma futura publicação.

    • antoniofernando

      Estes seus textos são verdadeiras anedotas. Olhe que você punha os Gatos Fedorentos em sentido. Eles que se cuidem…

  • antoniofernando

    ” APESAR DE SABER QUE É UMA FRAUDE”

    Por Carlos Esperança

    28/10/2009

    Recordo-me bem de ter comentado este texto,sobre o Santo Sudário, mas agora não há lá nenhuns comentários. Terá sido fraude ateísta ? Uma conveniente limpeza ? Uma particular forma de honestidade intelectual ?…

    • antoniofernando

      Muito interessante o desaparecimento dos comentários no texto ” APESAR DE SABER QUE É UMA FRAUDE”. Recordo-me bem do estimulante debate que travei com Jovem 1983 a propósito desse texto, mas, agora nicles, desapareceram todos. Será problema informático ? Algum gatuno teria entrado no “D.A” e surripiado esses bytes ? Ou a Pide renasceu das cinzas e veio ao “D.A” exterminá-los ? Claro que, se não tiver sido acidente informático ( e eu fiz várias tentativas no sentido de os examinar) fico deveras preocupado. Não é lá muito curial estar aqui a comentar e, pumba,de repente, os comentários evaporam-se.Deve haver certamente uma explicação científica para o sucedido, aristotelicamente demonstrável.A ver vamos…

      • Anónimo

        Não estarás a confundir com “Sabendo que é falso!” de 1 de Maio de 2010?
        http://www.ateismo.net/2010/05/01/sabendo-que-e-falso/

        Ou estás a fazer render o peixe para os honorários? Hoje já deves ter o dia ganho!
        Quanto ganhas à peça?

      • Anónimo

        Não estarás a confundir com “Sabendo que é falso!” de 1 de Maio de 2010?
        http://www.ateismo.net/2010/05/01/sabendo-que-e-falso/

        Ou estás a fazer render o peixe para os honorários? Hoje já deves ter o dia ganho!
        Quanto ganhas à peça?

        • antoniofernando

          Chegou o prostituto de serviço. E este, para fazer jus a expressão já aqui usada por comentador ateu, “ muito bem educado” ,é de “ fidelidade canina”.
          Sempre que algo pode colidir com o Carlos Esperança, é certo e sabido que o ajudante Rodrigues sai logo da toca. Mas eu também sou céptico, também duvido, sabias? Aqueles que não duvidavam da inexistência de Deus eram os papas ateus de que fala o teu chefe, já o leste bem? Agora fico a saber, mediante a tua revelação, que, afinal, é aqui no “D.A.” que se operam os milagres da duplicação dos textos. O de 28/10/2009 sem nenhum comentário, num assunto tão polémico. O de 1/5/2010 já com significativo debate. Mas eu tenho culpa que aqui no “D.A.” se dupliquem textos como os cogumelos? E já não posso descrer e ser céptico como os intelectuais iluministas, republicanos, laicos e livres-pensadores, que abundam por aqui, incluindo vossa senhoria?… 🙂

          • Anónimo

            “Chegou o prostituto de serviço.” Estás a falar de ti, não é? Tartufo, sacana!
            Já te disse e repito: deixaste cair a máscara!
            Se fosses um sujeito minimamente honesto pedias desculpa aos administradores do D.A. e admitias que te enganaste e que os comentários a que te referias eram esses do artigo de 1 de Abril de 2010.
            Mas não! Vens arvorado em pavão, todo emproado, como uma virgem (puta) ofendida.
            A mim nunca me enganaste com esse blá! blá! de frontal e imparcial; a hipocrisia está bem patente nos comentários que escreves.

        • Carlos Esperança

          Obrigado, Rodrigues.

          Eu não saberia praticar a obra de caridade que o António Fernandes lhe ficou a dever,

    • Carlos Esperança

      António Fernando:

      Não respondo aos primatas que me insultam, o que não é o seu caso. Neste caso considero insultuoso admitir que os comentários tenham sido apagados pelos administradores do DA.

      Procure saber como podem desaparecer comentários (eu não sei) mas não se comporte como um deglutidor de hóstias.

      • antoniofernando

        Carlos Esperança:

        Também considero ofensivo que aqui já me tenham insultado várias vezes, e, nessas alturas, a sua ética ficou guardada a sete chaves, como sempre aconteceu quando eram e são crentes os visados. Os ” primatas” que insultam, para si, são só os crentes. Quanto aos ateus, você silencia e é cúmplice. Tantas vezes que aqui estive a sustentar os meus pontos de vista de forma escorreita. E logo aparecem ateus a escarnecer e a insultar. Você faz de conta que não vê, mas vê. A isso eu chamo sectarismo ideológico e falta de isenção.A minha objecção foi pertinente. Quis conhecer outros textos anteriores do “D.A”, o que penso não ser nem pecado, nem proibido. Se o ” D.A.” tem arquivo de textos, suponho que é para ser consultado, não para servir de enfeite. Andei à procura do texto sobre o Santo Sudário porque queria rever alguns elementos que lá tinha citado. E fui surpreendido, em 2009, com um texto alusivo a essa situação sem quaisquer comentários. Legitimamente, duvidei que pudesse ter ocorrido qualquer apagão. O subserviente Rodrigues apareceu aqui, no seu habitual tom grotesco, e a acusar-me de estar a soldo não sei de quem. E você entope. Já aqui fui vilmente acusado de ” psicopata” por ter denunciado as graves faltas ética de Saramago,e você também entope. O caricato Baal não tem feito outra coisa, ao longo dos meses, que levo de permanência no “D.A.”, senão invectivar-me no seu habitual estilo arruaceiro e você que diz ? Nada. Até há dias msousa insinuou que seria falta de seriedade da minha parte e tentativa de branqueamento ter afirmado que já cansava você estar sempre a repetir textos, como foi o caso dos papas corruptos ,e você que posição toma ? Nenhuma.Eu também tenho o direito de usar todas as figuras de estilo que você usa e também me sinto insultado quando você, constante e reiteradamente, afirma idiotices como esta :”Os crentes fogem dos factos como os cristão dizem que o demo foge da cruz”. Por alguma razão, nunca ocorreu qualquer troca de palavras menos educada entre mim e Jovem 1983, apesar de sempre termos estado em permanente desacordo. E porquê ? Porque ele sempre teve a grandeza comportamental que você não mostra ter.Quem aqui me quiser respeitar, eu respeito. Agora, que,para mim, não há ídolos,não há, seja Tomás de Aquino ou José Saramago. Quando tiver que criticar, à direita ou à esquerda, vou fazê-lo. Quando tiver que censurar crentes, ateus ou agnósticos, vou também fazê-lo. A mim ninguém me cala e manobras acusatórias sórdidas como a do Rodrigues, comigo, não surtem efeito. Àqueles que, constantemente, vomitam impropérios ,e depois não gostam que lhes responda à letra, vão ter que se habituar. E se não se acostumarem, o problema é deles.Estou farto da duplicidades de critérios e farto de insolências.Contem comigo…

      • Anónimo

        Carlos Esperança, parece-me que o que o af insinua é que o artigo de 1 de Maio de 2010 é uma duplicação do de 28 de Outubro de 2009, e que os comentários que fez no artigo mais antigo aparecem agora, no mais recente.
        Faz sentido???

        • Carlos Esperança

          Caro R:

          Às insinuações não respondo mas, porque considero AF incapaz de mentir deliberadamente, apenas me cabe demonstrar que não houve censura no DA.

          O Index Librorvm Prohibithorvm é especialidade de censores pios.

  • Anónimo

    “Que cepticismo põe em causa a capacidade poliglota do arcanjo Gabriel que falava para Maria em aramaico e para um analfabeto condutor de camelos em árabe?”

    Também em Português para a Alexandra Solnado.

  • Anónimo

    AO AUTOR

    OS MEUS PARABÉNS POR MAIS UM BELO TEXTO.

  • Athan3

    É de se lamentar que a pretexto não se sabe de quê não se veja que elementos tomam conta do espaço de comentários afastando pessoas que não vão se dispor a proximidade com as faltas completas de caráter com que se expõem. Isso vem minando os blogs e sites ateus e céticos de maneira tão óbvia e causando tão mal-estar que não há como os proprietários desses sítios não verem.
    Agora, outra decepção, para sem-crenças autênticos e que têm brio civil e escrúpulo, depois dum site ateu brasileiro deitar bajulação e ‘coroar’ o Sofista-Dennet, vem ainda outro deitar afetação por QUEM? Pelo macedo (o ladrão escrachado). o absurdo é que na fala que o moço do post elogia, ele não vê o ladrão que faz haver gente mendigando, se mostrar concoído com os pobres, e que tira covardemente e com vigarice espúria ainda o pouco de muita gente em estado de quase mendicância.
    Se os blogs e sites ateus estão sendo tão rasa e estupidamente infectados a pretexto talvez até de uma “pulhítica”, então é melhor que cada ateu com sua dignidade humana tenha cuidado, muito cuidado, sobre onde e a que venham dispor nomes ou dados pessoais; pois a covardia e a intenção maquinal das confrarias de perseguição e extermínio estão com uma violenta e dissimulada ação.

  • Anónimo

    para o antóniofernando
    toma lá um doce e acalma-te:

    já dizia… o “santo” bakunine

    “Toda autoridade temporal provem directamente da autoridade divina ou espiritual. Mas a autoridade é a negação da liberdade. Deus, ou melhor, a ficção de Deus, é a consagração de todas as autoridades que existem sobre a Terra, e estas não serão eliminadas até que se tenha extinguido a crença em um amo celeste.
[…]Se Deus existe, o homem é escravo; mas, o homem pode e deve ser livre, pois Deus não existe.”
    m. bakunine in: – Deus e o Estado (1876)
    publicado in: http://republicadassantasbicicletas.wordpress.com/

  • Anónimo

    O Papa, terminada a sua visita a Portugal, foi de limusina para o
    aeroporto. Como nunca tinha conduzido um carro daqueles, perguntou ao
    motorista se poderia conduzir por uns instantes.
    O motorista atrapalhado, lá disse:
    – Bem… acho que sim…! – e foi para o banco traseiro da limusina
    enquanto o Papa ia para o volante.
    Na auto-estrada A1, acelerou até aos 180 km/hora… 220 km/hora… 250
    km/hora…

    De imediato as luzes azuis da patrulha da BT da GNR surgiram no espelho.
    O Papa lá encostou e o agente foi ao seu encontro. Quando se debruçou
    sobre janela e viu de quem se tratava, disse:
    – Por favor… Aguarde um momento…. eu preciso ligar para a central.

    O agente da BT pegou no rádio e chamou o Chefe, dizendo:
    – Eu tenho uma pessoa muito importante que conduzia a mais de 250
    km/hora na A1 e preciso de saber o que fazer.

    – É o Cavaco? – Perguntou o chefe.
    – Não, é ainda mais importante.

    – Não é o Sócrates, é???
    – Não, ainda mais importante!

    – Quem é??? Não é o Victor Constâncio outra vez, pois não?
    O agente respondeu:
    – Não! É ainda mais importante do que esse…

    – Bem, mas então quem é esse VIP??!! – gritou o Chefe já sem paciência.
    Ao qual o agente responde:
    – Eu não tenho bem a certeza, mas acho que deve ser Jesus Cristo,
    porque o motorista é o Papa!!!

    • Anónimo

      Já que o josé nos brindou com a sua anedota engraçada aqui vai umas:

      “O papa Bento XVI decidiu rebaptizar o papamobil passando a se chamar panzermobil” 🙂

      AQUI ESTÁ A PÁGINA OFICIAL DE DEUS:

      http://www.deus.céu

      “Se Jesus teria morrido hoje os católicos andariam com uma cadeira eléctrica à volta do pescoço em vez de uma cruz…”

      “Jesus caminhando em Belém sendo aplaudido e aclamado por multidões é lhe levado um homem enfraquecido e cheio de dores que nem pode andar.
      Jesus estende as mão e diz: “Em nome de Deus levanta-te e anda!!!”
      Mas o homem não se levanta e continua com dores. Então jesus aproxima-se e examina-o e diz:” Lamento não posso fazer nada é um cancro isso é doença do diabo”

      (Esta bem interessante:)

      -José, José!!
      -Sim Maria o que se passa?
      -É o nosso pequeno jesus sei que é normal este género de questões aos cinco anos mas ele perguntou como se fazia uma criança…
      -O merda, o que lhe vamos dizer agora??….
      -Já sei vou-lhe contar a história da pomba…

    Pingback: Tweets that mention Os crentes, as crenças e o DA :: Diário Ateísta -- Topsy.com

  • Antonio Porto

    Também acho esquisito que homens inteligentes creiam que a vida surgiu uma única
    vez e depois deu origem a toda espécie de criaturas vivente.
    O maior problema do evolucionismo, na ciência, é mostrar que vida pode surgir de
    átomos sem vida.
    Os átomos estão todos aí, os raios violetas, as poças mornas dos vulcões,
    o que impede que se crie vida a partir destes componentes?
    Mas isso é muito complexo.
    Quem está disposto a esperar 3 bilhões de anos até que esta vida criada
    evolua até o ser humano de hoje?
    O pior de tudo é crer que isso aconteceu lá atrás e sem nenhum cientista por
    perto para conferir sua veracidade.
    Então damos vazão á nossa imaginação.

  • Anónimo

    cuidado!…
    os tipos do governo em conluio com a igreja criaram uma polícia de investigação para assuntos religiosos.
    os primeiros a sacar para trás das grades são os dissidentes da ICAR (dizem ser os mais perigosos)
    os segundos, vão ser os cristãos que frequentam espaços duvidosos (tipo bares gay, bares de alterne e espaços não controlados pela ICAR ou igrejas evangélicas)
    depois de todos “metidos dentro” (o rebanho sob controle) é que começa a caça aos ateus

    recomendo que se verifique – muito bem – se os tipos não meteram já um vírus no blogue para estudar a personalidade do antonio fernando.
    é…
    eles têm um vírus que selecciona textos por autor para depois os estudarem nos laboratórios…
    foi-me garantido por um cabo da GNR que conta, na tasca onde almoço, com cada história…
    disse-me ele que à conta do vírus, um chui intelectual sacou da net uma porrada de comentários de blogues e está a fazer com eles um romance.

    é
    é preciso cuidado.
    devolvam lá os comentários do antoniofernando. não se aproveitem da excelente prosa do homem.
    santas noutes

You must be logged in to post a comment.