Loading
  • 19 de Novembro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

A verdadeira natureza do Vaticano (2)

O pequeno Rätzinger

Para a Glória de Cristo Rei, o Cardeal Cañizares é o novo Prefeito do Culto Divino.

Comentário de E- Pá: Este cardeal, fervoroso adepto das missas tridentinas, tem subido paulatinamente na escala hierárquica do sacro colégio cardinalício, parecendo destinado a “altos” voos…
A julgar pela imagem que ilustra o post, para além de gostar de oficiar pelos rituais arcaicos, adora pavonear-se pelos claustros e pelas naves…ao que parece tentando varrer o chão do lixo secular que cobre a Igreja católica.

De facto, a exuberância dos seus paramentos [a espampanante capa magna] confere-lhe o aspecto de um pavão, embora muito menos policromática.

O menino que enquadra a foto segurando a aba da capa [caudatário] deve, no actual momento da ICAR, ter um transcendental significado…

21 thoughts on “A verdadeira natureza do Vaticano (2)”
  • JoaoC

    Eu pessoalmente alegro-me MESMO quando estas coisas são criticadas e se ouvem os ganidos do inimigo – ateus assumidos e ateus disfarçados de cristãos (inimigos ainda mais perigosos!) – quando se lhes apresenta à frente a glória da Santa Igreja ou o resultado das acções ou mesmo a voz do Sumo Pontífice, Doce Cristo na Terra.

    A verdade é uma:

    A “fumaça de satanás” está a encontrar frontal resistência dentro da Cúria Romana e no Reinado de SS. Bento XVI.”

    • antoniofernando

      Finalmente tens razão, ora vê:

      1-“A fumaça de Satanás entrou na Igreja” ( Paulo VI)

      2-“Acreditava-se que, depois do Concílio, viria um dia de sol para a história da Igreja. Em vez disso, veio um dia de nuvens, de tempestade, de escuridão, de busca, de incerteza. Pregamos o ecumenismo, e nos distanciamos sempre mais dos outros. Procuramos cavar abismos em vez de enterrá-los. Como aconteceu isso ? Confiamo-vos um nosso pensamento: houve a intervenção de um poder adverso. Seu nome é o Diabo” (Paulo VI, Discurso em 29 de Junho de 1972)”

      3- E agora pergunto: a comprida cauda de Satanás não será vermelha ?…

      • JoaoC

        Esses malabarismos não funcionam….sabes tão bem quanto eu.

        E antes que me apelides sei lá do que…não. Não sou anti-Concílio.

        Sou anti-aproveitamento do Concílio pelos liberais modernistas para deturparem a Doutrina da Igreja Católica de dois milénios. Isso tem de ser denunciado e corrigido.

        Não é a Igreja que se tem de adaptar ao mundo…como muitas mentes do Concílio quiseram que fosse. Ela está do no mundo mas não é do mundo e está no mundo para propor caminhos de salvação.

        Esqueceu-se esse “pormenor” importante e claro que não se pode culpar o Concílio – algumas reservas aqui – mas sim os aproeitadores do mesmo: liberais-modernistas-progressistas-comunistas-maçons-protestantes-etc… – para tentar fazer um “igrea” à imagem e semelhança do homem.

        Muito humanismo e pouco Sagrado…o que levou Paulo vI a dizer aquela frase ao lado “Nós também temos o culto do homem”…

        O culto da Igreja é e sempre foi a Deus e ao Sagrado.

        O Papa admitiu nas frases que transcreveste que a coisa não correu lá muito bem como o esperado…

        Sim…ocorreu a intervenção de um poder adverso e sim…esse poder proveio mesmo do Inferno. E esse poder foi exactamente o aproveitamento dos liberais-modernistas-progressistas-comunistas-maçons-protestantes dos textos ambíguos do Concílio.

        Logo é inegável que este Papa se encontre a re-conduzir a Igreja – ou a tentar ainda que timidamente – aonde ela sempre esteve: No culto a Deus e não ao homem..assim como o sentido do Sagrado… manifestado nas westes dos clérigos ou mesmo nas celebrações da Santa Missa..ou em qualquer outra coisa…

        • antoniofernando

          Andas a ficar muito modernaço e quase herético. Sim, referires-te à passagem de Sua Eminência Cardinalícia e Prefeito do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos dessa forma tão chã e prosaica, como ” estas coisas”, não fica bem a um ultramontano católico, como tu, sempre tão respeitoso com a diversa panóplia litúrgica da tua Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana Eternamente Imutável e Infalível. Eu se fosse ao Purpurado Prefeito levantava – te um auto de fé, que é o que tu mereces com esse afrontoso linguarejar. E se estivesse aqui o José Moreira a psico-analisar-te, presumo que poderia caracterizar ” estas coisas” como um clarividente ou lúcido ” acto falhado” ou então catalogar-te,” ab imo pectore”, como um irrecuperável psicopata teocrático. Mas, cá para mim, ainda que longe da competência científico – sacramental do recém-surgido psiquiatra de turno, palpita-me que tu és mais um caso desviante de um ateu ainda não assumido. Sabes, esse tom histriónico, de que constantemente abusas, parece de alguém que detesta óleo de rícino mas que se esforça por da mistela dizer maravilhas. É o mesmo que alguém continuar a afirmar-se fã do glorioso Benfica depois de levar 5 secos do incandescente Dragão. Estás a entender onde quero chegar? Tu, no fundo, sabes bem que aquela menina de soquetes brancos da Cova da Iria não pode ser a tua imaginária Senhora. Mas disfarças a tua descrença com constantes debitares de panegíricos exacerbados à mesma ditosa menina. E também sabes que aquela triste figura do caricato cardeal nada tem a ver com a Doutrina de Cristo. Mas continuas a disfarçar à medida que, da tua ficcionada teologia, vais emborcando óleo de rícino, na proporção do pavoneio do dito Purpurado. ” Estas coisas” traíram-te pá. Pela indiciária amostra “ do teu falhado acto, no dia em que andares a rastejar pelo terreiro de Fátima e Deus não corresponder às tuas preces, sabes o que é que eu penso que vai acontecer:
          Começas por rasgar o cartão de sócio do Benfica, depois vais ter a tua primeira relação sexual protegida, e, finalmente, passas – te de armas e bagagens para a classe dos crentes ressabiados do ” D.A”… : -)

          • JoaoC

            Um dia que isso acontecesse – Nossa Senhora me livre – seria o primeiro a admitir….ao contrário de ti que continuas a mentir a meio-mundo com essa do “crente e cristão” 🙂

          • antoniofernando

            Podemos divergir da interpretação que fazemos do Evangelho e do fenómeno de Fátima.Isso é normal. O que não é normal é que te arvores em pequeno Torquemada para afirmares que estou a mentir por manter convicções e interpretações diferentes da tua. Sabes, conheço alguns bons católicos, pessoas de Bem e tolerantes com as crenças ou descrenças alheias. Mas não é certamente o teu caso. Tu não és católico, não és cristão, não és nada de ideológica ou teologicamente consistente. Para usar uma expressão que te é querida, nos insultos que constantemente largas sobre todos os que divergem de ti, vais ladrando todas as vezes que abres a boca, à medida da tua pobre mesquinhez.Quando Cristo percorreu a Galileia, também encontrou muitos mesquinhos como tu. Havia certamente gente boa,muitos judeus dignos e honrados,mas a malandragem fez subir o tom das suas vozes medíocres. Posso ter ainda muitas dúvidas, mas de algo tenho a certeza: foi gente baixa e mesquinha como tu que, há dois mil anos lançou este grito sectário: ” Crucifica-O !, Crucifica-O ! “. É exactamente isso que tens feito por aqui…

    • antoniofernando

      “estas coisas” dizes tu. Então João, faltas assim ao respeito à Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana, Eternamente Imutável e Infalível e à Voz do Sumo Pontífice, Doce Cristo na Terra ?

      Isso são termos que se use quando te estás a dirigir ao Prefeito do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos?

      Mas enlouqueceste de vez ? ” estas coisas”, referindo-te à cadenciada e solene passagem do Ilustre Purpurado ?…

      Cá para mim também andas a beber cervejolas a mais… 🙂

      • JoaoC

        yaya… foi uma grade e meia de minis… e não jogou o Benfica :p

        Deves pensar que lá por ser novito não aguento uma piela…

        Coimbra foi uma escola paaa..

  • antoniofernando

    ” O que me amedronta é a Igreja enquanto coisa social. Houve santos que aprovaram as Cruzadas, a Inquisição. Não posso deixar de pensar que se enganaram. Não posso recusar a luz da consciência. Qualquer coisa de muito poderosa os cegou. Esta qualquer coisa é a Igreja enquanto coisa social. De acordo com a sua missão própria, o diabo fabrica uma falsa imitação do divino, um ersatz de divino. Sei bem que é inevitável que a Igreja seja também uma coisa social, sem o que não existira. Mas na medida em que é uma coisa social ela pertence ao Príncipe deste mundo.É porque ela é um órgão de conservação e de transmissão de verdade que há aí um perigo extremo para aqueles que são, como eu, excessivamente vulneráveis às influências sociais. Porque, deste modo, o que há de mais puro e o que mais suja, assemelhando-se e confundindo-se sob as mesmas palavras, formam uma mistura quase indecomponível” ( Simone Weil, ” Espera de Deus”,págs. 44 e 45)

    • Anónimo

      ENGANARAM-SE E CONTINUAM A ENGANAR-SE…

    • Anónimo

      ENGANARAM-SE E CONTINUAM A ENGANAR-SE…

      • antoniofernando

        Há tanta gente, em tantos sectores ideológicos a enganar-nos, não apenas na Icar. Os desvios éticos acontecem em todos os sectores. Também privei de perto com um conhecido intelectual do PCP, devido a ter namorado com a sua filha, que, na altura do PREC,pediu a amigos para irem instalar-se na sua casa apalaçada de província, não fosse o povo invadi-la…

        • Anónimo

          OH ANTÓNIOFERNANDO

          À POLÍTICA O QUE É DA POLÍTICA…
          ESTAMOS NUM BLOGUE ATEÍSTA…E…
          UMA ATITUDE ERRADA NÃO É ILIBADA NEM SE JUSTICA COM OUTRA…

          NÃO PODE É HAVER A TENDÊNCIA DE…NO PRESENTE…DESCULPAR ATITUDES DA ICAR QUE CUSTAM VIDAS E SOFRIMENTO…QUANDO O DISCURSO DESTA, COMO SABE, NÃO É COERENTE COM A PRÁTICA…ISTO, PARA ALÉM DE SE DIZEREM OS REPRESENTANTES DE DEUS NA TERRA…

        • Anónimo

          OH ANTÓNIOFERNANDO

          À POLÍTICA O QUE É DA POLÍTICA…
          ESTAMOS NUM BLOGUE ATEÍSTA…E…
          UMA ATITUDE ERRADA NÃO É ILIBADA NEM SE JUSTICA COM OUTRA…

          NÃO PODE É HAVER A TENDÊNCIA DE…NO PRESENTE…DESCULPAR ATITUDES DA ICAR QUE CUSTAM VIDAS E SOFRIMENTO…QUANDO O DISCURSO DESTA, COMO SABE, NÃO É COERENTE COM A PRÁTICA…ISTO, PARA ALÉM DE SE DIZEREM OS REPRESENTANTES DE DEUS NA TERRA…

  • Anónimo

    sinceramente… sempre detestei a semiótica. mas não consigo, de facto, olhar a imagem sem imaginar um percurso, aberto pelos dois corvos da frente, para uma cena orgíaca.
    uma cena digna de um conto do “divino marquês” – de sade.

    a personagem central quem é?… (em termos dramaturgicos)

    assim trajando…
    e
    rodeado de homens travestidos e um menino…

    oh!… horror dos horrores…!
    vai haver uma orgia no palácio…

    deus seja louvado
    ah! mas a guarda suíça aguarda-os…

    vai prende-los?!

    não.
    vai entrar na festa.

  • Anónimo

    uma pequena passagem de um texto dramático que esteve em cena em lisboa vai para uns 4 anos e que se adapta (acho eu) na perfeição ao quadro (foto) publicado.
    aí vai:

    – quando for grande quero ser papa!
    disse
    e
    surgiu (nele) um ponto de interrogação

    – que merda!… para quê ser papa?
    gritou ele
    forte, lá de cima.
    do barco.
    maria e marta, cá em baixo, ouviram:

    -para quê ser papa?…

    nas suas cabeças germinou ao mesmo tempo
    a construção de um coro – resposta.
    um coro – resposta – revólver.
    e
    dispararam:
    – para teres vestidos compridos cheios de rendas
    – para teres uma guarda Suíça de saltos altos
    – para teres muitos anéis nos dedos

    então o navio lançou toneladas de fumo branco para o céu
    e
    anjos pálidos
    e
    belos
    fizeram-se ouvir
    maria virou as costas aos acontecimentos e abraçou definitivamente a clandestinidade
    marta, porém, suicidou-se.
    ali.
    no cais.
    e
    ele, desejoso de ser papa,
    perdeu-se nas ruas de São Francisco.

  • Hans
  • Anónimo

    Não sei porquê, mas aquilo parece-me uma palhaçada piroseira, algo troglodita.
    Aquilo existe, em pleno Séc. XXI???

  • Abraão

    Esta foto foi colocada por engano, é demasiado antiga. O circo Mariano já não existe há muitos anos.

You must be logged in to post a comment.