Loading
  • 23 de Novembro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Catolicismo

Não sabem onde se coloca

Dúvida: Evitam falar ‘nas missas do uso do preservativo’ ou ‘do uso do preservativo, nas missas’ ?

13 thoughts on “Não sabem onde se coloca”
  • antoniofernando

    Você, Carlos Esperança, faria melhor em actualizar as suas notícias. Veja isto que data de 30/4/2009:

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1217009

  • antoniofernando

    Tem aqui mais se quiser actualizar-se. Já ouviu falar em Januário Torgal Ferreira ?

    http://www.publico.pt/Sociedade/d-januario-torgal-ferreira-proibir-preservativo-e-consentir-em-muitas-mortes_1370240

  • antoniofernando

    “António Fernando:

    Há tempos tive o catedrático Anselmo Borges, padre católico, a falar de religiões e laicidade durante 6 horas num «curso» organizado.

    Não fez uma única afirmação de que eu discordasse! Com gente dessa o ateísmo fechava as portas mas o catolicismo encerrava as igrejas.

    Sem ironia, é uma cabeça pensante e um humanista que defende a laicidade com o mesmo vigor com que eu o faço. Ele só não nega Deus nem ataca directamente a ICAR. ”

    6/6/2010

    Este comentador é um tal Carlos Esperança. Sabe quem é ?…

  • antoniofernando

    D. Manuel Clemente, galardoado com o prémio Pessoa, bispo do Porto, o qual em 30/3/2009, é também referido nos seguintes termos:

    “Também ontem D. Manuel Clemente, bispo do Porto, defendeu que “a grande solução” para o problema da sida “é comportamental” e que o preservativo é “um expediente” que poderá ter “o seu cabimento nalguns casos”.

    Sabe quem é ?

    Não será aconselhável actualizar-se Carlos Esperança, em nome do bom rigor informativo ?…

    http://www.publico.clix.pt/Sociedade/vaticano-prepara-resposta-oficial-a-declaracoes-de-bispo-de-viseu-sobre-preservativo_1371618

  • Ca515

    preservativo, nas missas
    é evidente

    metam-no!

  • Anónimo

    RESPOSTA Á DÚVIDA

    TANTO FAZ, PORQUE,

    O M.D.C. DA FRASE É: EVITAM FALAR DO PRESERVATIVO …E PRONTO.

  • JoaoC

    Porque se haverá de perder tempo numa Missa a falar do irrelevante quando há tanta coisa importante para instruir os fiéis?

    Não há novidade. Não há mudança de posição oficial. Não há nada que falar nas Missas, porque tudo continua na mesma.

    Já agora, essas vozes iluminadas “da Igreja” que o Antoniofernando fala, só vêm mais uma vez confirmar o seu desejo latente de (tentar, em vão, claro) de destruir a Santa Igreja Católica por dentro.

    • antoniofernando

      O bispo Ilídio Leandro de Viseu foi um dos primeiros a admitir o uso do preservativo, o divórcio e o casamento dos padres. Na altura ia Caindo o Carmo e a Trindade, até se falou na possibilidade de ser submetido a mais um processo inquisitorial. Mas agora é Bento XVI quem, objectivamente, lhe segue as pisadas em relação à questão do preservativo.Eu ,na questão da moderação dos comportamentos sexuais e da fidelidade conjugal, até partilho da posição da Igreja Católica. E não é por ser da ICAR, mas por entender que o combate à Sida passa essencialmente por uma menor promiscuidade sexual com o uso conjugado dos preservativos. Os fudamentalistas Apóstolos do Latex omitem que os preservativos também são falívei e rompem. E que a possibilidade de o vírus da Sida se propagar mesmo com preservativo é bem maior do que a possibilidade de a mulher poder engravidar mesmo que o homem o use. O vírus da sida é incomparavelmente menor do que um espermatozóide. E a sua propagação continuará a acontecer, mesmo usando -se preservativo. Se tomarmos por referência uma taxa, bem moderada, de 1% de infecções, à escala mundial, decorrentes de preservativos que se rompam, podemos concluir que já existem inúmeras pessoas que foram infectadas com o HIV por parceiros usando preservativo. Como é óbvio, se o preservativo não for usado, as taxas de pandemia seriam bem maiores. Por isso, o uso do preservativo é aconselhado em relações pontuais ou de risco. Mas a verdade é que o exemplo do Uganda veio cientificamente demonstrar que a educação pela estabilidade afectiva e sexual, conjugada com o uso dos preservativos, deu resultado. E essa é a única política de profilaxia social correcta. Aqueles que sistematicamente apregoam o ” fodam à vontade mas usem preservativo” são tão criminosos como aqueles que acusam de o ser. Querem dar-se a ares de muito contristados com a pandemia mas não levantam o rabo para fazer algo pela diminuição da pandemia.Até são capazes de ilustrar textos com a fotografia pungente da Bennetton e vociferar contra tudo e contra todos.Mas, no fundo, são uns enormes hipócritas e demagogos, na sua desmedida ânsia de atacar Bento XVI a torto e a direito.Que haja infecçoes mesmo por quem use preservativo pouco lhes importa. Querem é continuar a sua reles demagogia. Por aqui também andam alguns boçais apóstolos do latex, ao pior estilo de Baal e Luís Grave Rodrigues. Felizmente que há ainda quem não se demita da faculdade de livre-pensador, como foi, sobre esta matéria, o caso do texto de João Vasco Gama, cujo exemplo de afirmação de personalidade enalteço…

      • JoaoC

        Concordo contigo, no geral.

        Mas h+a diferenças entre o discuso do Santo Padre – que expressou uma opinião pessoal e não a posição da Igreja – e o que disseram o Bispo de Viseu e companhia.

        Esses confrontaram aberta e directamente a Doutrina Católica, ao contrário do Papa que, apesar do que disse, re-afirmou que a solução NÃO ESTÁ no preservativo, mas na humanização da sexualidade. Na fidelidade e na abstinência. O preservativo seria assim como que um “penso-rápido” para a ferida numa ocasião de pecado mortal – a prostituição masculina, que pode levar a outro pior – o homicídio, quando o prostituto infecta os clientes.

        Já é normal que se deturpe tudo o que o Papa diz. Por isso, tanto barulho, tantos aplausos por rigorosamente…NADA.

  • Renatomm

    imagine agora no meio da missa o padre para e fala:

    – segurem a pontinha, e desça suavemente até embaixo! kkkk

    é mais fácil ele falar que espermatozoides tem alma e devem seguir o seu caminho rumo ao útero santo da virgem.

You must be logged in to post a comment.